Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Que fique bem claro: o problema de anabreu é em grande medida sua responsabilidade e não se resolve de forma ligeira como anabreu parece pensar. A solução passa por consulta jurídica, onde será prestada informação detalhada - e não por respostas anónimas num fórum.

    Ninguém compra um imóvel arrendado sem o saber! Nenhum banco empresta dinheiro sobre um imóvel arrendado de forma tão leviana. Cabe na cabeça de alguém comprar um imóvel, e não se informar minimamente sobre as implicações de um arrendamento do bem que vai comprar ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  2.  # 22

    Assim sendo agradeço então por corrigir o meu erro e chamar-me a atenção!

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  3.  # 23

    Obrigada a todos por tentar ajudar.
    Pois eu não fui nada inteligente na altura. O meu pai ate disse que era para esperar que ela saísse. Mas acreditei quando me disseram que ela ia sair apos a compra.
    Ela não tem nenhum contrato de aluguer. É obrigada a sair? É que o advogado disse que não é, so daqui a 5 anos, por eu ter comprado a casa.
    Eu tive direito a um empréstimo porque trabalho e também porque tenho 30 anos.

    Caro luísvv em relação ao seu comentário de eu ter consultado um advogado eu realmente tenho um so k como já disse ele não me resolve o problema, por isso duvido que ele seja “competente”. Antes estive com outro advogado e ele disse que era difícil e que era para esperar, por isso mudei advogado, mas este so disse esta data. Não me deu muitas informações.

    Ela tem mais de 60anos e o advogado tambem disse que eu tinha que pagar para ela sair.
    O que posso fazer em concreto? O próprio advogado diz que é para esperar.Sera que nao ha outra resposta?
  4.  # 24

    Se tem mais mais de 60 anos, ela tem a faca e o queijo na mão. O mais certo, se ela gostar de viver na casa, é lá ficar até morrer. Na minha opinião, a sua única alternativa é tentar chegar a um acordo de indemnização.
  5.  # 25

    Caro Royal para piorar a situaçao a imobiliaria ja nao existe :(
    Pois J. Fernandes, mas como ja estou a pagar a casa, keria que ela saisse sem indemnizaçao.
    Ja nao sei o k fazer...
  6.  # 26

    Não sai. Pelo menos de borla. A sua única hipótese será a anulação da escritura, se conseguir provar que foi enganada.
  7.  # 27

    Colocado por: anabreuem relação ao seu comentário de eu ter consultado um advogado eu realmente tenho um so k como já disse ele não me resolve o problema, por isso duvido que ele seja “competente”.


    Se duvida da competência de um profissional, consulte outro. De qualquer forma, o que você entende por "não me resolve o problema" eu entendo como "não lhe dá a solução que você gosta" - o que faz toda a diferença. Já pensou que o problema não está no advogado, mas na sua atitude e nas suas expectativas? Já imaginou, por um momento que seja, que a solução que você deseja simplesmente não é possível ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aeglos
  8.  # 28

    Colocado por: AugstHillNão sai. Pelo menos de borla. A sua única hipótese será a anulação da escritura, se conseguir provar que foi enganada.


    Ainda há uns dias o tribunal reverteu a venda que as Finanças tinham feito de um imovel penhorado, pq não tinham informado o comprador que a casa estava alugada.
  9.  # 29

    Ela tem mais de 60anos e o advogado tambem disse que eu tinha que pagar para ela sair.
    O que posso fazer em concreto? O próprio advogado diz que é para esperar.Sera que nao ha outra resposta?


    Perceba isto: comprou uma casa com uma inquilina. Não pode pura e simplesmente mandá-la embora. Ou chega a um acordo, ou cumpre a lei.
  10.  # 30

    Colocado por: aeglos
    Colocado por: AugstHillNão sai. Pelo menos de borla. A sua única hipótese será a anulação da escritura, se conseguir provar que foi enganada.


    Ainda há uns dias o tribunal reverteu a venda que as Finanças tinham feito de um imovel penhorado, pq não tinham informado o comprador que a casa estava alugada.


    "Esta casa tinha 2 departamentos comprei o departamento inferior, contudo neste estava uma senhora a rendar a casa desde 1985. Mas como na agencia informaram-me que ela era obrigada a sair apos o momento que eu comprasse a casa, fiquei descansada"

    Neste caso tinha total conhecimento da situação.

    Cumprs
  11.  # 31

    Colocado por: anabreuEla não tem nenhum contrato de aluguer.
    Anabreu
    Se ela PAGA renda, é porque tem um contrato de aluguer... mesmo que este contrato não esteja ESCRITO.

