Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Quando há sol aproveita-se o sol que vai aquecer um depósito de inércia de 1000 litros e que depois vai enviar para o piso radiante. Quando ando por casa vou aquecer esse depósito com recuperador de calor a água.

É a primeira vez que vejo alguém falar em 1000l. É por alguma razão especial, ou simplesmente tem muita gente em casa a tomar banho?

Como tem o acumulador para AQS e piso radiante, como está a pensar diferenciar as temperaturas de saída (piso radiante (40ºC) vs AQS(70ºC))?
    • eu
    • 30 agosto 2009 editado

# 42

Colocado por: kamiEu não disse que era um sistema 100% autónomo pois não? Disse apenas que se pretenderem utilizar o sol como apoio ao aquecimento central o melhor sistema era o piso radiante pois precisa de apenas 40º para funcionar e em dias de Inverno com o sol descoberto (ainda há muitos assim... pelo menos a região de Coimbra onde resido) é fácil atingir 50º durante o dia... mas claro é preciso um sistema de apoio durante a noite e nos dias em que o sol não abre!

Nesses dias, há uma forma bem mais fácil de aquecer a casa: abrir os estores das janelas a sul ;)

Eu já tive essa ideia e cheguei a fazer cálculos e tudo. Cheguei à conclusão que seriam necessários muitos painéis solares, que iriam funcionar em poucos dias do ano. Não esquecer que as necessidades energéticas do piso radiante são muito, mas muito mais elevadas que as águas quentes sanitárias.

O facto de os painéis solares aquecerem a água a 50 graus é enganador, pois está a falar certamente do aquecimento de água num acumulador. É que ao circular essa água pelo piso radiante, ela vai arrefecer imenso e os painéis dificilmente conseguem fornecer energia ao mesmo ritmo a que ela é dissipada no piso radiante.

Para terminar: do ponto de vista financeiro é uma má opção, pois o investimento nos mais de 10 painéis nunca será recuperado, dado que estes só vão ser aproveitados em poucos dias por ano.

Mas não me interprete mal, eu sou um defensor do piso radiante hidráulico. De facto, uma das grandes vantagens é que podem ser usadas fontes de calor muito variadas, desde bombas de calor a caldeiras lenha. ;)
    •  
      FD
    • 30 agosto 2009

# 43

Colocado por: w.wque raio de forum

Estamos todos aqui por gosto. Se não houver gosto, não estamos, se é que me faço entender. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  2.  # 44

Colocado por: arteeengenhoEste tema passou a ser discutido na esfera médica, infelizmente para o piso radiante, o melhor é saberem a opinião da OMS(Organização Mundial de Saúde) estudos feitos por dezenas de médicos comprovam que o pavimento radiante hidráulico é o unico e só o único mais eficaz para a saúde, agora não me perguntem porquê, porque não sou médico, mas devo dizer que o pavimento radiante usado com o apoio da energia solar é eficaz devido a razões já explicadas aqui anteriormente.

Cumps

tenho que interferir e dar a minha opinião arteeengenho
    eu ouvi sempre o contrario e estudos que provam isso, e basta pensar um pouco
    um piso radiante acumula calor onde? que parte do nosso corpo está em mais contacto com o piso...os pés, onde a circulação sanguinea é menor, e como todos sabemos são membros sensiveis a diferenças de temperatura, além que nunca é bom ter o nosso corpo, ainda mais uma só parte tão directamente exposto a uma grande variação de temperatura.
    há estudos que concluem isso.
    eu em projecto excluo sempre há partida essa solução de pisos radiantes.
    mas há mesmo estudos sobre isso que dizem mesmo o contrario do que diz.
    algum médico aqui para se pronunciar? :)
    •  
      FD
    • 30 agosto 2009

# 45

Andam vocês preocupados com a temperatura dos pés quando a WHO/OMS apenas se preocupa com duas ou três coisas em casa: qualidade do ar interior (bolores, alergias, etc.), radão e acidentes.

Quanto a mim, esta questão (da temperatura dos pés) é relativamente simples: se não encontro informação fiável nos principais canais é porque, em princípio, não existe risco - é mais provável que assim seja que o oposto (falta de informação = risco).
  3.  # 46

FD isso dos pés é importante na minha visão, principalmente para quem dorme de pés descalços e fica constipado como eu :) há pessoas que são mais sensiveis à variação de temperatura que outras claro, mas no geral eu descarto sempre essa opção de piso radiante, o nosso corpo é sensivel a amplitudes termicas que por vezes nem notamos/sentimos-calor ou frio, mas estão lá, a aplicação irradiação de ar forçado ou outra fonte de calor deve ser feito o mais alto possivel em relação ao nosso corpo, deve existir uma homogenização do ar.

falta dizer que para as varizes, musculos, por exemplo, pode ser bom já que o calor aumenta a circulação, mas como os remedios, pode ter efeitos secundarios ainda mais graves.
    •  
      FD
    • 30 agosto 2009 editado

# 47

Colocado por: Fernando Gabrielprincipalmente para quem dorme de pés descalços e fica constipado como eu

A constipação é provocada por um vírus e não pelo frio.
    Apenas ficamos mais constipados de inverno porque é nesse clima que os vírus que a provocam "gostam mais de viajar". ;)
  4.  # 48

FD
    Como EU passei pela experiência de ver toda a minha família a queixar-se de ficar com os pés inchados após uma noite numa casa com piso quente, sou dos que espera ver comprovado, de forma científica (e não «por dezenas de médicos»), que o piso radiante NÃO tem efeitos nocivos sobre a saúde.

