Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ADROatelierO que os descendentes têm a ver, neste caso?
    se o contrato das finanças, recibos registados nas finanças, reciboa/talões assinados r entregues por ela quando íamos pagar a renda, nos fizer abrangido pela lei base do arrendamento ela não o pode fazer, ou então tem que me indemnizar, porque tem casa própria e o filho dela também ( são meus vizinhos)
  2.  # 2

Colocado por: ADROatelierDeclara as rendas no IRS?

Concordam com este comentário:CMartin
    sim declaramos, e temos recibos assinados por ela cada vez que entregamos a renda (tem mais de 65 anos, por isso não o faz mensalmente nas finanças, só no final do ano)
  3.  # 3

Colocado por: ADROatelierO que os descendentes têm a ver, neste caso?
    a senhora quer a casa para um neto, e segundo a lei base do arrendamento se o meu contrato for a temos indeterminado ela não pode faze lo, ou então indemnizar me se não quer esperar os 2 anos que me tem que dar para sair.
    • size
    • 31 dezembro 2018 editado

# 4

Colocado por: Diana costa<

tenho a cópia do contrato que apetece na página das finanças, onde é descrito o imóvel,NIF dela e do meu marido, valor da tenda e periodicidade. Não consigo colocar agora cópia porque não estamos em casa.

Isso não é cópia do contrato, mas sim cópia do registo dos requisitos mínimos nas Finanças do contrato verbal, efectuado pelo senhorio. Ou seja, não existe contrato escrito e o contrato verbal é considerado nulo, embora complicado para o senhorio proceder ao despejo.
    Pode impor que só sai da casa por ordem do Tribunal.
  4.  # 5

Colocado por: size

Isso não é cópia do contrato, mas sim cópia do registo mínimos nas Finanças do contrato verbal, efectuado pelo senhorio. Ou seja, não existe contrato escrito e o contrato verbal é considerado nulo, embora complicado para o senhorio proceder ao despejo.
    Pode impor que só sai da casa por ordem do Tribunal.
    nestes casos não nos podemos valer da lei base do arrendamento? Temos recibos e pago as rendas todas em dia.
    • size
    • 31 dezembro 2018

# 6

Colocado por: Diana costa<
    nestes casos não nos podemos valer da lei base do arrendamento? Temos recibos e pago as rendas todas em dia.

Não, totalmente, porque não assinou nenhum contrato escrito, a definir o prazo, se a prazo certo, se prazo indeterminado, etc.

Vai ser complicado para ambas as partes.
  5.  # 7

Colocado por: size

Não, totalmente, porque não assinou nenhum contrato escrito, a definir o prazo, se a prazo certo, se prazo indeterminado, etc.

Vai ser complicado para ambas as partes.
    mas o contrato foi registado nas finanças sem data de termo ou período de renovação. Isso não vale nada?
    • size
    • 31 dezembro 2018

# 8

Colocado por: Diana costamas o contrato foi registado nas finanças sem data de termo ou período de renovação. Isso não vale nada?

O que consta nas finanças nada serve para validar um contrato nos termos do Código Civil.
    Conforme já referi, em termos do código Civil, um contrato verbal é considerado NULO.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  6.  # 9

Colocado por: Diana costamas o contrato foi registado nas finanças

Isso para si significa que o contrato é válido ?
    Sem a assinatura do inquilino ?
    É totalmente válido ou será apenas parcialmente válido ?
    Imagine que era registado nas Finanças (conforme foi - sem a assinatura do inquilino) com uma renda 5 vezes superior àquela que foi combinada entre senhorio e inquilino. O contrato nesses termos era válido ? Ou será que você (inquilino) ia contestar e dizer que o contrato não era válido porque lhe faltava a assinatura do inquilino ?

E se daqui a poucos dias/semanas/meses o senhorio fizer CESSAR nas Finanças esse contrato e registar um outro nos mesmos moldes mas com a renda várias vezes superior à que agora pagam ? Você vai cumprir esse contrato ?

CONCLUSÃO (minha, que não sou advogado) - O contrato sem as assinaturas das 2 partes NÃO pode ser válido. Por isso (digo ainda eu) senhorio e inquilino devem chegar a um acordo equilibrado para ambas as partes no sentido de, mais mês menos mês, entregarem a casa ao senhorio.
  7.  # 10

Colocado por: JOCOR
    Imagine que era registado nas Finanças (conforme foi - sem a assinatura do inquilino) com uma renda 5 vezes superior àquela que foi combinada entre senhorio e inquilino. O contrato nesses termos era válido ? Ou será que você (inquilino) ia contestar e dizer que o contrato não era válido porque lhe faltava a assinatura do inquilino ?

E se daqui a poucos dias/semanas/meses o senhorio fizer CESSAR nas Finanças esse contrato e registar um outro nos mesmos moldes mas com a renda várias vezes superior à que agora pagam ? Você vai cumprir esse contrato ?

