Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    sou novo no fórum, contudo já li e reli várias discussões relativamente a este assunto, inclusivamente tenho seguido com bastante atenção esta situação: https://nsgarq.wixsite.com/casa100

    Tenho um terreno que está em fase de destaque, preparando-me para iniciar o projeto.

    Para a construção efetiva da casa (excluindo muros e arranjos exteriores) tenho um orçamento de 100000€ (+IVA), não podendo de forma alguma haver derrapagem.

    Atendendo aos seguintes pressupostos:
    - Pretendo tijoleira na casa toda (consigo por 10/m2)
    - Azulejos nas casas de banho
    - Louças, torneiras e etc., das casas de banho ao preço mais baixo que existir, não pretendo qualquer tipo de luxo
    - Sem pinturas (eu próprio o farei)
    - Paredes internas em “drywall” (se for mais barato)
    - Sem o chamado teto falso (se for mais barato)
    - Janelas e caixilhos do mais barato que existir
    - Excluindo móveis e eletrodomésticos
    - Sem qualquer tipo de isolamentos (sempre vivi sem isso e dispenso se me permitir ter uma casa “maior”)
    - O terreno é completamente plano
    (Neste tipo de “pormenores” pretendo gastar o mínimo possível e que a lei me permitir)

    A minha questão é simples - Quantos m2 (úteis, de áreas internas, habitáveis, o que queiram chamar) consigo construir se for:
    R/Chão?
    R/Chão + 1º Andar?
    R/Chão + Cave (Garagem)?
    R/Chão + 1º Andar + Cave?
  2.  # 2

    Habitação nova terão que cumprir sempre B- (?).
    Isso não é possível sem isolamentos, caixilharia do mais barato, etc.
    • RCF
    • 17 janeiro 2019

     # 3

    Colocado por: valand- Janelas e caixilhos do mais barato que existir

    Colocado por: valand- Sem qualquer tipo de isolamentos (sempre vivi sem isso e dispenso se me permitir ter uma casa “maior”)

    isolamento tem de ter. Sabe que há regras mínimas de construção a cumprir, se não a Câmara Municipal não lhe aprova a licença de construção...
    e pode poupar noutras coisas, mas recomendo que não poupe em isolamento. Se poupar aí, gasta depois em aquecimento e arrefecimento, para além de até a saúde afetar... uma casa com humidades não é saudável.

    Colocado por: valandR/Chão?

    Será o mais adequado (a poupar), especialmente considerando que o terreno é plano.

    Colocado por: valandtenho um orçamento de 100000€ (+IVA),

    Não disse qual a área que pretende ou pelo menos o número de quartos. Mas, partindo do princípio que quer 3 quartos, direi que pode ser possível. Aliás, aqui pelo fórum há o relato de uma casa, ainda em construção, por esse valor.
  3.  # 4

    Colocado por: valandPretendo tijoleira na casa toda
    Sem qualquer tipo de isolamentos
    isso vai ficar tipo frigorifico...
  4.  # 5

    em que zona do pais vai construir?
    é diferente construir no Algarve ou em Trás-os-Montes
  5.  # 6

    Colocado por: tozepalmaHabitação nova terão que cumprir sempre B- (?).
    Isso não é possível sem isolamentos, caixilharia do mais barato, etc.


    Daí eu ter dito "e que a lei me permitir"
    • valand
    • 17 janeiro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: RCF

    isolamento tem de ter. Sabe que há regras mínimas de construção a cumprir, se não a Câmara Municipal não lhe aprova a licença de construção...
    e pode poupar noutras coisas, mas recomendo que não poupe em isolamento. Se poupar aí, gasta depois em aquecimento e arrefecimento, para além de até a saúde afetar... uma casa com humidades não é saudável.


    Será o mais adequado (a poupar), especialmente considerando que o terreno é plano.


    Não disse qual a área que pretende ou pelo menos o número de quartos. Mas, partindo do princípio que quer 3 quartos, direi que pode ser possível. Aliás, aqui pelo fórum há o relato de uma casa, ainda em construção, por esse valor.


