Iniciar sessão ou registar-se
    • PICF
    • 29 agosto 2009 editado

     # 1

    Olá,
    Tenho uma casa antiga, de 1960. A casa tem muitos problemas de humidade/salitre e bolor.
    Ataquei os bolores com lixivia, e até parece que resultou. Durante um ano não aparecem! Mas tenho de todos os anos fazer uma limpeza.
    Já reparei a casa por fora e com soluções de anti humidade.
    No entanto, na sala de estar, que está permanentemente em obras, continuo a ter um problema. Já foi picada a parede, colocados produtos anti humidade (cimento e outras coisas) e no entanto já está outra vez com humidade. Já está concentrada apenas numa pequena area mas está lá
    Além disso tenho salitre em várias partes da casa, principalmente no andar de baixo.
    A casa tem muitas janelas e uma excelente exposição solar, e é arejada constantemente.
    Alguém me pode ajudar? Existe alguma solução que ainda não tenha experimentado e que possa resolver o assunto de uma forma que não me obrigue a todos os anos fazer obras em casa.
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  1.  # 2

    PICF,
    Lamento, mas com a descrição que nos dá, não podemos ajudar grande coisa. Também não nos diz QUE produtos e soluções anti-humidade foram usados...

    No entanto, aqui vão alguns pensamentos e esclarecimentos.

    Os «bolores» que você atacou com lixívia, não foram eliminados. Foram limpos.
    No fundo, o que você fez foi apenas remover os "cadáveres" do bolor que ficam escuros quando "morrem" depois de aterrar na parede.
    Lembre-se que o bolor é uma planta transparente que anda pelo ar, que cresce e se multiplica em ambientes húmidos. Por isso é que se concentra nas zonas mais frias da casa e onde o ar está parado (que é onde se condensa melhor a humidade).

    Portanto, atenção: ter BOLOR dentro de casa, pode não querer dizer que haja uma INFILTRAÇÃO. Pode ser excesso de humidade interior (ou condensação da humidade "normal" da casa, nas paredes mais frias).
    Este problema resolve-se com um melhor isolamento térmico, com um desumidificador, ou com maior aquecimento da casa.

    - o salitre (apenas) no piso inferior poderá querer dizer que a humidade que despoleta a formação desse sal sobe pelas paredes por capilaridade. Terá de se estudar uma solução que elimine essa humidade (drenos em volta da casa; impermeabilizar o terreno em volta da casa; rebocos apropriados; etc.).
  2.  # 3

    Dê uma olhadela neste sítio, talvez ajude:
    http://www.airfree.pt/produtos.htm
  3.  # 4

    para o salitre veja em schluter kerdi-board
  4.  # 5

    é granito? também acontece muito em granito salitre, isolar fundação/parede mestra ou drenar como já foi dito
    • PICF
    • 31 agosto 2009

     # 6

    Ola,

    Não é granito. Mas sim é uma pedra. Desculpem sou leiga em termos de construção e também não sei que produtos foram usados no tratamento anti humidade.

    Quanto ao bolor, já fiz isso, já deixei o desumidificador a funcionar durante muitos dias e não senti grandes melhorias. Até porque nem se forma grande condensação. Ao contrário dos outros comentários eu não tenho agua a correr pelas paredes. Forma-se nas janelas no Inverno, mas isso é "normal", certo?

    De facto a casa é muito fria. Nestes dias de mais calor, acreditem que nunca se sentiu o calor aqui dentro.

    Obrigado pelas preciosas dicas.

    Patricia
  5.  # 7

    Patricia o problema da sua casa parece mesmo a humidade por capilaridade, ou seja a humidade vem do chão, da terra e entra em contacto com as paredes e essa humidade sobe"" e cria essa salitre no r/chão, a resolução será mesmo isolar de alguma forma as fundações da casa, só com isolantes nas paredes não me parece que vai conseguir fazer algo que não dê problemas.
    isso do vapor das janelas é normal desde que não seja exagerado.
    a pedra é bom isolante"" do calor mas pouco do frio.
    cumprimentos
  6.  # 8

    Se o exterior já está reparado, a unica maneira de fazer "desaparecer" o salitre é forrar as paredes com gesso cartonado ou com o material que o amigo Saldanha referiu.

