Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Pergunte ao seu director de Fiscalização de obra, face os meus comentários qual são os problemas previsiveis.
  2.  # 42

    Colocado por: Pedro BarradasEsse promenor está cheio de erros... e algumas soluções construtivas , do meu ponto de vista duvidosos..
    Posicionamento de isolamentos termicos, alinhamento de vão, soleira sem RPT. a necessidade do desvão sanitário, bem como a ventilação proposta!!


    Posicionamento do isolamento térmico, qual? Chão, tecto, paredes ou todos?
    Alinhamento do vão, sanitário ou sótão?
    Ventilaçao proposta, do vão sanitário? Na casa terá vmc
  3.  # 43

    Tem aí pontes térmicas bastante generosas...
    Peça eventualmente um parecer externo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Anonimo1710
  4.  # 44

    Colocado por: VP17Ventilaçao proposta, do vão sanitário?

    Claro. é o que ali está desenhado... o resto não sei. se a casa esta totalmente com o desvão enterrado.. não sei para que o consideraram fazer!!!? só vai dar problemas...
  5.  # 45

    "caixilharia com vedação em borracha em todo o perímetro do vão".. mas isso é o quê!?
  6.  # 46

    Colocado por: Pedro Barradas"caixilharia com vedação em borracha em todo o perímetro do vão".. mas isso é o quê!?


    Perguntas concretas como esta eu compreendo e é fácil de perguntar. Se me puder explicar melhor o que falou atrás de forma a que eu consiga perguntar em concreto e não leve uma resposta do género "é assim porque tem de ser". O vão sanitário (digo isto a supor, pois não percebo do assunto) deve ter a ver com o terreno estar mais baixo que o nível da estrada e com o nível freático do terreno (posso estar a dizer aqui uma asneira)
  7.  # 47

    Colocado por: nunogouveiaTem aí pontes térmicas bastante generosas...
    Peça eventualmente um parecer externo
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Eu mesmo sendo leigo em construção também reparei que tem algumas pontes térmicas...
    por exemplo, o xps da laje não deveria encostar ao xps das paredes?
    No projecto tem o isolamento do sotão com lã mineral de 12cm, que o engenheiro me explicou que poderia ser alterado por placas (penso que xps) mas teria de na altura dizer qual a espessura da mesma
    Como o isolamento das paredes não vai até à placa do sotão se fizesse o tecto falso com isolamento no interior não eliminaria aí essa ponte térmica?
    Em relação às soleiras já estou informado de como devo proceder...em relação aos estores e tampas de estore nem por isso
  8.  # 48

    Por exemplo, o pormenor é omisso quanto à impermeabilização das zonas enterradas.
    No resto é muito vago e com soluções (do meu ponto de vista) erradas.
  9.  # 49

    isso aparenta ser um projeto de execução tirado da gaveta... acho que é esse o principal problema.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  10.  # 50

    Colocado por: VP17Bom dia,
    Deixo aqui a imagem dos pormenores construtivos para analisar a parte do posicionamento das janelas e caixas de estore. Vantagens e desvantagens nesta solução?

    Sem-T-tulo


    Essa caixa de estor é superior térmica em relação á de 30x30, mas infelizmente a polibox para além de ter sofrido um incêndio que os limita na produção também estão com escassez de matéria prima para fazer essas caixas e em Portugal, que eu conheça, os outros fabricantes são inferiores em qualidade.

    Infelizmente os estores é um produto de pouco valor e estagnou na evolução dos mesmos.
  11.  # 51

    Boa noite! Eu agradeço imenso as vossas opiniões mas eu não sou da área e se não explicarem os problemas que identificam só de olhar para esse pormenor construtivo eu irei ficar cheio de dúvidas mas ficarei na mesma pois nem sei a quem recorrer.
    Vou "transportar" para a minha área a ver se me faço compreender: basicamente é o mesmo que se forem vocês a virem-se queixar a mim de uma lombalgia e metem aqui um print com a prescrição médica que o vosso fisioterapeuta segue (parafango + ultrasom + TENS + galvanicas + massagem) do qual possivelmente leiem e só percebem o que é a massagem 😁 eu digo-vos que isso está mal feito e não serve de nada sem explicar porquê e se quiserem saber mais informações para falar com o vosso fisioterapeuta....acham que ele vai criticar aquilo que anda a fazer ou vos dá uma explicação qualquer e continua a fazer o mesmo? Se estiverem devidamente informados conseguem colocar questões pertinentes, agora não percebendo nada disso continuam a fazer esses tratamentos (apenas ficam a pensar coisas).
    Desculpem o desabafo, mas hoje o dia foi complicado e é muita coisa para gerir, queria apenas expor o meu ponto de vista e longe de mim ferir susceptibilidades. Continuo a agradecer imenso as vossas opiniões. Obrigado
  12.  # 52

    Quis apenas referir que se não souber o que dizer ou perguntar quando falar com o engenheiro, ele adequa as respostas ao que lhe convenha...como é óbvio se foi a equipa dele a elaborar o projecto, ele não irá criticar. Irá defender a sua opinião e dar os argumentos que entenda e eu provavelmente no meio desses termos técnicos não irei perceber metade.
  13.  # 53

