Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caro Nelhas

Diria nenhuma!!!!
  2.  # 22

Se acende o buscas nos dois fios parece que possa ser falta de neutro, se os pontos de luz das salas forem todos do mesmo circuito não acende nenhum. Pode ser o neutro mal apertado no quadro eléctrico ou interrompido na alguma derivação mais a frente
  3.  # 23

Se o busca-pólos acender fraquinho até pode ser que o fio nem tenha tensão, e está a "apanhar" (por via capacitiva ou indutiva) como se fosse uma antena.
  4.  # 24

Foto Quadro Sotão

Neste quadro o disjuntor de iluminação marcado a azul desliga as luzes que acendem. Os que estão ao lado são do Hall e WC do 1º piso, onde está localizado o quadro.
    Há assim um misto de redes do 1º piso e sótão.

Quanto às tomadas do sótão estão todas a funcionar (2 quartos).

Estava a tentar colocar a planta mas não me aceita por exceder o espaço. Vou tentar diminuir a resolução.
      Quadro Sotão.JPG
  5.  # 25

Planta do sótão

Aqui está a planta. A vermelho estão as localizações das lâmpadas que fazem correspondência aos nºs laranja e aos interruptores marcados a verde. Os que acendem estão marcados com 3. No caso do 1/2 são os comutadores de escada.
      Planta Sotão redz.jpg
  6.  # 26

Aqui fica uma das fotos de uma das lâmpadas que não acende.

Entretanto estive a verificar os neutros no quadro e estavam bem apertados, e o busca polos não acende, ao contrario do sucede que o colocar no neutro das lâmpadas, acede com pouca força. Se fosse em automóveis era para mim claro uma má ligação "ground", não sei se aqui posso fazer o mesmo raciocínio com o neutro,,,

Cumps

PS: Espero que isto não seja confuso para quem lê,... eu como estou todo baralhado posso até a escrever estar a ser complicado.
      Lampada WC.JPG
  7.  # 27

Joca,

Vai ter de chamar um eletricista.
    De modo a que ele possa perceber como estão concebidos os circuitos e onde pode existir a falha.
    A menos que tenha uma planta da instalação elétrica vigente, existem inúmeras possibilidades para a falha apresentada.
    Sem saber como chega a energia as divisões e como está feita a sua distribuição é complicado de identificar o problema.
  8.  # 28

Joca,

Se me volta em pleno 2019 a mostrar ligadores de aperto desses , eu dá-me uma coisa má

lol
    Concordam com este comentário: Ghelder
  9.  # 29

Pois percebo a sua análise. Se para mim que olho e não consigo perceber como está feito, sou leigo no assunto, mas não me considero burro, imagino que não esteja a ver o "sistema",...
    Embora já tenha procurado alguma caixa de distribuição e não encontrar nada, suspeito que haja interruptores que estejam a funcionar como caixas de passagem, penso que tenho que me sentar a uma mesa, com calma e tentar perceber como está feita a distribuição da rede, etc etc,...

Claro que um eletricista pode resolver o problema, mas certamente também vai andar a apalpar durante algum tempo,...

Se usar um multímetro que valores deveria esperar para estar tudo bem ?

Qual a sua localização ?
  10.  # 30

Joca,

Simpificando para voçe não stressar com isso,
    Isto é simples e não baralha:

O seu quadro elétrico é um terminal de autocarros , com autocarros pretos e azuis.
    Cada disjuntor é responsável por vistoriar um numero especifico de autocarros pretos e azuis.
    Cada um desses disjuntores têm paragens predefinidas e não vai as outras paragens.
    Dentro da sua casa, existem diversas paragens obrigatórias que todos os dias precisam de autocarros azuis e pretos.
    Cada vez que são chamados (por interruptores ou equipamentos ligados) os autocarros vão e vêm até ordem em contrário, conforme a distribuição dos seus disjuntores.
    Os autocarros pretos vão e vêm as paragens , enquanto que os azuis vão circulando em torno da sua casa, circulando, circulando, circulando.
    Em cada divisão da sua casa ,existem postos de controlo ( caixas de derivação, interligações, etc) .os autocarros pretos e azuis param e recebem dali ordens especificas de onde ir conforme a estrada que existe para esses sítios. ( chão, iluminação, torradeira, etc)
    Ora , o problema está , acho eu, que algures , não no terminal, mas em postos de controlo intermédios, o fulano responsável foi ver a bola e já não volta.
    É preciso contratar outro lol
    Ou então, deu-se uma chuvada, e a estrada está cortada. Sem ir la alguém arranjar a estrada , não dá.
    Até descobrir em que posto é que falta um gajo, não vai haver lâmpadas para ninguém.

Percebeu?
  11.  # 31

Mais uma vez, obrigado pela imagem usada que é bastante clara!!!

