Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O maior problema das construções em alvenaria ou cantaria são as ações dinâmicas (como o sísmo por exemplo).
    Contudo, maior parte das casas antigas (principalmente as de cantaria de pedra) estão relativamente sobre-dimensionadas pelo que não trazem grandes problemas a nível estrutural quando convenientemente reabilitadas.
    O ideal a fazer com este tipo de construções são vigas armadas de coroamento no topo da alvenaria (isto dá maior rigidez à estrutura e maior redundância também).

    Contudo tudo depende do tipo de reabilitação que desejam fazer na casa, ou se desejam de todo realizar algum tipo de reabilitação. Depende também do tipo de construção. Muitas construções em alvenaria estrutural podem até ser mais estáveis do que a construção típica porticada (vigas e pilares). Tudo depende da construção em causa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_mon
  2.  # 22

    Colocado por: c_monSendo uma casa antiga estará de acordo com os regulamentos em vigor agora? Desculpe mas para mim leiga no assunto e que só conhecia construções ditas normais, com vigas e pilares (não percebendo mesmo nada do assunto) fez-me confusão descobrir que a casa não tinha nada disso. A verdade é que ainda está em pé, mas realmente fez-me muita confusão.

    Há milhares de casas pelo país fora que não são construídas em betão armado mas sim em em alvenaria resistente. Mas isso não significa que cumprem os regulamentos em vigor e isto também não significa que apresentem algum risco estrutural.

    Aqui no fórum pediram-lhe fotos e detalhes da construção. Na minha opinião, não o faça, porque a quantidade de bitaites vai ser tanta que só vai servir para a confundir ainda mais. Chame antes um eng. civil que possa, in loco, analisar e depois fazer um estudo estrutural como deve ser e prescrever medidas de reforço se necessário.
  3.  # 23

    Colocado por: Picaretapor isso não tem que se preocupar com a segurança da estrutura que escolher.

    Tratando-se de uma casa usada com algumas décadas, pode e deve preocupar-se em verificar se a estrutura garante o nível de segurança adequado.
  4.  # 24

    Colocado por: antonylemosem prnicipio foi bem construida

    Says who?
  5.  # 25

    Colocado por: J.Fernandespediram-lhe fotos
    as fotos eram para perceber o tipo de alvenatia de que se tratava jà que c_mon tinha algumas dificuldades em explicar. em vez de uma pessoa que não percebe do assunto tentar explicar uma coisa da qual n percebe é lhe muito mais fácil colocar uma foto.
  6.  # 26

    Colocado por: J.FernandesSays who?
    says me, if the structure in question has no humidity in winter (and we are currently in winter) then my guess is that the structure is of decent construction as far as humidity is concerned. or are we talking about something else?
  7.  # 27

    Colocado por: antonylemossays me, if the structure in question has no humidity in winter (and we are currently in winter) then my guess is that the structure is of decent construction as far as humidity is concerned.

    A questão colocada pela user tinha a ver com a segurança e não tanto com a humidade.
  8.  # 28

    Colocado por: J.Fernandes
    A questão colocada pela user tinha a ver com a segurança e não tanto com a humidade.
    eu estava a responder a outra pergunta e comentário do user.. mais abaixo.. no post #20. ;)
  9.  # 29

    Deverá contemplar um lintel em betão para melhorar o comportamento as cargas horizontais
  10.  # 30

    Colocado por: J.Fernandes
    Tratando-se de uma casa usada com algumas décadas, pode e deve preocupar-se em verificar se a estrutura garante o nível de segurança adequado.

    Antes da questão colocada no fórum já contactei engenheiro civil para visitar a mesma, no entanto uma vez que aqui há profissionais quis ter algum feedback. Só vai ser possível realizar visita em Janeiro. Não possuo fotos da casa pois não é minha, mas pelo que vi no rés do chão é tudo feito em tijolo, não vi nenhuns pilares nas esquinas.
    A segurança é a minha principal preocupação nesta fase mas a situação colocada pelo user antonylemos também me preocupa, se a questão da segurança for ultrapassada penso que essa passará a ser a próxima prioridade.
  11.  # 31

    Colocado por: bettencourtDeverá contemplar um lintel em betão para melhorar o comportamento as cargas horizontais

    Desculpe a ignorância mas esse lintel em betão deverá já estar presente ou deverá ser colocado? (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade)
  12.  # 32

    Colocado por: ****Deverá ser colocado ! Veja a imagem, deve escavar por baixo em pequenos troços de metro e ir betonando.
      B3BF3BA6-7FB5-4014-88BE-CEE46818BA89.jpeg

    Ah, ok. Mas também poderá existir já, mas como não é visível não se sabe.
    Após visita, o engenheiro civil saberá dizer se existe ou terá de haver avaliação por algum técnico especializado?

