Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu contrato é a 40anos taxa variável 12M. TAN de 1.334% e TAEG de 2.4%. Já questionei no banco e só fazem a Euribor a 12M. Portanto como já indicaram noutros comentários não tenho hipótese porque o banco não negoceia a Euribor neste momento, certo? E mais tarde este é um fator que pode ser alterado ou não?
  2.  # 2

    Colocado por: Apostador

    Face a taxa variável, quanto paga a "mais"?

    A Euribor esta realmente baixa (negativa) mas as taxas swap também estão com valores histórico como nunca se viu
    Concordam com este comentário: Apostador
  3.  # 3

    Colocado por: smart
    Humm...
    Acha mesmo isso?
    Se pagar mais 100€ de taxa fixa, são 1200 por ano.
    Ao liquidar 1200 euros, ano, quanto lhe vai baixas a prestação.
    5 euros? Isto são peanuts...
    Veja a comparação...
    Taxa variável...spread mais TX anda no melhor banco a cerca de 1% de tan...
    Taxa fixa a 30 anos anda a 2.25% na melhor proposta....
    Para 150 mil corresponde a 100 euros a mais....
    Acha que em 30 anos a euribor não mexe?
    Quando acabar a euribor e passar a Ester, o BCE deixa de poder controlar, sendo controlada pelos bancos...
    Ora nos últimos anos, com o BCE a ditar as regras, existem inúmeras casos de manipulação...pesquise no Google...
    A média da Euribor nos últimos 20 anos foi cerca de 3.5%....se contratar a 2.25% é mau? E já tem spread incluído...


    É tudo uma questão de contas e... De sorte.

    Imagine que fez o CH em Jan 2015... Já com a euribor baixa.

    Ora.. 100x12 1200x 4 anos... 4800€.. E ainda não chegamos aos valores de 2015..

    Euribor a 3 meses em Jan 2015 0,076%
    Euribor a 3 meses em Jan 2019 -0,310%

    Fazendo futurologia como alguns foristas gostam, diria que apena em 2021 vai chegar a esse valor, pelo que a poupança continua...

    Fiz as contas a 100€, tanto pode ser mais como ser menos.
  4.  # 4

    Colocado por: Apostador

    É tudo uma questão de contas e... De sorte.

    Imagine que fez o CH em Jan 2015... Já com a euribor baixa.

    Ora.. 100x12 1200x 4 anos... 4800€.. E ainda não chegamos aos valores de 2015..

    Euribor a 3 meses em Jan 2015 0,076%
    Euribor a 3 meses em Jan 2019 -0,310%

    Fazendo futurologia como alguns foristas gostam, diria que apena em 2021 vai chegar a esse valor, pelo que a poupança continua...

    Fiz as contas a 100€, tanto pode ser mais como ser menos.
    em 2015 os spread rondavam quanto? 2/2,5%? Ou até mais, mais a euribor de 0,076 já não dava uma diferença de 100€. Por isso não pode fazer as contas como esta a fazer
  5.  # 5

    O spread em 2015 era igual para taxa fixa ou taxa variável, logo....
  6.  # 6

    Colocado por: ApostadorO spread em 2015 era igual para taxa fixa ou taxa variável, logo....
    O único banco que faz spread + taxa fixa é o Bankinter se não me engano. Os outros é somente uma taxa fixa de ..... (e nao considera spread). Agora de certeza que as taxas fixas tambem deviam ser mais altas.
    Eu não estou contra as taxas variável até pk atualmente tenho uma taxa variável. Mas que realmente as taxas fixas estão baixas isso estão, como a euribor também. Mas quem fixar a taxa agora estar precavido com uma eventual subida
    • nmex2
    • 13 fevereiro 2019

     # 7

    já foi demonstrado por mais que uma vez, que com poupança aqui poupança ali, e ir amortizando, um crédito de 40 anos facilmente reduz para pouco mais de metade, e com poupanças significativas no custo total do crédito,

    mas continuamos na busca dos spreads mais baixos (ou taxa fixa) mesmo que isso significa estar a pagar o crédito por 40 anos, e por vezes pagar o valor do empréstimo em juros, seguros e comissões.
  7.  # 8

    Nmex2 vou abater um CH onde pago 2% ao onde pra quê? Se posso ter o meu € a render muito mais do que isso?

    Tudo depende do perfil de cada um..
    • nmex2
    • 13 fevereiro 2019

     # 9

    Colocado por: ApostadorNmex2 vou abater um CH onde pago 2% ao onde pra quê? Se posso ter o meu € a render muito mais do que isso?

    Tudo depende do perfil de cada um..


    certo ;)

    há casos e casos, TAN de 0,5% em créditos do “antigamente” é para deixar estar , agora para quem começa agora um crédito (em que o cenário será os indexante subirem), já poderá fazer sentido.

    e também é uma questão de arrumação dos “ovos”: a poupança gerada no CH, será sempre usada para abater no CH (em teoria já estava perdido esse capital, por pagamentos ao banco, juros, comissões, seguro, se nada fosse feito) e não para as tais férias, o carro ou tudo no vermelho 23 (aiecjvestimento SEM risco, nos dias de hoje, não da mais do que um qualquer CH).
    Concordam com este comentário: Apostador
  8.  # 10

    Totalmente de acordo..

    Há por ai uma folha de Excel de um forista de outro fórum, onde simula um abatimento mensal no CH, que dá uma taxa de poupança surpreende..
    • smart
    • 13 fevereiro 2019 editado

     # 11

    Colocado por: Apostador

    É tudo uma questão de contas e... De sorte.

