Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, preciso que me ajudem a esclarecer uma dúvida.

    Um contrato cpcv em que refere que o comprador como sinal paga aos vendedores o valor de 10mil€, mas sendo assinado e esse cheque não ter sido passado, o contrato é válido? ou o comprador pode desistir da compra sem prejuízos.

    e se puderem explicar o significado de:
    "(...) no ato da assinatura do presente contrato promessa, a importância de 10mil€ através de cheque (o tal que não foi passado), E O PRESENTE CONTRATO DARÁ QUITAÇÃO APÓS BOA COBRANÇA. Não consigo entender isto.
    O cheque tem que existir mesmo para este contrato ser válido? ou se este cheque não for passado no dia da assinatura do contrato, tem que se pagar o total no dia da escritura com a apresentação do tal contrato.
    esclareçam-me por favor.
  2.  # 2

    nao ha muito a esclarecer..... so devia assinar o contrato com o cheque na mao.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  3.  # 3

    Compreendo...

    Então se não há cheque o contrato nao é valido? Mesmo estando assinado pelos compradores e pelos vendedores.
    Se os compradores quiserem desistir do negócio podem fazê-lo sem prejuízos?
  4.  # 4

    Colocado por: ana1991apSe os compradores quiserem desistir do negócio podem fazê-lo sem prejuízos?

    Perdem o sinal que pagaram ..... 0€
  5.  # 5

    Colocado por: ana1991apSe os compradores quiserem desistir do negócio podem fazê-lo sem prejuízos?


    neste momento sim.... se voce quiser fazer valer o contrato terá que ir para tribunal com todos os custos que isso acarreta.

    por outro lado se o dinheiro ja estivesse do seu lado (dinheiro!!!! nao é o cheque, pois o mesmo pode nao ter provisao), o comprador se desistisse do negocio so via os 10 mil euros se voce assim o entendesse e fosse boa pessoa!


    EDIT. opiniao sem ver o contrato e as clausulas.
  6.  # 6

    Vou redigir o contrato a partir da 3a cláusula.
    Se me puder esclarecer agradeço-lhe
  7.  # 7

    cláusula terceira

    preço e condições de pagamento

    o preço de venda da fracção ora prometida é ajustado entre os outorgantes no montante global de ....€, que será pago da forma a seguir descriminada:

    a) como sinal, o segundo autorgante paga aos primeiros, no ato da assinatura do presente contrato promessa, a importância de 10mil€, através de cheque, e o presente contrato dará quitação após boa cobrança; (relembro que o cheque não existe, apenas um de caução de 2.500€ que nem é referido no contrato)

    b) no ato da celebração do titulo de compra e venda, o segundo autorgante paga aos primeiros o preço de ...€ mediante a entrega de cheque bancário;


    cláusula quarta


    financiamento

    aqui refere que vai haver um crédito bancário e caso este não seja aprovado o cheque sinal é devolvido ao segundo autorgante.


    Clausula quinta

    prazo

    cláusula sexta

    incumprimento/resolução
    1. em caso de incumprimento do presente contrato promessa por motivos imputáveis ao segundo autorgante, assistirá aos primeiros a faculdade de fazerem sua a quantia recebida a título de sinal e principio de pagamento. ( aqui não percebo se posso exigir o tal cheque, se não foi passado na hora da assinatura posso exigir os 10mil na mesma?)
  8.  # 8

    será viável levar este contrato para os tribunais? há de alguma forma a possibilidade de terem que pagar os 10mil?
  9.  # 9

    Colocado por: ana1991apcláusula quarta

    financiamento

    aqui refere que vai haver um crédito bancário e caso este não seja aprovado o cheque sinal é devolvido ao segundo autorgante.



    Aqui parece-me que com muita má fé, o comprador pode não conseguir o crédito e pedir-lhe o cheque de 10mil de volta.

    E depois da-se este dialogo hipotético.

    - Qual cheque? Não me foi entregue.
    - No contrato diz que sim. prove que não foi!
  10.  # 10

    Colocado por: ana1991apserá viável levar este contrato para os tribunais? há de alguma forma a possibilidade de terem que pagar os 10mil?


    Pelo que leio duvido, quanto muito o contrato não tem validade precisamente pelo facto de eles nunca terem pago os 10mil
  11.  # 11

    No contrato diz, após “boa cobrança”... isso é fácil provar que não foi cobrado...
    O contrato só é válido “após boa cobrança do cheque”, não tendo sido feito a boa cobrança do mesmo (não havia cheque), para mim o contrato não é válido sequer.
    Para mim nem caso é pra tribunais.
    Ps: é só a minha opinião.
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana1991ap
  12.  # 12

    Colocado por: hangas


    Aqui parece-me que com muita má fé, o comprador pode não conseguir o crédito e pedir-lhe o cheque de 10mil de volta.

    E depois da-se este dialogo hipotético.

    - Qual cheque? Não me foi entregue.
    - No contrato diz que sim. prove que não foi!


    É precisamente o contrário... quem quer o cheque, é que tem de provar que o entregou.
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana1991ap
  13.  # 13

    Mas compreendo o que quer dizer.
  14.  # 14

    Esse contrato foi assinado há quanto tempo?
  15.  # 15

    Foi no mês passado
  16.  # 16

    pediu o cheque?
  17.  # 17

    Não percebo nem nunca perceberei porque é que as pessoas não dizem simplesmente "NÃO" quando lhes propõem coisas absurdas como esta.
    Escrevem num contrato que receberam um cheque mas, afinal não receberam nenhum cheque e depois, assinam isto assim, de cruz.

    É inacreditável.

    Repare que, se argumentarem que lhe deram o cheque, se disserem que não depositou porque não quis, ficamos como?
    Às vezes, com coisas mais simples, há má fé, há desacordo e embrulha-se tudo em anos de tribunal.
    Com algo como isto, o potencial de litigação é brutal - incrível.

    Se acham algo esquisito, recusam, é tão simples quanto isso. RECUSAM.

    Ajudar neste caso, só conhecendo melhor a situação.
    Eu, pessoalmente, fazia tudo para sair desse contrato mas, pelo que está visto, nem prazos deve ter...
  18.  # 18

    Tem prazos sim... 90 dias para efetuar a escritura desde o dia em que foi assinado e 30 dias para confirmar a aprovação ou negação do crédito
  19.  # 19

    Não querendo assustar, se o crédito for aprovado, se a casa for "comprada/vendida", já pensou como é que vai ser a conversa no dia da escritura?

    Se lhe disserem, imaginemos, que o valor de venda é 100, menos 10 que já foram entregues como sinal, temos que pagar agora 90.
    O que é que vai dizer nessa altura?

    Já agora, qual foi a justificação que lhe apresentaram para não lhe darem o cheque?
  20.  # 20

    Que iriam entregar o cheque mais tarde quando vendessem um outro imóvel. Mas até agora nao houve cheque nenhum
 
0.0192 seg. NEW