Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Agradecia a colaboração dos membros para a seguinte situação.

    Pretendo instalar um sistema de autoconsumo, com baterias.
    Vivo numa moradia em Cascais, com piscina, e instalação trifásica.
    Somos dois adultos, com duas crianças pequenas, sendo que os consumos se concentram mais à noite, e pouco durante o dia.
    Mesmo a piscina só trabalha durante a noite.
    No Inverno tenho consumos de aproximadamente 1800/2000 Kwh Mês, sendo 1100 em vazio e 900 em cheio, os quais no Verão baixam para 800 mês, sendo 350 em vazio e 450 em cheio.

    Compensa instalar um sistema para este tipo de gastos?
    Em algum momento do ano consigo baixar o custo da factura para zero?

    Já tive vários orçamentos, sempre com 16 painéis, e baterias a rondar os 10 a 12 Kwh.
    E valores entre os 13000 e os 17000.
    Existe algum dia em que o consumo seja todo suportado pelas baterias?

    Desde já agradeço opiniões, e indico os aparelhos em stand by.
    Duas tv, duas box, e pouco mais.
    Tenho um frigorifico grande, tipo americano, e uma arca.
    De resto, nada mais a assinalar.

    Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Tem trifásico!!!? precisa mesmo disso? e que potencia tem contratada?
  3.  # 3

    Tenho trifásico. 17,25.
  4.  # 4

    E não considera passar para monofasico 6.9kVA!!? deve ser suficiente para os seus consumos, e vai baixar a conta de electricidade, por dois motivos, o preço do kW será mais barato e a taxa de potencia também!!!

    Deve considerar esta intervenção,que é simples e barata e via ter grandes beneficios na sua carteira.
    leia aqui uma situação similar:
    https://forumdacasa.com/discussion/52642/trifasico-para-monofasico/
  5.  # 5

    Já se experimentou monofásico, e não resultou.
    Qd se ligava forno, com micro, e uma qualquer máquina tipo de lavar, começava a saltar.
  6.  # 6

    Não pode!!! eu tenho tudo ligado e os 6.9kVA chegam-me ( TE + forno + placa electrica, MLR, MW, 2 A/C e os consumos normais em termos de TV / box e iluminação...)

    Tem aí algum problema na instalação. Mas o monofasico experimentou com que potencia contratada!?
  7.  # 7

    1800kwh/mês a 2000kwh/mês ? tem alguma industria ai na cave da casa or what?

    Isso gasto eu por ano ....:):)

    e so essas 3 coisas faziam disparar? está a alimentar a casa do vizinho ?
    Concordam com este comentário: smart
    •  
      aacc
    • 10 janeiro 2019

     # 8

    10,35kVa monofásico dá perfeitamente para esses consumos.

    Em relação ás potências indicadas para os painéis solares,
    tenha em atenção que são potências nominais.

    Na prática pode contar com metade ou pouco mais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

    Veja para já se o seu problema não é o mesmo que me aconteceu há uns tempos: tinha instalação trifásica e pelos motivos já aqui apresentados, passei para monofásica (10.35KVA para já, para ir monitorizando se nos picos de utilização preciso mesmo desta potência).
    O diferencial na instalação era único, de 30mA de sensibilidade. Ora 30mA de sensibilidade POR FASE até funcionavam, mas a partir do momento em que passei a ter um único diferencial de 30mA numa instalação monofásica que está sujeito a fugas de todos os equipamentos, não era preciso muito para o diferencial disparar (as pequenas fugas de corrente numa casa inteira todas somadas facilmente ultrapassam os 30mA).

    Tive de rever a instalação para subdividir a mesma em mais do que um diferencial, mantendo neste caso 30mA para os circuitos mais suscetíveis de magoar alguém (WC's, tomadas de cozinha, MLR) e 300mA para o resto da casa.

    Desde então não voltei a ter mais problemas.

    De qualquer modo isto não responde à sua questão inicial :) , mas pode ser que ajude pelo menos em parte da redução de custos (de qualquer forma para esses consumos mensais a fatura há-de ser sempre onerosa).
  9.  # 10

    Colocado por: jmimosoDuas tv, duas box, e pouco mais.
    Tenho um frigorifico grande, tipo americano, e uma arca.


    mesmo com a bomba da piscina e os equipamentos acima descritos nao pode ter esses consumos. antes de gastar 13 ou 17 mil euros eu ia atras desses consumos e fazia testes em casa para perceber o que está a originar esses consumos!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

    como é o aquecimento em casa? o que usa?
  11.  # 12

    Chegou a fazer a instalação? Tenho a mesma dúvida, embora tenha os consumos bem identificados e uma média de 1000kwh mês.

    Ponderou colocar autoconsumo com injecção zero com baterias.

    Recuperar o valor do investimento vai levar pelo menos 10 anos é à conclusão que chego, mas penso que estou a fazer pelo menos algo benéfico pelo planeta.

    Mas continuo indeciso.
  12.  # 13

    Colocado por: jmimosoJá se experimentou monofásico, e não resultou.
    Qd se ligava forno, com micro, e uma qualquer máquina tipo de lavar, começava a saltar.


    Isso não é normal. Eu tenho 4,6kVA e consigo ter 3 aparelhos de consumo elevado simultaneamente (forno, micro e máquina lavar). Só dispara ao 4º aparelho.
  13.  # 14

    Boas ao por bateria deixa de ser sistema de autoconsumo, para produzir luz e ficar sem depender da EDP fica lhe muito caro, poderá sim obtar por baterias para gastar há noite, os valores que apresentou não tão muito maus, se for material chinês é caro
 
0.0155 seg. NEW