Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho uma moradia que quando foi construída me colocaram uma rede trifásica. Tem rés do chão, 1º andar e sótão.
    Ora acontece que desde há uma semana algumas da lâmpadas do sótão não acendem, em 4 salas apenas uma tem luz,....
    Como leigo que sou nesta área, e muito menos com redes destas, apenas fui verificar as lâmpadas, que estavam boas. Assim seguidamente fui com um busca polos e a corrente chega aos casquilhos quando os interruptores estão ligados.

    Estou totalmente baralhado, pois como disse disto percebo pouco, mas gostava de aprender. Que se poderá passar, não há disjuntores desligados, logo não houve nenhum curto circuito.

    Assim peço a vossa ajuda para tentar perceber o que se passa, algumas dicas ou algum documento onde possa aprender e testar para saber o que realmente se passa ?

    Obrigado pela vossa ajuda.
    •  
      aacc
    • 21 maio 2019 editado

     # 2

    Já experimentou com outras lâmpadas?
  2.  # 3

    Colocado por: jocazezeComo leigo que sou nesta área, e muito menos com redes destas, apenas fui verificar as lâmpadas, que estavam boas. Assim seguidamente fui com um busca polos e a corrente chega aos casquilhos quando os interruptores estão ligados.


    Normalmente é os pernos dos casquilhos que ficam amassados para trás ou lado e não fazem contacto suficiente... mas como diz que foi em várias lampadas ao mesmo tempo e tem corrente a chegar, então será falta de neutro, veja se os fios azuis estão ligados, verifique nas lampadas e na caixa de derivação.
  3.  # 4

    Já verifiquei lâmpadas, pernos etc,...Não me parece daí, mas pelo sim pelo não vou mudar pelo menos um casquilho.

    Obg
  4.  # 5

    Bom Dia Jocazeze,

    Se já fez os despiste que indica só pode ser dos casquilhos com base em exclusão de partes.
    No entanto , acho estranho em 4 salas onde só uma têm luz, ser tudo dos casquilhos assim como na cave.
    Os casquilhos foram mexidos ,alterados com âmbito na remodelação?
  5.  # 6

    Caros

    Estou mesmo todo baralhado. Fui trocar dois dos casquilhos, e notei que agora em ambos os fios, pretos e azul o busca polos me acende, sendo um deles mais fraco mas independente do interruptor.

    Isso não deveria acontecer, certo ? Apenas a fase deveria dar sinal e quando o interruptor estivesse ligado ?

    Tenho que fazer uma formação nesta área,... Como leigo apenas estou habituado a ligar os cabos e colocar a lâmpada,....

    Obrigado

    PS: Haverá algum cabo em contato com outro ? Isso não dava logo um curto ?
  6.  # 7

    Calma,

    Vamos por partes.
    O neutro percorre toda a ligação.
    O que faz acender ou apagar a lâmpada são os denominados retornos que vêm dos interruptores.
    Os interruptores têm a função de barrar ou abri o circuito. O vulgar acender ou desligar as lâmpadas.
    O circuito chega ao interruptor , e o mesmo funciona como um corte ou abertura de eletricidade as lâmpadas.
    O neutro que as lâmpadas recebem é a continuação do circuito já existente.
    Vamos por partes.
    Que disjuntores controlam a iluminação e estão distribuídos por que zonas da sua casa?
    Se o interruptor estiver off, não há corrente a chegar a lâmpada.
  7.  # 8

    Caro Nelhas

    Os casquilhos não foram mexidos, e os que fui agora substituir (2) eram praticamente novos. Troquei mas ficou na mesma,....
    Curiosamente numa das lâmpadas, deu um flash para acender e de imediato apagou,...Ou seja pelo menos a lâmpada está boa,....

    Estou completamente baralhado!!!! Valerá a pena ir desmontar interruptores para ver contatos ? Não me parece já que eles estão a cumprir a sua função (uso do busca polos).

    Algum teste ou despiste que possa me aconselhem ?

    Obg
  8.  # 9

    Esqueça neste momento o busca polos.
    Vamos por partes ou melhor por divisão.
    O disjuntor que controla a iluminação das salas\ou sala está on?
    Se sim, de seguida, deve verificar se as luzes na sala acendem ou não.
    Não acendem. Desmonta o interruptor e verifica se está bem ligado.
    Se os fios estão ligados conforme de modo a fazer fecho\abertura de circuito.
    Já agora, faz ideia se têm uma caixa na parede ou teto no inicio de cada sala?
    É necessário saber como está feita a iluminação da sala.
    Coloque uma fotografia.
    E visto que é um problema geral e comum, vamos concentrar-nos numa sala em particular. De momento vamos procurar a solução para uma e ver se o mesmo procedimento se aplica as outras.
  9.  # 10

    Caro Nelhas
    O que me surpreende é os disjuntores não dispararem!!!! São específicos para iluminação do sótão,... Embora quem me fez a rede elétrica fosse também pouco dado a deixar as indicações escritas nos disjuntores um pouco baralhadas.