    No meu blog:
    http://construtorasilvense.blogspot.com/2009/04/remodelacao-apartamento.html

    Este apartamento tinha a sala com 50cm de altura de salitre em volta das paredes, depois de resolver o problema que fez aparecer o salitre, as paredes foram revestidas com gesso cartonado. A divisão ficou com menos 6cm de largura e comprimento mas o salitre fica escondido para sempre.

    Boa sorte
  7.  # 9

    Boas,sr.vasco,entre a parede digamos original e a parede em pladur tem algum tipo de isolamento/impermeabilizante?
  8.  # 10

    Na solução apresentada pelo Vasco sim. É melhor aplicar um impermeabilizante, um isolamento térmico e o gesso cartonado aplicado a perfis.
    Naquela que eu apresentei não pois as placas já são impemeáveis e constituídas por isolamento térmico, além de poderem ser fixas directamente ao suporte.
  9.  # 11

    Eu tenho uma casa de 1890 com dois pisos.
    Toda a casa foi restaurada pelo meu pai á uns 15 anos atráz e foi toda "picada por fora" e colocada massas novas.
    As paredes têm cerca de 80cm com pedra e barro.
    Como a colega forista refere também tenho a casa extremanente fria no Inverno e Fresca no verão.
    Com 40 graus no esterior tenho de dormir com um edredon o que é bastante agradável no Verão, mas no Inverno...
    Uma coisa é certa, com a lareira acesa durante umas horitas tenho a casa quentinha.
    O grande problema é a humidade na casa, o desumidificador não para de retirar água e tenho uma parede (apenas uma) num quarto que tem muita salitre.
    O que posso fazer para resolver o problema de humidade na casa e a salitre nesta parede?
  10.  # 12

    Amigo Luis Pereira, a cobertura da sua casa tem a estrutura original?

    Explique o que tem na cobertura, se tem estrutura de madeira, impermeabilização, isolamento acustico, etc...
  11.  # 13

    A cobertura da casa foi toda nova e sei que tem um isolamento entre as telhas e a madeira. A madeira da cobertura não apresenta qualquer problema de humidade ao fim destes 15 anos o que me leva a crer que não há infiltrações pelo telhado.
    no R/C existe um tecto falso em madeira mas não sei se há algum isolamento entre o tecto falso e a placa, mas sei que há uma caixa de ar de cerca de 20cm entre ambos.
    No Primeiro Piso não tenho problemas de humidade, apenas de frio :-)
    No R/C é que tenho mais problemas de humidade e uma das paredes com salitre.
  12.  # 14

    As janelas são de aluminio duplo com caixilhos de abrir ou correr, sente o ar entrar pelas janelas estando estas fechadas?

    qual a exposição solar da casa?
  13.  # 15

    O salitre mais não é que a deposição de sais transportados por água ou humidades que se infiltram nas paredes e que ficam depositados quanto a água se evapora e que vão migrando do interior para o exterior das paredes. Vulgarmente trata-se as zonas afectadas, mas isso não resolve o problema, porque a causa continua lá. Urge portanto tratar as entradas de água, antes de tudo o resto.

    O salitre é um problema especialmente complexo de resolver e não existe uma solução boa para todos os casos, mas como regra deve ser feito o seguinte:

    1º - Eliminar as causas ou caso seja impossível, minimizar a origem
    Temos 2 grandes tipos de entradas: Por infiltrações ou por capilaridade

    As infiltrações são as mais fáceis de resolver, dado terem origem em rebocos fissurados, coberturas com infiltrações e vãos com deficiente vedação. Estas defeciências provocam o aparecimento de salitres nas zonas superiores das paredes e junto às janelas. São fáceis de resolver, não necessariamente baratas, porque basta reparar as deficiências.

    Os de capilaridade, são os mais complicados e a menos que haja muito dinheiro, impossíveis de resolver. Têm origem no contacto das paredes com terrenos, onde existem sempre, alguma humidade e por capilaridade, esta sobe pelas paredes, afectando as paredes até uma altura de 1m. Aqui a única solução é criar uma barreira à ascensão de humidades. Infelizmente isto é muito demorado e caro, só se justificando em monumentos.

    Uma solução alternativa é abrirmos uma vala de secagem, junto às paredes afectadas e ao mantermos uma zona seca junto à parede, evitamos (com maior ou menor sucesso) a subida da humidade.

