Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, bom dia! Sou nova por aqui... comprei uma casa que vem equipada com este equipamento, mas para ser sincera não sei qual o funcionamento correcto dum recuperador de calor. Vou deixar imagens para ver se alguém me pode ajudar. Também não faço ideia da marca e modelo. Sei que já carreguei no botão que vão ver na imagem mas nada aconteceu. Por trás das grelhas ao lado da gaveta tem uma ventoinha de cada lado, pensei que o botão as activasse mas não aconteceu. Espero que alguém me possa ajudar.


    Obrigada!
      255B77F4-E713-4E83-B17B-1A9DD3EDDABA.jpeg
      1339B434-6032-4D93-8FDF-13C42E6AF5C1.jpeg
      CF6962DF-1727-4387-A6C0-9B0286244312.jpeg
  2.  # 2

    Mais fotos
      CD6B0A50-CF92-4766-B6BB-70E7DDE6E86E.jpeg
      9497319E-D4AB-42C5-B354-4F191173300D.jpeg
      7854E3DE-2BF4-46E7-BF61-DA6DD34A4C23.jpeg
  3.  # 3

    Boas. o botão é para activar as ventoinhas, tem duas velocidades. desse modo haverá maior debito de ar quente para a saida frontal do recuperador.
    Se nada faz, será porque ou o fusivel termico foi à vida, está avariado, ou não está ligada à rede electrica... ou estando tem algum disjuntor desligado. Pesquise.

    quanto ao modo de utilização... é meter lenha, sem ser resinosa. não atafulhe o lar da lareira...
    Para acender, utilize acendalhas.
    ...
    Deixo-lhe aqui um manual de utilização de um Recuperador a lenha, não é do seu modelo, mas a maior parte das recomendações aplicam-se ao seu também.
    http://welcome.fogo-montanha.com/manuais/man-serie-vitro-mod771-a-pt-es-en.pdf
  4.  # 4

    Deixo-lhe também este link, que poderá ajudá-la a esclarecer algumas duvidas:
    http://www.sitiodaslareiras.com/perguntas_recuperadores.htm
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasBoas. o botão é para activar as ventoinhas, tem duas velocidades. desse modo haverá maior debito de ar quente para a saida frontal do recuperador.
    Se nada faz, será porque ou o fusivel termico foi à vida, está avariado, ou não está ligada à rede electrica... ou estando tem algum disjuntor desligado. Pesquise.

    quanto ao modo de utilização... é meter lenha, sem ser resinosa. não atafulhe o lar da lareira...
    Para acender, utilize acendalhas.
    ...
    Deixo-lhe aqui um manual de utilização de um Recuperador a lenha, não é do seu modelo, mas a maior parte das recomendações aplicam-se ao seu também.
    http://welcome.fogo-montanha.com/manuais/man-serie-vitro-mod771-a-pt-es-en.pdf




    Muito obrigada pela explicação!

    Sendo assim terei que chamar um técnico pois não faço ideia como saber que avaria pode existir!

    Então não posso fazer uso dela enquanto não tiver as ventoinhas em funcionamento, ou apenas não vai aquecer tão bem?

    Muito obrigada!
  6.  # 6

    Pode utilizar..... só não tem um debito de ar tão elevado, vai somente funcionar por convecção natural. não aperte com o lume dentro do lar.. não exagere.
  7.  # 7

    Não tem ninguem seu conhecido, familiar com jeito para a bricolage!!?
    Tem os disjuntores todos ON no quadro electrico ?
    Ou então tentar abrir a grelha frontal da zona do ventilador/ interruptor ( basta desapertar os dois parafusos sextavados) e ver se as ligações estão ok, ou até se existe ligação à rede electrica... se não existir .. não vale apena chamar um técnico... ;)
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasNão tem ninguem seu conhecido, familiar com jeito para a bricolage!!?
    Tem os disjuntores todos ON no quadro electrico ?
    Ou então tentar abrir a grelha frontal da zona do ventilador/ interruptor ( basta desapertar os dois parafusos sextavados) e ver se as ligações estão ok, ou até se existe ligação à rede electrica... se não existir .. não vale apena chamar um técnico... ;)