    Imagine que fez o CH em Jan 2015... Já com a euribor baixa.

    Ora.. 100x12 1200x 4 anos... 4800€.. E ainda não chegamos aos valores de 2015..

    Euribor a 3 meses em Jan 2015 0,076%
    Euribor a 3 meses em Jan 2019 -0,310%

    Fazendo futurologia como alguns foristas gostam, diria que apena em 2021 vai chegar a esse valor, pelo que a poupança continua...

    Fiz as contas a 100€, tanto pode ser mais como ser menos.

    será sorte? ou estratégia...
    pois, mas independentemente da data subscrita e do passado, certo é que a TAN minima variável anda por 1% e o fixo a 2.25% por 30 anos..
    prefiro pagar mais 1.25 e saber quanto me custará ao fim do mes durante 30 anos, do que ficar á sorte...
    é que mais baixo do que isto, não acredito que seja futurologia...mas até pode ser...
    tomara que fosse a -2 que trocava já de banco para fixar a 30 anos ainda mais abaixo...
    ;-)
  9.  # 12

    Colocado por: nmex2já foi demonstrado por mais que uma vez, que com poupança aqui poupança ali, e ir amortizando, um crédito de 40 anos facilmente reduz para pouco mais de metade, e com poupanças significativas no custo total do crédito,

    mas continuamos na busca dos spreads mais baixos (ou taxa fixa) mesmo que isso significa estar a pagar o crédito por 40 anos, e por vezes pagar o valor do empréstimo em juros, seguros e comissões.
    mas tomando o meu exemplo em que tenho 60k em divida. Taxa variável da 160€ mensais, taxa fixa da 200€. Ou seja uma poupança de 40€. 40€ x 12 meses da 480€.... Como é que com essa poupança consigo reduzir para metade como referiu?
    • nmex2
    • 13 fevereiro 2019

     # 13

    Gomes

    amortiza esses 480€ no primeiro ano, no segundo, volta a poupar mais 480 (simplificando com a euribor não mercer) mais uns trocados que poupa porque a prestação mensal diminui (menor capital em dívida) e mais qualquer coisa com o seguro (um ano mais velho, mas devendo menos), juntando isso tudo, volta a amortizar, e por aí vai, ano após ano o efeito vai se “ampliando”

    no início mais devagar, depois vai “acelerando”

    se poder colocar uma poupança adicional todos os meses, imagine 20 € e considerar um aumento de 2% ao ano, ou seja no seu do ano 20,4€ e juntar ao capital a amortizar, retira uma boa quantidade de anos ao crédito.

    procure por este tema, noutro tópico, estão lá alguns exemplos com números
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gomes.
    • nmex2
    • 13 fevereiro 2019

     # 14

    Colocado por: ApostadorTotalmente de acordo..

    Há por ai uma folha de Excel de um forista de outro fórum, onde simula um abatimento mensal no CH, que dá uma taxa de poupança surpreende..


    eu sou apologista de cada um fazer a sua folha, seja excel, ou uma simples folha de papel (bastante mais trabalhoso) ;) tem enumeras vantagens
  10.  # 15

    Colocado por: nmex2Gomes

    amortiza esses 480€ no primeiro ano, no segundo, volta a poupar mais 480 (simplificando com a euribor não mercer) mais uns trocados que poupa porque a prestação mensal diminui (menor capital em dívida) e mais qualquer coisa com o seguro (um ano mais velho, mas devendo menos), juntando isso tudo, volta a amortizar, e por aí vai, ano após ano o efeito vai se “ampliando”

    no início mais devagar, depois vai “acelerando”

    se poder colocar uma poupança adicional todos os meses, imagine 20 € e considerar um aumento de 2% ao ano, ou seja no seu do ano 20,4€ e juntar ao capital a amortizar, retira uma boa quantidade de anos ao crédito.

    procure por este tema, noutro tópico, estão lá alguns exemplos com números

    Mas cada vez que faz amortização não há uma taxa que se paga?
    • nmex2
    • 13 fevereiro 2019

     # 16

    existe, normalmente (para taxa variável) 0,5% do valor amortizado e imposto de selo de 4% sobre essa valor,

    no meio dos valores em questão, essa taxa não tem expressão vs o benefício a longo prazo, de amortizar.

    amortizar frequentemente, ou fazer uma amortização única com o valor total dessas várias amortizações custará o mesmo em termos de taxa, já em benefício para o cliente, a primeira é muito mais vantajosa.
  11.  # 17

    Compensa mais abatimentos mensais de 50€ do que 600€/ano.
    Concordam com este comentário: nmex2
    • nmex2
    • 13 fevereiro 2019

     # 18

    Colocado por: ApostadorCompensa mais abatimentos mensais de 50€ do que 600€/ano.
    Concordam com este comentário:nmex2


    quem pode não “achar piada” é o banco

    mas associado a um seguro actualizado mensalmente (ainda os haverá que não o fazem) , é a maneira mais efeiciente
  12.  # 19

    Sem dúvida.

    A folha de excel que falo, basicamente começa no 1º mês, imaginamos com 50€, no mês seguinte os 50€ + o € que a mensalidade baixou, e assim sucessivamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bgreat
  13.  # 20

    Os bancos não estabelecem um valor mínimo de valor que se pode abater?
 
0.0228 seg. NEW