Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Um familiar tem um negócio em vistas com um terreno. Um bom negócio, diga-se. O banco avaloou o dito em 37 mil mas ele vai comprá-lo por 25M
    O problema é que me pediu para ser fiador, só que não estou muito á vontade, porque nunca tive dividas, e não quero pôr em causa o pouco que tenho.
    Quais são os riscos que corro?
  2.  # 2

    Para esses valores, não muito elevados, penso que o seu familiar poderá conseguir alternativas ao fiador.

    É preciso compreender que aceitar ser fiador é sempre um risco - respondem os seus bens e os seus rendimentos pela eventual falta de pagamento do familiar.
    Também modifica a sua situação perante a banca, se decidir pedir um empréstimo para si.
    Concordam com este comentário: zed
  3.  # 3

    Vão ter os devidos seguros de vida e saúde. Para que serve o próprio terreno, uma vez que vale mais do que o empréstimo? Não deveria servir de garantia?
  4.  # 4

    Depende da situação económica de quem pede o empréstimo.
    Talvez consultar outros bancos?
  5.  # 5

    Colocado por: luisrds
    Quais são os riscos que corro?


    Corre o risco de ser convocado a pagar, caso o seu familiar entre em incumprimento

    Se aceder, pode exigir que na escritura fique expresso que ``não prescinde do benefício de excussão prévia”., o que implica que o Banco tem que primeiro recorrer à penhora e venda dos bens do seu familiar, nomeadamente do terreno em causa. Só depois, se o valor da venda não for suficiente para pagar o empréstimo, é que entra em cena o seu património.
    Concordam com este comentário: zed
  6.  # 6

    Eles têm casa, embora lhes falte 6 anos para terminar o pagamento.
    Nesse caso peço a excussão e primeiro vão aos bens deles.
    • eu
    • 2 maio 2019

     # 7

    Recuse ser fiador. Eles que arranjem um banco que não exija fiador.

    Familiares que respeitem os seus familiares não lhes pedem para serem fiadores.
    Concordam com este comentário: PedroGomes, jorgferr, salvador99, Vítor Magalhães, zed
  7.  # 8

    Colocado por: euRecuse ser fiador. Eles que arranjem um banco que não exija fiador.

    Familiares que respeitem os seus familiares não lhes pedem para serem fiadores.

    É uma situação chata, é família muito chegada e boa gente, mas não me quero enforcar. Penso que com se não prescindir da excursão prévia fico salvaguardado.
  8.  # 9

    Colocado por: euRecuse ser fiador. Eles que arranjem um banco que não exija fiador.

    Familiares que respeitem os seus familiares não lhes pedem para serem fiadores.

    É uma situação chata, é família muito chegada e boa gente, mas não me quero enforcar. Penso que com se não prescindir do benefício de excussão prévia fico salvaguardado.
  9.  # 10

    Colocado por: luisrds
    É uma situação chata, é família muito chegada e boa gente, mas não me quero enforcar. Penso que com se não prescindir do benefício de excussão prévia fico salvaguardado.

    Pense assim. Se eles deixarem de pagar, você tem capacidade financeira para liquidar a divida?ja que o valor é pequeno.
    Se correr mal liquida e faz acordo com eles para lhe pagarem ou passarem o terreno para si.
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  10.  # 11

    Os bens deles, casa e terreno são mais que suficientes para pagar a dívida. O empréstimo e 25m mas o Banco avaliou em 37 o terreno
  11.  # 12

    Em caso de não pagarem é a eles que executam primeiro?
  12.  # 13

    Se o seu familiar está a pagar um crédito habitação a casa está hipotecada ao banco.



    Colocado por: sizeSe aceder, pode exigir que na escritura fique expresso que``não prescinde do benefício de excussão prévia”., o que implica que o Banco tem que primeiro recorrer à penhora e venda dos bens do seu familiar, nomeadamente do terreno em causa. Só depois, se o valor da venda não for suficiente para pagar o empréstimo, é que entra em cena o seu património.


    Além disto...


    Se ficar fiador peça para ficar escrito também, se o seu familiar deixar de pagar e você for chamado a pagar..
    Que o terreno passa a ser seu.
    Assim pode vender o terreno.
  13.  # 14

    Se não está confortável, não aceite.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 15

    Colocado por: luisrdsUm familiar tem um negócio em vistas com um terreno. Um bom negócio, diga-se. O banco avaloou o dito em 37 mil mas ele vai comprá-lo por 25M
    O problema é que me pediu para ser fiador, só que não estou muito á vontade, porque nunca tive dividas, e não quero pôr em causa o pouco que tenho.
    Quais são os riscos que corro?

    Vai ter muitas dores de cabeça no caso de incumprimento. Fuja da situação, arranje desculpas....o não se sentir a vontade é um aviso. Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15.  # 16

    faca como um amigo meu fez uma vez. ser fiador nunca na vida mas empresto te uma parte do dinheiro e pagas me quando puderes. eu para nao necessitar de fiador dei uma boa quantia de entrada quando comprei a minha casa. e se eles tem patrimonio que o mesmo podera ser hipotecado porque razao ainda assim é necessario fiador?
    Concordam com este comentário: Paramonte
  16.  # 17

    Além disso esqueci me de dizer aí é herdeiro de um terreno, junto com vários irmãos. acho que uns 6, de valor cerca de 250M.
  17.  # 18

    Colocado por: luisrdsAlém disso esqueci me de dizer aí é herdeiro de um terreno, junto com vários irmãos. acho que uns 6, de valor cerca de 250M.
    eu recusava na hora. Porque lhe pediu a si? Ele n precisa de fiadores. Tem muito património para fazer o negócio sozinho.
  18.  # 19

    Colocado por: PedroGomeseu recusava na hora. Porque lhe pediu a si? Ele n precisa de fiadores. Tem muito património para fazer o negócio sozinho.
    as como é que faz com o tal terreno?
    É que o terreno é em Lisboa e nós estamos em Aveiro o Banco aceita o como patrimônio? Eles nem documentos devem ter a mão
  19.  # 20

    Desculpe, luisrds, mas a mim parece-me que está com vontade de ser fiador, isto independentemente do que já lhe disseram.

    Sendo, assim faça-o e pode ser que corra bem, há casos em que corre de facto bem.
    Concordam com este comentário: Paramonte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joeltudor
 
0.0205 seg. NEW