    No quadro eléctrico está tudo ON, vamos então tentar abrir a grelha! Perguntei á vizinha se as ventoinhas dela funcionam, ela diz que sim. Era estranho fazerem a ligação eléctrica de uns apartamentos e não fazer deste, mas nunca se sabe!! Obrigada
  9.  # 9

    O meu recuperador só liga as ventoinhas após algum tempo, certamente terá alguma resistência que só após atingir uma temperatura começam a trabalhar, espero não estar a dizer asneiras em termos técnico, mas sempre foi assim. Todos os dias, algum tempo após estar a queimar as ventoinhas ligam.
    Concordam com este comentário: Nss
  10.  # 10

    Na posição 1, só deverá funcionar quando atinge uma determinada temperatura.
    Na posição 2, deveria funcionar logo.

    Experimentou na posição 2?
  11.  # 11

    As "ventoinhas" são controladas por um termostato, só ligando quando atingir a temperatura de activação.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  12.  # 12

    Colocado por: cabocheNa posição 1, só deverá funcionar quando atinge uma determinada temperatura.
    Na posição 2, deveria funcionar logo.

    Experimentou na posição 2?



    Vou experimentar quando a ligar então!!
  13.  # 13

    ...Em tempos tive um recuperador da SUPRA.. As ventoinhas ligavam imediatamente...
  14.  # 14

    No meu recuperador, com a posição em 0, o termostato manda ligar as ventoinhas automaticamente, mas eu ligando para o 1 ou 2, elas funcionam logo com maior ou menor velocidade.
    Tenho um Bronpi.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  15.  # 15

    Colocado por: jorgealvesAs "ventoinhas" são controladas por um termostato, só ligando quando atingir a temperatura de activação.
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues


    Há vários modelos que se podem ligar as ventoinhas manualmente.
  16.  # 16

    No meu é assim:
    0=desligado
    1=ligado quando chega a uma determinada temperatura e desliga quando desce dessa temperatura
    2=liga imediatamente e fica sempre ligado (enquanto está no 2)
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  17.  # 17

    Colocado por: MyselfNo meu recuperador, com a posição em 0, o termostato manda ligar as ventoinhas automaticamente, mas eu ligando para o 1 ou 2, elas funcionam logo com maior ou menor velocidade.
    Tenho um Bronpi.


    Pelo que estou a ver, sou o único com recuperador com ventoinhas de 2 velocidades.

    0=liga automaticamente atingindo determinada temperatura, e baixando a mesma desliga
    1=velocidade igual ao automático, mas liga logo
    2=maior velocidade e liga logo também
    Concordam com este comentário: mhpinto
  18.  # 18

    Colocado por: Myself

    Pelo que estou a ver, sou o único com recuperador com ventoinhas de 2 velocidades.

    0=liga automaticamente atingindo determinada temperatura, e baixando a mesma desliga
    1=velocidade igual ao automático, mas liga logo
    2=maior velocidade e liga logo também


    Conheço quem tem igual..

    Usa isso no 1 ou no 2? Quem conheço usa apenas no 1 e aquilo vê-se que vai o calor todo pela chaminé acima...
  19.  # 19

    Quando vejo que o recuperador já está quente, mas ainda não o suficiente para o automático ligar, forço no 1 para aproveitar já esse calor inicial, e depois meto para 0, quando o automático já está activo.

    O calor da minha não desaparece, até porque além do que emana através do vidro, ainda tenho 2 saídas com o ar forçado das ventoinhas. Aliás, além disso, ainda tenho mais 2 saídas sem ser forçado na estrutura de pladur onde está o recuperador.
    Posso dizer que até o próprio pladur transmite bastante calor.

    Na volta, o registo desse recuperador, deve estar aberto, para o calor fugir todo. É necessário fechar o registo, depois da chama pegar.
  20.  # 20

    Não, a borboleta fica sempre fechada tal como o ar...
    Tbm tem 1 saída para o corredor atrás do recuperador. Mas entre o ar de trás e o da frente mal se nota o fluxo.

    O meu que, é super pequeno meti um ventilador de 300m3 penso, aquece uma sala com 70m2.

    Por mim isso devia estar sempre no 2.
 
0.0206 seg. NEW