Iniciar sessão ou registar-se
    • SI_28
    • 16 fevereiro 2019

     # 1

    Boa Noite,

    Antes demais, e em primeiro lugar, cumprimentar todos os participantes desde forum.

    Em segundo, prefiro ao longo desta discussão manter o anonimato porque nunca se sabe quem por aqui anda ;)

    Neste momento deparo-me com um problema num terreno cuja posse divido com um familiar. O terreno foi-nos doado à cerca de 1ano e durante essa fase deparamo-nos com um erro de medição do terreno. Fizemos tudo o que nos competia, realizamos novas medições, expusemos o assunto à câmara, a câmara aceitou o nosso pedido e legalizou-nos o terreno com a medição correta. Contudo, quando quisemos fazer o destaque do terreno em que uma parte iria para meu nome e outra para o nome do outro dono, surgiu-nos um problema nas finanças. A mulher que está à frente daquele departamento tem por hábito complicar as coisas. Tudo que envolva terrenos urbanos ela tem rejeitado tudo e, quando não o faz, tende a pedir papéis, papéis e papéis. Ou seja, ou se desiste por cansaço ou então andas anos para tratar dos assuntos. No nosso caso ela simplesmente rejeita o pedido só porque sim. Ora pede este papel, ora pede o outro e nada. Já fiz tudo o que podia e só me resta a solução de expor o assunto ao tribunal, mas isso implicará custos e tempo, algo que neste momento não tenho.

    A minha pergunta é: não poderei ir diretamente ao departamento de finanças regional para tratar disto? Ou só o consigo fazer no departamento das finanças a qual pertence o terreno? Alguém aqui que tenha passado pelo mesmo e tenha conseguido resolver sem problemas?

    Desde já obrigado
    • size
    • 16 fevereiro 2019

     # 2

    Terá que ser feito na Repartição de Finanças afecta à zona do terreno.

    Em concreto, qual é o problema que as Finanças alegam ?

    Áreas erradas ?
    • SI_28
    • 16 fevereiro 2019

     # 3

    Não, basicamente a mulher alega que temos de fazer prova de que aquilo era nosso. Mas dps nao quer ouvir testemunhas. O terreno em causa tem uma casa de lado e outra atrás, e do outro é estrada, nnc sofreu qq alteração. A própria câmara deu luz verde à nova medição aceitou, o terreno já está registado com as novas medições quer na câmara quer no registo predial.

    Agora não consigo fazer nada porque ela insiste que não passa o destaque e assim está. Já fiz uma reclamação mas para meu espanto a reclamação foi para a gaja e, como é óbvio, ela não deu luz verde. O grande problema é que aquilo já está no nome de pessoas diferentes, teriamos de passar novamente para nome dos donos anteriores, criar artigos diferentes para o mesmo terrenos e por ai fora. Ou seja, ela pede o que sabe que é impossível. Neste momento ou espero que ela saia dali ou meto o processo em tribunal
    • size
    • 17 fevereiro 2019

     # 4

    Tem que entregar esse problema a um solicitador ou advogado, porque anda aí muita confusão....
    Diz que tem um terreno que divide com um familiar, portanto 2 proprietários...
    Depois, diz que o terreno está em nome de outras pessoas...
    Muita confusão...
    Claro, que nas Finanças não há que ouvir testemunhas para fazer prova de quem é o terreno.
    Concordam com este comentário: JJMoreira, LS 51
    • SI_28
    • 17 fevereiro 2019

     # 5

    size, o terreno hoje em dia está em meu nome e de outra pessoa.

    A mulher das finanças é que quer que volte a colocar o terreno no nome dos anteriores donos para eles pagarem uma multa e para dps criar um artigo diferente para os metros em falta (nas finanças). Ou seja, não liga puto ao que diz a câmara nem ao registo predial.

    Estou mesmo a ver que só em tribunal. Problema é que isso lá deve arrastar-se tipo meses. E neste momento tenho um projeto que estava pronto para ser entregue na câmara, tenho dinheiro já pago do projeto e arrisco-me a ter que desistir de tudo.
    • frt
    • 17 fevereiro 2019

     # 6

    Entregue noutro serviço de finanças o pedido. Desde que vá acompanhado de levantamento topografico a alteração de áreas é imediata
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SI_28
    • SI_28
    • 17 fevereiro 2019

     # 7

    Será? Foi-me dito que isso não era possível
  1.  # 8

    Creio que não precisa de ir para tribunal.
    Penso que está a pular um passo.

    Fez a actualização das areas do terreno-mae na camara, nas finanças e na conservatória?
    Tratou de obter a Certidão de Destaque de Parcela na câmara?

