Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.
    Estou para iniciar a construção de uma moradia de 2 pisos com cerca de 300m2.

    Optei por parede dupla com a seguinte configuração do interior para o exterior:
    - reboco estanhado
    - tijolo térmico de 19
    - wallmate 6 cm
    - caixa de ar 2 cm
    - tijolo de 15
    -reboco hidrófogo exterior.

    Os pilares terão 20cm o que coincidirá com o tijolo de 19 térmico a colocar na parede interior.
    O pano exterior de 15 apenas terá contacto com a laje do res do chão e com a laje do telhado; será grampeado ao pano interior.
    O wallmate e o pano de tijolo exterior cobrirão toda a área e os pilares e laje intermédia ficarão sem pontes térmicas ( à excepção de portas e janelas).

    Existe algum problema devido ao facto de ter tijolo térmico no pano interior e tijolo normal no exterior?
    Será que a dilatação e contração do pano exterior provocará excesso de rachas na parede uma vez que não terá contacto com os pilares e laje intermédia?
    Compensa colocar também tijolo térmico no exterior para aumentar a resistência do pano exterior?

    Exigi a construção de calha de escorrimento entre os panos com saídas para o exterior para expelir condensações.

    Preciso de opiniões construtivas e sérias.

    Será que a aplicação de bloco megatermico de 38 cm evitaria estes problemas uma vez que dispensa a aplicação de etics ( tirando na zona das lajes e pilares)?

    Como devem ter reparado não pretendo usar capoto no exterior.

    A casa terá como sistema de aquecimento/ arrefecimento ar condicionado apenas.

    Desde já o meu obrigado
  2.  # 2

    já tem projetos?
  3.  # 3

    Colocado por: marco1já tem projetos?


    Sim já há projecto e ele está feito da forma como eu atrás referi.
    Reboco interior, tijolo térmico 19, wallmate 6 cm, 2cm caixa ar, tijolo 15 e reboco exterior.

    No entanto como tenho de o reformular ( depois de ligeira discussão com a câmara consegui mais uns m2, vai passar de cerca de 240 para 300), ainda estou a tempo de efectuar alterações.

    Obrigado
  4.  # 4

    e o que dizem os seus projetistas??
    se calhar não tem que reformular nada nessas paredes.
    bem talvez até tenha, bastaria fazer trabalhar como deve ser o projetista da térmica e chegar facilmente á conclusão que em vez desse tijolo de 19 até bastava um tijolo normal de 11 cm.
  5.  # 5

    Colocado por: marco1e o que dizem os seus projetistas??
    se calhar não tem que reformular nada nessas paredes.
    bem talvez até tenha, bastaria fazer trabalhar como deve ser o projetista da térmica e chegar facilmente á conclusão que em vez desse tijolo de 19 até bastava um tijolo normal de 11 cm.


    Estou farto de pedir opiniões;
    Tanto o Engenheiro como o Arquitecto concordam com esta solução; o arquitecto acrescenta que deve levar capoto por fora.
    Eu discordo do capoto pois já tem isolamento entre panos e a ideia da parede dupla é respirar; a ideia do capoto é isolar.

    Em relação ao projecto térmico foi feito por uma empresa contratada por eles ( desconheço que seja).

    O único problema aqui é que todos os construtores me falaram em bloco+ capoto.
    Sempre discordei, e prefiro o tijolo.

    O meu único receio prende se com o facto do pano exterior ser um pano único apenas com contacto com a laje inferior e superior e nada com a intermédia e pilares!
    Tenho receio das dilatações e contrações e das possíveis rachaduras.
    Posso estar enganado e a coisa até funcionar muito bem.

    Sei que em termos de isolamento fico muito bem servido; a minha dúvida prende se apenas com a questão estrutural.
  6.  # 6

    tanto o sistema de capoto ( ETICs) como o sistema de parede dupla respondem a todas as suas questões e resolvem essas situações, é preciso é ser bem feito
    na minha opinião só tem que tomar uma decisão e pedir os projetos bem feitos consoante o sistema que escolher.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Porra.. Outravez... Parede dupla + etics...

    Ao invés de tijolo térmico 19 ... Caríssimo. Meta tijolo normal 20....

    Senão acabe com a historia da parede dupla e aplique simples + etics... Diminui a espessura de parede e aumenta exponencialmente a área útil da casa...
    Concordam com este comentário: jomel
  8.  # 8

    Colocado por: pagaimoa ideia da parede dupla é respirar; a ideia do capoto é isolar.

    às vezes tomamos decisões baseadas em pressupostos errados.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
  9.  # 9

    Colocado por: pagaimoO único problema aqui é que todos os construtores me falaram em bloco+ capoto.
    Sempre discordei, e prefiro o tijolo.


    Sendo etics ... Em vez de bloco térmico em betão, aplicar blocos térmico em argila...
  10.  # 10

    A minha preferência é a parede dupla em tijolo, semqualqier dúvida.

    Mas se a minha preferência não for a mais correcta....... posso sempre reformular.
    Depois de estar feito é mais complicado!
  11.  # 11

    Não é isso Pedro

    o pagaimo quer parede dupla mas os projetistas e construtores querem capoto

    embora a parede dupla que ele tem no projeto neste momento é um exagero, tem um tijolo térmico de 19 no pano interior que a meu ver é desnecessário.
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasPorra.. Outravez... Parede dupla + etics...

