Colocado por: PimpasBom dia a todos,
estou a renovar moradia construída em 1964 na região da Parede, Cascais.
Segundo o antigo proprietário, o imóvel é bastante confortável no verão, mas fria no inverno.
Um dos empreiteiros com quem fiz orçamento para reforma sugeriu revestirmos as paredes do imóvel com capoto 6cm. Outro sugeriu 4 cm.
O certificado energético, no entanto, onde a moradia aparece como "95% pior do que a referência no inverno" e "30% melhor do que a referência no verão", diz que "não foram identificadas medidas de melhoria: face ao reduzido potencial de melhoria, não são propostas quaisquer medidas no âmbito do processo de certificação energética".
Minha dúvida é: vale a pena - em termos não apenas de custos mas também de conforto térmico - colocar o capoto?
Em caso positivo, com 4 ou 6cm?
Agradeço desde já as respostas :-)
Colocado por: Anonimo18072022AQue tipo de parede tem? Sabe?
Estranho....por isso a minha questão anterior!
Colocado por: Skinkx
De que ano é o certificado energético?
E como é que um "perito", e saliento as aspas, escreve que um edifício de 1965 tem "um reduzido potencial de melhoria"?
É por isso que há certificados e certificados. O último CE que emiti tinha medidas de melhoria ÓBVIAS ao nível do isolamento das paredes, tectos, caixilhos e sistemas técnicos. E só não meti pisos porque eram pisos térreos e basicamente era quase uma casa nova.
Colocado por: riscos6 cm é mais aconselhável, no entanto se quer ganhar conforto tem de ter um conjunto de soluções, ou seja, colocar capoto e manter as caixilharias e caixas de estores antigas se forem sem corte térmico é algo que não vale a pena…
Colocado por: PimpasMinha dúvida vem do fato de o CE afirmar que "há um reduzido potencial de melhora".
Colocado por: Pimpas
As caixilharias foram trocadas em 2008 e têm corte térmico.
Pelo certificado, 52% da perda de calor se dá pelas paredes e portas e apenas 12% pelas janelas.
Nesse sentido parece-me que o empreiteiro tem razão em sugerir o capoto. Minha dúvida vem do fato de o CE afirmar que "há um reduzido potencial de melhora".
Colocado por: riscosA nossa perita para passar certificacao final, para alem de ir á obra e exigir os termos do fiscal e do diretor de obra em como a obra cumpre com os requesitos do pré certificado, pede fotografias de todos os isolamentos aplicados bem como fichas tecnicas de caixilharias, vidros, aparelhos etc..
Colocado por: Skinkx
Eu ainda percebo que o que fica embutido seja responsabilidade do DTO/DFO, mas o que está à vista tem que ser verificado e considerado no certificado final. E o "indivíduo" que emitiu o outro certificado só anda aí a estragar mercado e a desvirtuar todo o trabalho dos outros.
Volto a repetir, não se trata de um erro no decorrer do trabalho, trata-se da mais ausência de ética profissional.
Colocado por: Anonimo18072022A
Vamos ver se depois de fiscalizarem e encontrarem divergências se efectivamente "castigam" os infractores.
Colocado por: PimpasO certificado energético, no entanto, onde a moradia aparece como "95% pior do que a referência no inverno" e "30% melhor do que a referência no verão", diz que "não foram identificadas medidas de melhoria: face ao reduzido potencial de melhoria, não são propostas quaisquer medidas no âmbito do processo de certificação energética".