Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noites, será que alguém me pode ajudar a resolver esta situação, tenho orçamentos de caixilharia em aluminio com mas todas com medidas de caixa de ar e vidros diferentes; as medidas são as seguintes: 4x24x6; 5x12x4; 6x14x15. As janelas são das seguintes dimensões 180x210 e 180x110. Podem indicar qual será a medida aconselhável.
  2.  # 2

Já coloquei esta discussão aqui há 4 dias e ainda ninguém apareceu para dar opinião ou uma ajuda, se fosse para criticar, como já tenho visto noutras discussões que até têm que fechar, já estava cheio de comentários, enfim.
    A medida em cima é 6x14x5.
  3.  # 3

Boa tarde!
    Vou basear-me no meu caso e na minha experiência pessoal e aqui fica a minha opinião:
    Eu tinha várias propostas para janelas. Por exemplo para as caixas de ar: comecei por ter uma proposta para 14, depois outra para 18 e acabei por excolher uma de 12, a proposta final.
    Por que razão? Porque, conforme me foi elucidado, para janelas com o tamanho das minhas umas de 12 seriam perfeitas, fazendo o mesmo efeito (e teremos a mesma percepção) de isolamento que as de 18, tudo o que fosse a mais de 14 seria inútil, e as de 14 também nada de benéfico trariam. As minhas janelas são pequenas.
    Assim, depende do tamanho dos vãos, para vãos grandes, e por um raciocício de lógica, parece que o espaço entre vidros deverá ser maior comparativamente aos vãos pequenos.
    Vou :o) procurar as propostas que tive e venho dar-lhe informações mais precisas que espero ajudar.
    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  4.  # 4

Boas

Só com esses elementos é complicado dizer alguma coisa. O melhor que tem a fazer é comparar as características dos vidros e caixilharia que lhe propuseram com as mesmas características indicadas no projecto de comportamento térmico. Dentro das que tenham características iguais ou superiores, escolha a mais barata. Para não complicar muito compare os respectivos coeficientes de transmissão térmica; na documentação é representado por U= ... W/m2 ºC ou U=... K/m2 ºC
    Se disponibilizar aqui essas informações já é possível dizer qualquer coisa de concreto

Já coloquei esta discussão aqui há 4 dias e ainda ninguém apareceu para dar opinião ou uma ajuda, se fosse para criticar, como já tenho visto noutras discussões que até têm que fechar, já estava cheio de comentários, enfim.

Touché

cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

Obrigado CMartins, assim já consigo ter uma ideia mais concreta, já agora pode dizer-me a dimensão das suas janelas e a expresura dos vidros.
    Ficou tudo bem isolado?
  6.  # 6

Obrigado Sr. José cardoso não tenho essas características nos orçamentos o que seie que é a Série 3500 com ruptura térmica da marca cortizo, isso são todos os orçamentos o que diferencia é mesmo a expressura dos vidros e caixa de ar e o preço.
  7.  # 7

Boas

E os vidros?

cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

As medidas dos vidros já coloquei no primeiro comentário.
    São vidros duplos e com as seguintes medidas: 4x24x6; 5x12x4; 6x14x5. As janelas são das seguintes dimensões 180x210 e 180x110. Podem indicar qual será a medida aconselhável. É tudo do sistema batente.
  9.  # 9

Viegas,
    As minhas janelas têm estas dimensões:
    630x800 = 1 Janela
    470x530 = 1 Janela
    870x1080 = 6 Janelas

Os orçamentos que tive foram os seguintes vidro
    4-14-3+3 (quando colocado assim 3+3; 5+5 ou coisa que o valha, é para especificar um laminado)
    6-18-4:
    4-16-4, Valor Ug EN 673 - 1,1 (este foi o único que mencionou os valores energétios, como simples clientes finais dispensamos os termos técnicos e queremos saber apenas qual o "efeito" para os nossos "sintomas",é como ir ao médico!)
    6-18-4
    e mais uma vez um laminado 3+3-12-4 (o que escolhemos)

Comecei por pedir a todos sempre vidro duplo, depois optei também por pedir laminado (para dificultar assaltos numa moradia parece-me um opção importante) e com película silence ou akustex (o nome difere o efeito é o mesmo - maior isolamento acústico, é uma película para o efeito).

Andei um pouco "embrulhada" com as especificidades e tecnicidades e depois decidi reduzir-me à mera condição de cliente final em vez de me armar em "pro" e preocupar-me com valores energéticos e afins e pedi um "medicamento" que resultasse na minha casa com janelas pequenas e muitíssimo barulho.
    Resultados, Viegas, ainda não os tenho, só no final deste mês quando me instalarem as janelas, mas já me tinha comprometido a vir cá dar conhecimento, aqui tem um link, numa outra nota sobre janelas mas que lhe é capaz de interessar e onde falo do meu caso e dos preços; eu e tantos outros https://forumdacasa.com/discussion/157/15/aluminio-ou-pvc/#Item_31
  10.  # 10

