Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    lá voltamos ao mesmo

    o arquiteto é que foi um doidivanas e quase todos são uns doidivanas

    mas quando aparece por aqui alguém a dizer que um projeto completo ( a sério) com um planeamento correto antes de partir para a obra, com MQT e estimativa etc...e pedem mais euros, ai jesus tá caro que abuso etc....
  2.  # 62

    Colocado por: marco1lá voltamos ao mesmo

    o arquiteto é que foi um doidivanas e quase todos são uns doidivanas

    mas quando aparece por aqui alguém a dizer que um projeto completo ( a sério) com um planeamento correto antes de partir para a obra, com MQT e estimativa etc...e pedem mais euros, ai jesus tá caro que abuso etc....

    La está. Também nao aceita que se critique a sua classe.
    A culpa agora é que os DO nao querem pagar o trabalho.
    Isto em construçao é uma cambada de coitadinhos. A começar no arquitecto, passando pelo DO que nao tem dinheiro, ate ao construtor que ninguem avisou que era assim, e acabar no carpinteiro que atrasou por causa do electricista e homem do pladur que atrasaram o trabalho e complicaram tudo.
    Mas depois aquilo está bonito e acabou bem porque o arquitecto era muito bom.
  3.  # 63

    claro que aceito
    e voce aceita o meu ultimo paragrafo??
    por acaso já viu por aqui projetos segundo esse método?
    enfim é melhor não dizer mais nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schlüter-Portugal
  4.  # 64

    Marco, o problema é que em >90% dos casos dos donos de obra nem fazem ideia o que é esse tal MQT e não lhes é sugerido ou explicado sequer.. o DO quer uma casa moderna sem telhado e com muita luminosidade, 3 quartos, 2wcs, cozinha e sala em open space.
    Pedem 2 ou 3 estudos prévios a gabinetes, um custa 3mil outro 4 e outro 6.. ora como as sanitas são caras ele escolhe o de 3mil porque sobra 3 mil para os "imprevistos" porque a casa é quase igual em todos.
    A meio da obra já percebeu que só em ferro podia ter poupado uma pipa de massa e aue afinal as janelas até ao teto não são só um bocadinho mais caras e na realidade são o dobro do preço porque não são medidas standard.
    Portanto esses 3 mil para imprevistos já vão em 12 mil e a derrapagem parece que está a ser feita em cima de gelo..
    Concordam com este comentário: ricat, desofiapedro, zinna
    • riscos
    • 22 março 2019 editado

     # 65

    Colocado por: rjmpiresMarco, o problema é que em >90% dos casos dos donos de obra nem fazem ideia o que é esse tal MQT e não lhes é sugerido ou explicado sequer..


    Ainda ontem tive uma pessoa do fórum das 18: 30 ás 21h aqui no gabinete com proj de arquitetura e especialidades feitas, que nem sabia qual a diferença de termossifão ou circulação forçada, no projeto de aguas tinha um esquentador que nem ligação tinha ao painel. que tem um projeto de estabilidade com sapatas de 80 por 80 com 3 ferros de 16 em cada direção, e vigas de função com 8 ferros de 20 ...com laje de vigotas que não diz qual a referencia da laje...que não tem planta de armaduras da laje de esteira, que não tem como é a estrutura da laje de cobertura em projeto….entre tantas outras coisas.

    É assim que anda o mercado….e melhor...pagou cerca de 1500euros a mais do que valores que eu pratico para todos os projetos.
    Concordam com este comentário: ricat, rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  5.  # 66

    Colocado por: rjmpirese aue afinal as janelas até ao teto não são só um bocadinho mais caras e na realidade são o dobro do preço porque não são medidas standard.


    @rjmpires
    dá para não dizer essas coisas, por favor! Posso ter o azar de o meu marido vir ler o tópico!!??!?!
    Obrigada!! ;) :) :) :)
  6.  # 67

    Eu então tenho pena de não me terem aberto os olhos mais cedo!
    Até sou uma pessoa que costuma procurar informações sobre os variados temas, mas como a construção envolve tanta diversidade de áreas e técnicas não quiz encher logo a cabeça com tanta informação.. maldita a hora em que "fui atrás" de um sonho sem primeiro ter os pés assentes na terra.
    E eu até não fui daqueles que queria X por Y, tinha um orçamento aceitável, pedi para me desenharem uma casa de um valor abaixo do que eu podia pagar já a contar com as derrapagens e os "já agoras", e mesmo assim fiquei parvo quando me apresentaram orçamentos!

