Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei uma casa (chave na mão) com terreno incluído. Para se fazer a casa e nivelar o terreno o construtor teve que retirar imensa terra (há outras casas ao lado com desnível). Apareceu um tipo de terra muito compacta, dura, eles chamam saibro. Como eu reclamei (antes da escritura), colocaram alguma terra 'fértil', perto de 50 cm. No entanto, quando chove o terreno fica todo inundado/alagado e provoca problemas ao nível dos equipamentos que temos aí colocados.

    Resultado, tem que se fazer um sistema de drenagem que não fica assim tão barato. A minha questão para o fórum é: este sistema tem que ser pago por nós ou posso imputar esta questão a quem comprei a casa/terreno uma vez que é um problema estrutural? O construtor diz que não porque não são problemas relacionados com a construção da casa. Mas eu paguei casa e terreno... O que acham?
  2.  # 2

    Colocado por: Xanapinuma vez que é um problema estrutural?

    Não!
    Não é um problema estrutural.
    É no máximo um problema de um mau projeto e uma descuidada execução.
    Tecnicamente não tem por onde exigir ao empreiteiro a reparação.
  3.  # 3

    zedasilva
    o Xanapin diz que comprou TERRENO E CASA chave na mão, o que é que ele tem a ver com as dificuldades encontradas na execução ? a não ser que esteja em contrato que se exclui condições do solo não previstas em projeto.
  4.  # 4

    Colocado por: marco1o que é que ele tem a ver com as dificuldades encontradas na execução ?

    Nada!
    Pelo que percebi, trata-se não de dificuldades de execução mas sim de má execução. Não foi feito um sistema de drenagem.
    Quase que aposto que o projeto não o contemplava. Se assim for o empreiteiro cumpriu os projetos.
  5.  # 5

    Colocado por: XanapinMas eu paguei casa e terreno... O que acham?
    eu acho que terá de pagar a drenagem.
  6.  # 6

    mas o Xanapiin comprou com chave na mão, projetos , terreno, execução, portanto se o empreiteiro não é o vendedor disso então alguém há-de ser mas não é o Xanapin que tem responsabilidade.
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemoseu acho que terá de pagar a drenagem.

    Porquê?
    Com base em quê?

    Colocado por: marco1não é o Xanapin que tem responsabilidade.

    Responsabilidade de quê?
    Qual a norma ou regulamento que me obriga enquanto empreiteiro a fazer uma rede de drenagem (se isso não estiver nos projetos)
  8.  # 8

    Colocado por: marco1não é o Xanapin que tem responsabilidade

    Mas é o DO e vai ficar com o menino na mão como de costume (de acordo com o q se fala aqui no fórum ) ;)
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaQuase que aposto que o projeto não o contemplava.
    aposto o mesmo, e tb aposto que também não se gastou lá muito em projectos para que se podesse precaver tais situações...
  10.  # 10

    Só uma observação.
    Eu acho que o Xanapin tem todo o direito em se indignar, só acho é que legalmente não terá muitas hipótese de responsabilizar alguem
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaPorquê?
    Com base em quê?
    com base em que quase de certeza nem estava incluido no orçamento nem nos projectos... e como tal o empreiteiro não tinha qq razão de o meter.

    agora, se está a tal drenagem projetada e orçamentada, e o empreiteiro não a meteu, aí já pode reclamar.
  12.  # 12

    Colocado por: antonylemoscom base em que quase de certeza nem estava incluido no orçamento nem nos projectos..

    Tem razão, interpretei mal a sua observação.
    O Xanapim comprou algo que na realidade não corresponde às suas espectativas mas na realidade comprou algo que estava previsto ser assim mesmo
  13.  # 13

    opa tudo a desconversar

    o cliente comprou um terreno e uma casa pronta a ser executada, chave na mão, pagou um preço por algo que no fim está pronto a ser usado

    não foi ele que contratou projetos execução etc... porque é que tem de ser ele a pagar por imprevistos durante o processo??

    ou eu vou comprar um carro e depois se não tiver travões tenho que os meter depois??
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  14.  # 14

    na verdade estamos odos a supor, que tal perguntarmos ao Xanapim?

    Colocado por: marco1ou eu vou comprar um carro e depois se não tiver travões tenho que os meter depois??
    vc antes de o comprar não vai procurar saber o que está a comprar? ou confia cegamente?
  15.  # 15

    Colocado por: XanapinComo eu reclamei (antes da escritura), colocaram alguma terra 'fértil', perto de 50 cm.
    ... isto. o homem meteu lá terra, 50cm (possivelmente não prevista em projecto)... e como tal não previa drenagem. O saibro não fica alagado como terra preta solta.
    Concordam com este comentário: nunos7
  16.  # 16

    antony

    é suposto um carro vir sem travões??

    repito o Xanapin comprou chave na mão, o que é que ele tem a ver se os projetos de aguas e esgotos não tinham previsto drenagem?
  17.  # 17

    Se calhar não estamos a ver bem a coisa.
    Colocado por: XanapinComo eu reclamei (antes da escritura), colocaram alguma terra 'fértil', perto de 50 cm.

    Xanapin
    Essa terra foi colocada onde?
    Em volta da casa?
  18.  # 18

    eu acho que está tudo a discutir sem ver o contracto de compra/construção da casa, logo não sabemos o que estava incluído e o que não estava incluido e está tudo a dar a sua opinião com base na sua interpertração do problema.


    certamente que a compra foi feita com base num projecto de uma casa e como esse projecto provavelmente previa o nivelamento do terreno o construtor fez esse nivelamento. que culpa tem o construtor/vendedor de que o terreno seja saibro e não dê para plantar nada?

    ou o projecto, incluia um projecto de arranjos exteriores e especificar o tipo de jardim no exterior? é que se o projecto de arranjos exteriores não previa nada alem do nivelamento, a terra que o construtor colocou por voce ter reclamado já parece-se que foi um custo que ele teve que gramar para o calar até á escritura.
  19.  # 19

    Colocado por: marco1antony

    é suposto um carro vir sem travões??
    não estamos a falar da mesma coisa... o empreiteiro estava a fazer um trabalho (sao sabemos qual, nem qual o fim) o DO chegou lá mandou parar e meter terra preta... hoje pelos vistos é um lamaçal. Ou seja houve uma alteração qualquer ao previsto que não sabemos qual foi, o resultado foi este. Não podemos culpar o empreiteiro por nada.

    não é o mesmo que um carro vir sem travões. nem ninguem vai ao fabricante do carro parar os trabalhos e mandar alterar o processo de fabricação e depois queixar-se que aquilo não funciona como devia

    O DO alterou o projecto, agora diz que não funciona. Não pediu para reformular os projectos de acordo com essa alteração, o Empreiteiro tb não vai meter drenagem do bolso dele ou vai? ele orçamenta o que está no projecto não contando com as alterações que o DO depois vem a pedir em obra. Não tendo mais informação não podemos culpar o empreiteiro por nada.
  20.  # 20

    antony

    chave na mão...o cliente mandou por terra porque aquilo já era um lamaçal, é evidente que não melhorou pois comprou algo ( terreno, projetos, obra) que não tinham drenagem alguma pensada. Se a culpa é do empreiteiro? não sei mas de certeza foi da empresa promotora do negocio. ou já vale vender algo que depois não funciona e tem defeitos?
 
0.0138 seg. NEW