Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a toda gente de fórum...Apesar de ser um membro novo aqui, já à algum tempo que tenho vindo a ler muitos dos posts deste forúm.
    Então é o seguinte, estou em vias de adquirir uma habitação construída maioritariamente em pedra(pedra essa com mais de 60cm de espessura), a casa tinha uma varanda que foi fechada para servir para mais divisões.
    De um modo geral a casa não está má, não tem problemas graves,nada infiltrações pelo telhado. Porém, já não é uma casa atual, não tem o conforto das casa de hoje em dia, logo implica investimento em janelas, possivelmente um restauro no telhado,algum tipo de aquecimento para o inverno. A casa tem divisões que considero pequenas e outras desadequadas, logo a ideia seria expandir e eliminar outras e tornar a casa minimamente confortável. Ideias para restauro tenho algumas, mas gostaria da opinião de quem já passou por processos semelhantes ou que percebe/trabalha neste tipo obras.

    Uma das minhas dúvidas principais é se seria possível e melhor colocar uma laje aligeirada , ou se mantinham o tecto em madeira?
    Outra das ideias seria tornar a varanda que foi fechada, em algo mais moderno, conjugar o moderno e o rústico, optando por algo com construção maioritariamente em vidro, sendo que nessa construção ficaria um quarto de vestir e wc pertencente à suite. E um terceiro quarto pensando no futuro.
    A casa não tem caixa de ar, isso é um problema?
      IMG-20190309-WA0015.jpg
      IMG-20190309-WA0001.jpg
      IMG_20190315_220011 (1).jpg
  2.  # 2

    Mais umas fotos...
      IMG-20190309-WA0018.jpg
      IMG-20190309-WA0004.jpg
      IMG-20190309-WA0009.jpg
  3.  # 3

    Começar por substituir as janelas! Se diz que isso já é pretensão sua, deduzo que as existentes não sejam eficientes. Escolha uma cor e um modelo de caixilho q se enquadre bem no conjunto. Essas a branco são de fugir.

    No telhado substituir as telhas. Parece q já deram o que tinham a dar. Se as quiser apenas lavar e reaplicar, ponha subtelha.

    Pq é que quer laje aligeirada para o tecto? Quer tornar o sotão utilizável? Se sim use madeira para a estrutura do piso.

    Com a mudança dos caixilhos pode avaliar o conforto térmico. Nunca será perfeito mas... se isolar pelo exterior perde essencia da casa. Pelo interior perde espaço.

    Se mantiver as fachadas em pedra, e oxalá que sim, tire a argamassa das juntas pintada a branco. Ponha isso de cor cinza. (Não pinte, pique a existente e ponha argamassa hidrofuga de cor cinza)

    Um projecto deste só tem a ganhar se se sentar com um arquitecto
    Concordam com este comentário: josealmeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferreira_jt
  4.  # 4

    Colocado por: O.MartinsComeçar por substituir as janelas! Se diz que isso já é pretensão sua, deduzo que as existentes não sejam eficientes. Escolha uma cor e um modelo de caixilho q se enquadre bem no conjunto. Essas a branco são de fugir.

    No telhado substituir as telhas. Parece q já deram o que tinham a dar. Se as quiser apenas lavar e reaplicar, ponha subtelha.

    Pq é que quer laje aligeirada para o tecto? Quer tornar o sotão utilizável? Se sim use madeira para a estrutura do piso.

    Com a mudança dos caixilhos pode avaliar o conforto térmico. Nunca será perfeito mas... se isolar pelo exterior perde essencia da casa. Pelo interior perde espaço.

    Se mantiver as fachadas em pedra, e oxalá que sim, tire a argamassa das juntas pintada a branco. Ponha isso de cor cinza. (Não pinte, pique a existente e ponha argamassa hidrofuga de cor cinza)

    Um projecto deste só tem a ganhar se se sentar com um arquitecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ferreira_jt
    obrigado pelas dicas. As janelas são para substituir porque são em madeira e já têm uns valentes anos.
    Quanto à laje, ainda está em estudo,pois mesmo assim o sotão é habitável, aliás tem lá quartos.
    O isolamento pelo exterior não está em mente pois iria alterar o estilo da casa. Isolar por dentro ainda é um caso a pensar, se bem que perderia espaço e as divisões já são pequenas.
    caso coloque isolamento,que tipo aconselham, visto que não queria perder muito espaço, ou acham que a espessura da pedra é suficiente(tem mais de 60cm),colocavam caixa de ar, pladur na parede? O meu principal medo é mais as humidades que possam vir a surgir, se bem que a casa até não mete grande humidade, talvez devido à espessura da pedra, não sei.
  5.  # 5

    Mais vale pedra de 60 do que 30 mas... apesar de grossa é um material continuo que propaga muito bem as temperaturas do exterior para o interior.