    Eu sei que é possível, o que pretendo é saber
    Quantos m2 (úteis, de áreas internas, habitáveis, o que queiram chamar) consigo construir se for:
    R/Chão?
    R/Chão + 1º Andar?
    R/Chão + Cave (Garagem)?
    R/Chão + 1º Andar + Cave?

    e depois jogar com isso.
  6.  # 8

    Eu estou no meio de um pedido de licenciamento de um projecto de uma moradia térrea com 117m2 + 30 m2. Por agora (ainda não foi feito o projecto de execução), estou com 114 495€ + IVA.
  7.  # 9

    Colocado por: JoelM

    deduzo pelo seu comentário que prefere gastar o mesmo possível em materiais para poder ter a casa com a maior área possível, é isso?


    E pouco tempo passará quando abrir um tópico a arrepender-se.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
    • RCF
    • 17 janeiro 2019

     # 10

    Colocado por: valand

    Eu sei que é possível, o que pretendo é saber
    Quantos m2 (úteis, de áreas internas, habitáveis, o que queiram chamar) consigo construir se for:
    R/Chão?
    R/Chão + 1º Andar?
    R/Chão + Cave (Garagem)?
    R/Chão + 1º Andar + Cave?

    e depois jogar com isso.


    poupando, dará para cerca de 150m2...
  8.  # 11

    Colocado por: branco.valterEu estou no meio de um pedido de licenciamento de um projecto de uma moradia térrea com 117m2 + 30 m2. Por agora (ainda não foi feito o projecto de execução), estou com 114 495€ + IVA.


    E isso inclui os pressupostos que eu falei?



    Colocado por: JoelM

    deduzo pelo seu comentário que prefere gastar o mesmo possível em materiais para poder ter a casa com a maior área possível, é isso?


    Exato, "dispenso se me permitir ter uma casa “maior”"



    Colocado por: JotaP

    E pouco tempo passará quando abrir um tópico a arrepender-se.


    Tenho de concordar, agradeço e reconheço toda a boa vontade em ajudar, contudo a minha questão foi objetiva e não me respondem objetivamente :)



    Colocado por: RCF

    poupando, dará para cerca de 150m2...


    Finalmente alguma objetividade! :) 150m2 de área útil é bem mais do que o que preciso.
    150m2 para qual das hipóteses:
    R/Chão?
    R/Chão + 1º Andar?
    R/Chão + Cave (Garagem)?
    R/Chão + 1º Andar + Cave?
    • RCF
    • 17 janeiro 2019

     # 12

    Colocado por: valandFinalmente alguma objetividade! :) 150m2 de área útil é bem mais do que o que preciso.
    150m2 para qual das hipóteses:
    R/Chão?
    R/Chão + 1º Andar?
    R/Chão + Cave (Garagem)?
    R/Chão + 1º Andar + Cave?

    especialmente, se for para R/Chão, já que é a forma de construir com menos dinheiro e tirar melhor aproveitamento do espaço.
  9.  # 13

    Se soubesse que "grande" era 150m2 uteis, eu teria acrescentado que não direi com 100mil mas com algum mais, consegue um isolamento aceitável, se viver numa zona amena... mas depois as variáveis são tantas que ser objectivo é tudo menos fácil.

    Eu diria R/C em terreno plano, fora da grande Lisboa, com uma parede dupla e um isolamento entre a mesma, um telhado simples e se na zona lhe for permitido ter as placas à moda do Norte (não maciças), diria que dá para jogar...
  10.  # 14

    Colocado por: valand

    E isso inclui os pressupostos que eu falei?


    Neste momento o que está falado é tijolo térmico de 24 cm e ETICs com 6 cm, caixilharia de alumínio com corte térmico e portadas. O terreno é plano e haverá um reaproveitamento de um edifício já existente (os tais 30 m2).
  11.  # 15

    Colocado por: branco.valterNeste momento o que está falado é tijolo térmico de 24 cm e ETICs com 6 cm, caixilharia de alumínio com corte térmico e portadas. O terreno é plano e haverá um reaproveitamento de um edifício já existente (os tais 30 m2).
    mas como o usuário não quer isolamentos não necessita de tijolo térmico nem etics.. hehehe
    se isso fosse possível construir nesses modos um dia que quisesse vender a casa ninguém a queria... ou seja, em vez de estar a fazer um investimento estaria a enterrar dinheiro
    • RCF
    • 17 janeiro 2019

     # 16

    Colocado por: antonylemosse isso fosse possível construir nesses modos um dia que quisesse vender a casa ninguém a queria...

