Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

É a primeira vez que participo no fórum e será que alguém me poderia ajudar. Estou a construir uma casa e tenho que fazer um muro de separação para o vizinho de 30 metros de comprimento por 3 metros de altura, já que a quota do vizinho é alta. Neste momento o empreiteiro deu-me um orçamento de 5000 euros e não sei se é demasiado caro ou não. O orçamento que me deu é de um muro de blocos de 20x20x50, com umas "vigas" de betão de 5 em 5 metros, já rebocado e pintado. Não sei se estes termos estão corretos. Alguém me pode dar uma ajuda com orçamentos ou soluções mais económicas. Obrigada
  2.  # 2

Sofia um muro ( não sei se é para suporte de terra) de 3mtros de altura é melhor falar com um eng. para lhe fazer os cálculos.
  3.  # 3

Olá. Não é para suporte de terra, apenas para dar mais privacidade, até porque o vizinho tem um muro em muito mau estado mas não deixa arranja-lo nem subir um pouco mais e por isso terei de fazer um junto ao dele. Obrigada pela sugestão.
  4.  # 4

é capaz desse muro constituir uma operação urbanística relevante e obrigar a um licenciamento/estudo apropriado
  5.  # 5

informa-se primeiro na CM, mas pela descrição vai necessitar de projecto

pode haver queixa na CM e o muro der de vir abaixo
  6.  # 6

Está a um bom preço, colocaria os pilares de 4 em 4, e lintel em cima... Mas engenheiros devem esclarecer melhor. Atenção, não é para segurar terras.
    • riscos
    • 8 março 2019 editado

# 7

Esta a um preço normal de mercado. Se o muro tem 3 m de altura convem que os prumos(verticais) estejam de 3em 3/m, e que seja feito um meio fio com ferro de diametro 10 a 1,5m de altura e no topo senao corre o risco de rapidamente aparecerem fissuras
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

Verifique bem se pode construir o muro com 3 metros de altura antes de avançar.
    O que diz o seu técnico?
  8.  # 9

Colocado por: Sofia LimaOlá. Não é para suporte de terra, apenas para dar mais privacidade, até porque o vizinho tem um muro em muito mau estado mas não deixa arranja-lo nem subir um pouco mais e por isso terei de fazer um junto ao dele. Obrigada pela sugestão.

pode não ser para suportar as terras nos seus 3 metros de altura, mas se o terreno do vizinho está numa cota superior pelo menos esta diferença terá que suportar.

se o objectivo principal é o de dar privacidade para o seu terreno porque não fazer um muro mais baixo e de subir com uma rede mais opaca, ou mesmo chapa? não sei se era mais caro ou mais barato do que fazer o muro.

tire a limpo a questão da licença, porque se o vizinho não quer subir o muro dele, mesmo sendo à suas custas, isso pode indicar a possibiliadade de haver algum atrito entre ele se fizer um muro mais alto do que o dele
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
  9.  # 10

e tem de prever os "drenos" para as águas também ?
  10.  # 11

E não se arranjaria uma solução mais leve e barata... Postes de madeira tratada. Rede... Trepadeiras.. Sebe... Linha de árvores... Etc.
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 12

Se for para suporte de terras até me parece barato.
    Acabei de pagar por 35 metros de muro com 2.2metros da cota mais baixa 8.500 +IVA.

Dado o desnível e a quantidade de terra a suportar, foi aconselhado fazer o muro de betão ciclopico.
  12.  # 13

Para não estar a abrir um tópico novo, uso este!

Preciso de orçamento para muro de cerca de 65-75m de comprimento com 2 metros de altura, na zona de Braga.
    Quero o orçamento tanto para pedra como para betão (bloco), por metro linear. É zona de fácil construção, acesso, o terreno não tem desnível.

Que valores devo contar? Para pedra, referem que o mais barato andará nos 50€/m2, para bloco estimo que me fique sempre nos 30€ /m2 também. Alguem tem experiencia disto cá para cima?