    O pladur no interior seria para dar acabamento ao isolamento que lá colocar.

    A espessura que perderá, depende da espessura do isolamento que colocar. Mas procure aqui no forum por isolamento pelo interior q deve muito para ver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferreira_jt
  6.  # 6

    intervenções (ordem a seguir, conforme necessário):
    Tratar patologias, se existirem
    isolar cobertura;
    isolar paredes (neste caso pelo interior, pladur e lã mineral, por exemplo)
    Isolar pavimentos (nos casos em que existem garagens / arrumos, por baixo)
    Caixilharia e vidros (eu não desgosto do branco; a cor de madeira natural também ficava bem.... veja por exemplo o PVC (branco/ cor de madeira, etc..) e um vidro baixo emissivo)
    Ventilação: após todas estas intervenções, é provável que a casa se torne demasiado estanque. convém avaliar isso e tratar da ventilação
    AQS e Climatização: escolher sistemas eficientes, preferência renováveis
  7.  # 7

    Realmente não pretendia perder muito espaço interior, pois as paredes(exceptuando as dos quartos) não dão para mexer visto serem de pedra e julgo eu, estarem a suportar o telhado.
    Se tiver que perder mais que 20cm, fica uma casa minúscula.
  8.  # 8

    Colocado por: O.Martinspropaga muito bem as temperaturas do exterior para o interior.

    depende das temperaturas... a transferência de calor é sempre do mais quente para o mais frio... no inverno é de dentro para fora
  9.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreiraintervenções (ordem a seguir, conforme necessário):
    Tratar patologias, se existirem
    isolar cobertura;
    isolar paredes (neste caso pelo interior, pladur e lã mineral, por exemplo)
    Isolar pavimentos (nos casos em que existem garagens / arrumos, por baixo)
    Caixilharia e vidros (eu não desgosto do branco; a cor de madeira natural também ficava bem.... veja por exemplo o PVC (branco/ cor de madeira, etc..) e um vidro baixo emissivo)
    Ventilação: após todas estas intervenções, é provável que a casa se torne demasiado estanque. convém avaliar isso e tratar da ventilação
    AQS e Climatização: escolher sistemas eficientes, preferência renováveis

    Boas amigo, quando se refere a isolar a cobertura, acha que devo colocar uma laje aligeirada por exemplo ou não tenho problemas em manter como está,colocando apenas tectos falsos(não gosto da madeira à vista)...
  10.  # 10

    Colocado por: Ferreira_jtacha que devo colocar uma laje aligeirada por exemplo

    Não!
    deve manter o mesmo material que está, ou colocar outro equivalente em termos de peso.
    apesar de ter boas paredes de pedra, eu não colocaria uma sobrecarga tão grande nessa casa.
    veja como está a estrutura existente.
    se tiver de a substituir, meta madeira na mesma (por exemplo lamelada), ou uma estrutura em LSF
    depois faz acabamento com gesso cartonado e isola com lã mineral por exemplo.
  11.  # 11

    Colocado por: fernandoFerreira
    Não!
    deve manter o mesmo material que está, ou colocar outro equivalente em termos de peso.
    apesar de ter boas paredes de pedra, eu não colocaria uma sobrecarga tão grande nessa casa.
    veja como está a estrutura existente.
    se tiver de a substituir, meta madeira na mesma (por exemplo lamelada), ou uma estrutura em LSF
    depois faz acabamento com gesso cartonado e isola com lã mineral por exemplo.

