Iniciar sessão ou registar-se
    • Fome
    • 16 outubro 2022 editado

     # 1

    É como lhe digo, por aqui ainda estão todos a “100%”. Fui eu que instalei, não interesse neste jogo se me entende.

    Seja como for, a mesma gama tem sensores com fio. Faça como achar melhor.
    • zed
    • 17 outubro 2022

     # 2

    Colocado por: samueldas pilhas duraram 1ano e meio a dois anos... Tenho receio por causa disso

    A que se deve o receio? Os sensores supervisionados quando a pilha está em baixo geram um alerta na central, você vai lá e troca a pilha. No meu caso recebo notificação imediata no telefone (central Paradox integrada na domótica).
  1.  # 3

    Colocado por: zed
    A que se deve o receio? Os sensores supervisionados quando a pilha está em baixo geram um alerta na central, você vai lá e troca a pilha. No meu caso recebo notificação imediata no telefone (central Paradox integrada na domótica).


    O receio é ter de andar a trocar de pilhas quase todos os anos, quando ainda tenho a possibilidade de por cabo.
    Também me disseram que à medida que a pilha vai ficando fraca o sensor vai perdendo eficácia no alcance. Por isso é que gostava de saber a opinião de alguém que tem o sistema instalado.

    Outra coisa que gostava de ter uma opinião de pessoal sem ser de nenhum profissional, é dos sensores tipo cortina para exterior.
      Instalacion-Alarma-Ajax-MotionProtect-Curtain-2-1.jpg
    • zed
    • 17 outubro 2022

     # 4

    Se isso lhe incomoda meta por cabo... sem fios é para quando não há essa possibilidade.

    Os sensores sem fios PMD2P da Paradox dizem durar dois anos. Se forem instalados em área com pouco movimento poderão durar mais, se houver muito movimento poderão durar menos. Aqui tenho uns quantos instalados há 14 meses sem intervenção.
    Concordam com este comentário: mnptbrag
    • zed
    • 17 outubro 2022

     # 5

    Colocado por: samueldOutra coisa que gostava de ter uma opinião de pessoal sem ser de nenhum profissional, é dos sensores tipo cortina para exterior.

    Estive a ver recentemente mas optei antes por instalar um sensor que cobre a área exterior ao vão. Esse tipo de cortina vertical penso que é uma mais valia no caso em que sabe que vai ter movimentação no espaço à volta da janela ou porta numa altura em que o alarme estará armado. Por exemplo, janelas de um edifício dentro de jardim de condomínio, directamente na via pública ou outro espaço partilhado, se usar um sensor normal vai ter muitos falsos alarmes. No meu caso se estiver alguém no espaço exterior à janela já é motivo para disparar o alarme.

    Deixo-lhe aqui um vídeo sobre as possibilidades do PMD85, que também admite uma lente de cortina vertical e lente de cortina horizontal -> https://youtu.be/6Rbko5VY2Aw

    Tem ainda aqui um teste a outro sensor de cortina vertical, o NV 780 -> https://youtu.be/tiLHszO95tA
  2.  # 6

    Colocado por: zedcortina


    Ultimo video é esclarecedor. A casa é terrea e muito provavelmente vai ter animais no exterior e arvores.

    Vou deixar preparado para sensores de cortina. Acho que é a melhor solução, mesmo para ligar o modo nocturno.
    Obrigado
  3.  # 7

    Colocado por: samueld

    Pelo que me têm informado(tecnicos de instalação de alarme a quem tenho pedido orçamentos, disseram me que dependia dos sensores, mas que tinham casos onde as pilhas duraram 1ano e meio a dois anos... Tenho receio por causa disso


    Já instalei dezenas de alarme da Hikvision AX-pro e nunca duram menos de 2 anos. A média é entre 3 e 5, execto os de fumo que é 10 anos.

    Claro que os valores podem mudar muito se não tiver a poupança de energia ligada no sensor e também se forem instalados quase no limite do alcance, vai puxar mais pelas baterias para transmitir o sinal até á central.
  4.  # 8

    De cortina sem fios para o exterior tem o DS-PDC10AM-EG2-WE bateria dura 5 anos com 20 activações por dia em média, imunidade a animais até 12kg.