E, caro arteeengenho. Longe de mim querer provocar confusão ou alguma polémica estéril. O que eu gostaria era de ter um esclarecimento claro e inequívoco.
    Aliás, na minha intervenção em cima, deixei claro que o que escrevi foi baseado em antigas experiências pessoais e no "ouvir dizer".

Parece-me que a sua intervenção, ao escrever
    Colocado por: arteeengenho...estudos feitos por dezenas de médicos comprovam que o pavimento radiante hidráulico é o unico e só o único mais eficaz para a saúde, agora não me perguntem porquê, porque não sou médico
    , é que não tem muito de esclarecedor.
    •  
      FD
    • 30 agosto 2009

# 49

Colocado por: Luis K. W.Como EU passei pela experiência de ver toda a minha família a queixar-se de ficar com os pés inchados após uma noite numa casa com piso quente, sou dos que espera ver comprovado, de forma científica (e não «por dezenas de médicos»), que o piso radiante NÃO tem efeitos nocivos sobre a saúde.

Luis,

Já tinha falado nisto. ;)
    Já em tempos disse que "antigamente" a temperatura do chão radiante era elevada e, como tal, provocava isso que diz. De há uns anos para cá limitou-se a temperatura a 25~27º (se não me engano) e o problema deixou de existir.
  5.  # 50

Colocado por: FD
    Colocado por: Fernando Gabrielprincipalmente para quem dorme de pés descalços e fica constipado como eu

A constipação é provocada por um vírus e não pelo frio.
    Apenas ficamos mais constipados de invernoporque é nesse clima que os vírus que a provocam "gostam mais de viajar". ;)

FD as diferenças térmicas baixam as nossas defesas e com isso está tudo dito, qualquer dia vou para médico :)
    no verão existe um pico de gripe constipacao, expressa principalmente em dores de garganta, devido ao como dizemos andar ao sol"" ou pela excessiva transpiracao e o respectivo choque térmico que realmente baixam as nossas defesas
    O externomastoideo ;) bem estou a ficar mesmo um médico.
  6.  # 51

Eu sinceramente já tenho a minha idéia formada e consolidada agora se um cliente optar por piso radiante isso é com ele, é decisão última do cliente, eu continuo com imensas reticências a nível de saúde.
  7.  # 52

E varizes e musculos são coisas MUUUUUITO diferentes... ;-)
  8.  # 53

Colocado por: lobitoE varizes e musculos são coisas MUUUUUITO diferentes... ;-)

por acaso nunca soube relamente o que são varizes, dilatação dos vasos por insuficiencia de circulação por alguma estrangulação é isto?
    nesse caso não sei se o aumento de circulação nessa zona será bom em todos os caso, mas para os musculos em geral o aumento de circulação do sangue na zona é essencial para levar nutrientes para a sua função e regeneração, é um factor essencial alimentar os musculos nesses casos, é essa a ideia do dr. gabriel hehe
    a sério mas acho que é isso mesmo, nas varizes é que tenho duvida se o aumento de circulação será bom, não percebo muito de varizes.
    • w.w
    • 30 agosto 2009 editado

# 54

depois o das picardias sou eu!
    o que li até agora foi o quê?
    os afirmativos estão sempre presentes!
    os críticos serão-no até á morte,apesar de nunca terem tido
    nas suas casas.
    os que pensam vir a ter,mais parecem uns catálogos "falantes"!
    varizes varizes e só varizes será que não tem outros argumentos?
    essa das opiniões pré formadas,quer dizer que nem á marreta? (radicalismos)
    • eu
    • 30 agosto 2009

# 55

Deixo aqui uma pergunta interessante: sabem a que temperatura está o vosso chão neste momento ? ;)
    • w.w
    • 30 agosto 2009

# 56

e a sua sabe?
  9.  # 57

essa é uma boa pergunta, com este calor, deve andar por volta dos 25/27 graus talvez não sei :) depende tambem do material da cor e da exposição solar que teve no dia.
    • w.w
    • 30 agosto 2009

# 58

Colocado por: Fernando Gabrieldeve andar por volta dos 25/27 graus talvez não sei :)

sempre suposições..
  10.  # 59

Mas este não se cala?
    • w.w
    • 31 agosto 2009

# 60

Colocado por: lobitoMas este não se cala?

com insinuações deste tipo é
    impossivél.
    não se esqueça que "lobitos" há muitos!

0.0262 seg. NEW