Iniciar sessão ou registar-se
    • Anaa
    • 29 dezembro 2018

# 1

Boa noite a todos.
    Podem dizer-me qual a largura necessária para um carro fazer a manobra para entrar em cave?
    Surgiu a questão de fazer cave... Ainda vamos a tempo mas não queria alterar muito o projecto. Será que os 3 metros são suficientes para fazer esta manobra? Meter a entrada da cave na lateral com o acesso por rampa nesse espaço.
    Nota: não, ainda não foi falado com o arquitecto, foi uma questão que surgiu agora.
      IMG_20181229_200859.jpg
    •  
      skypt
    • 29 dezembro 2018

# 2

Olá,
    3m são muito pouco, pouco mais dá do que para o carro passar,
    5m é o mínimo tendo em conta que tbm faz uma porta grande, também de 4m ou 5m.

Diria que estes são os mínimos, longe dos ideais.
    Concordam com este comentário: smart
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 29 dezembro 2018

# 3

Colocado por: skyptOlá,
    3m são muito pouco, pouco mais dá do que para o carro passar,
    5m é o mínimo tendo em conta que tbm faz uma porta grande, também de 4m ou 5m.

Diria que estes são os mínimos, longe dos ideais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anaa

Pois, bem me parecia que não dava. Não queria fazer a entrada pela frente, o que inviabiliza a ideia.
  1.  # 4

Colocado por: Anaao que inviabiliza a ideia.

Não inviabiliza nada.
    Porque é que não mostrou a planta da cave? até para vermos qual a solução atual.
    Qualquer arquitecto resolve isso.
    • Anaa
    • 30 dezembro 2018

# 5

Colocado por: Picareta
    Não inviabiliza nada.
    Porque é que não mostrou a planta da cave? até para vermos qual a solução atual.
    Qualquer arquitecto resolve isso.

Não tenho planta da cave, actualmente o projecto é RC + 1 piso. A ideia da cave surgiu porque o lote não permite anexos e há sempre coisas que dá jeito ter guardadas durante o inverno. Além de, como é óbvio, nos dias de chuva é melhor entrar e sair do carro abrigados da chuva e vento.
    A implantação é de cerca de 100m2 mas não precisava de tanta área na cave, uns 70 ou 80 chegavam perfeitamente.
    Sem alterar significativamente o projecto, não estou a ver como poderia fazer o acesso...
  2.  # 6

Colocado por: AnaaSem alterar significativamente o projecto, não estou a ver como poderia fazer o acesso...

O portão da garagem pode ficar a 4, 5 ou 6m do limite do lote.
    • Anaa
    • 30 dezembro 2018

# 7

Colocado por: Picareta
    O portão da garagem pode ficar a 4, 5 ou 6m do limite do lote.

Peço desculpa mas não percebi...
  3.  # 8

Colocado por: AnaaPeço desculpa mas não percebi...

No desenho que mostrou tem o portão a 3m do muro, mas em vez disso pode colocar o portão a 5m do muro.
  4.  # 9

Faz a entrada recuada em relação ao rc, é isso que o picareta está a dizer.
    Concordam com este comentário: Picareta
    • Anaa
    • 30 dezembro 2018 editado

# 10

Acho que já percebi, ou seja uma parte do piso 0 fica suspenso o suficiente para a manobra e depois o portão dentro desse recuo. Será mais ou menos isto?
    O portão o traço a verde.
    Concordam com este comentário: Picareta
      IMG_20181230_011520.jpg
    • Anaa

# 11

Colocado por: ****O seu arquiteto que faça esse exercício, pode não dar também devido à cota da estrada , qual a percentagem dessa rampa ?

Não faço ideia... O que tenho é estes dados. Agora depois das festas falo com o arquitecto para ver a viabilidade de execução e financeira.
      IMG_20181230_144237.jpg
  5.  # 12

Esse acesso tem que ser melhor resolvido.
    Não consegue fazer a entrada automóvel da garagem, por debaixo da cozinha? Terá mais espaço para a rampa. A cota na rua é aproximadamente 242, certo?
    E no quintal é 243?
    • Anaa

# 13

Acho que assim ficava uma rampa muito comprida e perdia espaço verde. O projecto como está será feito desaterro do terreno para ficar nivelado pela cota da rua mais 60 cm que é o que o loteamento permite (não sei explicar melhor)
    Outra alternativa que pensei seria a entrada pela frente, por baixo do escritório, sendo que nesta opção teria de colocar guardas nos 2 lados da rampa e acho que não fica nada bem enquadrado no resto da fachada.
      IMG_20181230_171833.jpg
    • Anaa
    • 30 dezembro 2018

# 14

Colocado por: ****

Ao fazer cave deve ter que alterar o alvará de loteamento certo ?