    De cortina por cabo para exterior também tem por exemplo da Pyronix (Hikvision) o XDH10TT-AM
  5.  # 9

    Zed como integrou o paradox na domótica? Alguma central específica ?
    • zed
    • 18 outubro 2022

     # 10

    Usei a integração https://github.com/ParadoxAlarmInterface/pai para ligar ao Home Assistant.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rial089
  6.  # 11

    Colocado por: zedUsei a integraçãohttps://github.com/ParadoxAlarmInterface/paipara ligar ao Home Assistant.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rial089

    Existe algo do género para Jablotron?
    • zed
    • 20 outubro 2022

     # 12

    Colocado por: rial089Existe algo do género para Jablotron?

    Parece que sim. Demorou 30 segundos a pesquisar... :)

    https://github.com/tahvane1/jablotron80
    https://github.com/plaksnor/HASS-JablotronSystem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rial089
  7.  # 13

    Colocado por: zedUsei a integraçãohttps://github.com/ParadoxAlarmInterface/paipara ligar ao Home Assistant.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rial089


    Consigo ligar a minha central sp4000 a isso como? Só tenho módulo GSM não tenho módulo de rede. Um Raspberry será que dá facilmente?
    • zed
    • 20 outubro 2022

     # 14

    Colocado por: RicardoPorto
    Consigo ligar a minha central sp4000 a isso como? Só tenho módulo GSM não tenho módulo de rede

    Sim.

    Pode usar o cabo de ligação directa, referência Paradox 307USB. Ou acrescentar módulo IP (não recomendado).
  8.  # 15

    Colocado por: samueldEstou interessado em colocar a pré instalação numa moradia em construção.

    Qual o melhor sitio para ficar a central de alarme? E videovigilância?
    Quero fazer a pre instalação das duas coisas mas gostava de ter opinioes sobre o melhor sitio onde colocar os aparelhos centrais.

    Aconselho:
    - em uma divisão sem acesso directo do exterior (incluindo: janelas, portas, porta de garagem, etc.).
    - Se for uma divisão com porta permanentemente trancada ainda melhor (ex.: sala técnica/ sala de máquinas).
    - A divisão deve apanhar bem o sinal dos operadores móveis (para o caso da central comunicar com o exterior via rede móvel: 2G/ 3G/ 4G/ 5G/ 6G/ 7G/ 8G...).
    - A divisão deve ter possibilidade de ligação via cabo de rede ao modem/ router de Internet (para o caso do aparelho que instalar ter essa opção). Ou seja: ter uma tomada de rede compatível com cabos RJ45, devidamente testada pelo instalador ou terceiros certificados (para ter a certeza que funciona mesmo).
    - Poderá querer ter um armário fixo à parede, por exemplo em madeira, onde depois possam fixar a central no interior, para ocultar o equipamento da vista. Se a fechadura for uma que requeira por exemplo um íman ou algo oculto para abrir ponto extra para dificultar o acesso de intrusos ao equipamento. Não utilize um armário metálico porque poderá ser necessário que a central comunique via rádio com uma central remota (via rede móvel, wi-fi, etc.) e o metal corta o sinal.

    - Não é obrigatório mas sugiro que coloquem UPS (unidade de energia ininterrupta) que mantenha a central do alarme a funcionar e a proteja de oscilações na rede eléctrica incluindo picos de tensão assim como de quedas de energia. Isto também protege a bateria de reserva da central do alarme de se estragar mais rapidamente que o normal (dependendo do sistema poderá ter de ser substituída a cada 1 a 3 anos) e assim aumentar a probabilidade de que mantenha o sistema a funcionar mesmo em caso de queda de energia mais prolongada no tempo. As baterias das UPS's têm de ser substituídas a cada 1 a 3 anos para a UPS funcionar correctamente. Pode ser necessário substituir a UPS de x em x tempo, conforme indicação do fabricante, porque eventualmente os componentes electrónicos deixam de ser eficazes, na falta de indicação talvez de 5 em 5 anos seja um prazo médio aceitável. Pessoalmente tiro a bateria da UPS, e mantenho-a ligada mas do lado de fora, porque dentro da UPS faz um calor enorme e tal degrada a bateria ainda mais rápido que o normal... mas tal poderá depender de aparelho para aparelho.
    Se os equipamentos produzirem calor poderá ser boa ideia ter ventilação.
  9.  # 16

    Não sei que UPS utiliza, mas tenho uma U mono.mono de 2000VA em funcionamento à mais de 10 anos. Só me recordo de ter substituído uma vez a bateria.