    Tal como o riscos deu esse exemplo agora... Aquele dono de obra não tem nada que saber o que quer que seja, os profissionais contratados é que têm de fazer o melhor para satisfazer as necessidades do cliente.
    O problema real está que profissionais há poucos, o resto é paisagem
  7.  # 68

    Resumindo tudo que escreveram por aqui, quem quiser construir uma casa das duas uma: ou aceita um projecto chave na mão, paga o que deve e só aparece no fim quando telefonarem a dizer "Já tá" e engole possíveis consequências mais tarde se a casa foi feita às três pancadas, ou perde literalmente anos de vida a tentar perceber e controlar as coisas, para no fim acabar (se o Deus das Construções quiser) com uma casa construída em condições.
  8.  # 69

    Nos dois casos, convém benzer-se todos os dias de manhã, rezar 50 avé marias, prometer 70 virgens ao Deus Da Construção e mesmo assim olhe lá!
    Concordam com este comentário: rjmpires
  9.  # 70

    Colocado por: desofiapedroResumindo tudo que escreveram por aqui, quem quiser construir uma casa das duas uma: ou aceita um projecto chave na mão, paga o que deve e só aparece no fim quando telefonarem a dizer "Já tá" e engole possíveis consequências mais tarde se a casa foi feita às três pancadas, ou perde literalmente anos de vida a tentar perceber e controlar as coisas, para no fim acabar (se o Deus das Construções quiser) com uma casa construída em condições.


    Ou faz parte dos 10% que contrata arquiteto, engenheiro, fiscal, diretor de obra e segurança e fica com uma equipa de profissionais qualificados e que realmente fazem o trabalho deles!
    Não é só de avés Maria que isto vive (continuo a ser um crente mesmo depois do que me aconteceu)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 71

    que é que lhe aconteceu rjm?
  11.  # 72

    Colocado por: riscosque é que lhe aconteceu rjm?

    Aconteceu que paguei camarão com o objetivo de comer um bom bife, mas ali pelo meio o garçom deve-se ter enganado na mesa e trouxe-me uma febra seca e na conta final vinha um dom perignon que eu não bebi.

    Resumindo, o arquiteto tinha um valor para trabalhar e mostrou-nos as ideias, até aqui tudo bem. Depois o eng civil fez lá as contas dele, mas devia estar a pensar que a casa tinha 3 pisos, aquando dos orçamentos parecia que ia pagar aquela casa, os acabamentos da casa do vizinho e mobilar as duas.
    Pedi para alterar, levei com uma estória daquelas dos filmes de cowboys em que aparece um bandido e levou um dos vagões onde estava o ouro e fiquei descalço... Reclamei o que tinha a reclamar, fiz o que estava ao meu alcance e só desisti quando a minha sanidade se estava a perder.

    2anos depois, depois de muita leitura, conselhos, pagar a profissionais para fazer o trabalho deles e me explicarem as coisas e pagar também a terceiros para explicarem as explicações, perdi novamente o amor ao dinheiro que me custou a ganhar e mandei a bola pra frente depois de reunir uma equipa que ganhou a minha confiança, na esperança de concretizar o último sonho que tenho desde criança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  12.  # 73

    O amigo tem jeito para contar histórias :)), então está a construir, e está a correr bem..?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, mica
  13.  # 74

    Estou numa fase muito embrionária, mas já há buracos no terreno e ferro amarrado.
    Espero que corra tudo bem, há pessoas que estão a ser pagas para olhar pelo meu dinheiro, mas também já sei mandar os meus bitaites.
    Concordam com este comentário: riscos, leandro_m
  14.  # 75

    Colocado por: rjmpiresEstou numa fase muito embrionária, mas já há buracos no terreno e ferro amarrado.
    Espero que corra tudo bem, há pessoas que estão a ser pagas para olhar pelo meu dinheiro, mas também já sei mandar os meus bitaites.
    Concordam com este comentário:riscos

    e a obra está no fórum para se ver?
  15.  # 76

    Ainda não, apenas começou a semana passada e ainda não fizeram nada de mal para eu colocar aqui ao escrutínio dos demais.
  16.  # 77

    Colocado por: rjmpires78citar
    hahahaha...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 78

    Colocado por: marco1claro que aceito
    e voce aceita o meu ultimo paragrafo??
    por acaso já viu por aqui projetos segundo esse método?
    enfim é melhor não dizer mais nada.

    Anda por aqui um forista que se precaveu de tudo e mais alguma coisa no projecto e depois nao avançou com a obra. Um jorgferr nao sei dos quantos.
    O que falhou neste?
  18.  # 79

    não foi falha, não teve nada a ver com os projetos, foi uma decisão por opção económica/vida noutro sentido. Também ainda só ia na arquitetura de licenciamento. Mas o projeto seguiu sempre dentro das premissas económicas para um determinado plafond.
    mas nada como lhe mandar uma mensagem
  19.  # 80

    Colocado por: marco1não foi falha, não teve nada a ver com os projetos, foi uma decisão por opção económica/vida noutro sentido. Também ainda só ia na arquitetura de licenciamento. Mas o projeto seguiu sempre dentro das premissas económicas para um determinado plafond.
    mas nada como lhe mandar uma mensagem

    Eu nao tenho de mandar mensagem. Apenas temos um exemplo que tinha toda a informaçao e um projecto contido e nao avançou porque os preços de construçao nao eram aqueles que ele estava à espera.
 
0.0309 seg. NEW