    Se desligar esse disjuntor mesmo o quarto que tem luz fica ás escuras, pelo que do disjuntor não me parece que seja,... Não acredito em fantasmas,.. mas parece que afinal "los ai",...
  10.  # 11

    OK. Por vezes fico em stress e o raciocínio toldado.

    O disjuntor está ON. Quando o ponho em Off todas as salas (2 escritórios, 1 wc e escada*) ficam sem sinal (busca polos) .
    Voltando a colocar em ON volta a ficar apenas uma sala com luz,...

    Num dos locais (escada* de subida interior) existe um interruptor no inicio da escada e outro no final para desligar,... Poderá ter alguma coisa a ver com isto.

    Vou fazer o procedimento que recomenda na luz do WC, pois será o mais simples.
    Não existem caixas de derivação ou por cima das portas,...

    Tudo tem uma logica, mas temos que a descobrir.
    Obg
  11.  # 12

    Joca,

    O disjuntor dispara caso exista contacto entre condutores ou caso o cabo condutor da corrente se aproxima do seu ponto máximo de aquecimento\tensão , e desse modo o disjuntor dispara, caso a amperagem do disjuntor seja adequada a secção de cabo existente - Atenção.
    Isso pode estar tudo mal ligado e não estar em curto, dessa forma o disjuntor vai disparar porque carga de água?
    O disjuntor não é eletricista.
    O pai sempre me ensinou - O material têm sempre razão.
    Excluímos o disjuntor.
    Tire foto.
    Ok, vamos assegurar que a corrente chega a divisão.
    Quantos pontos de luz têm na sala?
  12.  # 13

    Joca , se quando liga o disjuntor a energia não chega as salas.
    Das duas uma:
    Ou é outro disjuntor, ou a instalação está mal feita.
    Nos interruptores, ou no primeiro ponto de distribuição de cada divisão.
  13.  # 14

    Pois e o pai também costuma ter sempre razão!!!!


    Mas o meu problema é saber que esta instalação foi feita há cerca de 15 anos e sempre funcionou bem até há semana passada,... e acho que ninguém lhe mexeu

    Mas concordo alguma coisa se passa e o material tem sempre razão.

    Vou tentar fazer um esquema e depois completar com fotos.

    Obg
  14.  # 15

    Suspeito que você tem o neutro levantado algures...
    Concordam com este comentário: Nelhas, AlexMontenegro
  15.  # 16

    Neutro levantado ???? Quer dizer desligado nalgum ponto ?

    Como verifico isso, verificando todas as ligações ? Interruptores e casquilhos ?
  16.  # 17

    É que sem saber como está feita a distribuição nas divisões ou não posso saber como chegar a origem do ponto de chegada da corrente em cada divisão.
    Simplificando.
    A corrente entra na sala para iluminação.
    Entra para tomadas e iluminação?
    Entra separada?
    Onde se dá a separação?
    Existem mil e uma formas e já encontrei de tudo em todo o lado.
    E não critico, apesar de já ter visto muita loucura.
    Pois há 15 , 20 , 25 anos as necessidades elétricas eram muito reduzidas, tendo em conta equipamentos de consumo, e portanto certas invenções nunca criavam problemas.
  17.  # 18

    Colocado por: jocazezeNeutro levantado ???? Quer dizer desligado nalgum ponto ?

    Como verifico isso, verificando todas as ligações ? Interruptores e casquilhos ?


    Não. Têm de ir a origem.
    A eletricidade é uma estrada com várias saídas que dá origem aos carros circularem simultaneamente em vários caminhos.
    Para saber porque os carros não chegam ao Algarve, não vale a pena ver se as portagens funcionam ou não, têm de perceber antes é se a saída para as portagens não está bloqueada, não caiu , ou se os carros nem sequer lá chegam .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jocazeze
  18.  # 19

    Mais uma vez obrigado pela explicação e imagem usada. Vou fazer o esquema,...
    Concordam com este comentário: Nelhas
  19.  # 20

    Qual é a probabilidade de 10 casquilhos terem todos o mesmo problema ao mesmo tempo no mesmo espaço temporal?
 
0.0230 seg. NEW