    A casa até tem laje de cimento na zona da cozinha , mas não tem na restante , não sei porquê, talvez para ter altura suficiente para as pessoas andarem a pé na zona do sotão. Pois a laje da cozinha é bem mais alta que na restante casa. Se subir à laje da restante casa, vou perder altura do sotão correcto?
    Realmente ando um bocado perdido nisto ,não tenho bem noção do que posso ou não fazer.
  12.  # 12

    Uma das minhas dúvidas principais é se seria possível e melhor colocar uma laje aligeirada , ou se mantinham o tecto em madeira?

    Madeira, não meta lajes aligeiradas nisso (aliás esse tipo de alteração estrutural requer licenciamento)

    A casa não tem caixa de ar, isso é um problema?

    sim e não. As paredes foram preenchidas com cimento nas juntas? se sim é um problema,ao que sugiro que pique toda a argamassa das paredes, por dentro e por fora. e de seguida aplique auma argamassa à base de cal tipo a Reabilita RJ35 da Secil, ou outra.. existem já várias opções no mercado.. outra é a marca DDLArg por exemplo.
    Estas argamassas permitem que as paredes respirem e que haja uma permuta de humidades entre o interior e exterior, isso aumenta o conforto da casa.

    A cobertura parece estar boa ao que simplesmente aplicava um isolamento térmico bom. essas telhas, embora velhinhas ainda têm muita vida útil.

    No exterior levantava esse piso em cimento todo e aplicava um pavimento em cubo de granito, e uns canteiros para plantas e flores..

    se nao tem a noçaõ do que anda a fazer considere arranjar um arqº com algumas noções desse tipo de reabilitação (nem que seja para apenas o orientar nos trabalhos já que não necessita de projectos e desenhos para isso). e que tenha sensibilidade para a coisa, nem todos servem para isso.
  13.  # 13

    Colocado por: antonylemosUma das minhas dúvidas principais é se seria possível e melhor colocar uma laje aligeirada , ou se mantinham o tecto em madeira?

    Madeira, não meta lajes aligeiradas nisso (aliás esse tipo de alteração estrutural requer licenciamento)

    A casa não tem caixa de ar, isso é um problema?

    sim e não. As paredes foram preenchidas com cimento nas juntas? se sim é um problema,ao que sugiro que pique toda a argamassa das paredes, por dentro e por fora. e de seguida aplique auma argamassa à base de cal tipo a Reabilita RJ35 da Secil, ou outra.. existem já várias opções no mercado.. outra é a marca DDLArg por exemplo.
    Estas argamassas permitem que as paredes respirem e que haja uma permuta de humidades entre o interior e exterior, isso aumenta o conforto da casa.

    A cobertura parece estar boa ao que simplesmente aplicava um isolamento térmico bom. essas telhas, embora velhinhas ainda têm muita vida útil.

    No exterior levantava esse piso em cimento todo e aplicava um pavimento em cubo de granito, e uns canteiros para plantas e flores..

    se não tem a noção do que anda a fazer considere arranjar um arqº com algumas noções desse tipo de reabilitação (nem que seja para apenas o orientar nos trabalhos já que não necessita de projectos e desenhos para isso). e que tenha sensibilidade para a coisa, nem todos servem para isso.
    Apesar de ser essa a ideia para o exterior,neste momento o principal é mesmo a casa em si, jardins e passeios ficaram para mais tarde, prioridades da vida.
    Mas ao manter a laje em madeira, não terei problemas com isso? Tipo bichos da madeira ou o próprio apodrecimento da madeira(não sei quantos anos aguenta uma laje de madeira).
    As telhas têm um aspecto bastante velho é verdade, mas de momento a casa não tem qualquer infiltração, se calhar a ideia é levantar tudo, colocar rufos novos e caleiros,lavar as telhas muito lavadinhas e aplicar um selante e tudo no sito novamente.
    Sabe dizer-me se baixar à altura do telhado implica projecto?
    Quanto ao preenchimento das juntas, presumo que seja cimento, pois a casa já tem uns valentes anos.
  14.  # 14

    Colocado por: Ferreira_jtnão terei problemas com isso? Tipo bichos da madeira ou o próprio apodrecimento da madeira(não sei quantos anos aguenta uma laje de madeira).
    se bem tratada, mais anos que vc terá de vida. Isso parece bem cuidado ao que as vigas principais devem estar boas.