    Ao invés de tijolo térmico 19 ... Caríssimo. Meta tijolo normal 20....

    Senão acabe com a historia da parede dupla e aplique simples + etics... Diminui a espessura de parede e aumenta exponencialmente a área útil da casa...


    Nada disso!
    Parede dupla sem etics!
  13.  # 13

    caixa de ar, não coloque. meta o xps encostado aos 2 panos. o Tiolo térmico deve estar por fora, se o colocar por dentro quandro andarem a abrir roços vai perder toda a melhoria que o tijolo tem em relação ao normal. de resto parece-me bem. outra coisa...pilares de 20cm de espessura, hummmm não gosto nada, so em ultimo caso.
  14.  # 14

    Colocado por: pagaimoSerá que a aplicação de bloco megatermico de 38 cm evitaria estes problemas uma vez que dispensa a aplicação de etics ( tirando na zona das lajes e pilares)?


    Humm... Tem a certeza? Duvido...
  15.  # 15

    Colocado por: riscos meta o xps encostado aos 2 panos.


    hm? como assim aos 2?
  16.  # 16

    Sim homem... Sem caixa de ar e restantes tretas...
  17.  # 17

    Peço-vos que não fujam ao tema.

    Eu não pedi esclarecimentos sobre a parte térmica.

    Apenas questionei acerca da questão estrutural que tem a ver com o facto do pano exterior em tijolo ir cercar toda a estrutura da casa e apenas ter contacto com as lajes do telhado e Res do chão, tendo a casa 2 pisos.
    Ele irá ser grampeado ao pano interior de x em x distância.

    O meu receio será o excesso de dilatação/ contração em relação à estrutura/pano interior e o facto de poder rachar.

    Isto até pode nem se verificar e estruturalmente correr tudo muito bem.

    Pergunto se alguém tem experiência numa situação destas.

    Se estruturalmente não for viável, poderei equacionar uma parede simples com bloco megatermico ( também sem capoto- podem consultar o manual de aplicação do bloco megatermico da artebel de 38cm e no mesmo não contempla a aplicação de capoto).

    Eu já tenho a minha opinião formada em relação aos 2 tipos de parede; sei por experiência própria que as paredes simples em bloco térmico + capoto também funcionam bem, no entanto tanto a térmica como a acústica perdem para a parede dupla; isto ainda se nota mais com o passar dos anos!

    Todos os amigos que tenho e fizeram casa com bloco e capoto neste momento estão com bastantes problemas ( não há 1 caso que tenha capoto e não tenha problemas), e não estou a falar só de 1.

    Acredito que o capoto funcione bem se for correctamente executado; o problema é que na minha zona não há ninguém que aplique isto em condições!!!!!
    Tornou se moda e toda a gente o coloca é de qualquer maneira!!!

    De qualquer das formas a moradia que projectei é uma
    Moradia com telhado tradicional com telha portuguesa com abas que saem cerca de 80cm da parede, o que confere uma proteção extra.

    A parede dupla com isolamento por dentro tem de ter caixa de ar e tem de ser bem feita, caso contrário não funciona correctamente.
    Faz-se 1 pano e a calha; aplica-se o wallmate e ao construir o 2 pano tem de se usar uma manga própria que recolherá o excesso de cimento que cai para o interior. De qualquer forma na primeira linha de tijolos deixam se 2 ou 3 buracos por preencher para recolher o cimento que caia na calha de escorrimento!
    Claro que não ficará a 100%, mas assegurar-me-ei de que será minimamente e correctamente executada.

    Como já referi a minha dúvida é apenas a questão da integridade do pano exterior em tijolo 15 que será aplicado como se fosse uma capa; o pano interior de tijolo térmico 19 é que ficará à face dos pilares e laje intermédia; depois levará o wallmate e o pano exterior de 15 a revestir tudo de modo a diminuir as pontes térmicas.

    Obrigado
  18.  # 18

    Mas qual água das chuvas!??....
    Se aparecerem rachadelas desse calibre é porque está com defeito de construção...
  19.  # 19

    🙈🙈
  20.  # 20

    Colocado por: pagaimoA parede dupla com isolamento por dentro tem de ter caixa de ar e tem de ser bem feita, caso contrário não funciona correctamente.
    Faz-se 1 pano e a calha; aplica-se o wallmate e ao construir o 2 pano tem de se usar uma manga própria que recolherá o excesso de cimento que cai para o interior. De qualquer forma na primeira linha de tijolos deixam se 2 ou 3 buracos por preencher para recolher o cimento que caia na calha de escorrimento!
    Claro que não ficará a 100%, mas assegurar-me-ei de que será minimamente e correctamente executada.


    Não consegue arranjar quem faça ETICS bem feito, e vai arranjar quem lhe faça parede dupla bem feita?

    em que zona é?

    tem habitação nos dois pisos?



    Colocado por: pagaimoTodos os amigos que tenho e fizeram casa com bloco e capoto neste momento estão com bastantes problemas

    que problemas são?
 
0.0224 seg. NEW