Iniciar sessão ou registar-se
    • MFRC
    • 3 setembro 2009 editado

     # 1

    Boa noite a todos,

    nos próximos dias vamos adquirir um terreno que está classificado como rústico para futura construção(daqui a 2 anos). Já confirmamos na conservatória do registo predial e nas finanças o seu proprietário e a inexistência de qualquer penhora ou hipoteca. Confirmamos também junto da câmara municipal a viabilidade para construção.

    Gostariamos que nos esclarecessem, se possível, quais as implicações de o terreno estar classificado como rústico nas seguintes vertentes:
    - Se o valor da escritura está de acordo com a avaliação que as finanças possam vir a fazer?;
    - Quando iniciarmos a construção e o terreno passar para terreno urbano que custos acrescem na altura(ou agora)?;
    - Se o terreno vai ser reavaliado(valor patrimonial) na altura da escritura, uma vez que vai ocorrer uma passagem onerosa.
    - Que outras implicações podem surgir;

    Agradecemos desde já a vossa ajuda.

    Obrigado,

    MFRC
    •  
      FD
    • 3 setembro 2009

     # 2

    Se o terreno é na região Oeste e vale do Tejo, cuidado com esse prazo de 2 anos. Leia: https://forumdacasa.com/discussion/6060/protovt-construcao-em-zonas-nao-urbanasurbanizaveis-entalada/ .
    • MFRC
    • 3 setembro 2009

     # 3

    É na zona norte(Maia) e não chega aos 1000m2.

    Obrigado,

    MFRC
  1.  # 4

    Os custos que vai ter de suportar mais será o imposto sobre imóveis vai subir bastante com a passagem para urbano, na altura a avaliação do terreno será feita pela finanças, se tem viabilidade de Construção é o mais importante imposto já se sabe :/ irá subir bastante
    O valor do imi só muda quando mudar de caracteristica o terreno. Por enquanto paga como terreno rural.
    • MFRC
    • 4 setembro 2009

     # 5

    Pois é... isso já calculavamos... Mas na passagem para urbano pode ocorrer uma avaliação de um valor bastante superior ao da escritura(feita agora), isso pode trazer problemas?

    Mais uma vez obrigado.
  2.  # 6

    Colocado por: MFRCPois é... isso já calculavamos... Mas na passagem para urbano pode ocorrer uma avaliação de um valor bastante superior ao da escritura(feita agora), isso pode trazer problemas?

    Mais uma vez obrigado.


    eu disso não percebo muito, mas sim será feita uma nova avaliação que vai disparar"" o valor patrimonial do terreno, visto a passagem de rustico para urbano, mas acho mesmo que não traz problemas nenhum fazer agora a escritura como rustico e depois passar a urbano, não vejo nenhum impedimento, vai é ter mesmo que pagar muito mais dinheiro no final do ano pelo IMI na altura que for urbano.
 
0.0110 seg. NEW