Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde, precisava de uns esclarecimentos relativamente ao tipo de aquecimento a colocar numa habitação que pretendo remodelar.
    Tenho um pé direito de 2.60m, estava a pensar em colocar AC por condutas no teto.
    Quanto teria de baixar?

    Obrigado
  2.  # 2

    uns 25 a 30cm na zona da maquina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeRR
  3.  # 3

    Assim sendo ficaria com um pé direito de 2.30/2.35 m. Acham suficiente?
  4.  # 4

    Qual o motivo que o levou a escolher AC por condutas e não outro tipo de climatizacao? Custo? Possibilidade de aquecimento/arrefecimento?
  5.  # 5

    Ainda não escolhi nenhum tipo de climatização, no entanto o que me levou a estar mais interessado nesse tipo de climatizacao será claramente o facto de poder fazer aquecimento e arrefecimento e também o facto de estar “oculto”.
    Mas estou aberto a melhores indicações, visto ainda não ter iniciado as obras.

    Obrigado
  6.  # 6

    Era só para perceber o que o tinha levado a optar por esse sistema. Isto da climatização é um mundo de possibilidades e querendo arrefecimento deve ser difícil haver melhor opção.
    A questão de ser por conduta tem claramente o benefício estético, no entanto, ao nível higiénico não sei se não trará problemas ou requeira muita manutenção.
    O pé direito, se ficar a 2,30 em toda a casa é capaz de dar uma sensação claustrofóbica. Tente arranjar forma de simular a altura, talvez com um bocado de cartão num canto de uma divisão, para ver.
  7.  # 7

    Nesse mundo de possibilidades existe mais alguma que seja oculta e com baixo consumo mensal?
    Ainda não entendi bem como funciona por condutas se é necessário ter 25cm por toda a parte.
    Agradecia que alguém da área me elucidasse acerta desta temática.

    Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: FilipeRRoculta e com baixo consumo mensal
    piso radiante, tecto radiante ou paredes radiantes, consomem muito menos que qualquer outra solução.
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvespiso radiante, tecto radiante ou paredes radiantes, consomem muito menos que qualquer outra solução.


    A níveis de consumo ate pode ser menos mas colocação calculo que seja uma despesa bastante maior, corrija-me se estiver enganado.
  10.  # 10

    Como se comporta o piso radiante em aquecimento em pisos terreos sem isolamento na lange de baixo?
    Consegue cumprir? Ou precisa de apoio?
    Como tem que ficar a constituição dos tetos e custos?
  11.  # 11

    Colocado por: FilipeRRcalculo que seja uma despesa bastante maior
    entre um solução de AC por condutas onde somente é climatizados salas e quartos, contra uma solução de paredes radiantes a fazer aquecimento e arrefecimento em que é climatizado salas, quartos cozinha , casas de banho e hall, permitindo ainda fazer AQS fica quase ao mesmo valor.
  12.  # 12

    Colocado por: manelvcComo se comporta o piso radiante em aquecimento em pisos terreos sem isolamento na lange de baixo?
    Consegue cumprir?
    assumindo sistemas de baixo perfil sem isolamento termico na base (ocupam 15mm a 35mm)cumpre na mesma, os consumos é que sobem,

    os sistemas mais convencionais que têm pelo menos 20mm de isolamento térmico na base (ocupando entre 60mm a 120mm) são os mais aplicados.

    pode e deve sempre colocar um isolamento termico na base nem que seja uma lamina de cortiça com 12mm.
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvesassumindo sistemas de baixo perfil sem isolamento termico na base (ocupam 15mm a 35mm)cumpre na mesma, os consumos é que sobem,

    os sistemas mais convencionais que têm pelo menos 20mm de isolamento térmico na base (ocupando entre 60mm a 120mm) são os mais aplicados.

    pode e deve sempre colocar um isolamento termico na base nem que seja uma lamina de cortiça com 12mm.


    Ou pode na regularização do suporte aplicar uma betonilha com carácteristicas térmicas.
  14.  # 14

    Peço desculpa, erro meu. Queria perguntar sobre tetos radiantes.
    Sobre pisos já fui adquirindo informação...
  15.  # 15

    Colocado por: jorgealvesentre um solução de AC por condutas onde somente é climatizados salas e quartos, contra uma solução de paredes radiantes a fazer aquecimento e arrefecimento em que é climatizado salas, quartos cozinha , casas de banho e hall, permitindo ainda fazer AQS fica quase ao mesmo valor.


    A solução de paredes radiantes tem um custo de instalação inferior a chão radiante?
    tinha ideia que o custo de instalação de AC seria inferiore a chão radiante, ou neste caso é por ser AC por conduta que os valores serão semelhantes?
  16.  # 16

    https://youtu.be/_tOtvu7AS1E

    É alguma coisa tipo isto que propõe Jorge?
  17.  # 17

    Aproveitando o tópico e o post do Sr. @jorgealves.. já vi que percebe do assunto. Estou com o mesmo problema, moradia sem qualquer pre-instalação. A única coisa que existe é uma lareira que tenciono alterar para recuperador. Passa o gás natural na rua, mas sinceramente ter de rebentar paredes para inserir a canalização não apetecia. Para moradia de 2 pisos, aconselha o ac? Acho o ar do AC demasiado artificial. Mas se for essa opção que tipo de aparelhos recomenda? A casa é no litoral, por isso arrefecimento não é problema.
    Outra questão. Para AQS existe la na casa um termoacumulador. Será melhor optar por outro sistema?
  18.  # 18

    Colocado por: pensadorA solução de paredes radiantes tem um custo de instalação inferior a chão radiante?
    habitualmente sim.

    Colocado por: pensadorneste caso é por ser AC por conduta que os valores serão semelhantes?
    os sistemas com condutas ficam a mais do dobro dos vulgares ac murais,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pensador
  19.  # 19

    Colocado por: manelvcÉ alguma coisa tipo isto que propõe Jorge?
    parecido

    Colocado por: flipePara moradia de 2 pisos, aconselha o ac?
    não pois

    o ar do AC demasiado artificial


    mas é o sistema que não obriga a grandes intervenções pelo pode ser a solução acertada sem ser a melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipe
  20.  # 20

    Colocado por: flipePara AQS existe la na casa um termoacumulador. Será melhor optar por outro sistema?
    um sismples painel solar em termosifão faz maravilhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipe
 
0.0221 seg. NEW