    Portanto, você sabia que ia comprar uma casa arrendada, mas foi induzida em erro pelo vendedor e pela mediadora imobiliária. O problema é que vai ser difícil provar isso, a não ser que tenha algum documento escrito e testemunhas que o comprovem...
    Caso consiga prová-lo (em tribunal não basta a sua palavra), devia ser possível anular a compra e exigir uma indemnização (que cobrissem os custos que teve com todo o processo).

    Outra questão é saber se esse contrato deu entrada nas Finanças.

    (ATENÇÃO: Uma coisa é estar "Legal" do ponto de vista Jurídico. Outra coisa é estar "legal" do ponto de vista Fiscal).

    É que você ainda tem outro berbicacho a resolver: A renda da sua inquilina tem de ser declarada no seu IRS.

    (Ora aí está uma boa denuncia às Finanças! Será que o malandro que lhe vendeu a casa declarou o rendimento de 24 anos de rendas às Finanças?)


    PS: AugstHill, não me parece que os contratos de arrendamento tenham de ser registados como ónus nas Certidões da Conservatória do Registo Predial...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AugstHill
  12.  # 32


    PS: AugstHill, não me parece que os contratos de arrendamento tenham de ser registados como ónus nas Certidões da Conservatória do Registo Predial...


    Yep, admito que já estava a ir para além das minhas competências
  13.  # 33

    Colocado por: aeglosNephilim,

    Como deve calcular não é bem assim. Comprou a casa que na altura tinha um contrato de aluguer válido (imaginando que seja válido claro!) logo isso não "desaparece" com a venda do imóvel. Já imaginou que se assim fosse era tão simples "correr" com qualquer pessoa que tivesse numa casa alugada? Com certeza outros "foristas" colocarão aqui o DL que define estes procedimentos.



    "Esta casa tinha 2 departamentos comprei o departamento inferior, contudo neste estava uma senhora a rendar a casa desde 1985. Mas como na agencia informaram-me que ela era obrigada a sair apos o momento que eu comprasse a casa, fiquei descansada"

    Neste caso tinha total conhecimento da situação.

    Cumprs"


    Desculpa lá mas aqui ha uma coisa estranha , e colega que comprou a casa nao tem culpa que lá vive uma inquelina e que nao pode sair, portanto das 2 uma...
    ou a inquilina saí ou a agencia ENGANOU a colega do forum.
    Eu sei o que digo e neste caso ouve uma fraude onde a colega nao +e perdida nem achada, eu mudava a fechadura e qdo viesse a GNR mostrava o papel da agencia onde diz que eu como comprador tinha direito á casa depois de a comprar, se é ilegal acredito que seja mas a culpa é da imobiliária eles é que andam a enganar e a a roubar as pessoas. Como tal a ideia é passar a culpa po lado da imobiliária, eu ponha-lhes um processo em cima.
  14.  # 34

    Colocado por: Nephilim
    Colocado por: aeglosNephilim,

    Como deve calcular não é bem assim. Comprou a casa que na altura tinha um contrato de aluguer válido (imaginando que seja válido claro!) logo isso não "desaparece" com a venda do imóvel. Já imaginou que se assim fosse era tão simples "correr" com qualquer pessoa que tivesse numa casa alugada? Com certeza outros "foristas" colocarão aqui o DL que define estes procedimentos.



    "Esta casa tinha 2 departamentos comprei o departamento inferior, contudo neste estava uma senhora a rendar a casa desde 1985.Mas como na agencia informaram-me que ela era obrigada a sair apos o momento que eu comprasse a casa, fiquei descansada"












    Neste caso tinha total conhecimento da situação.

    Cumprs"


    Desculpa lá mas aqui ha uma coisa estranha , e colega que comprou a casa nao tem culpa que lá vive uma inquelina e que nao pode sair, portanto das 2 uma...
    ou a inquilina saí ou a agencia ENGANOU a colega do forum.
    Eu sei o que digo e neste caso ouve uma fraude onde a colega nao +e perdida nem achada, eu mudava a fechadura e qdo viesse a GNR mostrava o papel da agencia onde diz que eu como comprador tinha direito á casa depois de a comprar, se é ilegal acredito que seja mas a culpa é da imobiliária eles é que andam a enganar e a a roubar as pessoas. Como tal a ideia é passar a culpa po lado da imobiliária, eu ponha-lhes um processo em cima.


    Não é assim tão simples Nephilim

    "Caro Royal para piorar a situaçao a imobiliaria ja nao existe "

    Cumprs
  15.  # 35

    Ana, não siga o conselho de trocar a fechadura, pode arranjar um problema ainda maior do que já tem.

