Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Adquiri um imóvel, no Porto, em Propriedade Total. Sendo para reconstruir e fracionar em 3 apartamentos que posteriormente serão para arrendamento. E não intenciono vender o imóvel.

    O arquitecto questiona se quero Propriedade Horizontal.

    Após alguma pesquisa, dou-me conta que se ficar em:
    Propriedade Total sem And. ou Divisões Susc. de Utilização Independente terei a pagar
    - 1 IMI
    - 1 Certificado Energético
    - 1 Seguro

    Mas se ficar em
    Propriedade Horizontal ou Propriedade Total com And. ou Divisões Susc. de Utilização Independente
    - 3 IMI anuais
    - 3 Certificados Energéticos
    - 3 Seguros

    Tendo em conta que posso arrendar a vários inquilinos partes de um só imóvel, parece-me mais vantajoso manter a Propriedade Total, pois terei mais custos (únicos e recorrentes) em qualquer das outras opções, certo?
    Estarei ciente de todos os prós e contras nesta situação ou escapa-me algo crucial para a minha decisão?
    O valor de 1 IMI em Propriedade Total será inferior ao total de 3 IMI da Propriedade Horizontal?
  2.  # 2

    Colocado por: DEFCasaPropriedade Total sem And. ou Divisões Susc. de Utilização Independente terei a pagar
    - 1 IMI
    - 1 Certificado Energético
    - 1 Seguro

    Paga 1 IMI, cujo valor é igual à soma dos 3 IMI.
    Paga 1 certificado energético por cada divisão susceptível de utilização independente, paga 3 certificados
    Paga 1 seguro, custo valor é igual à soma de 3 seguros.

    Conclusão: Paga a mesma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DEFCasa
  3.  # 3

  4.  # 4

    Colocado por: JafazErrado

    Dé uma vista de olhos aqui á noticia...

    https://forumdacasa.com/discussion/61629/imi-e-outros-custos-associados-a-propriedade-total-ou-ph/

    Bom roubo ;)


    Jafaz,
    o link é o meu post. Não entendo o seu comentário. Qual é a sua percepção/experiência/opinião em relação à questão? Agradeço a partilha! Todas as informações são preciosas e levam-me a novas pesquisas. Tenho de conseguir chegar à conclusão da melhor situação no meu caso.
 
0.0089 seg. NEW