Iniciar sessão ou registar-se
    • mica
    • 14 dezembro 2021

# 481

Colocado por: marco1mas afinal o que é que eles aconselham?
    o etics vai ser de quanto?

Arquiteto e eng aconcelham bloco, vai ter 10cm de etics
  1.  # 482

Mica se tiver interesse veja com o seu construtor o custo com o "novo" bloco térmico de 25 da artebel (termisobel), pode ser uma solução interessante.

https://www.artebel.pt/index.php/produtos/blocos_termicos/termisobel
    • mica
    • 14 dezembro 2021

# 483

Colocado por: BrunomsMica se tiver interesse veja com o seu construtor o custo com o "novo" bloco térmico de 25 da artebel (termisobel), pode ser uma solução interessante.

https://www.artebel.pt/index.php/produtos/blocos_termicos/termisobel

O orçamento era para esse mesmo...mas como dizem que o melhor é o tijolo térmico
  2.  # 484

Colocado por: micaEu pedi a opinião ao empreiteiro, e ele deu a sua opinião,
    como ele nao é projectista.. nem percebe patavina de térmica.. porque lhe pediu opinião, quanto muito devia era discutir as opções entre tipos de bloco com os projectistas.. medir os pros e contras de tudo em fase de projectos

atenção, nao o estou a criticar por fazê-lo. apenas estou curioso sobre o porquê de a maioria dos DO fazerem isso. desconsideram os projectos, cálculos e horas de trabalho para pedir a opinião a alguem que apenas vai montar os legos.
    tenho mesmo curiosidade em tentar perceber o porquê disso
    • RCF
    • 14 dezembro 2021 editado

# 485

Colocado por: antonylemosapenas estou curioso sobre o porquê de a maioria dos DO fazerem isso. desconsideram os projectos, cálculos e horas de trabalho para pedir a opinião a alguem que apenas vai montar os legos.

parece-me de simples resposta. Os Do fazem isso, porque os projetistas, não raras vezes, se mantêm distantes das obras e pouco acessíveis aos DO e porque os empreiteiros, por regra, até nem correspondem bem a esta sua afirmação:
    Colocado por: antonylemosnem percebe patavina de térmica..

É a minha modesta opinião
    Concordam com este comentário: RUIOLI, nbastos, ricat, frpin
  3.  # 486

Colocado por: RCFparece-me de simples resposta.
    gostava da resposta do mica
  4.  # 487

Colocado por: RCFaté nem correspondem bem a esta sua afirmação:
    mas é verdade
    •  
      NTORION
    • 14 dezembro 2021 editado

# 488

Colocado por: mica

O orçamento era para esse mesmo...mas como dizem que o melhor é o tijolo térmico

Mais 6€? N justifica, pelo menos se é esee da foto. Repare q esse já tem 6 casas.
    • mica
    • 14 dezembro 2021

# 489

Colocado por: antonylemoscomo ele nao é projectista.. nem percebe patavina de térmica.. porque lhe pediu opinião, quanto muito devia era discutir as opções entre tipos de bloco com os projectistas.. medir os pros e contras de tudo em fase de projectos

atenção, nao o estou a criticar por fazê-lo. apenas estou curioso sobre o porquê de a maioria dos DO fazerem isso. desconsideram os projectos, cálculos e horas de trabalho para pedir a opinião a alguem que apenas vai montar os legos.

Pedi lhe a opinião pq é uma pessoa de confiança, e até agora só tem ajudado a melhorar a obra, e claro que pedi a opinião do eng e arquiteto...ele explicou me que era assim que fazia as obras todas e até hoje não tem tido problemas.e como é dos melhores da zona se não o melhor.a opinião do empreiteiro conta muito, pq é ele que faz as obras e que houve as reclamações dos clientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  5.  # 490

Colocado por: micao construtor aconselha tijola de 16mais 3cm de caixa de ar mais tijolo de 9

Isto nem é soluçao que se apresente nos dias de hoje. Eu até gosto de soluções com parede dupla, mas isso é uma miséria. Panos inferiores a 11 cm nem deviam ser usados, seja no interior ou exterior. E 3cm de isolamento é um crime e dificilmente regulamentar.