    Em relação ao alarme idem, substitui a bateria do módulo interior, a da sirene exterior ainda lá está e com autonomia.


    Colocado por: josexy
    Aconselho:
    - em uma divisão sem acesso directo do exterior (incluindo: janelas, portas, porta de garagem, etc.).
    - Se for uma divisão com porta permanentemente trancada ainda melhor (ex.: sala técnica/ sala de máquinas).
    - A divisão deve apanhar bem o sinal dos operadores móveis (para o caso da central comunicar com o exterior via rede móvel: 2G/ 3G/ 4G/ 5G/ 6G/ 7G/ 8G...).
    - A divisão deve ter possibilidade de ligação via cabo de rede ao modem/ router de Internet (para o caso do aparelho que instalar ter essa opção). Ou seja: ter uma tomada de rede compatível com cabos RJ45, devidamente testada pelo instalador ou terceiros certificados (para ter a certeza que funciona mesmo).
    - Poderá querer ter um armário fixo à parede, por exemplo em madeira, onde depois possam fixar a central no interior, para ocultar o equipamento da vista. Se a fechadura for uma que requeira por exemplo um íman ou algo oculto para abrir ponto extra para dificultar o acesso de intrusos ao equipamento. Não utilize um armário metálico porque poderá ser necessário que a central comunique via rádio com uma central remota (via rede móvel, wi-fi, etc.) e o metal corta o sinal.

    - Não é obrigatório mas sugiro que coloquem UPS (unidade de energia ininterrupta) que mantenha a central do alarme a funcionar e a proteja de oscilações na rede eléctrica incluindo picos de tensão assim como de quedas de energia. Isto também protege a bateria de reserva da central do alarme de se estragar mais rapidamente que o normal (dependendo do sistema poderá ter de ser substituída a cada 1 a 3 anos) e assim aumentar a probabilidade de que mantenha o sistema a funcionar mesmo em caso de queda de energia mais prolongada no tempo. As baterias das UPS's têm de ser substituídas a cada 1 a 3 anos para a UPS funcionar correctamente. Pode ser necessário substituir a UPS de x em x tempo, conforme indicação do fabricante, porque eventualmente os componentes electrónicos deixam de ser eficazes, na falta de indicação talvez de 5 em 5 anos seja um prazo médio aceitável. Pessoalmente tiro a bateria da UPS, e mantenho-a ligada mas do lado de fora, porque dentro da UPS faz um calor enorme e tal degrada a bateria ainda mais rápido que o normal... mas tal poderá depender de aparelho para aparelho.
    Se os equipamentos produzirem calor poderá ser boa ideia ter ventilação.
  10.  # 17

    Também achava que tinha bateria até faltar electricidade e descobrir que na prática a bateria que no último corte de electricidade funcionava tão bem agora já não funcionava de todo.
    As baterias, mesmo as específicas para UPS, têm nas especificações dos fabricantes a duração da mesma em operação, e apesar de eventualmente ser diferente de fabricante para fabricante a durabilidade mais vulgar parecia ser 3 anos em condições normais de operação, que eu duvido que seja algo que se aplique às UPS pequenas onde a bateria está a apanhar um calor dos infernos proveniente do transformador que colocam mesmo colado à bateria... parece de propósito para degradar a performance da bateria mais depressa e obrigar a comprar uma nova.
  11.  # 18

    Vou instalar um paradox ligado ao home assistant.
    Há alguma empresa que se possa ligar ao meu alarme e monitorizar, fazer o mesmo serviço da prossegur etc mas com o meu alarme?
  12.  # 19

    Colocado por: tiagofreitas87Vou instalar um paradox ligado ao home assistant.
    Há alguma empresa que se possa ligar ao meu alarme e monitorizar, fazer o mesmo serviço da prossegur etc mas com o meu alarme?


    Existem várias CRA's que fazem esses serviços. Nós trabalhamos com a Vihume, não tenho a certeza se eles fazem contratos diretos com o cliente final ou se terá que ser através de um instalador parceiro. Mas tente falar com eles são 5 estrelas
    • zed
    • 26 fevereiro 2024

     # 20

    Colocado por: tiagofreitas87empresa que se possa ligar ao meu alarme e monitorizar, fazer o mesmo serviço da prossegur etc mas com o meu alarme?

    Só por curiosidade, o que é que eles fazem que o tiagofreitas87 não consegue fazer? O que diz no site deles é que chamam a polícia.
 
0.0416 seg. NEW