Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: gil.alvesE esses tubos foram até aos 82 metros depois de lavado? A quantos metros deu "pedra"?
    Se o tubo mais largo não foi até à pedra (pelo menos, zona limpa), vai ter depósitos a caírem.
    Se o solo for muito lamacento idem...

    penso que ou terá de levar mesmo uma brita no fundo e levantar a bomba para não apanhar esses depósitos...
    Isto digo eu do pouco que "aprendi" ao fazerem o meu que não percebo nada de furos!...
    Abr.


    Eles disseram que meteram o tubo largo até apanhar solo duro(penso que seja pedra).
    Levou 29 metros do tubo largo. Vou experimentar subir a bomba mais um bocado a ver se melhora.
  2.  # 62

    Colocado por: RmpaSabem se quando é a empresa que faz o furo a tratar de todo o licenciamento na APAmbiente, podemos consultar o estado da licença em algum site?

    O Gil teve a licença em tempo recorde 🥳, mas outros users que tenham feito um pedido de licença recentemente, sabem dizer-me quanto tempo demorou até a licença ser emitida?


    Pode pedir à empresa (que vai contratar para fazer o seu furo)e pedir a que faculte as passwords para consultar no site da APA.

    O meu pedido de licença foi indeferido pela APA em Agosto/Setembro! Agora nem sei bem o que fazer porque estou a tratar do licenciamento da minha casa/projeto na câmara e se a APA não desbloquear esta situação não me aprovam o projeto de licenciamento para habitação.
  3.  # 63

    Colocado por: AlexandreFalca

    Pode pedir à empresa (que vai contratar para fazer o seu furo)e pedir a que faculte as passwords para consultar no site da APA.

    O meu pedido de licença foi indeferido pela APA em Agosto/Setembro! Agora nem sei bem o que fazer porque estou a tratar do licenciamento da minha casa/projeto na câmara e se a APA não desbloquear esta situação não me aprovam o projeto de licenciamento para habitação.


    As licenças estavam encerradas nessa altura por via da seca instalada (foi esta a explicação dada por uma dessas empresas) mas por esta altura já devem ter aberto.
    Não entendo é a relação com o licenciamento de um projecto, o meu foi aprovado sem que tivesse alguma necessidade de entregar licenciamento para furos.
  4.  # 64

    Pelo que sei ha muitos pedidos de licença por isso é que estavam atrasados.
    Outra bela treta isso dos 100m de distância, devem ser medidos a olhometro:)
  5.  # 65

    Colocado por: Troino

    As licenças estavam encerradas nessa altura por via da seca instalada (foi esta a explicação dada por uma dessas empresas) mas por esta altura já devem ter aberto.
    Não entendo é a relação com o licenciamento de um projecto, o meu foi aprovado sem que tivesse alguma necessidade de entregar licenciamento para furos.


    No meu caso o 1º pedido foi feito para rega e consumo humano e não foi aceite. Fiz um pedido de esclarecimento porque como nao tenho rede pública de à a passar perto ( está a um quilómetro) do meu terreno, foi me dito para apresentar uma declaração da entidade competente para que me passasse uma declaração a dizer que não tenho acesso à rede pública paguei cerca 15 euros pela declaração,tinha de fazer novamente um pedido de licença de furo apenas para consumo humano e anexar a tal declaração e nessa vez foi indeferido.
    Vou tentar fazer novamente o pedido para ver o que me respondem.
    • Rmpa
    • 4 dezembro 2022

     # 66

    Colocado por: AlexandreFalca

    Pode pedir à empresa (que vai contratar para fazer o seu furo)e pedir a que faculte as passwords para consultar no site da APA.

    O meu pedido de licença foi indeferido pela APA em Agosto/Setembro! Agora nem sei bem o que fazer porque estou a tratar do licenciamento da minha casa/projeto na câmara e se a APA não desbloquear esta situação não me aprovam o projeto de licenciamento para habitação.