    Espero não estar a dizer asneiras, mas começando por baixo, falta aí:
    impermeabilização das sapatas e paredes enterradas, normalmente com um primário e uma tela asfaltica isso fica resolvido.
    Drenagem com tubo de dreno na base das fundações, mais tela pitonada por cima da tela asfaltica para drenar as águas..
    Desvão sanitário, se for pouca altura, opte antes por um piso térreo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSP
  14.  # 54

    Colocado por: mfa17Espero não estar a dizer asneiras, mas começando por baixo, falta aí:
    impermeabilização das sapatas e paredes enterradas, normalmente com um primário e uma tela asfaltica isso fica resolvido.
    Drenagem com tubo de dreno na base das fundações, mais tela pitonada por cima da tela asfaltica para drenar as águas..
    Desvão sanitário, se for pouca altura, opte antes por um piso térreo...


    Muito obrigado pelo comentário. A altura ainda é alguma, depois da placa ainda deve ficar uns bons 80cm lá debaixo. Neste momento tenho os alicerces feitos e 2 fiadas de blocos de 28 colocados hoje. Isolamento das sapatas não levou nada. Depois de ver aqui alguns comentários falei com o empreiteiro e o que me disse é que depois da placa e paredes feitas poderia levar uma tela desde a altura das sapatas até cerca de 1m para cima, ou seja, pelo que percebi, essa tela "encosta ou cola" à parte de fora dos tijolos que colocaram hoje + placa + algumas fiadas da parede exterior de tijolo...isto pelo que percebi
    Amanhã coloco aqui fotos da obra
  15.  # 55

    Tem muita informação aqui no fórum, use a pesquisa.
    Pode começar por este tópico: https://forumdacasa.com/discussion/53555/1/boas-praticas-fundacoes/
    E coloque fotos que o pessoal gosta é disso, se tiver mal executado, pode ter a sorte de ser alertado a tempo de corrigir.
    Boa sorte
    Concordam com este comentário: JonyCosta
  16.  # 56

    Colocado por: mfa17Tem muita informação aqui no fórum, use a pesquisa.
    Pode começar por este tópico:https://forumdacasa.com/discussion/53555/1/boas-praticas-fundacoes/
    E coloque fotos que o pessoal gosta é disso, se tiver mal executado, pode ter a sorte de ser alertado a tempo de corrigir.
    Boa sorte


    Bom dia! Daquilo que vejo aí não foi feito nada disso e de facto nos pormenores construtivos das sapatas e vigas não vem referido nada de impermeabilização. Eu quando entreguei o projecto a fazer parti do pressuposto que iria ser bem feito, uma pessoa "comum" não tem conhecimentos para avaliar estes detalhes.
    As fotos foram tiradas antes de encher as sapatas e a segunda tirada ontem (tem duas entradas grandes como as da fotografia para o exterior e em cada divisão uma grande e várias mais pequenas que irão ficar abertas para "ventilar a caixa de ar"):

    sapatas4
    sapatas5
  17.  # 57

    Bom dia! Tenho pesquisado bastante e falado com várias pessoas sobre as dúvidas que fiquei com os vossos comentários. Numa loja de materiais aconselharam-me a colocar uma espécie de "tinta betuminosa" (não sei se é este o termo, mas anexo foto do produto) antes da primeira fiada de tijolo para impedir as humidades que vêm debaixo. No final de subir as paredes e antes de encostar a terra aos blocos colocar uma tela para que as paredes não fiquem directamente em contacto com a terra e assim "secarem" mais facilmente quando baixa o nível de água. Posso estar a explicar mal o que me explicaram a mim, mas penso que será algo do género desta imagem que encontrei na net. Se puderem dar-me algumas sugestões antes de a obra avançar muito mais agradecia. Em principio a placa deve ser cheia no final da próxima semana e se necessitar de aplicar algum produto terá de ser nos próximos dias que depois pode ser tarde...

    IMG-20190704-202134

    im
  18.  # 58

    Parece ja nao haver muito a fazer visto ja estar tudo enterrado.
  19.  # 59

    E posso fazer isso agora antes de colocarem a placa? Eu falei numa solução deste género ao empreiteiro agora para fazer antes da placa mas o que me disse é que se fosse colocar alguma coisa depois a placa não agarrava ao material e ficaria "descolada" dos blocos. Que o que costumava fazer era então a tela à volta depois de já ter paredes levantadas
  20.  # 60

    O que sempre se falou em relação a prevenção de humidades no RC foi no fim das paredes exteriores estarem totalmente feitas aplicar uma tela plastica que ficará entre a parede exterior e a interior (acho que até 1m da laje) e essa mesma tela passaria debaixo do tijolo da parede interior. Se quisesse poderia colocar na laje de todo o piso ou só esta "dobra" tipo L debaixo da parede interior. Em relação ao exterior nunca perguntei porque não estava informado
 
0.0253 seg. NEW