Relativamente ao tijolo vs bloco, para mim, blocos, apenas para garagens, caves e galinheiros. Chamem-lhe térmicos, vegan, LGBT, continuam a ser um bloco de cimento. Com poucas vantagens face ao tijolo.

Prefiro sempre tijolo térmico. Além de ser super fácil de trabalhar, recortar, fixar buchas, abrir roços, etc, é uma espécie de regulador natural de humidade. Sendo o barro um material hidrófilo, vai lhe regular, também, naturalmente a humidade no interior da casa.

Tendo em conta que ja tem os pilares de pé, agora é um bocado tarde para optar por uma soluçao do tipo parede dupla com devida correcção nos pilares.
    Isto porque nao acredito que tenha uma base suficientemente larga para suportar a correçao térmica dos pilares pelo exterior e suporte ainda para o pano exterior.

Se tiver pilares de 25, deve ter algo assim: 25cm (do pilar) + 6 ou 8 cm (isolamento) + 11 cm (tijolo exterior). Ou seja um suporte de quase 15 cm a contar depois do pilar. Depois na eventualidade de ter, como faria para dar continuidade ao isolamento entre os dois pisos? Claramente a sua arquitectura foi pensada a levar ETICS.

Com o ETICS nao precisa desta base depois do pilar, porque é tudo colado pelo exterior. Este tipo de soluçao nao é possível ser decidida em obra. Antes de assentar 1 tijolo ja tem de estar tudo 101% confirmado.

Opte pela soluçao original 25+10, troque o bloco de 25 por tijolo térmico de 24 e alinhe por fora com o pilar. O reboco interior depois corrige o diferencial entre o tijolo e o pilar. E sinceramente, olhando para a sua arquitectura, com essas palas, transiçao entre RDC e segundo piso, com o ETICS será tudo mais fácil.
    • mica
    • 15 dezembro 2021

# 491

Colocado por: Nostradamus

Isto nem é soluçao que se apresente nos dias de hoje. Eu até gosto de soluções com parede dupla, mas isso é uma miséria. Panos inferiores a 11 cm nem deviam ser usados, seja no interior ou exterior. E 3cm de isolamento é um crime e dificilmente regulamentar.

Relativamente ao tijolo vs bloco, para mim, blocos, apenas para garagens, caves e galinheiros. Chamem-lhe térmicos, vegan, LGBT, continuam a ser um bloco de cimento. Com poucas vantagens face ao tijolo.

Prefiro sempre tijolo térmico. Além de ser super fácil de trabalhar, recortar, fixar buchas, abrir roços, etc, é uma espécie de regulador natural de humidade. Sendo o barro um material hidrófilo, vai lhe regular, também, naturalmente a humidade no interior da casa.

Tendo em conta que ja tem os pilares de pé, agora é um bocado tarde para optar por uma soluçao do tipo parede dupla com devida correcção nos pilares.
    Isto porque nao acredito que tenha uma base suficientemente larga para suportar a correçao térmica dos pilares pelo exterior e suporte ainda para o pano exterior.

Se tiver pilares de 25, deve ter algo assim: 25cm (do pilar) + 6 ou 8 cm (isolamento) + 11 cm (tijolo exterior). Ou seja um suporte de quase 15 cm a contar depois do pilar. Depois na eventualidade de ter, como faria para dar continuidade ao isolamento entre os dois pisos? Claramente a sua arquitectura foi pensada a levar ETICS.

Com o ETICS nao precisa desta base depois do pilar, porque é tudo colado pelo exterior. Este tipo de soluçao nao é possível ser decidida em obra. Antes de assentar 1 tijolo ja tem de estar tudo 101% confirmado.

Opte pela soluçao original 25+10, troque o bloco de 25 por tijolo térmico de 24 e alinhe por fora com o pilar. O reboco interior depois corrige o diferencial entre o tijolo e o pilar. E sinceramente, olhando para a sua arquitectura, com essas palas, transiçao entre RDC e segundo piso, com o ETICS será tudo mais fácil.

Obrigado pela comentário Nostradamus, em já dei a indicação ontem para comprar tijolo térmico de 24cm que foi sempre a minha ideia inicial, quanto ao pano interior a opção do construtor era 11cm e não 9cm eu é que me enganei... acredito que o construtor ache que a solução dele seja a melhor, pode ser por alguma ignorância na matéria.
  6.  # 492

(...)

