Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: ruijorge.o.pereiraQuer dizer que sem uma segunda fonte de calor, não há necessidade de depósito de inércia
    nada disso, com outras fontes de calor é obrigatório deposito de inercia com volume adequado ás fontes termicas,

    somente com a bomba de calor pode ser necessário ou não dependendo de muitos factores, sendo que é muito mais simples a existência do mesmo com um pequeno volume derivado principalmente a questões hidráulicas e para efeitos de descongelação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijorge.o.pereira
  2.  # 42

    Colocado por: jorgealvesnada disso, com outras fontes de calor éobrigatóriodeposito de inercia com volume adequado ás fontes termicas,

    somente com a bomba de calor pode ser necessário ou não dependendo de muitos factores, sendo que é muito mais simples a existência do mesmo com um pequeno volume derivado principalmente a questões hidráulicas e para efeitos de descongelação.


    Quer dizer que só justifica depósito de inércia para circuitos de baixo volume a não ser que exista uma segunda fonte de calor. E o que considera circuitos de baixo volume? Até que área considerando uma situação de quente e frio?
  3.  # 43

    Ajuda por favor a esclarecer em que situações pode ser benéfico um depósito de inércia mesmo não tendo fonte de calor secundária.
    Obrigado.
  4.  # 44

    Colocado por: jorgealvessendo que é muito mais simples a existência do mesmo com um pequeno volume derivado principalmente a questões hidráulicas e para efeitos de descongelação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijorge.o.pereira
  5.  # 45

    Colocado por: jorgealves


    Pode ser mais claro para um leigo como eu? :)
    Pelo que percebi o depósito de inércia será sempre benéfico desde que seja de pequeno volume mediante a dimensão da BC e área de piso radiante?
  6.  # 46

    Colocado por: ruijorge.o.pereiraBoa tarde,

    Para uma área de 140m2 distribuída por dois pisos (80 + 60) uma bomba de 9kw seria suficiente?
    Zona de Guimarães. Para AQS teria outra bomba de calor. Recomendam?

    Sr. Rui Pereira, vou construir em Guimarães e tenho previsto a colocação de piso radiante para 180 m2 com bomba de calor 12kw ( aquecimento + arrefecimento ) e outra bomba para AQS para que tenha um sistema independente. Na construção da habitação tenho contemplado um excelente isolamento( ETICS 8cm + bloco térmico 24 cm + lã de rocha 10cm + gesso cartonado 1,2 cm ) e o vidro 6+16+4+4 mm mas tenho dúvidas que o arrefecimento através do PRH seja suficiente. O AC para mim não é solução porque não é nada confortável. Qual é a sua opinião?
  7.  # 47

    Colocado por: vieiraromeu
    Sr. Rui Pereira, vou construir em Guimarães e tenho previsto a colocação de piso radiante para 180 m2 com bomba de calor 12kw ( aquecimento + arrefecimento ) e outra bomba para AQS para que tenha um sistema independente. Na construção da habitação tenho contemplado um excelente isolamento( ETICS 8cm + bloco térmico 24 cm + lã de rocha 10cm + gesso cartonado 1,2 cm ) e o vidro 6+16+4+4 mm mas tenho dúvidas que o arrefecimento através do PRH seja suficiente. O AC para mim não é solução porque não é nada confortável. Qual é a sua opinião?


    Acabei por não avançar para solução PRH optando por recuperador e radiadores também devido às restrições da obra no momento em que tomei a decisão.
    Se fosse a si havendo possibilidade não hesitava em escolher o PRH.
  8.  # 48

    Porque nao?
  9.  # 49

    Eu acho muito etics 8cm bloco termico e gesso projetado penso que jà chegava perfeitamente.
    Mas aconcelho sempre la de rocha e gesso cartonado,porque fissura muito menos ou quase nada. Depende sempre do budget de cada um
    :)
  10.  # 50

    Fiz estas perguntas noutro tópico,se alguém puder ajudar



    Boas eu gostava que me explique se umas dúvidas com respeito a este tema.
    Quanto acresce de preço aumentar expresura do estics de 6cm para 8 cm?
    Quanto custa abrir e fechar rocos para eletricidade e canalização q faça falta em paredes exteriores?
    Quanto custa o m2 de estuque projetado?
    Quanto custa um bloco térmico e um tijolo normal de 20x20x40?
    Obrigados
    • NPRP
    • 16 novembro 2019

     # 51

    Colocado por: vieiraromeu
    Sr. Rui Pereira, vou construir em Guimarães e tenho previsto a colocação de piso radiante para 180 m2 com bomba de calor 12kw ( aquecimento + arrefecimento ) e outra bomba para AQS para que tenha um sistema independente. Na construção da habitação tenho contemplado um excelente isolamento( ETICS 8cm + bloco térmico 24 cm + lã de rocha 10cm + gesso cartonado 1,2 cm ) e o vidro 6+16+4+4 mm mas tenho dúvidas que o arrefecimento através do PRH seja suficiente. O AC para mim não é solução porque não é nada confortável. Qual é a sua opinião?

    Caro Vieira,
    Porque escolhe ter 2 bombas de calor (dedicada em exclusivo ao PRH e AQS) quando existem soluções em que a mesma BC faz as duas coisas? Pode partilhar a marca do PRH, de ambas as bombas e custo associado?
    Obrigado,
    Vou construir em VNG.
  11.  # 52

    Provavelmente porque lhe disseram que a BC não faz AQS enquanto aquece a casa por piso radiante.
    Ou porque não faz AQS no verão enquanto a BC faz frio.
    • box
    • 17 novembro 2019

     # 53

    O argumento que costumam usar é que no verão vai ter um autocarro para transportar 1 pessoa...
  12.  # 54

    Colocado por: vieiraromeuSr. Rui Pereira, vou construir em Guimarães e tenho previsto a colocação de piso radiante para 180 m2 com bomba de calor 12kw ( aquecimento + arrefecimento ) e outra bomba para AQS para que tenha um sistema independente. Na construção da habitação tenho contemplado um excelente isolamento( ETICS 8cm + bloco térmico 24 cm + lã de rocha 10cm + gesso cartonado 1,2 cm ) e o vidro 6+16+4+4 mm mas tenho dúvidas que o arrefecimento através do PRH seja suficiente. O AC para mim não é solução porque não é nada confortável. Qual é a sua opinião?

    Moro na mesma zona. Não tenho esse isolamento todo e o PRH chega perfeitamente para ARREFECER no verão. (Se bem instalado claro)
    Tranquilo.
  13.  # 55

    Colocado por: Pedro Azevedo78Não tenho esse isolamento todo
    nota importante: o excessivo isolamento e com o esquema apresentado irá ter a consequência de perder a inercia térmica das paredes originado maiores e mais rápidas flutuações da temperatura ambiente potenciando os ganhos solares que de verão poderam ser excessivos,

    menos seria muito melhor e muitissimo mais em conta.
    Concordam com este comentário: lmatos
  14.  # 56

    Sim. O esquema do isolamento não me parece o melhor para usar PRH. Além de mais caro.
    Faça um bom etics com lã de rocha que fica melhor servido.
 
0.0218 seg. NEW