    acha mesmo que sim...? desde que ficasse bonitinha, vendia-se... muitos dos potenciais compradores, especialmente se o preço fosse interessante, nem se preocupavam em saber a constituição das paredes.
    E mais, em boa verdade, vendem-se por aí casas, atualmente, em que a sua construção está muito longe de cumprir o que foi previsto em projeto... algumas, se as paredes não são apenas em tijolo simples, sem mais nada, pouco lhes faltará para isso.
    •  
      Mk Pt
    • 17 janeiro 2019 editado

     # 17

    Colocado por: valand
    - Sem qualquer tipo de isolamentos (sempre vivi sem isso e dispenso se me permitir ter uma casa “maior”)


    Colocado por: valand

    Daí eu ter dito "e que a lei me permitir"

    A Lei não permite o que pretende.
    E ainda bem. Tem uma visão e percepção muito errada de como uma casa deve ser.


    O mais importante numa casa é boa impermeabilização e bom isolamento. E para ter bom isolamento tem que ter caixilharia e vidro como deve ser - não tem que ser do mais caro, mas não pode ser 'do mais barato'.
    Pode poupar em praticamente tudo, menos nestes pontos.

    O que gasta em isolamento na construção vai poupar bem mais em gastos futuros em energia. Para além de poupar no futuro a casa será bem mais confortável não só a nivel termico como também acústica (menos ruido no interior).


    A prioridade numa habitão não deve ser um 'casarão' vistoso mas desconfortável de habitar e a necessitar de muito aquecimento, deve ser uma casa ajustada à realidade, confortável e agradável de habitar.
    Mais vale estar num quarto de 12m2 agradável do que num de 14m2 frio. O mesmo para todos os espaços da casa.

    ....
    Não encare nada do que disse acima como critica negativa/ataque pessoal.
    Tudo o que escrevi é uma critica construtiva.



    Dito isto, 100.000€+IVA só para a construção efectiva da casa, não contando com arranjos exteriores/muros, e nem projectos, licenciamentos e taxas e afins, já dá para uma boa casa, não muito grande, razoável mas confortável.

    Dependendo da zona do País, pode contar conseguir fazer uns 140-145m2.
    Muito dificilmente conseguirá fazer mais. A área que indiquei é já a contar com projecto optimizado para ser o mais simples de construir, para a construção ser o mais barata possível.

    Para poupar:
    Faça um único piso, térrea.
    Áreas de janela/vidro pequenas e medidas 'standard'/convencionais.
    Arquitectura/estrutura pensada para contenção de custos.
    Não poupe na qualidade dos projectos/técnicos que vão fazer os projectos e também nos que vão fiscalizar a obra.


    A unica maneira de conseguir construir barato é ter técnicos competentes e sérios. Se não os tiver garantidamente que vai haver omissões, ou erros, ou isto ou aquilo que vão levar a alterações e/ou atrasos que vão custar muito dinheiro, mais do que se tivesse pago por bons projectos e bons técnicos.
    Numa obra é fácil acontecer isto ou aquilo de alterações ou omissões, que depois tem que ser feito/alterado/acrescentado e facilmente custam alguns milhares de euros. A única maneira de evitar que isto aconteça é ter bons técnicos do seu lado.
    Concordam com este comentário: Marks87
  12.  # 18

    Colocado por: antonylemosmas como o usuário não quer isolamentos não necessita de tijolo térmico nem etics.. hehehe
    se isso fosse possível construir nesses modos um dia que quisesse vender a casa ninguém a queria... ou seja, em vez de estar a fazer um investimento estaria a enterrar dinheiro


    Tenho que discordar,ainda esta semana passei por umas obras e para minha admiração nem parede dupla com isolamento nem capoto, nadinha de isolamento.pensava que já não se construía assim mas parece que estava enganado,e aposto que são "casinhas" de 300k€ pra cima.
  13.  # 19

    Colocado por: JoelM

    Em que fase da obra as viu? legalmente já não se constrói assim, como já foi referido, não é possivel!



    objectividade que vale 0! nenhum dos numeros que lhe dirão aqui será real... o valor de uma casa depende de tanta coisa que ninguem consegue adivinhar assim do nada! (sem saber mais informação)


    São várias e até ficam perto de onde moro,pode crer que é possível..
  14.  # 20

    Colocado por: BM_18São várias e até ficam perto de onde moro,pode crer que é possível..
    foto
 
0.0147 seg. NEW