Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Tenho uma moradia onde quero fazer o revestimento exterior com o sistema ETICS/ capoto, mas como tenho as orlas das janelas em pedra e como não quero retirar essas orlas, queria saber se a espessura do capoto de 1 cm faz ou não alguma coisa a nível térmico? E se essa mesma espessura tem uma boa durabilidade.

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: hramosqueria saber se a espessura do capoto de 1 cm faz ou não alguma coisa a nível térmico?

    Faz metade de uma solução com 2cm.
    Faz um quarto de uma solução com 4cm.
    Faz um sexto de uma solução com 6cm, que é aquela que eu acho o mínimo exigido actualmente para uma casa em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  3.  # 3

    Ou seja - nada
    Além que esse 1 cm deverá incluir a cola e o acabamento
    • zed
    • 30 dezembro 2018

     # 4

    Aproveito a boleia desde tópico para esclarecer uma questão sobre a qual me tenho interrogado.

    Aplicar capoto numa moradia geminada, enquanto a do lado não aplica, faz-se? Não é problemático o desnível de uma parede para a outra?
  4.  # 5

    Colocado por: zedNão é problemático o desnível de uma parede para a outra?
    nao
  5.  # 6

    Eu tenho projetado na minha casa eps de 10 normal.Fará sentido mudar para eps 10 gravitado? Qual será o custo extra, e que benefícios posso tirar disso?
  6.  # 7

    10mm ou 10cm?
  7.  # 8

    Colocado por: hramosBoa noite

    Tenho uma moradia onde quero fazer o revestimento exterior com o sistema ETICS/ capoto, mas como tenho as orlas das janelas em pedra e como não quero retirar essas orlas, queria saber se a espessura do capoto de 1 cm faz ou não alguma coisa a nível térmico? E se essa mesma espessura tem uma boa durabilidade.

    Obrigado


    1cm será muito pouco para perceber diferenças em termos de conforto, e capacidade de "reter a energia" aquando da climatização da habitação.
  8.  # 9

    Colocado por: Atlas Portugal10mm ou 10cm?
    Sim 10cm
  9.  # 10

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Peguei numa parede simples e alternei entre os dois tipos de EPS (Normal e grafitado) e teremos 0,26 VS 0,22.
    A ideia era apenas quantificar mais ou menos a diferença (15%).


    Essa só te posso dizer particularmente :-))
    Tenho projetado bloco térmico de 25 + eps de10cm normal, se a diferença de preço não for muita esses 15% e um bom investimento na parte térmica da habitação?
  10.  # 11

    Colocado por: PicaretaFaz metade de uma solução com 2cm.
    Faz um quarto de uma solução com 4cm.
    Faz um sexto de uma solução com 6cm

    Olhe que não , olhe que não ...
  11.  # 12

    Colocado por: alexpOlhe que não , olhe que não ...

    Então??...querem ver que agora a resistência térmica já não é directamente proporcional à espessura do isolamento !!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  12.  # 13

    Colocado por: PolskiSim 10cm


    Conforme já lhe disseram. Investimento em isolamento é sempre um bom investimento.
    Contudo temos que ser realistas e perceber que não é por colocar espessuras como no centro da europa que irá ser a melhor solução.
    Creio que para o nosso país, 10cm é uma espessura muito boa, se for em grafite, mantemos as espessuras e adicionamos resistência térmica.