    Como já outros aqui o disseram, a melhor coisa a fazer é arranjar um bom advogado, com experiência nestes assuntos.

    Boa sorte!
  16.  # 36

    Colocado por: gfrmartins
    Colocado por: Nephilim
    Colocado por: aeglosNephilim,

    Como deve calcular não é bem assim. Comprou a casa que na altura tinha um contrato de aluguer válido (imaginando que seja válido claro!) logo isso não "desaparece" com a venda do imóvel. Já imaginou que se assim fosse era tão simples "correr" com qualquer pessoa que tivesse numa casa alugada? Com certeza outros "foristas" colocarão aqui o DL que define estes procedimentos.



    "Esta casa tinha 2 departamentos comprei o departamento inferior, contudo neste estava uma senhora a rendar a casa desde 1985.Mas como na agencia informaram-me que ela era obrigada a sair apos o momento que eu comprasse a casa, fiquei descansada"












    Neste caso tinha total conhecimento da situação.

    Cumprs"


    Desculpa lá mas aqui ha uma coisa estranha , e colega que comprou a casa nao tem culpa que lá vive uma inquelina e que nao pode sair, portanto das 2 uma...
    ou a inquilina saí ou a agencia ENGANOU a colega do forum.
    Eu sei o que digo e neste caso ouve uma fraude onde a colega nao +e perdida nem achada, eu mudava a fechadura e qdo viesse a GNR mostrava o papel da agencia onde diz que eu como comprador tinha direito á casa depois de a comprar, se é ilegal acredito que seja mas a culpa é da imobiliária eles é que andam a enganar e a a roubar as pessoas. Como tal a ideia é passar a culpa po lado da imobiliária, eu ponha-lhes um processo em cima.


    Não é assim tão simples Nephilim

    "Caro Royal para piorar a situaçao a imobiliaria ja nao existe "

    Cumprs


    Niguem disse que era simples, mas entao concorda comigo que estamos perante uma venda fraudolenta da parte da imobiliária.
  17.  # 37

    Colocado por: MetaHouseAna, não siga o conselho de trocar a fechadura, pode arranjar um problema ainda maior do que já tem.

    Como já outros aqui o disseram, a melhor coisa a fazer é arranjar um bom advogado, com experiência nestes assuntos.

    Boa sorte!


    O problema/culpa que deve ser passado para quem vendeu a casa e enganou o comprador.

    Sim pode arranjar um advogado mas isso demora anos e até lá dorme debaixo da ponte a pagar uma casa que nao pode usufruir.

    Cada um sabe de si. Mas presumo que aqui a ideia era ter a casa para usar, e ter ter a casa para nao usar...a menos que tenha percebido mal.
  18.  # 38

    Mesmo que seja (tendo em conta a historia contada), é muito dificil de provar essa situação.

    A grande culpa desta situação é a anaabreu, compra uma casa e não se informa? Apenas se fia numa unica informação dada de boca pela agencia?

    Como se prova esta situação? Foi mesmo isto que a agencia disse ou foi o que a anaabreu percebeu?

    Agora a sua proposta de resolução não me parece que resulte, e apenas trará mais problemas para a anaabreu. Neste momento ela não tem qualquer razão para tirar de lá a inquilina, essa está lá e está lá legalmemente

    Cumprs
    • aeglos
    • 28 agosto 2009 editado

     # 39

    Colocado por: gfrmartinsA grande culpa desta situação é a anaabreu, compra uma casa e não se informa? Apenas se fia numa unica informação dada de boca pela agencia?


    Basicamente resume-se a isso sim.. até porque quer dizer.. quando visitou a casa para a comprar não achou nada estranho? Estava lá a inquilina? Ficou alguma coisa escrita relativamente a essa afirmação da imobiliária (esta aposto que sei a resposta...)

    Basicamente das 3 uma: ou vai a um advogado para chegar a acordo com a inquilina - não se meta a fazer isso sozinha, porque já se viu onde isso conduziu da última vez que tratou de casas - , ou vai a um advogado para em tribunal reverter a venda por má-fé do vendedor (é possível). Ou ainda, recebe a renda da inquilina, paga o empréstimo e continua tudo como está..
  19.  # 40

    Colocado por: Nephilim eu mudava a fechadura e qdo viesse a GNR mostrava o papel da agencia onde diz que eu como comprador tinha direito á casa depois de a comprar


    Mas QUAL papel? é que reli a thread toda e não vi referencia alguma a um papel passado pela agencia...
 
0.0236 seg. NEW