    Há construções no terreno?
    Obteve a posse do terreno por escritura publica?
  2.  # 9

    Colocado por: SI_28Não, basicamente a mulher alega que temos de fazer prova de que aquilo era nosso. Mas dps nao quer ouvir testemunhas. O terreno em causa tem uma casa de lado e outra atrás, e do outro é estrada, nnc sofreu qq alteração. A própria câmara deu luz verde à nova medição aceitou, o terreno já está registado com as novas medições quer na câmara quer no registo predial.

    Agora não consigo fazer nada porque ela insiste que não passa o destaque e assim está. Já fiz uma reclamação mas para meu espanto a reclamação foi para a gaja e, como é óbvio, ela não deu luz verde. O grande problema é que aquilo já está no nome de pessoas diferentes, teriamos de passar novamente para nome dos donos anteriores, criar artigos diferentes para o mesmo terrenos e por ai fora. Ou seja, ela pede o que sabe que é impossível. Neste momento ou espero que ela saia dali ou meto o processo em tribunal


    Acho normal que as Finanças exijam que façam prova de que aquilo era vosso.

    Caso contrário, qualquer um podia ir incorporar no seu terreno, um pedaço, ou até um bom pedaço do terreno do vizinho.

    É claro que, se tal acontecesse o vizinho lesado poderia desfazer o que foi feito, se o que tivesse sido feito fosse ilegal.

    E o que diz a Escritura de doação?
    • LS 51
    • 17 fevereiro 2019

     # 10

    Colocado por: SI_28Não, basicamente a mulher alega que temos de fazer prova de que aquilo era nosso. Mas dps nao quer ouvir testemunhas. O terreno em causa tem uma casa de lado e outra atrás, e do outro é estrada, nnc sofreu qq alteração. A própria câmara deu luz verde à nova medição aceitou, o terreno já está registado com as novas medições quer na câmara quer no registo predial.

    Agora não consigo fazer nada porque ela insiste que não passa o destaque e assim está. Já fiz uma reclamação mas para meu espanto a reclamação foi para a gaja e, como é óbvio, ela não deu luz verde. O grande problema é que aquilo já está no nome de pessoas diferentes, teriamos de passar novamente para nome dos donos anteriores, criar artigos diferentes para o mesmo terrenos e por ai fora. Ou seja, ela pede o que sabe que é impossível. Neste momento ou espero que ela saia dali ou meto o processo em tribunal


    Se as Finanças querem que vocês façam prova de "aquilo" é vosso,então é porque vocês querem registar nas Finanças uma área superior à que consta da respetiva escritura.

    Parece-me óbvio que, se havia erro de medição, esse teria e deveria ter sido corrigido antes da feitura da escritura de doação. Daí as Finanças quererem que volte à posse dos antigos proprietários(doadores),que estes façam a correção da área e depois então se faça nova escritura com as áreas corretas.

    A alternativa legal, seria os doadores fazerem uma retificação à escritura, assinando todos essa retificação.

    Já explorou esta via?
  3.  # 11

    "prefiro ao longo desta discussão manter o anonimato porque nunca se sabe quem por aqui anda ;)"

    Este forum é top e, por aqui, só anda boa gente.

    É claro que não se devem identificar os casos em concreto.

    Contudo, acho muito receio para quem, presumo, anda a tratar as coisas de forma legal, como penso que seja o seu caso.
    Concordam com este comentário: LS 51, SI_28
    • SI_28
    • 17 fevereiro 2019

     # 12

    Colocado por: ADROatelierCreio que não precisa de ir para tribunal.
    Penso que está a pular um passo.

    Fez a actualização das areas do terreno-mae na camara, nas finanças e na conservatória?
    Tratou de obter a Certidão de Destaque de Parcela na câmara?

    Há construções no terreno?
    Obteve a posse do terreno por escritura publica?

    A atualização está feita sim. Quer na câmara quer na conservatória. Já tenho, inclusive, a certidão de destaque de parcela que me foi passada pela câmara. Contudo nas finanças continuo a não conseguir fazer essa atualização, mesmo tendo já uns 10 ou 11 documentos passados pela câmara a pedido da mulher das finanças
  4.  # 13

    Colocado por: sizeTem que entregar esse problema a um solicitador ou advogado, porque anda aí muita confusão....
    Diz que tem um terreno que divide com um familiar, portanto 2 proprietários...
    Depois, diz que o terreno está em nome de outras pessoas...
    Muita confusão...
    Claro, que nas Finanças não há que ouvir testemunhas para fazer prova de quem é o terreno.
    Concordam com este comentário:JJMoreira,LS 51


    A audição de testemunhas só seria aceite em tribunal, se alguém contestasse essa retificação, embora a prova
    documental se sobreponha à prova testemunhal.

    Penso que as Finanças ao exigirem prova da posse legal dessa área, só estão a acautelar a legalidade.

