Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Be,
    A minha tinha sido bem cuidada, só tinha uma pequena infiltração, o chão de madeira facilmente recuperável.
    A wc foi ligeiramente ampliada e criada uma pequena parede entre cozinha e sala, trabalho em pladur (por ser leve, está apoiado do chão de madeira que tem apenas vigamento de madeira por baixo também)
    Haverá tecto falso na wc e numa outra pequena divisão, também trabalho em pladur, próxima semana deve ficar acabado. É só de pladur, a ideia sempre foi manter o mais possível o que é original da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Be2009
  2.  # 222

Em relação às minha estou à espera de fazer a escritura para que o arquiteto nos ajude a ajustar e alterar algumas divisões. São 6 quartos que poderão ser alterados de forma a rentabilizar o espaço. Além de que, com tantas divisões, a casa só possui uma casa de banho. Por isso será necessário incluir mais uma. Sou fã das renovações, reabilitações que vejo aqui no fórum. Só espero que quando chegue a minha vez consiga renovar a casa sem grandes dores de cabeça. Anteriormente vivia numa moradia de arquitetura contemporânea inserida num condomínio. Moradia esta de construção recente e com todas as comodidades. A nível de isolamento térmico e acústico era muito boa. Decidi vender para comprar esta moradia antiga. Neste momento vivo num apartamento e estou ansiosa por sair de cá. Com duas cadelas e 3 filhas tem sido uma verdadeira missão. O meu marido está optimista, já eu, sinto que cometemos uma enorme loucura. Trocar uma casa nova por uma casa antiga com muitos afazeres, tenho a certeza que vai ser um processo "longo".
  3.  # 223

É um processo longo e com dores de cabeça mas vale a pena (é o que eu acho). No fim terá certamente uma casa muito especial!
  4.  # 224

Foi sempre essa a intenção: ter uma casa com características especiais. Espero brevemente iniciar o processo :) Vou seguir o tópico com atenção. E espero um dia poder iniciar um tópico também com a minha casa.
    Concordam com este comentário: Joanna
  5.  # 225

A planta final será algo neste género:
      IMG_20191104_212437.jpg
  6.  # 226

São cerca de 80 m2 de área útil.
    Pedi orçamentos separados a vários profissionais, trabalho coordenado por mim e pelo construtor local que fornece grande parte da mão de obra que vai sendo necessária (pagamento à hora).
    - Orçamento para janelas (13 janelas + 1 porta) = 4530€ + IVA.
    - Trabalho de pladur (paredes, tectos, isolamentos) = 2078€ + IVA.
    - Orçamento para móveis de cozinha (só móveis) = 1600€ + IVA
    - Roupeiros dos quartos = 1400€ + IVA
    - Eletricidade + canalização = 2600€ + IVA
    - Material wc (móvel, louças, cabine duche, torneiras) cerca de 2100 €.
    - Mosaicos e azulejos (chão do pátio exterior e paredes cozinha) cerca de 500 €.

Falta orçamentar: bancada de cozinha e eletrodomésticos.
    Todo o trabalho de carpintaria relacionado com reparação de chão, portas e aros de janelas originais.
    Pintura interior e exterior.

O meu cálculo inicial era de um valor ideal na ordem dos 24/25 000. Não espero que haja grande derrapagem, mas estou a contar com ela caso aconteça.
  7.  # 227

Colocado por: JoannaA planta final será algo neste género:
      IMG_20191104_212437.jpg

não fazia mais sentido colocar as portas dos quartos mais proximas, para maximizar o tamanho do roupeiro?
  8.  # 228

Paulo,
    Sem dúvida! O problema é o estrago que se faria nas aduelas ao retirar e recolocar, visto a intenção ser manter as portas originais. Irão ficar 2 roupeiros em cada quarto, um de cada lado da porta.
  9.  # 229

Colocado por: JoannaSem dúvida! O problema é o estrago que se faria nas aduelas ao retirar e recolocar, visto a intenção ser manter as portas originais. Irão ficar 2 roupeiros em cada quarto, um de cada lado da porta

