Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Pedro Azevedo78Como já disse várias vezes, eu tenho parede dupla.
    Na altura (projecto finalizados em 2008), não tive confiança em nenhum aplicador de ETICS e avancei para a parede dupla com a ajuda (e pressão!) de um irmão que é eng. civil.
    Deu muito trabalho deixar a coisa +/- bem feita. O que vale é que e empreiteiro alinhou na coisa...
    Se fosse hoje(e com o Dias a fazer aplicações por cá)aplicava ETICS! :)

NOTA: Tenho tb dois panos muito grandes a norte, que por estarem em consola se optou por ETICS, pois tinhamos muito receio da fissuração daquelas paredes...

Como executou a parede?
    Obrigado
  2.  # 42

Nada de especial na sua essência.
    tijolo 11+ camera ar + 6cmXPS + tijolo 15
    - O pano interior feito primeiro
    - Face exterior desse pano complemente revestido pelo XPS (fixado com PU) e pilares tb. Tudo continuo.
    - Na zona inferior dessa face foi aplicada uma tela liquida a fazer continuidade com a laje.
    - Levantar o pano exterior com cuidados em relação às massas não cairem ppara dentro ca cx de ar. No fundo da cx de ar foi extendido um pano que no final do pano levantado era removido por um tijolo não colocado na primeira fiada de tijolos, deixando asim a base completamente (ou lá perto) limpa.
    Este pano era grampeado ao pano interior por uns estribos em inox. Este pano não tinha qualquer ligação directa com os pilares.
  3.  # 43

Colocado por: pagaimoPedro, qual a alternativa viável para executar o pano exterior?

è parede simples + ETICS ou ITICS
  4.  # 44

Colocado por: Pedro Barradas
    è parede simples + ETICS ou ITICS

Você não perdoa 😀
  5.  # 45

Colocado por: pagaimoDepois toda a estrutura fica a descansar e será acabada no ano seguinte entre Abril e o fim do ano (fica a descansar no Outono/Inverno para a estrutura se dar um pouco- penso que será benéfico)

Coitadinha da estrutura, tem que descansar, se não cansa-se...é só teóricos.
  6.  # 46

Colocado por: Picareta

Esqueceu se que tem de ficar bem tapada e agasalhada pra depois não ficar constipada senão depois é uma carga trabalho com as "humidades".😂😅
    Concordam com este comentário: Picareta
  7.  # 47

Servirá para a estrutura de dar, até porque no final do terreno levará um muro de betão com 8m de altura e 18m de comprimento com cerca de 100m3 de betão a substituir um já existente; portanto considere o movimento de terras que vai haver.

Sim a estrutura irá descansar uns meses; tanto eng como arquitecto concordam com a ideia!

Eu não sou nenhum teórico, até porque esta não é a minha área de trabalho mas gosto de me informar.

No entanto nenhum “teórico” aqui do fórum me explicou nada de jeito;

Querem é Etics com força para tapar as burrices que se fazem por baixo!

Já expliquei que na minha zona 90% do etics é mal aplicado!
    As pessoas têm humidades na mesma, têm fissuracoes no capoto devido ao tempo curto em que a obra se executa, têm infiltrações na mesma! Têm casas com uma condensação brutal no interior!
    Eu sei que o capoto isola, mas também sei que muitas vezes nem pintado é, levando apenas massa de acabamento! Ao fim de 3 anos já está comprometido e já depois de dar problemas lavam-no à pressão e pintam ( e as humidades ficam lá dentro)!!!!

Honestamente já estive em várias casas com bloco térmico de 25 mais capoto e considero o comportamento acústico uma porcaria! Sentem se os barulhos todos do exterior!

Daí que se tivesse de fazer parede simples optaria sempre por um bloco megatermico de 38cm
    Concordam com este comentário: aacc
  8.  # 48

Colocado por: pagaimoHonestamente já estive em várias casas com bloco térmico de 25 mais capoto e considero o comportamento acústico uma porcaria! Sentem se os barulhos todos do exterior!