Não. O alvará permite, nós é que inicialmente optámos por não fazer, não gosto de caves, mas a questão de arrumação é algo que nos preocupa, assim como o conforto de ter o carro resguardado no inverno.
    Possivelmente a solução irá ser mesmo pérgula e posteriormente fechar essa pérgula... Aos poucos... para não dar nas vistas :) o que o alvará não permite é anexos.
  6.  # 15

Colocado por: Anaa
    Não. O alvará permite, nós é que inicialmente optámos por não fazer, não gosto de caves, mas a questão de arrumação é algo que nos preocupa, assim como o conforto de ter o carro resguardado no inverno.
    Possivelmente a solução irá ser mesmo pérgula e posteriormente fechar essa pérgula... Aos poucos... para não dar nas vistas :) o que o alvará não permite é anexos.

E porque não um galinheiro ilegal? O que pretende fazer parece-me ilegal, logo deve ser denunciado.
    • Anaa
    • 30 dezembro 2018

# 16

Colocado por: Diogo999
    E porque não um galinheiro ilegal? O que pretende fazer parece-me ilegal, logo deve ser denunciado.

Faça favor. Pode ir já denunciando as minhas intenções. Esteja à vontade!
    Concordam com este comentário: M. Aguiar
  7.  # 17

Anna,
    Parece-me que a rampa como a tem desenhada não tem comprimento suficiente para permitir a necessária inclinação.
    Ninguém melhor do que o seu arquitecto para ajudar.

A alteração que pretende fazer é profunda e substancial. Implica Projecto de Alteração, quer ao nível da Arquitectura, quer ao nível das especialidades.
    • Anaa

# 18

Colocado por: ADROatelierAnna,
    Parece-me que a rampa como a tem desenhada não tem comprimento suficiente para permitir a necessária inclinação.
    Ninguém melhor do que o seu arquitecto para ajudar.

A alteração que pretende fazer é profunda e substancial. Implica Projecto de Alteração, quer ao nível da Arquitectura, quer ao nível das especialidades.

Quantos metros são necessários para cumprir a inclinação?

Edit: já vi que tem de se encontrar a percentagem... Altura X 100 : comprimento.

Sendo assim, a pergunta é: qual a percentagem ideal? Esquecendo mínimos e máximos, qual a percentagem confortável para qualquer tipo de carro?
    As especialidades ainda não estão feitas (por atrasos, por outros motivos) daí a decisão ter de ser agora no início do ano, caso se opte por esta solução será necessário rever a arquitectura e fazer as especialidades já a contemplar a cave.
    Qualquer das formas, como acho que a solução não me vai agradar, à partida não será mesmo para avançar.
    Além de que iria encarecer a obra, fiz as contas a 500€/m2, estou a ser realista?
    A ideia é terminar tudo agora no início do ano, pedir os orçamentos e ter tudo definido até Março/Abril para meter a comunicação prévia à câmara e arrancar com a construção.
  8.  # 19

Ana, qual é o municipio?

6% é uma inclinação confortável, mas raramente existem condições para tão baixa inclinação.
    Aqui em Cascais não podemos desenhar rampas com inclinação superior a 15% - isto quer dizer que por cada metro, baixamos 15 cms.
    Qual o desnivel a vencer?

Não conhecemos o terreno, mas teria eventualmente que fazer escavação e, ainda, construir toda a cave. Naturalmente é algo que encarece bastante a construção.
    Por outro lado, a garagem é um elemento de segurança e que traz grande conforto. Mas só se o acesso foi adequado... senão todos os dias é uma maratona familiar de stress para entrar e sair da garagem. Lembre-se que vai entrar de frente na garagem, mas sair "ás arrecuas".
  9.  # 20

Lembre-se que vai entrar de frente na garagem, mas sair "ás arrecuas".

porquê?

0.0215 seg. NEW