    quanto às telhas, não perdia tempo nem dinheiro nem a lavar nem a selar. são velhas, mas estando boas apenas as voltaria a colocar uma vez bem isolado e forrado. No mínimo, aplicaria um forro OSB e impermeabilização, depois ripa, contra ripa e telha.

    alterar o perfil da cobertura requer projecto pois está a alterar tanto aa estrutura como o alçado da casa.. Dê uma leitura ao DL 55/99 de 16 de Dez para mais informação sobre isso. (principalmente o artº 6º, e os artºs 34º a 36º) mas pretende baixar a cobertura pq?

    então tire o cimento e meta argamassa de cal. (no interior eu aconselharia por rebocar a parede toda).. se não for hoje guarde a ideia para um dia no futuro o fazer.
    mas, sendo uma casa assim antiga existe a probabilidade que o interior ainda seja em cal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferreira_jt
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemosse bem tratada, mais anos que vc terá de vida. Isso parece bem cuidado ao que as vigas principais devem estar boas.

    quanto às telhas, não perdia tempo nem dinheiro nem a lavar nem a selar. são velhas, mas estando boas apenas as voltaria a colocar uma vez bem isolado e forrado. No mínimo, aplicaria um forro OSB e impermeabilização, depois ripa, contra ripa e telha.

    alterar o perfil da cobertura requer projecto pois está a alterar tanto aa estrutura como o alçado da casa.. Dê uma leitura ao DL 55/99 de 16 de Dez para mais informação sobre isso. (principalmente o artº 6º, e os artºs 34º a 36º) mas pretende baixar a cobertura pq?

    então tire o cimento e meta argamassa de cal. (no interior eu aconselharia por rebocar a parede toda).. se não for hoje guarde a ideia para um dia no futuro o fazer.
    mas, sendo uma casa assim antiga existe a probabilidade que o interior ainda seja em cal.

    Simplesmente baixaria porque acho que ia gostar mais da estética da casa com o telhado ligeiramente mais baixo(claro que isso implicaria perder o sotão,pelo menos de forma a andar de pé lá dentro, mas isso não é grave),mas isto são apenas ideias. Por dentro as paredes já são revestidas a cimento.
    O problema é que as telhas dão um pouco de mau aspecto se não forem trocadas ou lavadas minimamente.
  16.  # 16

    Colocado por: Ferreira_jtO problema é que as telhas dão um pouco de mau aspecto se não forem trocadas ou lavadas minimamente.
    são pontos de vista, eu nao penso isso.. aliás.. não gosto de casas antigas todas lavadinhas como se acabadas de construir.. há quem lave a pedra para tirar os lichens, eu coleciono lichens diferentes e espalho-os nas paredes de casa com pasta de iogurte.. ;)
    Concordam com este comentário: marco1, AnaT
  17.  # 17

    Colocado por: antonylemossão pontos de vista, eu nao penso isso.. aliás.. não gosto de casas antigas todas lavadinhas como se acabadas de construir.. há quem lave a pedra para tirar os lichens, eu coleciono lichens diferentes e espalho-os nas paredes de casa com pasta de iogurte.. ;)
    Concordam com este comentário:marco1


    Colocado por: antonylemossão pontos de vista, eu nao penso isso.. aliás.. não gosto de casas antigas todas lavadinhas como se acabadas de construir.. há quem lave a pedra para tirar os lichens, eu coleciono lichens diferentes e espalho-os nas paredes de casa com pasta de iogurte.. ;)
    Concordam com este comentário:marco1
    exato são pontos de vista...Eu pessoalmente prefiro cara lavada...
  18.  # 18

    Alguém me poderia dar umas luzes sobre o valor que poderá ter um telhado novo com isolamento, telhas novos, rufos e caleiras?
    Sei que valores específicos ninguém pode dar, era só para ter uma ideia. A casa tem 153 metros quadrados
  19.  # 19

    há quem ande á procura de telha antiga assim sujinha
    Concordam com este comentário: AnaT
  20.  # 20

    Colocado por: marco1há quem ande á procura de telha antiga assim sujinha
    Se realmente a trocar, depois coloco-a à venda ;)
 
0.0214 seg. NEW