Olhe, que um conselho, a mudança das portas é uma intervenção que irá agradecer depois de efectuar a obra. Há coisas, funcionais que devem ser logo previstas de raiz, já que se vai mexer.
    As portas devem estar posicionadas de modo a não inbterferirem com a funcionalidade do quarto. Experiemtne lá mobiliar os quartos com mobiliário à escala e veja como é que isso vai ficar...
    Concordam com este comentário: Joanna
  10.  # 230

Gostaria de ter algumas opiniões sobre isto: a parede do corredor que foi parcialmente derrubada levou uma viga de ferro como se pode ver na imagem abaixo. A ideia inicial era deixar à vista a viga, pintada de preto, com o ar industrial que dá, mas considerando que está mais estreita do que a parede e ainda falta colocar o revestimento dessa parede (imitação de tijolo), será que o resultado ficará estranho?
      IMG_20191105_095055.jpg
      IMG_20191105_095557.jpg
  11.  # 231

vai mesmo meter imitação de tijolo!? qual daqueles em plastico!?
    experimente/ ensaie, e depois veja se gosta.
  12.  # 232

É cerâmico. Foi retirado parte do reboco para deixar o original à vista mas além de estar bastante feio também deixava a parede fragilizada, demasiado fina. Não desgostei desta solução.
  13.  # 233

Colocado por: JoannaÉ cerâmico.

e essa imitação não via ficar aos "mosaicos"!!? se sim, acho que vai estragar por completo o efeito...
  14.  # 234

pior memso é a alteraçõ eda fenestração nessa cas com os monoblocos dos estores.. muito feio, mesmo. além da largura descomunal dos perfis do PVC.. que diminueem a já pouca luminosidade da casa e se apresentam desproporcionais... TPara compensar isso , ao in´ves de ter pedido janelas de das folahs tinha mandado aplicar janela de folah única oscilobatente, sempre assumia uma outra modernidade, ficava com aior superficie envidraçada, era mais batato e disfarçava mais a testa que o estore agora proporciona.
    Concordam com este comentário: CMartin
    • Joanna
    • 5 novembro 2019 editado

# 235

Pedro,
    A escolha das janelas com duas folhas foi mais para ser idêntico ao que existia antes. A casa tem muita luz mesmo, nem acho que afecte esse aspecto, se bem que é verdade, o pvc retira mais área de vidro. A testa do estore ocupa a mesma área que ocupava antes a caixa exterior. Pessoalmente acho que fica mais bonita assim do que exterior.
    Talvez tenha razão com o revestimento imitação de tijolo, não está colocado, ainda dá para reconsiderar. De qualquer modo não fica "aos mosaicos", as laterais encaixam nas reentrâncias da peça seguinte, não se notam juntas além das que são supostas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 236

Mais identico, sem o ser.. mais vale não ser. Entende! ;) No seu caso, é a minha modesta opinião, resulta mal.
  16.  # 237

Certo, respeito e agradeço a sua opinião de profissional.
  17.  # 238

Como pretendido, foi possível manter toda a moldura interior das janelas em madeira. Serão lixadas e pintadas de branco.
      IMG_20191105_095205.jpg
  18.  # 239

O vigamento da área social da casa é para ficar à vista, com placas osb por cima e lã de rocha por cima delas, para fazer o isolamento térmico. A ideia será pintar tudo branco, paredes, tecto e vigas, mas depois de lixadas e tratadas ficaram com este bom aspecto. Pinto tudo de branco ou ficará melhor deixar as vigas na cor natural?
      IMG_20191107_151821.jpg
  19.  # 240

Eu deixava na cor natural (e olhe que eu adoro tudo branco nas casas). :) Acho que por muito bonitas que fiquem pintadas de branco, nunca ficará melhor do que deixá-las ao natural a fazer contraste com o branco do tecto. A não ser que a zona social seja muito escura e ter tudo branco ajudasse visualmente a parecer mais iluminada. É uma opinião muito pessoal, em minha casa deixámos vigas à vista, fossem elas as originais ou as novas e gosto bastante de ver.

0.0635 seg. NEW