Para a próxima experimente fechar a janela :-))
  9.  # 49

Para a próxima experimente fechar a janela :-))

Terei isso em consideração!
  10.  # 50

Colocado por: Anonimo18072022A
    Provavelmente más escolhas ou nos materiais ou em que aplicou o sistema ETICS.
    Fissuras no capoto?
    Capoto pintado? Porquê?
    Condensações devido ao capoto? Pensaram na ventilação?

Perdoe-me pagaimo mas vc está um pouco "formatado" provavelmente devido ao que já viu...e faz algum sentido.
    Também me parece que não será fácil que acabe por mudar de solução, até porque tem um dos técnicos que ao aconselhar parede dupla com ETICS, só mostra que percebe pouco da solução (ETICS).

Vantagens do ETICS?
    - mais fácil correcção das pontes térmicas já que o isolamento é contínuo pelo exterior.
    - maior inércia térmica - servindo como um "estabilizador" da temperatura interior.
    - protecção das oscilações térmicas de todos os materiais interiores - aumentando a durabilidade dos mesmos.
    - os materiais com que se revestem os sistemas ETICS proporcionarão menor probabilidade de fissuras ou degradação.
    ...

Tem toda a razão, estou mesmo formatado, mas estou tentado a meter o bloco megatermico 38 e contratar eu uma boa empresa para me cooocar o etics.
    O problema é que tenho moleanos nas portas e janelas e tenho 2 paredes que levam acabamento de pedra ( placas de xisto); possivelmente vou eliminar isso tudo.

Obrigado
  11.  # 51

Colocado por: pagaimoO problema é que tenho moleanos nas portas e janelas e tenho 2 paredes que levam acabamento de pedra ( placas de xisto); possivelmente vou eliminar isso tudo.

faz bem
  12.  # 52

Colocado por: fernandoFerreiraestou tentado a meter o bloco megatermico 38

só megatermico eu não metia...

se optar por ETICS, basta um tijolo termico de 24 ou 29;
    ou o bloco termico de 25
  13.  # 53

Bloco ProEtics da Artebel de 25, eu gosto da solução, já "fiz" uma moradia com o mesmo e o cliente está bastante satisfeito com o desempenho da casa. Decorridos quase 2 anos desde que a casa foi feita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susto
  14.  # 54

Mas existe algum inconveniente em colocar o de 38?
    Não me importo que fique exagerado, desde que não haja inconveniente.
  15.  # 55

Por acaso conheço uma casa feita com bloco de 38 e não tem capoto.
    Tem um bom desempenho; portanto se levar Etics ficará ainda melhor; por exemplo ao invés de 6 colocar etics de 4.
    • riscos
    • 20 março 2019 editado

# 56

Colocado por: pagaimoMas existe algum inconveniente em colocar o de 38?

E é necessário ter bloco de 38? já viu o preço do bloco? quando o pedreiro souber que é um bloco de 38cm para assentar á mão( peso enorme) dispara o dobro do preço para o assentamento. É preferível meter o bloco de 25 com 6 ou 8 cm de EPS do que o tijolo de 38 sozinho ou com EPS de 4
  16.  # 57

Colocado por: pagaimoO problema é que tenho moleanos nas portas e janelas

Posso estar errado, mas sempre me disseram que moleanos para isso não presta, absorve a água toda.... alguém pode confirmar/rebater?
  17.  # 58

A pedra é "boa".. mas sim, é um mata borrão comparada com outras alternativas...
    Concordam com este comentário: DS@2023
  18.  # 59

Não deixa de ser uma boa solução o bloco de 25 mas como só quero gastar dinheiro uma vez, se fizer opção por bloco será o de 38 cm.
    Por fora se levar capoto eliminarei todas as pedras que ladeiam as portas e janelas bem como as paredes acabadas em pedra.
    As únicas pedras a utilizar serão as que ficam na base da janela e serão de granito.
    Bem lá vão eng e arquitecto andar às voltas outra vez!

Eu não pretendo alterar a concepção da casa; apenas a constituição da parede que passará de dupla a simples.

Tenho de fazer novo projecto?
    Térmico terá de ser de certeza
  19.  # 60

Se está assim com tantos problemas com essa solução contacte o Anonimo110722 para colocar etics em lá mineral

0.0239 seg. NEW