Iniciar sessão ou registar-se
    • dedao
    • 19 março 2019 editado

     # 1

    Chegou a minha vez de avançar nesta parte da vida.

    Estou de olho numa habitação para remodelar... Ando à volta de uma planta de uma casita pequena que está à venda, estou a atentar ver o que posso fazer em termos de espaços antes de avançar com uma proposta.

    A primeira planta é o que está construído (casa com talvez 30 anos), divisões pequenas.

    Fiz uma primeira versão juntando quarto+escritório para fazer uma suite.

    Que acham da primeira versão? do lado sala existe a possibilidade de criar um aumento da área habitável mas aquele canto está entre o muro e uns anexos do vizinho, junto às casas existem uns anexos que anda não sei se os aproveito para fazer a garagem.

    Outra coisa, a casa está ilegal e o dono irá apresentar o projecto na camera consoante as alterações que eu possa vir a ter.
    Eu, a pedir um empréstimo ao banco, e tendo 30% do valor da compra, o banco so me irá emprestar o dinheiro na altura da escritura? estou meio confuso com esta situação. SEI que tenho de ir ao banco mas para isso tenho de tirar um dia de férias...

    Faço as obras todas com um contrato de cpcv e depois é que o banco me empresta o dinheiro?

    Se alguém puder dar umas luzes nestas fases agradecia.

    1a imagem= ALterado
    3a imagem: Original
      V2.png
      Foto Casa.png
      original.png
  1.  # 2

    Não sou perito nisso, mas não estando legal, acredito que não tenha 'certificado de habitabilidade', e sem isso, dificilmente o banco lhe empresta dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  2.  # 3

    Colocado por: areiaNão sou perito nisso, mas não estando legal, acredito que não tenha 'certificado de habitabilidade', e sem isso, dificilmente o banco lhe empresta dinheiro.


    Obrigado,

    Terei a licença de habitação dado que irão ser entregues os projectos na camera para licenciar e só depois é que a compra se dá.

    O banco nao empresta no caso de se construir uma casa nova? estou a pensar que aqui os passos possam vir a ser semelhantes dado que no fim da reabilitação a casa terá a licença.
    • ik
    • 19 março 2019

     # 4

    Neste momento o valor da casa é inferior ao valor do terreno sem casa!

    Pense melhor, se está ilegal a qualidade de construção deve ser "boa", ou não...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  3.  # 5

    A qualidade ou não está lá há 30 anos. E não existem fissuras. Isto não é problema, disso não tenho dúvidas.
  4.  # 6

    Estou numa situação semelhante, vimos uma casa e quisemos avançar com o negócio, a moradia encontrava-se em fase de licenciamento mas os documentos ainda não tinham sido entregues na câmara. Havia possibilidade de fazer as alterações que queríamos logo nas plantas e já ficava tudo licenciado mas segundo nos informaram as obras teriam de ser feitas no imediato e só depois das obras concluídas é que era emitida a licença de habitabilidade. Logo só podíamos dar inicio ao processo no banco depois de investir do nosso capital. Optamos por não fazer as obras e licenciar a casa conforme se encontra porque estar a fazer o investimento em algo que não é nosso... Nunca se sabe... A verdade é que já se passou um ano e ainda nada de licença, pelo menos esta câmara é lenta que dói... Uma miséria... Espero que na sua cidade estas burocracias sejam mais céleres.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  5.  # 7

    o terreno onde estão os carros faz parte?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  6.  # 8

    Entretanto vive na casa ou o processo está mesmo parado?

    Colocado por: marco1o terreno onde estão os carros faz parte?



    Sim Marco o terreno tem 1000m2 sensivelmente.

    Outra hipótese é licenciar o que está e só depois a avançar com as obras quando estiver tudo em meu nome. Não sei...

    Mas para isso tinha de demolir os anexos que até podiam servir para fazer as garagens. Ou pode-se legalizar aquilo como apenas anexos? Galinheiros? Hehe
  7.  # 9

    Colocado por: dedaoMas para isso tinha de demolir os anexos que até podiam servir para fazer as garagens. Ou pode-se legalizar aquilo como apenas anexos?

    Isso é o que o actual dono irá tratar com o arquitecto que estiver a tratar do assunto. Acho que pode e deveria tentar saber mais sobre o processo.

    compra o imóvel, devidamente legalizado, depois pede emprestimo para aquisição + obras...
    Concordam com este comentário: areia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • dedao
    • 20 março 2019 editado

     # 10

    Para a semana vou ter uma reunião com o agente :) depois dou notícias... Obrigado desde ja
  8.  # 11

    uma coisa é certa 1000 m2 é uma boa área de terreno, ou seja não fica apenas limitado á casa, poderá sempre vir a fazer uma boa ampliação e um excelente espaço exterior.
    • ik
    • 20 março 2019

     # 12

    Continuo a achar que mais valia comprar um terreno e fazer uma casa à sua medida!
    • ik
    • 20 março 2019

     # 13

    Este é um daqueles casos em que enquanto não está legal só é bom negocio para o vendedor
  9.  # 14

    Sim o preço de comprar um terreno de 1000m2 custa pelo menos metade do que estão a pedir pela casa. E é como o Marco diz, tenho espaço para trabalhar ali. A ideia é fazer o espaço em L virado a sul que é por trás daquele muro a frente dos carros. Ligando a casa aos anexos que estão em tijolo na foto.


    Depois trago novidades
  10.  # 15

    Bem, vamos em princípio avançar com uma proposta de forma a ser nós a fazer as obras e iniciar o processo de legalização. Se o dono aceitar, senao é passar para outra.

    Entretanto vou a câmara para confirmar a situação da coisa.... Que documentos se pedem? Um PIP aplica-se nesta situação? Levo a planta da situação actual da habitação?
  11.  # 16

    Bem, vamos em princípio avançar com uma proposta de forma a ser nós a fazer as obras e iniciar o processo de legalização. Se o dono aceitar, senao é passar para outra.

    Entretanto vou a câmara para confirmar a situação da coisa.... Que documentos se pedem? Um PIP aplica-se nesta situação? Levo a planta da situação actual da habitação?
  12.  # 17

    Veja é se as existências são legalizaveis ou se poderá ter que mandar tudo abaixo... E se o terreno terá viabilidade de construção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  13.  # 18

    Vai fazer CPCV? Precaveja-se bem.
    Há casos em que depois da casa legalizada o preço sobe...atenção.

    Convem é reunir com o técnico e tentar apurar se o que existe é legalizável.
    Se uma planta, leve-a, bem como fotografias do existente.
    Pergunte também se é possível executar as modificações que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  14.  # 19

    Sim o CPCV tem de ser bem pensado. tem de haver penalizações elevadas.

    Em principio esta semana iremos à camara com a planta do existente e do que queremos fazer.

    Existe algum documento que se possa pedir à camara nesta fase? o PIP adequa-se?
  15.  # 20

    As garantias de que está à procura não existem, porque é um trabalho muito especifico.
    Primeiramente, antes de qualquer outra questão, tem que reunir com o técnico camarário, aferir a possibilidade de legalizar e consultar um técnico com experiência em legalizações para uma primeira análise do processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
 
0.0207 seg. NEW