Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de saber a opinião dos mais entendidos:

    A forra cerâmica de pilares deve ser colocada pelo interior, ou pelo exterior?
    Se for pelo exterior mantem-se o mesmo material pelo exterior, sendo o acabamento mais uniforme?

    A questão surgiu, porque sempre que vejo prédios mais antigos na parte cega lateral verifico que se nota sempre a estrutura relativamente à alvernaria, por esta apresentar um tom mais escuro penso que devido às humidades...
  2.  # 2

    penso que a forra ceramica será sempre por fora, agora existem opiniões opostas em relação ao isolamento térmico se pelo interior se pelo exterior.
  3.  # 3

    Sim, mas sendo a forra pelo exterior o isolamento tb terá de andar pelo exterior.
    Ou então teria que se fazer tb forra pelo interior o que ia fazer com que as paredes aumentassem em mais pelo menos 5cm. Uma parede de 35cm passaria a 40cm!
  4.  # 4

    Boas

    Sim, mas sendo a forra pelo exterior o isolamento tb terá de andar pelo exterior.

    Não é bem assim, a forra pode ser interior. Qual a espessura dos pilares? E que tijolo vai usar?
    Veja alguns exemplos. As medidas são meramente indicativas pelo que terá de as adaptar ao seu caso.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    A minha questão é que se a ponte térmica for corrigida pelo interior, a forra tb terá que andar pelo interior, logo pelo exterior vão existir dois materiais diferentes: betão e alvenaria de tijolo. Em termos de uniformidade não será aconselhavel corrigir a ponte térmica pelo exterior?
    Para não acontecer como nas fachadas laterais de muitos prédios em que se nota perfeitamente a estrutura em relação ao pano de alvenaria.
  6.  # 6

    Boas

    O problema põe-se em ambas faces, mas é provavelmente mais grave na face exterior por estar exposta aos elementos, dependendo também do acabamento / revestimento exterior. Tenha em atenção que no caso da forra ser feita pelo exterior a parede exterior de tijolo que se sobrepõe à forra estará apenas parcialmente apoiada na viga (exemplo 1). A parte apoiada deve ser pelo menos 2/3 da largura do tijolo. Ou então faz uma saliência na viga para apoiar o tijolo (exemplo 2), mas fica ali com uma (pequena) ponte térmica por ausência de isolamento.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 7

    chenne

    não consigo compreender como o facto de a forra ser pelo exterior isso implica que o isolamento termico tem de andar tambem pelo exterior porque diz isso??
  8.  # 8

    O que digo é que a forra pode ser pelo exterior, e o isolamento térmico pelo interior, mas implica ter uma forra tb pelo interior aumentando a espessura da parede.

    O que pretendo saber é se pelo exterior não tiver forra nos pilares isso poderá fazer com que se note uma diferença entre a estrutura e o pano de tijolo, devido a patologias com se nota nas fachadas laterais dos prédios onde existe uma clara diferença entre estrutura e pano de tijolo.
  9.  # 9

    não, isso pode depender da qualidade dos rebocos e da tinta, penso.
  10.  # 10

    De qualquer forma, com a actual regulamentação, é sempre obrigatória a forra térmica nos pilares e talões de viga
  11.  # 11

    Boas, então e se for assim? Forra térmica pelo exterior, correcção de ponte térmica do pilar com wallmate IB pelo interior, a toda a volta do pilar.

    Pergunta:
    - Será possível estucar wallmate IB a face do tijolo sem se notar a diferença? Seria necessário colocar rede de fibra de vidro?

    Cumps
      pilar 1.jpg
  12.  # 12

    Outra perspectiva
      Pilar 2.jpg
  13.  # 13

    é uma solução interessante, até porque facilita a passagem de tubagens. Mas a parede fica quase com 40cm
  14.  # 14

    Colocado por: mitrix123Boas, então e se for assim? Forra térmica pelo exterior, correcção de ponte térmica do pilar com wallmate IB pelo interior, a toda a volta do pilar.

    Pergunta:
    - Será possível estucar wallmate IB a face do tijolo sem se notar a diferença? Seria necessário colocar rede de fibra de vidro?

    Cumps
      pilar 1.jpg


    É possível sim, já o "fiz" no meu sotão e existe aqui um tópico com isso e o resultado final...

    Acho que a rede confere mais rigidez ao conjunto.
  15.  # 15

    E haveria algum problema com o travamento do pano interior de alvenaria, uma vez que nao liga ao o pilar directamente?
 
0.0176 seg. NEW