Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Senao quanto custa uma parede de tijolo termico + EPS de 6cm e quantos KWh perde por m2
    E quanto custa uma parede de tijolo termico + EPS de 10cm e quantos KWh perde por m2

Sendo o tijolo termico elemento comum nas duas soluções a diferença vai resultar da diferença da espessura do EPS, só se o tijolo termico altera-se a sua resistência termica em função da espessura do isolamento que tem associado é que as contas eram diferentes, mas que eu saiba isso nao acontece!
  2.  # 102

Colocado por: Anonimo18072022A
    Portanto tendo feito bem as contas está a dizer que:

As perdas térmicas em ambas as soluções é igual?
    É essa a sua questão agora?
    Nao, a minha questao nao é nenhuma, Só estou a tentar responder a isto:

Colocado por: Anonimo16062021E também não esquecer que ainda faltam contabilizar o R das paredes neste caso ser optarmos por tijolo térmico de 24cm desce aí mais uns 5-6 kWh por m²

Colocado por: DR1982Sim mas isso é valido tanto para 6cms como 10cms, a diferença de consumo entre 6 e 10 cms continua a ser a mesma!

Colocado por: Anonimo16062021
    Não são não..

Colocado por: DR1982Nao esta enganado? Entao a diferença nao é sempre a mesma? Se o tijolo fizer com que tenha menos 5kwH de perda por exemplo passa a ter 31kwh de perda xom 6cm e 18kwh de perda com 10cm, mas existem sempre 13kwh de diferença entre as duas soluções!

Refiro-me ao investimento inicial,imaginamos, os 10 cm de isolamento fica-lhe 1000€ mais caro em relação aos 8 cm de isolamento mas, depois optamos por uma parede de tijolo mais eficiente tipo tijolo térmico,é natural que no seu global (seja com isolamento de 10cm ou de 8cm as perdas (kWh) pelas paredes são menores,
    e como tal,demora mais anos a recuperar os tais 1000€ de diferença pelo facto das perdas kWh serem menores..
  3.  # 103

Colocado por: Anonimo18072022A

Você por vezes tem tendência a misturar conceitos...

A resistência térmica é obtida pela ponderação dos vários componentes. Se mantém o tijolo térmico em ambas as soluções e muda a espessura de isolamento, a resistência térmica final tem apenas como variável a espessura de isolamento.

Assim por alto:

Eu nao estou a misturar absolutamente nada, isso é o que eu digo desde o início, leia os posts que fiz atras onde digo isso mesmo!

As contas que eu fiz atras (bem ou mal) foram tendo em conta apenas o EPS, para saber ao fim de quanto tempo o investimento de 10cms em relação a 6cms começa a compensar, o Anonimo16062021 é que disse que se adiciona-se tijolo térmico ia levar mais tempo a comecar a compensar o investimento em 10cms.
    Ao que respondi que se adiciona-se tijolo térmico nas duas soluções, a diferença de perdas termicas se mantem e o investimento em 10cms começa a compensar exatamente ao fim do mesmo tempo!
    As contas sao as mesmas, a diferença das perdas termicas é a mesma e a diferença de investimento é a mesma tambem!
  4.  # 104

Colocado por: DR1982Senao quanto custa uma parede de tijolo termico + EPS de 6cm e quantos KWh perde por m2
    E quanto custa uma parede de tijolo termico + EPS de 10cm e quantos KWh perde por m2

Sendo o tijolo termico elemento comum nas duas soluções a diferença vai resultar da diferença da espessura do EPS, só se o tijolo termico altera-se a sua resistência termica em função da espessura do isolamento que tem associado é que as contas eram diferentes, mas que eu saiba isso nao acontece!
    Em termos de lógica o seu raciocínio está correto, agora matemático está errado. Neste caso o tijolo térmico adicional irá alterar um pouco essa diferença de resultado térmico entre ambos para menos do que o que vc esta a dizer. Exp. A diferença de resistência térmica entre eps 5 cm e 10cm não é a mesma de eps 10cm e 15cm ou será?
  5.  # 105

Colocado por: DR1982Ou seja, se as minhas contas estiverem certas, entre 8 e 6 cm por ano vai gastar menos 8Kwh m2, se a casa for aquecida com uma maquina com COP de 4, gasta 2KWh m2 a menos por ano, poupa 0,37€ por ano, começa a obter retorno ao fim de 3.4 (5.04-3.78/0.37)anos mais ou menos.
    Ao colocar 10 cm, gasta menos 13Kwh por ano, com maquina com COP de 4 gasta 3.25Kwh anuais a menos, cerca de 0.60€ logo obtem retorno ao fim de 4.2(6.30-3.78/0.60) anos.

Isto sao as tais contas que fiz, o que é que a parede ser em tijolo térmico, bloco, betão ou papel altera estas contas?
  6.  # 106

Colocado por: PolskiEm termos de lógica o seu raciocínio está correto, agora matemático está errado. Neste caso o tijolo térmico adicional irá alterar um pouco essa diferença de resultado térmico entre ambos para menos do que o que vc esta a dizer. Exp. A diferença de resistência térmica entre eps 5 cm e 10cm não é a mesma de eps 10cm e 15cm ou será?
    Como assim? Se o tijolo termico reduzir em por exemplo 5kwh as perdas termicas de uma parede com 6cms de EPS também nao reduz os mesmos 5kwh numa parede com 10cms?
  7.  # 107

DR,a ver se me faço entender,o que eu quero dizer é que quanto melhor eficiência térmica tiver uma parede de tijolo menos sentido faz o aumento da espessura do isolamento,, daí eu ter dado como exemplo os 1000€ de diferença ..