    Portanto, aqui, apenas e só relativamente aos produtos ATLAS:
    Preços PVP sem IVA e sem descontos:
    10cm de EPS Normal - ATLAS FASADA - 7,7€/m2
    10cm de EPS Grafite - ATLAS FASADA GRAFIT - 8,5€/m2

    As resistências térmicas declaradas:
    10cm ATLAS FASADA - 2.55 m²K/W
    10cm ATLAS FASADA GRAFIT - 3.20 m²K/W

    Para se conseguir o mesmo com ATLAS FASADA teríamos de ter espessuras de 13cm+/-, o que levaria a um aumento do custo:
    13cm de EPS Normal - ATLAS FASADA - 10,01€/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Polski
  13.  # 14

    Colocado por: Atlas Portugal

    Conforme já lhe disseram. Investimento em isolamento é sempre um bom investimento.
    Contudo temos que ser realistas e perceber que não é por colocar espessuras como no centro da europa que irá ser a melhor solução.
    Creio que para o nosso país, 10cm é uma espessura muito boa, se for em grafite, mantemos as espessuras e adicionamos resistência térmica. Sim sr Atlas, já estou esclarecido sobre isso, a minha dúvida era mesmo se com essa opção ficaria melhor servido a nível térmico, visto que os invernos em Viseu não são os mesmos que em Lisboa ou no sul do país. Pela diferença de preço a minha escolha recaiu sobre eps 10cm grafitado, acha que não deveria optar por melhor térmica e que neste caso ficaria bem servido com o eps normal?

    Portanto, aqui, apenas e só relativamente aos produtos ATLAS:
    Preços PVP sem IVA e sem descontos:
    10cm de EPS Normal - ATLAS FASADA - 7,7€/m2
    10cm de EPS Grafite - ATLAS FASADA GRAFIT - 8,5€/m2

    As resistências térmicas declaradas:
    10cm ATLAS FASADA - 2.55 m²K/W
    10cm ATLAS FASADA GRAFIT - 3.20 m²K/W

    Para se conseguir o mesmo com ATLAS FASADA teríamos de ter espessuras de 13cm+/-, o que levaria a um aumento do custo:
    13cm de EPS Normal - ATLAS FASADA - 10,01€/m2
  14.  # 15

    Sim sr Atlas, já estou esclarecido sobre isso, a minha dúvida era mesmo se com essa opção ficaria melhor servido a nível térmico, visto que os invernos em Viseu não são os mesmos que em Lisboa ou no sul do país. Pela diferença de preço a minha escolha recaiu sobre eps 10cm grafitado, acha que não deveria optar por melhor térmica e que neste caso ficaria bem servido com o eps normal?
  15.  # 16

    Colocado por: PolskiSim sr Atlas, já estou esclarecido sobre isso, a minha dúvida era mesmo se com essa opção ficaria melhor servido a nível térmico, visto que os invernos em Viseu não são os mesmos que em Lisboa ou no sul do país. Pela diferença de preço a minha escolha recaiu sobre eps 10cm grafitado, acha que não deveria optar por melhor térmica e que neste caso ficaria bem servido com o eps normal?


    Aquilo que quis referir quanto a espessuras de isolamento é que cá no nosso país, espessuras muito elevadas não fazem sentido.
    É preferível 10cm de EPS Grafite, do que 13cm de EPS Normal.

    Caso essa diferença de preço seja suportável, creio que ficaria muito bem servido com 10cm de EPS Grafite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Polski
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Então??...querem ver que agora a resistência térmica já não é directamente proporcional à espessura do isolamento !!
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Tem razão. É falta de sono.
  17.  # 18

    Colocado por: alexpTem razão. É falta de sono.

    Ou excesso de outras coisas :-))
  18.  # 19

    Aproveitando o tópico, numa casa com janela com cantaria como se faria para não existir pontes térmicas? Seria possível remover as cantarias existentes aplicar o capoto e depois a cantaria?

    A casa tem estilo rústico e as janelas sem cantarias acho que não se iriam enquadrar com o resto da casa.

    A parede é dupla mas só tem 3cm de XPS, que espessura EPS grafite recomendariam? A casa está situada no distrito Santarém.
  19.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021
    E o ROI?
    Será que compensa?
    No meu caso são apenas entre 170/180 m2 de aplicação de etics. O sr Dias acha que não compensa essa mudança de eps normal para eps grafitado?
 
0.0254 seg. NEW