Iniciar sessão ou registar-se
    • box
    • 20 outubro 2019

     # 41

    Colocado por: ricardoeduardocumpre todas as acessibidades.

    Espero que sim. mas já agora, também por curiosidade, qual das instalações sanitárias foi projetada para cumprir as acessibilidades?
  1.  # 42

    Colocado por: box
    Espero que sim. mas já agora, também por curiosidade, qual das instalações sanitárias foi projetada para cumprir as acessibilidades?

    A da entrada. O município da minha zona não obriga a banheira.
  2.  # 43

    Assim faz mais sentido?
      Screenshot_20191020_230753_cn.wps.moffice_eng.jpg
    • box
    • 21 outubro 2019

     # 44

    Sim, faz mais sentido. Boa sorte com a construção!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 45

    Colocado por: boxSim, faz mais sentido. Boa sorte com a construção!

    Obrigado.
    Tem alguma opinião ou conhecimento a nível de caixilharia? Pvc ou alumínio?
  4.  # 46

    Colocado por: ricardoeduardoAssim faz mais sentido?
      Screenshot_20191020_230753_cn.wps.moffice_eng.jpg

    Gosto bastante! Simples prático e eficiente!
    No quarto só vais ter aquele armário? Na parede da casa de banho, junto à média de cabeceira da esquerda da cama não equacionas colocar outro?
    Concordam com este comentário: ricardoeduardo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardoeduardo
  5.  # 47

    Colocado por: TicMic
    Gosto bastante! Simples prático e eficiente!
    No quarto só vais ter aquele armário? Na parede da casa de banho, junto à média de cabeceira da esquerda da cama não equacionas colocar outro?
    Concordam com este comentário:ricardoeduardo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardoeduardo

    Acho que não porque o armário do quarto é grande vai ter 3,20m
    Concordam com este comentário: TicMic
  6.  # 48

    Colocado por: ricardoeduardo
    Acho que não porque o armário do quarto é grande vai ter 3,20m
    Concordam com este comentário:TicMic


    E dois lavatórios na casa de banho? É algo que dá muitíssimo jeito.
  7.  # 49

    Colocado por: TicMicE dois lavatórios na casa de banho? É algo que dá muitíssimo jeito.

    Dá jeito a si, a mim não dá jeito nenhum.
    Porque é que tem que lavar os dentes ao mesmo tempo?
  8.  # 50

    Desenho continua muito pobre... as fenestrações, parecem-me inseridas sem grande critéro, pelo menos em relação aos espaços interiores. Duplicção de portas para acesso à garagem..corredor horrivel para aceder do hall de entrada à zona social... a menos que não o utilizem.
    Solução de cobertua complicada.. ainda para mais qundo irá ficar detras de platibanda.. é mais uma em chapa sandwish!?
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 51

    Colocado por: Pedro BarradasDesenho continua muito pobre... as fenestrações, parecem-me inseridas sem grnade critéro, pelo menos em relação aos espaços interiores. Duplicção de portas para a cesso à garagem..corredor horrivel para aceder do hall de entrada áà zona social... a menos que não o utilizem.
    Solução de cobertua complicada.. ainda para mais qundo irá ficar detras de platibanda.. é mais uma em chapa sandwish!?
    Boa sorte.

    Obrigado pelo seu comentário.
    Mais uma vez refiro que a casa foi toda feita para me servir da melhor maneira e não ao contrário.
    Desde que para mim e respectiva esposa esteja bom, bonito para nós e acessível dentro da legislação não vejo problema.
    Boa semana
  10.  # 52

    Se a casa foi projetada de acordo com aquilo que pretendia, ainda bem.
    Boa sorte para a construção.
    Deixo aqui o link da minha, também em L em angulo aberto.

    https://forumdacasa.com/discussion/61527/1/o-inicio-do-calvario-a-construcao/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardoeduardo
  11.  # 53

    Colocado por: ricardoeduardoMais uma vez refiro que a casa foi toda feita para me servir da melhor maneira e não ao contrário.
    Desde que para mim e respectiva esposa esteja bom, bonito para nós e acessível dentro da legislação não vejo problema.