Mas assim sendo onde devo procurar, nos interruptores ? Certamente, nalguma caixa de distribuição (que tenho que procurar se existe, pode estar atrás de algum móvel).

Tenho que descobrir então onde está o autocarro parado, neste caso com falta de combustível, sendo que para mim há de ser numa paragem, (interruptor caixa de distribuição ou de derivação)

Obrigado pelo teu esforço em me fazeres entender o sistema elétrico.

Vou começar neste caso no WC, desmanchar o interruptor, tentar perceber de onde vem os cabos etc,...

Mil obrigados
  12.  # 32

De Nada.

Neste caso , a estrada está cortada em algum ponto.
    Pense assim.
    Existe uma estrada que alimenta 5 aldeias.
    Ao chegar a meio dessa estrada existe uma rotunda com 5 saídas. cada uma para uma aldeia ( lâmpada 1 , lampada2 , 3 , 4 ,5)
    O que acontece é que os autocarros continuam com combustível , simplesmente , a estrada está cortada e não conseguem chegar a rotunda.
    Ora sem chegar a rotunda, como pode haver autocarros na aldeia?
    Caixas de distribuição e interruptores.
  13.  # 33

Caro Nelhas

Na foto está o que o eletricista deixou em 2002. devo mudar para aqueles de encaixe laranjas como na foto ?

PS: Não quero ser responsável por qualquer dano ou coisa má. Quero segurança para ambas as partes.
      Electric connetor.jpg
  14.  # 34

Lá terei de ir remover moveis e sofás, para ver se há alguma caixa suspeita. Descobri uma caixa na sala onde as lâmpadas funcionam,... tive uma esperança, mas é uma caixa de distribuição de TV!!!!
  15.  # 35

Se eu tivesse que adivinhar isso estaria assim.... (não sei se estou certo)

- Se não tem caixas de derivação visíveis junto ao tecto (normalmente) é porque as derivações estão atrás dos interruptores
    - Do quadro sai um circuito, fase e neutro (e terra mas não interessa pro caso) para o sotão, provavelmente esse circuito com disjuntor acende todo o sotão.
    - Se fosse eu a fazer levava a alimentação ao nº 1 ou 2 de seguida ao 3 depois ao 4 e finalmente ao 5
    - Isto significa que os dois fios que sai do quadro fase e neutro vao ao interruptor 1, do 1 sai 2 fios para o 3, do 3 sai dois fios para o 4 e do 4 sai dois fios para o 5.
    - Como a interrupção se dá depois do 3, então sugiro que abra o interruptor 3 e veja se o neutro está bem ligado, se não resultar abre o 4, porque o defeito tanto pode estar de um lado do fio como do outro, e verifica.
    - por fim se não funcionar verifique o nº 2, eu penso que a corrente foi ao 1 ou 2 antes do 3 mas ás vezes podem ter trocado.
  16.  # 36

Caro Ivo

Não sei se é importante, mas a numeração foi por mim atribuída aleatoriamente,...

Pelo que deduzo o teu raciocínio será que a fase e neutro vão do disjuntor ao interruptor que dá luz, neste caso o nº 3, sendo o problema ou na saída deste ou depois deste para os outros interruptores,....

Quanto ao raciocínio de as derivações estarem nas caixas dos interruptores, não me admirava nada, pois já vi coisas dessas cá em casa. Aliás como referi fui abrir o interruptor do WC, e curiosamente só está ligada a fase (até será normal, mas a caixa tem uma profundidade e uma enormidade de cabos, neutro, terra, etc.…
    Não quis mexer mais para ir com calma,....

Agora ando a afastar sofás e moveis para ver se haverá alguma caixa, mas penso que não haverá. Nos outros pisos existe uma caixa por cima de cada porta mas não no sótão,...

Enfim como também estou no desemprego, tenho tempo e os €€€€ não abundam, vou tentar perceber e resolver eu próprio,...com as vossas ajudas,...

Mil obrigados
  17.  # 37

eu sei que os números foram aleatórios o caminho que dei foi do mais perto para o mais longe, independentemente dos números.

é normal só estar ligados os pretos e/ou castanhos ao interruptor, tem de puxar os neutros para fora e ver se estão bem ligados.
  18.  # 38

OK. Então o raciocínio foi esse e não teve haver com o que disse, ou seja desde as que funcionavam…

Thanks
  19.  # 39

Caros

Se tentar provocar um curto circuito com as lâmpadas que não funciona haverá algum problema ? Quero confirmar se o disjuntor correspondente é o que eu penso que é, o tal marcado a azul!!!!

Amanhã vou começar a tarefa de desmontar interruptores e descobrir onde anda o "gato"!!!

Cumprimentos
  20.  # 40

para confirmar é fácil, usa o busca pólos, se acender/apagar consoante o disjuntor ligar/desligar é porque é esse o circuito

0.0218 seg. NEW