    Demorou cerca de um mês a vir a licença (final de setembro). Neste momento já está o furo feito com 100m de profundidade e rendimento de 10m3/dia.
    Não é muita quantidade mas para o uso pretendido é mais que suficiente!
  6.  # 67

    Colocado por: Rmpa

    Demorou cerca de um mês a vir a licença (final de setembro). Neste momento já está o furo feito com 100m de profundidade e rendimento de 10m3/dia.
    Não é muita quantidade mas para o uso pretendido é mais que suficiente!



    Se não for indiscrição estamos a falar em que concelho/distrito?
    Obg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpa
    • Rmpa
    • 4 dezembro 2022

     # 68

    Colocado por: AlexandreFalca
    Se não for indiscrição estamos a falar em que concelho/distrito?
    Obg
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rmpa


    Concelho de Anadia, Aveiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexandreFalca
  7.  # 69

    Colocado por: Rmpa

    Concelho de Anadia, Aveiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlexandreFalca


    Qual foi a empresa que fez o furo? E quanto tempo passou entre ter a licença até fazerem o furo?
    • Rmpa
    • 8 dezembro 2022

     # 70

    Colocado por: brunexta
    Qual foi a empresa que fez o furo? E quanto tempo passou entre ter a licença até fazerem o furo?


    Paguei a licença a 20 de Outubro e a 3 de Novembro estavam a começar! A empresa chama-se Justo Salpico.
  8.  # 71

    Não era melhor ter feito o furo no verão? Dizem que é a melhor altura para ver se realmente há água. Noutra altura, pode ser apenas algum depósito de água da chuva e acabar por esgotar
    Concordam com este comentário: joedualmar
    • Rmpa
    • 9 dezembro 2022

     # 72

    Colocado por: brunextaNão era melhor ter feito o furo no verão? Dizem que é a melhor altura para ver se realmente há água. Noutra altura, pode ser apenas algum depósito de água da chuva e acabar por esgotar
    Concordam com este comentário:joedualmar


    Pode até ser, mas assim as empresas só trabalhavam metade do ano.
    Além do conhecimento geral da geologia do local, quando o furo é feito também se verifica o tipo de solo que existe ao longo da perfuração e procura-se atingir um aquífero confinado que esteja isolado das infiltrações de água da chuva. Para mais, com o ano de seca que houve e sendo num dos pontos mais altos das redondezas, a probabilidade de ser um deposito de agua da chuva é muito reduzida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunexta
  9.  # 73

    Ora hoje foi dia de tirar água para análise.
    veremos o que dá…

    Curiosidade.
    O furo é artesiano positivo. Deita água de fora sem bomba.
    Aliás a colheita foi mesmo feita assim, por “aspiração” à moda antiga.
    Engraçado que o sujeito disse que está a tirar 1L/min. e que com um depósito grande(?) até poderia escusar a bomba! (?)….

    Ora o furo vai ser para consumo humano.
    não vou arriscar deixar o buraco sem bomba.
    Mas…
    Li algures que cada pessoa gasta à volta de 190L/dia.
    Somos 4.
    800L/dia(12h+-)
    1L/min (24h) 1440L….
    Será que com um depósito de 4/5000L poderia efectivamente necessitar da bomba apenas para “emergências”?!?
  10.  # 74

    Colocado por: gil.alvesLi algures que cada pessoa gasta à volta de 190L/dia.

    Cá em casa não gastamos metade disso.

    Consumo humano = injetar na rede de casa?

    Se for para injetar na rede de casa precisará sempre de bomba, se não for, faz um tanque como diz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  11.  # 75

    Colocado por: gil.alves
    Engraçado que o sujeito disse que está a tirar 1L/min. e que com um depósito grande(?) até poderia escusar a bomba! (?)….

    não vou arriscar deixar o buraco sem bomba.


    Se nas redondezas alguém abrir também um ou mais furos de água, pode necessitar mesmo da bomba para ter água...
 
0.0263 seg. NEW