    Produtos milagrosos anti salitre que vos prometem a resolução do problema, são como os exilires para a juventude: uma boa forma de gastarmos dinheiro.

    2º - Tratamento das zonas afectadas
    Há 2 boas maneira de tratar as zonas afectadas: tapar ou substituir os rebocos

    Tapar é a solução mais barata, e é executar uma parede em frente, seja ela em Pladur, em alvenaria ou em placas tipo as Keri Board. Pinta-se, fica lindinha, mas os problemas estão lá todos. Se forem por aqui, não encostem a estrutura do pladur à parede. O salitre destrói o aço galvanizada em poucos anos.

    Um reboco afectado por salitre tem uma única solução, demolir e fazer de novo. Mas a execução de um novo reboco requer cuidados muito especiais, senão volta tudo ao mesmo. Existem rebocos especiais que depois de aplicados ficam com uns depósitos onde o salitre se deposita, evitando a sua migração para o exterior. Já apliquei uma vez e passados 8 anos ainda não apareceu nada. São rebocos tipo sane da Weber. Isto conjugado com a eliminação das causas, costumam dar bons resultados.

    Cuidados especiais devem ter-se também com as tintas que se usam
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vasco tome, cabsantos
  14.  # 16

    LuisPereira,
    O salitre, como já disse em cima, aparece devido a uma reacção química graças à presença da humidade.
    Aparentemente, a sua casa tem problema de humidade por capilaridade, ou por as paredes do r/c serem permeáveis à água que se acumula no pavimento exterior. Só vendo no local, mas há várias hipóteses de "tratamento" (drenagem do solo, impermeabilização das paredes, rebocos apropriados, etc.), mas é um problema difícil de suprimir definitivamente.

    E isso de ter frio no 1.º parece ser devido ao que o vasco tomé questionou: fraco isolamento térmico da cobertura.
    E o facto de as paredes terem uma grande inércia térmica, não ajuda. Talvez, neste caso, isolando por dentro ("pladur" com isolamento térmico) aumente o conforto dos quartos. Mas aqui, deixo a palavra aos peritos do gesso cartonado.
  15.  # 17

    As janelas são de alumínio, vidro duplo e de abrir. Sei que não são da melhor qualidade mas é o que tenho :-(
    Não entra qualquer frio pelas janelas e portas.
    Quanto à exposição solar... é o grande problema da casa pois está virada para norte estando a sul tapada pela do vizinho.
  16.  # 18

    Por vezes a água entre por baixo dos peitos das janelas...

    A fachada apresenta fissuras?
  17.  # 19

    Boa noite, já li os 3 tópicos do fórum onde se fala do problema da tinta levantar por causa de humidade/salitre e decidi começar a escrever neste. Na passada semana ao arredar um armário, no decorrer de instalação de aquecimento central, reparei que estava com um problema na parede e aqui fica uma foto que como dizem, 'vale mais do que mil palavras'.


    Este quarto faz parte de uma casa com talvez mais de 40 anos, é no RC e a sua construção tem as seguintes camadas, começando por cima: 1-pavimento de cortiça; 2-cerca de 10cm de cimento; cerca de 30cm de cascalho/brita. Não me parece evidentemente a melhor solução para evitar problemas de humidade mas é o que há.

    Portanto, e as minhas questões e preocupações são:
    1- Como posso remediar este problema, já li varias soluções mas dado que são para diversos problemas gostava que me aconselhassem um método apropriado para o que se vê na foto.
    2- Neste quarto vou trocar o chão, queria optar por parquet flutuante mas estou reticente por temer que a humidade me destrua o chão já que em algumas partes noto que a cortiça estará humedecida por baixo, qual será a melhor solução para esta situação?

    Desde já obrigado aos utilizadores assíduos do fórum.
  18.  # 20

    Bem, pela descrição, está lixado.

    O que têm são humidades ascendentes e há pouca coisa a fazer excepto levantar esse pavimento até à brita, colocar uma menbrana drenante e refazer a betonilha e fazerem bem feita na união com as paredes.

    Se quiser jogar pelo seguro, retire essa brita que deve estar cheia de argamassas, volte a colocar brita limpa, coloque tubos drenantes para escoar as águas que aparecem.

    Essas paredes terão de ser picadas, secar e voltar a fazer novos revestimentos
 
0.0224 seg. NEW