Isto nem é soluçao que se apresente nos dias de hoje. Eu até gosto de soluções com parede dupla, mas isso é uma miséria. Panos inferiores a 11 cm nem deviam ser usados, seja no interior ou exterior. (...).

Tudo depende da geometria. Já morei num prédio dos anos 50 com parede dupla de tijolo de 7 (ambas as faces!) Aquilo era como uma sistema de caixas que se fechavam com os pilares (a face exterior cobria o pilar e a interior alinhava) e com o contorno das janelas. Era tudo muito contraventado deste modo. A caixa de ar era de 17cm! (aquilo devia ter muitas correntes de convecção com a consequente perda de calor), mas mecanicamente era eficaz. Não tinha uma rachadela!
    Quando so isolamento de 3cm é de facto miserável.

(...)

Não partilho dessa aversão ao bloco. A minha casa está toda feita em bloco e estou satisfeito. Depende de vários fatores. Há inclusive vantagens. Sobretudo no que diz respeito ao coeficiente de dilatação térmica linear que presumo seja mais compatível com o betão da estrutura.

(...)
    Opte pela soluçao original 25+10, troque o bloco de 25 por tijolo térmico de 24 e alinhe por fora com o pilar. O reboco interior depois corrige o diferencial entre o tijolo e o pilar .

Se acham que bloco de 24 é preferível (porquê??), quando muito eu falava com o engenheiro de estruturas e mudava a espessura da estrutura para 24. Acho muito mau princípio estar a fazer rebocos com enchimentos diferenciados. É meio caminho andado para termos rachadelas.

No final das contas: não vejo assim tantas vantagens nos blocos térmicos. Havendo uma construção já de si com bastante inércia térmica da estrutura e dos restantes materiais: blocos, tijolos, rebocos, cerâmicos, etc. Para mim, acho preferível poupar € e usar tijolo normal ou bloco. Por experiência própria é mais do que suficiente. Entrou-se num frenesim de blocos térmicos e acústicos que poucas vantagens trazem para o conforto das habitações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
    • mica
    • 16 dezembro 2021

# 493

Obrigado pela ajuda, já me decidi pelo tijolo térmico, fica a 28,5 o m2.
    Aqui vai umas fotos depois da descofragem.
      Screenshot_2021-12-16-08-45-47-820_com.google.android.apps.photos.jpg
      Screenshot_2021-12-16-08-45-50-538_com.google.android.apps.photos.jpg
      Screenshot_2021-12-16-08-45-55-210_com.google.android.apps.photos.jpg
    • mica
    • 16 dezembro 2021

# 494

A
      Screenshot_2021-12-16-08-45-03-092_com.google.android.apps.photos.jpg
      Screenshot_2021-12-16-08-45-18-921_com.google.android.apps.photos.jpg
      Screenshot_2021-12-16-08-45-32-019_com.google.android.apps.photos.jpg
  7.  # 495

Tem bom aspeto
    Concordam com este comentário: pkasa
    • mica
    • 16 dezembro 2021

# 496

Ao vivo ainda está melhor, em princípio vou deixar á vista, é o hall de entrada e WC de serviço
    Concordam com este comentário: DR1982
  8.  # 497

Colocado por: micaAo vivo ainda está melhor, em princípio vou deixar á vista, é o hall de entrada e WC de serviço
    Deixou negativos para a eletricidade?
    Ai esta um exemplo de como o betao a vista as cezes até fica mais barato
    • mica
    • 16 dezembro 2021

# 498

Eu nem sabia inicialmente que era em betão esta parte,em relação aos negativos não é preciso pq posso furar direto do 1andar
    Concordam com este comentário: DR1982
    • mica
    • 22 dezembro 2021

# 499

Pessoal alguém conhece esta marca de tujo térmico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nito67
      Screenshot_2021-12-22-11-22-23-346_com.google.android.apps.photos.jpg
      Screenshot_2021-12-22-11-22-26-664_com.google.android.apps.photos.jpg
  9.  # 500

porquê da sua dúvida? algum problema com o tijolo?

0.1137 seg. NEW