CONCLUSÃO (minha, que não sou advogado) - O contrato sem as assinaturas das 2 partes NÃO pode ser válido. Por isso (digo ainda eu) senhorio e inquilino devem chegar a um acordo equilibrado para ambas as partes no sentido de, mais mês menos mês, entregarem a casa ao senhorio.
    só estou a tentar perceber onde se enquadra a situação porque não quero criar problema com a senhoria nem ir a tribunal ou coisa do género. Já falamos com a senhora e conseguimos mais tempo, mas gostava de perceber o que vale o meu contrato. Porque no início pedimos contrato e disseram nos que sim, como não sabíamos que um não válida o outro acreditamos no senhorio e que isto valia. Mas andando e aprendendo
  8.  # 11

Colocado por: Diana costacomo não sabíamos que um não válida o outro acreditamos no senhorio e que isto valia.

Não percebi. Deve ter faltado aí alguma coisa.

E no início vocês queriam um contrato por quanto tempo ? Foi-lhes dito qual era o prazo do contrato ?
    Não acharam estranho o seu marido (inquilino) nunca ter assinado o contrato ?
  9.  # 12

Não percebi. Deve ter faltado aí alguma coisa.

E no início vocês queriam um contrato por quanto tempo ? Foi-lhes dito qual era o prazo do contrato ?
    Não acharam estranho o seu marido (inquilino) nunca ter assinado o contrato ?
    mas em que que isso é relevante? Não estamos na caça à bruxa, só tentar perceber em que se enquadra a minha situação. Mas Não estranhei que não tivesse assinado nada,era a primeira vez que arrancamos quando falamos da casa pedimos contrato, não falamos em prazos, apenas que iam redigir o contrato e nos entregariam o contrato para assinar. Quando nos entregam o registo nas finanças sem data nem período definido não estranhamos. Além de que a senhoria regista os recibos nas finanças, nunca imaginamos chegar a esta situação.
    • size
    • 1 janeiro 2019

# 13

Colocado por: Diana costa
    só estou a tentar perceber onde se enquadra a situação porque não quero criar problema com a senhoria nem ir a tribunal ou coisa do género. Já falamos com a senhora e conseguimos mais tempo,

OK. . É bom para ambas as partes que cumpram esse acordo.

mas gostava de perceber o que vale o meu contrato. Porque no início pedimos contrato e disseram nos que sim, como não sabíamos que um não válida o outro acreditamos no senhorio e que isto valia. Mas andando e aprendendo

O seu contrato ? Assinou algum contrato ?
    Diana, não existe nenhum contrato válido.

Estas situações, a correr para o torto (sem acordo posterior entre as partes) acabam normalmente em Tribunal, onde o arrendatário tem poucas possibilidades de exigir o quer que seja. O senhorio tem o direito de reivindicar a posse da habitação de que é proprietário.
  10.  # 14

Estas situações, a correr para o torto (sem acordo posterior entre as partes) acabam normalmente em Tribunal, onde o arrendatário tem poucas possibilidades de exigir o quer que seja. O senhorio tem o direito de reivindicar a posse da habitação de que é proprietário.

Obrigado pelo feedback. Ja falamos com a senhoria e conseguimos 1 ano com contrato assinado e registado nas finanças, que é o tempo que preciso para um novo projeto (comprar). Realmente fomos apanhados desprevenidos porque achávamos que estava tudo ok e afinal não, serviu de lição.
    Bom ano a todos.
    • limos
    • 1 janeiro 2019 editado

# 15

Colocado por: Diana costaJa falamos com a senhoria e conseguimos 1 ano com contrato assinado e registado nas finanças,

assinaram alguma coisa desta vez...ou não se lembram?
  11.  # 16

@Jocor,
    Se um contrato foi depositado nas finanças e durante um periodo alargado as rendas acordadas foram pagas e declaradas em sede de IRS por ambas as partes... do ponto de vista da Autoridade Tributária tudo está a ser cumprido.

12.  # 17

Colocado por: ADROatelierdo ponto de vista da Autoridade Tributária tudo está a ser cumprido.

E quem é que disse o contrário ?

Do ponto de vista das "Finanças".
    Aqui discute-se o "ponto de vista" LEGAL. O da Justiça.

Colocado por: JOCORO contrato sem as assinaturas das 2 partes NÃO pode ser válido.

Colocado por: JOCORImagine que era registado nas Finanças (conforme foi - sem a assinatura do inquilino) com uma renda 5 vezes superior àquela que foi combinada entre senhorio e inquilino. O contrato nesses termos era válido ? Ou será que você (inquilino) ia contestar e dizer que o contrato não era válido porque lhe faltava a assinatura do inquilino ?

O que é que não é entendível nestas duas citações minhas ?
  13.  # 18

Não pretendi constradize-lo. Estou a dar o meu contributo.
    Não se zangue, que não vale a pena. :)

E quem é que disse o contrário ?

Do ponto de vista das "Finanças".
    Aqui discute-se o "ponto de vista" LEGAL. O da Justiça.

O que é que não é entendível nestas duas citações minhas ?
  14.  # 19

Colocado por: ADROatelierNão se zangue, que não vale a pena. :)

Sendo assim, já não a desafio para um duelo.

Também se estão a acabar as flores ...
  15.  # 20

Gostava de ainda ir a tempo de corrigir a palavra "constradize-lo" por contradize-lo :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sr.io

0.0219 seg. NEW