    Isso não discuto.. mas normalmetne os donos de obra não conseguem aferir totalmente isso em fase de projecto, e se não são confrontados e/ou alertados para isso... depois de construir é mais complicado.
    ainda bem que estão satisfeitos...
    Mas é o meu olhar técnico que é muito critico... Defeitos de profissão. Teem ai coisas que poderiam estar mais funcionais e gastar menos dinheiro, ou o msmo.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardoeduardo
  12.  # 54

    Colocado por: ricardoeduardoAssim faz mais sentido?


    Olá, antes de mais há-que felicitá-lo pela coragem em construir, e se tudo está ao seu agrado, não hesite e vá em frente. Esteja atento em obra e nunca suponha nada, se não está escrito ou não sabe algo ao certo, pergunte, senão haverá mal-entendidos por todo o lado.

    Respondendo ao que pergunta, "se faz sentido?"
    Ora, se está como vocês querem, certamente fará sentido.
    Eu no geral gosto da casa, mas se fosse uma casa minha, eu faria o seguinte (ver imagem):

    1 -puxava toda a garagem para baixo;
    2- a porta de entrada fazia-a ao contrário, não gosto de abrir a porta e ver logo uma esquina, visualmente acho agressivo, e ver o corredor todo, vejo a casa toda, vejo a sala e ao entrar o olhar dirije-se para os quartos, não gosto... também teria ali uma janela a mais... hmmm... eu preferia como desenhei, entro, o movimento direcciona-me para o corredor das zonas comuns, deixando os quartos nas costas, assim como o armário para as gabardines, sapatos, guarda-chuva, etc.
    3- com o que poupava na janela que eliminei, metia naquele canto uma clarabóia (quem vem da sala ficava bem), e talvez um espelho, um quadro ou algo de decoração. A porta de correr do WC havia que dissimulá-la, por exemplo, tendo um apainelado igual até ao canto...
    4- puxava as portas dos quartos dos filhos pa dentro, criando um espaço "menos corredor", mais quadrado, assim podia fazer o armário da entrada maior, bom, para o aspirador, cobertores e afins. (é que mesmo como está no seu projecto, penso que não cumpria as acessibilidades ao entrar no quarto, porque se o WC acessível é o comum, imagino que o quarto acessível é um dos quartos menores)
    5- aumentava o closet da suite
    6 - invertia a lavandaria, e fazia uma porta de correr como a do WC, dissimulada também com o mesmo apainelado.
    7 - naquela fachada metia menos janelas, fazendo uma só para WC e lavandaria... talvez com porta em vez de janela, caso queira estender a roupa daquele lado...
    8- centrava a janela com a mesa de jantar, e de modo a que os tramos de parede entre as janelas 7 e 8 e a da cozinha fosse de largura igual. A fachada ficava melhor, mais simples, e por dentro tambem melhorava... e ainda poupava numa janela e estore.
    9 - invertia a janela, centrando o prumo da porta com o centro da mesa de jantar (e o prumo da janela 8), e tb porque como estava era um perigo, com alguem a vir da cozinha chocar com a porta quando alguem fosse a entrar vindo do alpendre.
    10 - aquela janela era simétrica à janela 9
    11 - invertia aquela janela, fazendo como no outro quarto... assim, quem está deitado, tem uma vista desafogada, sem prumo/porta/puxador
    (o conjunto das fachadas do alpendre ficava com um jogo de janelas parecidas que iam sendo invertidas... parace-me mais interessante)
    12 - janela mais pequena... como que procurasse um foco, para quem vem do corredor... sendo mais pequena dá maior protagonismo à janela 10
    13 - eliminava essa janelinha linda que é sempre visivel cada vez que chega a casa... ainda por cima, quando você estiver no lavatório o seu corpo vai fazer sombra...
    14 - pa compensar, metia a claraboia ali
    15 - fazia o alpendre sem pilares, e não tão profundo... mas tb não sei como é a zona, ângulo solar, vistas, etc.
    16 - janela da garagem mais pequena, quer luz, abra o portão
    17 - armario no fundo da garagem dá sempre jeito, bancada de trabalho, etc.
    18 - aquela porta da garagem, em vez de abrir para o exterior, poderia abrir directamente para o hall de entrada (porta corta-fogo), não?