    Não percebendo nada do assunto deduzo que só com visita não se saberá o verdadeiro estado da casa. Certamente terá de ser feito algum tipo de avaliação... Correto?

    Antecipando já as respostas sabem-me dizer que tipo de avaliação terá de ser feita? Projecto de estabilidade?
    (vou mandando postas de pescada, sobre termos que vou retendo ao ler o fórum, mais uma vez espero não estar a dizer asneiras)
  13.  # 33

    Colocado por: ****Deverá ser colocado ! Veja a imagem, deve escavar por baixo em pequenos troços de metro e ir betonando.

    Que elementos em concreto é lhe que deram para saber se c_mon tem ou não de betonar um lintel de fundação? Será preciso um lintel? Um lintel será suficiente? A executar, que dimensões deverá ter?
  14.  # 34

    Colocado por: c_monApós visita, o engenheiro civil saberá dizer se existe ou terá de haver avaliação por algum técnico especializado?

    Um eng. civil é um técnico especializado.

    Colocado por: c_monNão percebendo nada do assunto deduzo que só com visita não se saberá o verdadeiro estado da casa. Certamente terá de ser feito algum tipo de avaliação... Correto?

    Poderá ser suficiente ou não. Quem lá for terá de o dizer. Não é raro na ausência de "sinais de alarme" considerar-se a estrutura como estável e prescrever apenas algumas medidas estruturais de reforço preventivo a tomar na reabilitação da casa. Mas tem de se ver no local.

    Em que zona do país é?
  15.  # 35

    Colocado por: J.Fernandes
    Um eng. civil é um técnico especializado.


    Poderá ser suficiente ou não. Quem lá for terá de o dizer. Não é raro na ausência de "sinais de alarme" considerar-se a estrutura como estável e prescrever apenas algumas medidas estruturais de reforço preventivo a tomar na reabilitação da casa. Mas tem de se ver no local.

    Em que zona do país é?


    Poderia ser necessária avaliação de outro profissional além do engenheiro civil. Distrito de Vila Real
  16.  # 36

    Colocado por: ****

    Devido à sua antiguidade, de certeza que terá de levar , e o mostrado na foto foi um exemplo para que a c_mon compreenda é normal que não percebendo nada fica mais infirmada se visualizar uma imagens , se for para trás em vez de falar não importa como é disparar em todos os sentidos eu fui o próprio a dizer que precisava de um engenheiro civil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:c_mon


    Obrigada pelas informações e imagens. Sem dúvida que me elucida sobre o que poderá haver necessidade de fazer!
    Havendo necessidade de fazer uma intervenção destas é coisa para custar quantos €€€?! (uma estimativa, sem contar com outras variáveis que possam surgir)

    PS. Não se chateiem, apenas procuro auxílio e tem sido proveitoso todas as opiniões, sem excepção.
  17.  # 37

    Colocado por: ****

    O preço depende de um conjunto de factores , sem ter definido o que fazer e o que vai levar como material é impossível chegar lá , mas têm de ter em mente que se a vai renovar e partindo do princípio que segue as regras da arte, é algo que não vai sair barato !

    Que rica prenda :) bem, a ver o que diz o engenheiro civil quando for lá, certamente não será um bom negócio...
  18.  # 38

    Colocado por: ****
    A casa é em tijolo de barro ? Em blocos de cimento, é que não estou a ver a mesma em blocos estrutural , depois se tiver que impermeabilizaçar , é um trabalho de corte e coze.

    Sim deve ser de barro. São tijolos "normais" (para mim)
  19.  # 39

    Deste género
      4458135-500x620.png
  20.  # 40

    Colocado por: ****Deverá ter de reforçar a mesma estruturalmente quase de certeza , e será que o negócio é assim tão bom !

    Pois daí a necessidade de investigar... E do valor necessário para reforçar a mesma, e tudo o resto... Havendo licença de habitabilidade não deveria de estar tudo conforme os regulamentos em vigor como anteriormente foi dito?
 
0.0261 seg. NEW