Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: RSPEntão mas como se costuma evitar/contornar a tubagem no isolamento?

Eu costumo aplicar espuma de poliuretano, mas há quem faça uma betoninha para tapar os tubos e depois é que aplica o xps sobre uma base nivelada, e até há quem não coloque nada e depois ficam com um piso radiante no inverno :-))
  2.  # 22

e há quem meta o xps logo a seguir á laje depois faça uma betonilha de enchimento com os tubos embebidos.
    • RSP
    • 1 maio 2019

# 23

Betonilha de enchimento com os tubos embebidos é o que está na última foto que coloquei?
    Qual é a melhor solução que este caso?
  3.  # 24

não é não, na sua foto não vejo lá isso vejo é os tubos tapados com cimento e o xps ao lado.
    isso que tem ai é uma sapateirada, e não é a tela de alumínio por cima que vai resolver.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • RSP
    • 1 maio 2019

# 25

Mas vou ainda a tempo de falar com o empreiteiro para resolver? É qual a melhor maneira de resolver, tanto a parte que já tem XPS como a que não têm?
    E já agora: para que serve em rigor a manta de alumínio ali colocada?
    Obrigado pelos contributos.
    • RSP
    • 1 maio 2019

# 26

Pedir ao empreiteiro para levantar os tubos, colocar o XPS e depois a betonilha de regularização é viável?
  4.  # 27

isso tem de ver com ele pois significa desmanchar tudo o que fez até agora.
    • RSP
    • 1 maio 2019

# 28

É na parte que ainda não têm o XPS? Qual a melhor solução?
  5.  # 29

estas coisas não podem ser feitas assim tão "adoc", tem de se ver a situação no seu todo.

acho que deve contatar um empreiteiro mais experiente e que tenha nos seus quadros um técnico com qualificação suficiente para preconizar corretamente o isolamento da laje e os demais trabalhos.
    • RSP
    • 1 maio 2019

# 30

Mas se fosse para si o que faria?
  6.  # 31

tudo depende de n fatores existentes, mas á partida já lhe disse num post anterior.as coisas tem de ser bem estudadas pois por exemplo ainda convem meter uma barreira para vapor, uma tela de desoladarização entre o xps e a betonilha de enchimento pois esta não pode ficar "colada" ao xps, etc...
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
    • RSP
    • 1 maio 2019

# 32

Ok. Obrigado pelo contributo.
  7.  # 33

Colocado por: RSPMas se fosse para si o que faria?

Não é certamente isso que está no projeto.

Colocado por: RSPPedir ao empreiteiro para levantar os tubos, colocar o XPS e depois a betonilha de regularização

Pedir pode mas com um empreiteiro que faz esse tipo de trabalho certamente que não vai ter sorte nenhuma
  8.  # 34

É muito simples isolar um pavimento. Com a espuma projectada contínua, isola e protege os tubos além de poupar uma camada de betonilha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GHoltremann
      56640062_413293712805981_4558163506079203328_n.jpg
  9.  # 35

não sei a que camada de betonilha se refere, eu só conheço uma para enchimento e regularização para receber o pavimento.
  10.  # 36

No exemplo anterior você sabe que não é assim que se faz. Normalmente, aplica-se uma camada de betonilha sobre as tubagens e depois as placas XPS sobre a betonilha regularizada. Como o senhor disse aquilo é uma sapateirada.
  11.  # 37

E para que serve esse "isolamento" de alumínio aí no chão? BPV não deve ser porque está perfurada com os pregos de plástico...
    •  
      marco1
    • 2 maio 2019 editado

# 38

Mariana

vai ter de provar isso, não é só querer vender a tal espuma que se deve fartar de fissurar e degradar ainda por cima com tubos embebidos.

que eu saiba isola-se a laje e depois vem os tubos e o enchimento/ regularização.
  12.  # 39

também pode utilizar estas calhas para passar os tubos ,talvez fique mais perfeito
      solution-isolante-pour-plancher-chauffant-ou-sur-terre-plein-plaque-isoleader-002490253-product_maxi.jpg
      goulotte-pour-chape-flottante-sur-isolant-goulotte-isoleader-002490248-product_maxi-1.jpg
  13.  # 40

Colocado por: marco1vai ter de provar isso, não é só querer vender a tal espuma que se deve fartar de fissurar e degradar ainda por cima com tubos embebidos.

Marco, eu sempre fiz como está na foto da Mariana, continuo a achar que é a melhor solução.

A alternativa que costumo ver é uma betonilha para tapar os tubos e regularizar o piso, XPS e uma segunda betonilha. A betonilha pode ser com leca ou em vez da betonilha betão celular.

Aplicar tubos sobre o isolamento nunca vi fazer, e não me parece boa solução abrir roços e aplicar tubos sobre xps.
    Concordam com este comentário: Mariana Araujo, riscos

0.0195 seg. NEW