Boas

As medidas dos vidros já coloquei no primeiro comentário

Não é isso; o que pretendo saber, se for possível, é a marca dos vidros

cumps
    José Cardoso
  11.  # 11

Sr. José Cardoso isso não colocaram no orçamento. Mas sabe indicar-me qual é a medida da caixa de ar mais adequada para as medidas da janelas que indiquei é que destas medidas 4x24x6; 5x12x4; 6x14x5 tenho uma diferença de valores de 2800€ é muito dinheiro não acham se a marca e cor do alumio é a mesma.
  12.  # 12

Boas

É realmente muita diferença; mais uma razão para tomar uma decisão ponderada: peça os coeficientes de transmissão térmica dessas soluções de vidro. Só não dão se não quiserem, o que seria suspeito. Assim a "olho" uma das soluções parece-me "abusar" da caixa de ar (4x24x6) e outra do vidro (6x14x15).Este "abusar" é uma maneira de falar, já que não conheço o material em concreto. A solução mais equilibrada em termos da relação custo / benefício é capaz de ser 5x12x4, mas não passa de um palpite.

cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

Obrigado José Cardoso pela sua explicação. A medida é 6x14x5 e é mais barata que a 4x24x6 o material e marca de alúminio é a mesma. Vou entrar em contacto com as empresas e solicitar esses coeficientes.
  14.  # 14

15.  # 15

De outro tópico:
    Colocado por: SkinkxEu diria que o árgon só começa a aparecer nas caixas-de-ar mais generosas, de 16 mm para cima, e mesmo assim não é em todas,

Os gráficos no link do meu comentário anterior sugerem que o espaçamento ideal da caixa usando árgon são exatamente os 12 mm.
  16.  # 16

Colocado por: mhpintoDe outro tópico:

Os gráficos no link do meu comentário anterior sugerem que o espaçamento ideal da caixa usando árgon são exatamente os 12 mm.

Eu tenho um programa de cálculo de vidro duplo, da Saint-Gobain, que me diz o contrário.

Planitsar One 6 mm + Incolor 4 mm c/ câmara de árgon 90% 8 mm: U=1.6 W/m2.ºC
    Planitsar One 6 mm + Incolor 4 mm c/ câmara de árgon 90% 10 mm: U=1.4 W/m2.ºC
    Planitsar One 6 mm + Incolor 4 mm c/ câmara de árgon 90% 12 mm: U=1.2 W/m2.ºC
    Planitsar One 6 mm + Incolor 4 mm c/ câmara de árgon 90% 16 mm: U=1.0 W/m2.ºC

O programa dá valores de "U" arredondados à décima, por isso a diferença pode ser menor, devido a esses arredondamentos, ainda assim percebe-se que há aumento de performance, pelo menos até à espessura de 16 mm.
  17.  # 17

Skinkx, como é o expert fica uma dúvida, para a mesma caixa de ar, vamos supor, 16, para árgon ou ar a diferença é umas décimas de U (visto no gráfico anteriormente apresentado).
    Isso é relevante para uma casa? Fará assim tanta diferença que valha a pena o investimento?
    • Skinkx
    • 21 novembro 2016 editado

# 18

Para uma caixa-de-ar de 16mm, com árgon temos U=1.0 W/m2.ºC, com ar desidratado temos U=1.3 W/m2.ºC...ainda são cerca de 30%...

E eu não sou expert em vidros, simplesmente tenho o software que me debita estes valores para as configurações que eu bem entender... por exemplo, o mesmo software mostra que um bom vidro duplo X/16 árgon/X, com películas baixo emissivas, permite ter um U similar ao de um vidro triplo X/10/X/10/X, com caixas de ar simples e as mesmas películas baixo emissivas... ou seja, às vezes consegue-se investir num bom vidro duplo e ter o mesmo retorno dum fraco vidro triplo.

Para perceber se justifica ter vidros duplos com caixa-de-ar simples ou com caixa-de-ar preenchida com árgon, a melhor maneira é pegar no projecto térmico e fazer simulações para os 2 cenários. Sabemos quantos vamos investir se pedirmos orçamento para as 2 situações, com o projecto térmico sabemos quanto vamos gastar nos 2 cenários em função da climatização estipulada, logo também ficamos a saber ao fim de quantos anos vamos buscar o retorno... a partir daí, o cliente decide.
    O problema é que para isto acontecer, não se podem andar a fazer projectos "a metro".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
  18.  # 19

Colocado por: SkinkxEu tenho um programa de cálculo de vidro duplo, da Saint-Gobain, que me diz o contrário.

Esse programa também dá a variação da "thermal performance"? Vendo o segundo gráfico do tal link, onde mostram isso, nota-se que é o que serve de "desempate" para definir o espaçamento ideal, já que o valor de U é muito próximo nas espessuras entre 12 e 18 mm.
    • zeto
    • 21 novembro 2016 editado

# 20

Os meus vão ser assim:
    6mm Planitherm + 10mm + 5mm Temperado + 12mm + 3.3.1mm Stadip Laminado Segurança (saint gobain)

0.0227 seg. NEW