    Mesmo já estando aprovado pela câmara, o seu Arq. poderá sempre alterar o projecto depois.


    Em todo caso, boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardoeduardo
  13.  # 55

    imagem:
      pl L.JPG
  14.  # 56

    aqui uma ao lado da outra, para lhe ser mais fácil comparar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandol, ricardoeduardo
      pl L - Cópia (2).JPG
    •  
      marco1
    • 21 outubro 2019 editado

     # 57

    N Miguel

    desculpe mas essa do hall para mim não é por ai, gosto mais do original, para quê essa voltinha? isso sim é labiríntico e desnecessário a algo cleaning
    para mim a coisa centra-se mais no que o Pedro referiu e ainda em algo que não disseram

    o facto de a wc comum estar no hall e ainda que a janela do primeiro quarto estar diretamente no alinhamento do alpendre do living, bastava por a wc ali no canto aumentando um pouco a perna do L e dedicar aquele espaço onde está agora a uma eficaz lavandaria, despensa, e zona de interrelação com a cozinha/ garagem
    o quarto suite parece-me demasiado profundo sem necessidade e claro está todo o layout das wc podia ser outro assim como a posição das janelas e ainda a questão da cobertura de que falou o Pedro. em termos de coberturas é melhor resultar alpendres diferentes e fazer o L perfeito em termos de telhados do que aquele trabalho que só vai complicar e onerar mais a cobertura.

    ricardo

    é evidente que sem mexer uma palha no sentido daquilo que vocês pretendem, a casa podia ter uma planta melhor afinada.
  15.  # 58

    Colocado por: marco1algo cleaning


    no 3D do ângulo do portão da garagem temos:
    1- o portão,
    2- a porta da garagem,
    3- a porta de entrada,
    4- a janela do hall

    foi precisamente pelo "clean" que pensei, podia ter apenas:
    1- o portão,
    2- a porta de entrada,

    ...e ainda podia reduzir a profundidade da garagem (porque a puxava para baixo), e a largura (já não havia porta), permitindo com isso poupar em 2 vãos e implantando a casa mais afastada dos muros de limite de propriedade. E no interior pelos aspectos que referi, mas aí já "são gostos"... eu não gosto de ver tudo logo ao entrar, muito menos ver alguém a sair do quarto.
    Concordam com este comentário: Djdasa
    • RCF
    • 21 outubro 2019

     # 59

    O projeto está interessante mas, há dois detalhes que identifico como menos bons:
    - O WC que, também, servirá dois quartos fica do lado oposto do corredor, sendo necessário passar em frente à porta principal da casa, para chegar a ele. Fica muito exposto e com pouca privacidade para os utilizadores dos quartos;
    - entrando em casa, pela porta principal, tem-se um corredor pela frente e a área social fica demasiado afastada. Os quartos, pelo menos um deles, fica mais próximo da porta de entrada do que a sala e isso vejo como algo menos bom. A casa ganharia se a cozinha e sala ficassem mais próximas da porta principal.
    Concordam com este comentário: fernandol
  16.  # 60

    concordo com a profundidade talvez excessiva da garagem, na entrada mais janela menos janela não é por ai, e bastava semi esconder o vestíbulo dos quartos á entrada e já não via os quartos, de resto é para mim preferível ter logo uma visão desimpedida até ao living tal com está no original.
    como já referi "o problema" principal está na localização da wc comum, que poderia estar muito bem no começo da perna do L respeitante aos quartos e resolvendo também assim a questão do primeiro quarto estar com a janela a dar para o alpendre da sala.
 
0.0285 seg. NEW