É o mesmo que eu comprar um carro a gasóleo por 40 mil € para só andar 5 mil quilómetros por ano,quando eu pata fazer os mesmos quilómetros por ano poder optar por um mais barato a gasolina..
    Mas nao demora mais tempo a obter retorno do investimento como disse, o tempo para começar a obter retorno é exatamente o mesmo, as contas que eu fiz atras sao exatamente as mesmas!

Se as contas que fiz para o EPS estiverem certas e imaginando que tem em projeto tijolo termico+ 6cms de EPS ao fim de 3.4 anos paga o investimento adicional que fez para substituir o EPS por 8 cms de EPS e ao fim de 4.2 anos recupera o investimento que fez ao substituir os 6cms de EPS por 10cms.
  8.  # 108

Sim,mas não é isso que estamos a discutir,mas sim o retorno do investimento inicial
    Ok e eu nas minhas contas comparei a diferença de investimento inicial entre 6cm e 8cms e entre 6cms e 10cms, se o Dias adicionar o tijolo térmico a diferença de investimento inicial nas duas soluções continua a ser exatamente a mesma, o tempo ate obter retorno é exatamente o mesmo!
  9.  # 109

Dr veja assim

Imagine um exagero:

Uma parede de alvenaria com uma resistência térmica de 1000

E que 8 de EPS tinham uma resistência de 4
    E que 10 de EPS tinham uma resistência de 5

A resistência total seria 1004 e 1005.

As necessidades térmicas seriam nulas nos dois casos.
    Nunca mais na vida compensava a diferença de preço

Agora com uma parede com resistência de 1

A resistência total seria 5 e 6

As necessidades seriam p.ex. 10 e 8

Ao fim de x anos estava pago
  10.  # 110

Colocado por: DR1982Ou seja, se as minhas contas estiverem certas, entre 8 e 6 cm por ano vai gastar menos 8Kwh m2, se a casa for aquecida com uma maquina com COP de 4, gasta 2KWh m2 a menos por ano, poupa 0,37€ por ano, começa a obter retorno ao fim de 3.4 (5.04-3.78/0.37)anos mais ou menos.
    Ao colocar 10 cm, gasta menos 13Kwh por ano, com maquina com COP de 4 gasta 3.25Kwh anuais a menos, cerca de 0.60€ logo obtem retorno ao fim de 4.2(6.30-3.78/0.60) anos.

Colocado por: DR1982
    Isto sao as tais contas que fiz, o que é que a parede ser em tijolo térmico, bloco, betão ou papel altera estas contas?
  11.  # 111

Colocado por: DR1982

Tudo
  12.  # 112

Colocado por: SMBS

Tudo
    Ai sim? Importa-se de explicar melhor ?
  13.  # 113

Imagine que só com a parede consome 10kWh

Pelas suas contas

EPS de 8 passaria a 2kWh
    EPS de passaria a -3kWh.

Como pode ver não faz sentido.
  14.  # 114

Veja também as unidades da resistência térmica.

Para calcular as necessidades utiliza-se o U =1/R.

See calhar isso ajuda
  15.  # 115

Colocado por: SMBSImagine que só com a parede consome 10kWh

Pelas suas contas

EPS de 8 passaria a 2kWh
    EPS de passaria a -3kWh.

Como pode ver não faz sentido.
    Mas o tijolo termico nao reduz tanto assim as perdas, por isso o que digo faz sentido sim. Nem que o tijolo termico reduzi-se as perdas em 10 kwh a diferença continuaria a mesma, se reduzi-se em 15 igual.
  16.  # 116

Colocado por: SMBSVeja também as unidades da resistência térmica.

Para calcular as necessidades utiliza-se o U =1/R.

See calhar isso ajuda
    Pode utilizar as unidades que entender, eu fiz as contas do elemento variável das duas soluções, ao adicionar um elemento fixo, esse elemento tem a mesma importância em ambas as soluções, a diferença continuará sempre a mesma!
    A menos que coloque um elemento fixo em que esse elemento + 6cms de isolamento tenham menos perdas termicas que a diferença dois elementos variáveis!
  17.  # 117

Colocado por: Anonimo18072022A(...)
      Exemplo1.jpg
      Exemplo2.jpg
    Nao tem ai outra tabela onde tenha outro tipo de parede? Bloco ou tijolo normal por exemplo?
  18.  # 118

Colocado por: ****

DR é a suva que te faz isso ....ja esta melhor o dedo ?
    Concordam com este comentário:DR1982
    Sim já...😂
  19.  # 119

Numa casa de 160m2 de parede, colocar 6cm ou 8 cm representa quanto de gasto adicional ?
    1500 euros numa construção de 150 mil?!
  20.  # 120

Colocado por: Anonimo18072022ABem...já apanhei erros no que coloquei. Se nem por ela deram é porque nem viram com atenção...pena.
    Vou ver se altero e peço ao FDC para alterar.

Valores do que pretende.

Claro que dei, sublinhou 7 cms quando deveria sublinhar 6cm.
    A mesma tabela mas com bloco termico + EPS por exemplo

0.0369 seg. NEW