Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Antes de mais esclarecer que não domino este mundo das obras e que o que vou sabendo é porque vou lendo e falando com quem é da área, e é neste sentido que venho pedir a vossa ajuda.

    Tinha um WC composto por base de duche (nunca usado em 15 anos, estava assim desde o fabrico do prédio), bidé, sanita e lavatório e nunca tive cheiros desagradáveis vindos da mesma.

    No sentido de começar a usar o WC também para os banhos, contratei uma empresa que me fez a remodelação do WC (mosaicos novos, base de duche ROCA nova, vidro lateral, etc) e retirada do bidé.

    Tudo funciona às mil maravilhas, a água sai sem qualquer problema das ligações do sifão, mas o que é facto é que de vez em quando me começou a aparecer cheiros de esgoto no WC. Nada muito intenso mas está lá.

    Após várias mexe e remexe, verifica-se que dentro do sifão, onde é o local da prumada faz uma ventania e o ar em vez de ser "sugado" pela tubo da prumada, é o oposto, entra para dentro do sifão.

    Já em "desespero de causa" comprei uma tampa de sifão expansora e onde o buraco do sifão não é 100% redondo coloquei silicone cola e veda mas mesmo assim parece-me que não está a 100%..

    Poderão-me dar uma ajuda relativamente ao que poderá ser? Não é suposto a prumada tirar o ar e não o mandar para dentro do sifão?
      P_20190331_150044_vHDR_Auto.jpg
      P_20190331_144316_vHDR_Auto.jpg
  2.  # 2

    Essa tampa esta mal colocada, tem k levar um acrescento até ao topo do cerâmico e depois leva a tampa
  3.  # 3

    Certo, um tubo em PVC deste género, correcto?

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Tubos-e-acessorios-evacuacao/Tubos-e-pontas/17324524.aspx

    Por acaso tenho-o lá em casa (novo) quando ainda não tinha pensado nesta solução da tampa expansora, se calhar vou usá-lo aqui com esta tampa.
  4.  # 4

    Amanhã terei cá novamente a empresa para tirar a sanita, reforçar vedações, etc.

    É normal este ar dentro do sifão?
  5.  # 5

    Não é normal.
    Quando fecha a tampa, o sifão tem água, e ao fim de pouco tempo, abre a tampa e o sifão já não tem água, é isso?
  6.  # 6

    O sifão na parte esquerda da imagem (onde tem as entradas da base de duche e lavatório tem sempre água), do lado da prumada é que tem bastante menos.
  7.  # 7

    de onde sai o cheiro? tem a certeza que é só pela tampa do sifão? é que a parte que deveria estar a reter a agua para fazer de sifão parece-me estar partida.
  8.  # 8

    Se tem sempre agua está 'tudo' bem. Tem é de ver aquilo que o Ivo disse e bem, do plastico divisor poder estar partido.

    A foto nao mostra bem, mas se estiver partido o nivel de agua nunca enche a ponto de obstruir os buracos de entrada no sifão. E cheiro passa para a base de duche e lavatório e depois fica no ambiente.

    Depois é montar o acrescento (deve ter de picar um pouco da betonilha para ele encaixar bem) e fechar a tampa. Mas ponha a empresa que lhe fez a obra a concluir isso. É a obrigação deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: allskin
  9.  # 9

    Obrigado pelas opiniões.

    O plástico divisor foi um pouco aberto por eles para a água escoar melhor e o cheiro não vem dos tubos de entrada (base, lavatório) mas sim do tubo de saída.

    Não tenho qualquer cheiro quer na base quer no lavatório...

    @Anonimo06082021, o que se refere ao "famoso"?

    Obrigado
  10.  # 10

    Claro que o cheiro vem do tubo de saída. É lá q está o esgoto.

    A ideia é: depois de fechar o sifão, o cheiro nao passar desse tubo de saída, para os seus aparelhos (base de duche e lavatório).

    Se eles tiveram de partir parte do divisor, alguma coisa está mal. Tem aí a sua resposta ao cheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: allskin
  11.  # 11

    Mas efectivamente não passa. Como disse acima, não tenho qualquer cheiro no resto dos aparelhos, apenas e só na tampa do sifão.

    Será portanto uma questão de vedar como deve de ser a respectiva tampa, certo?

    Obrigado
  12.  # 12

    Sim. Poderá ser.

    O fecho/vedação da tampa deve ser feita através de rosca.
    Andar a meter silicones é trabalho mal feito.
  13.  # 13

    Se partiram a divisória q retém a água, como é q o @allskin afirma q o sifão fica com água?
  14.  # 14

    Porque não partiram totalmente, apenas abriram um pequeno rasgo na parte superior.

    Na foto nota-se que tem água até meio de cada tubo de entrada.
  15.  # 15

    Colocado por: allskin
    Na foto nota-se que tem água até meio de cada tubo de entrada.



    Colocado por: O.Martinsnivel de agua nunca enche a ponto de obstruir os buracos de entrada no sifão.
  16.  # 16

    Portanto está correcto... a água não está a obstruir, fica a meio.
  17.  # 17

    Conforme tem o tubo está meio de água, mas o outro meio é de ar e pelo ar é que viaja o cheiro. Mas isso não interessa se cada aparelho estiver sinfonado individualmente, o problema costumas estar nas bases de duche que não costumam ser sinfonadas

    Mas também pode ser da tampa. É fácil de experimentar, use um plástico e fita isoladora para cobrir todo o sifão e veja se o problema desaparece
  18.  # 18

    Colocado por: Sergio RodriguesEssa tampa esta mal colocada, tem k levar um acrescento até ao topo do cerâmico e depois leva a tampa
  19.  # 19

    Colocado por: allskinPortanto está correcto...

    Está incorrecto... essa água deve tapar por completo os buracos, para evitar q os cheiros passem para as peças q foram ligadas a esse sifão...
  20.  # 20

    Nunos7 essa frase que me citou está incompleta. Faz parte de um raciocinio.
    O nivel de agua deve encher até ao topo do furo para não passar o cheiro.

    A empresa q esteve lá deve ter sifonado os aparelhos e depois abriu o rasgo para não ter duplo sifonamento.

    Nada como experimentar e fechar bem a tampa.
 
0.0192 seg. NEW