    Mas, quanto a confusão...

    Ponha confusão nisso...
    • SI_28
    • 17 fevereiro 2019

     # 14

    Colocado por: LS 51

    Se as Finanças querem que vocês façam prova de "aquilo" é vosso,então é porque vocês querem registar nas Finanças uma área superior à que consta da respetiva escritura.

    Parece-me óbvio que, se havia erro de medição, esse teria e deveria ter sido corrigido antes da feitura da escritura de doação. Daí as Finanças quererem que volte à posse dos antigos proprietários(doadores),que estes façam a correção da área e depois então se faça nova escritura com as áreas corretas.

    A alternativa legal, seria os doadores fazerem uma retificação à escritura, assinando todos essa retificação.

    Já explorou esta via?
    a escritura foi feita tendo por base esse erro de medição, ou seja, aquando da passagem de nome foi feita a correção da medicação, aprovação da câmara e posteriormente feitas as escrituras já das novas medidas. Posteriormente foi criado um imi provisória para essas novas medições e pedido de destaque do terreno. E aqui ficou, a mulher não aceita nada, pede documentos e nem os lê dps, pede cenas por pedir e mantém a sua ideia inicial.
    • SI_28
    • 17 fevereiro 2019

     # 15

    Colocado por: frtEntregue noutro serviço de finanças o pedido. Desde que vá acompanhado de levantamento topografico a alteração de áreas é imediata
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SI_28
    relativamente a este assunto tive a falar com pessoas da área e foi-me dito que não é possível isso, ou seja, eu posso entregar o pedido de destaque em qualquer departamento das finanças mas a validação vai sempre para o departamento de finanças á qual pertence o terreno. Nada feito portanto
    • LS 51
    • 17 fevereiro 2019

     # 16

    Colocado por: SI_28a escritura foi feita tendo por base esse erro de medição, ou seja, aquando da passagem de nome foi feita a correção da medicação, aprovação da câmara e posteriormente feitas as escrituras já das novas medidas. Posteriormente foi criado um imi provisória para essas novas medições e pedido de destaque do terreno. E aqui ficou, a mulher não aceita nada, pede documentos e nem os lê dps, pede cenas por pedir e mantém a sua ideia inicial.


    Então se na escritura as medidas estão corretas, já corrigidas, isso é prova suficiente da posse legal dessa área.

    Não estou aperceber qual a dúvida da sra das Finanças!
    • SI_28
    • 17 fevereiro 2019 editado

     # 17

    Colocado por: LS 51

    Então se na escritura as medidas estão corretas, já corrigidas, isso é prova suficiente da posse legal dessa área.

    Não estou aperceber qual a dúvida da sra das Finanças!
    as medidas corretas já estão na câmara, já tenho a certidão predial tb corrigida mas nas finanças ela não aceita o imi provisório para as novas medidas. Não aceitando isso não passa o devido destaque do terreno. Já fui aconselhado a consultar um advogado para desbloquear o processo.
    • LS 51
    • 17 fevereiro 2019

     # 18

    Colocado por: SI_28as medidas corretas já estão na câmara, já tenho a certidão predial tb corrigida mas nas finanças ela não aceita o imi provisório para as novas medidas. Não aceitando isso não passa o devido destaque do terreno. Já fui aconselhado a consultar um advogado para desbloquear o processo.


    E, na escritura, as medidas já estão corretas ou retificou as medidas após a escritura?

    É que são duas situações diferentes.
    • SI_28
    • 17 fevereiro 2019

     # 19

    Colocado por: LS 51

    E, na escritura, as medidas já estão corretas ou retificou as medidas após a escritura?

    É que são duas situações diferentes.
    no contrato de doação, foi explicado o porquê da alteração e colocadas as novas medições já nesse contrato. Ao assinar já tinha os papéis da câmara a confirmar a aceitação dessa alteração também. Ao dia de hoje a câmara já me disponibilizou inúmeros documentos, tais como a nova planta topográfica do terreno e a certidão para o destaque do mesmo.
    • LS 51
    • 17 fevereiro 2019

     # 20

    Colocado por: SI_28no contrato de doação, foi explicado o porquê da alteração e colocadas as novas medições já nesse contrato. Ao assinar já tinha os papéis da câmara a confirmar a aceitação dessa alteração também. Ao dia de hoje a câmara já me disponibilizou inúmeros documentos, tais como a nova planta topográfica do terreno e a certidão para o destaque do mesmo.


    Mas foi contrato de doação ou escritura de doação?

    Já há escritura pública ou ficaram-se por um contrato?

    É que contrato(supõe-se que de promessa de doação) e escritura pública também não são exatamente a mesma coisa!
 
0.0233 seg. NEW