Há o caso também de poder fornecer a pedra, mas não sei se é uma situação interessante para quem o venha a fazer.
  13.  # 14

Colocado por: leandro_mbetão ciclopico

Então mas isso não é o Betão de limpeza? Se o muro devia ser mais resistente, não seria esse betao... penso eu.
  14.  # 15

Betão ciclopico não tem nada a ver com betão de limpeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  15.  # 16

Certo. Preguiça de pesquisar. É cerca de 60% Betão e 40% pedras de rachão.
  16.  # 17

Obtive o seguinte orçamento para um muro de 130 metros, em placas de betão:

Para que possa entender as medidas tenho que lhe explicar que as placas são enterradas de +/- 20cm e os prumos +/- 1m , isso para garantir a estabilidade e a boa vedação do terreno.
    Vou lhe dar 3 orçamentos de material , com dois tipos de placas diferentes :umas com 2,50(comp) x0,50(alt) e outras com 3,00m(comp)x2,20(alt).
    3 placas pequenas da um muro de +/- 1,30m de altura.
    4 placas pequenas da um muro de +/- 1,80m de altura.
    1 placa grande da um muro de +/- 2,00m de altura .

Preços para o material com placas pequenas (a quantidade prumos será a mesma só altera a quantidade de placas):

-51 prumos : 856,89€
    - 2 prumos de canto 61,35€
    -156 placas ( 3 placas de altura): 2621,08€
    -208 placas(4 placas de altura): 3494,77€

Preços para o material com placas grandes:

-43 prumos: 722,48€
    -2 prumos de canto 61,35€
    -44 placas grandes : 4141,40€

Os valores apresentados acima são do material e são apresentados com o IVA INCLUÍDO.

O valor da montagem é aproximado e será necessário 4/5 dias para a montagem com o valor de 400€/dia.

Este tipo de muro:
      muroplacas.jpg
  17.  # 18

Colocado por: TicMicPara não estar a abrir um tópico novo, uso este!

Preciso de orçamento para muro de cerca de 65-75m de comprimento com 2 metros de altura, na zona de Braga.
    Quero o orçamento tanto para pedra como para betão (bloco), por metro linear. É zona de fácil construção, acesso, o terreno não tem desnível.

Que valores devo contar? Para pedra, referem que o mais barato andará nos 50€/m2, para bloco estimo que me fique sempre nos 30€ /m2 também. Alguem tem experiencia disto cá para cima?

Há o caso também de poder fornecer a pedra, mas não sei se é uma situação interessante para quem o venha a fazer.
    Atenção à altura do muro. No Alto ALentejo, no meu concelho não pode ter mais de 1.80m !!! O anterior proprietário quando fez o muro, foi até aos 2,40m e, calhou-me a mim descer para 1,80m ...
  18.  # 19

Esse muro, se considerar que ficou a 2 metros de altura, ficou superior a 50€/m2, pelo que mais me valia fazer em pedra.

Não é que seja feio, mas nada é superior à pedra natural/granito, principalmente se já estiver sujo e com musgo.

Relativamente à altura, não é um muro que será feito de raíz mas a sim a continuação de outro, (em pedra, que deve ser aí do séc 16), que foi destruído no decurso de uma expropriação para fazer uma estrada. Após a expropriação, não refizeram o muro e apenas vedaram com rede ursos forte a 120cm de altura. Estão sempre a cortar a rede e é necessário resolver aquilo de vez.

Talvez até seja preciso um projeto, mas vou manter a altura do outro muro, que deve estar a 2,5m de altura e vou decrescendo até aos 2 metros talvez.

Creio que ninguém irá interferir com a altura do muro quando o anterior já tinha altura de 2,5m. É um muro que vedava uma propriedade agrícola.
  19.  # 20

Colocado por: TicMicEsse muro, se considerar que ficou a 2 metros de altura, ficou superior a 50€/m2, pelo que mais me valia fazer em pedra.

Penso que não está a fazer bem as contas, o comprimento do muro são 130 metros x 2 metros de altura dá 260m2. Considerando 5 dias para montar dá 30€/m2.

0.0188 seg. NEW