Iniciar sessão ou registar-se
    • -t1t0
    • 28 maio 2019 editado

# 1

Boas,

Qual a vossa opinião relativamente as duas marcas em questão? Sei que na efapel existe uma grande vantagem que é compatibilidade entre modelos e que na legrand já não é assim.
  1.  # 2

Boas,

Honestamente?
    Schneider.
    Depois Legrand.
    Efapel sinceramente não.
    Mas atenção os preços deles são mais baixos , logo também não se pode exigir mundos e fundos.
    Simplesmente penso que a eletricidade é algo onde não se deve andar a tentar poupar.
    Mas é simples, compare uma tomada simples de cada um dos 3.
    A baixa gama de todos.
    E depois diga-me se acha que têm alguma coisa a ver.
  2.  # 3

Tenho lido boas opiniões acerca da efapel 😳
    Concordam com este comentário: SS1128, jpvng
  3.  # 4

Nada como ser voçe a comparar.
    Não sou cego nem teimoso. E aceito como válida a opinião e gosto de cada profissional.
    Mas deixo-lhe esse desafio.
    Compare em gamas similares as 3 marcas:
    3 Tomadas
    3 interruptores
    3 disjuntores.

E depois veja por si.
    Acho , sinceramente, que o material nem sequer se compara.
    Agora, penso que as marcas têm objetivos diferentes.
    Se a Efapel quiser faz igual? Faz.
    Simplesmente não é esse o mercado alvo.
    É como andar a discutir se é melhor Renault ou Mercedes.
    O publico alvo e o foco do produto não são os mesmos.
    A Renault têm engenheiros tão bons como a Mercedes.
    Simplesmente têm produtos para públicos diferentes e produtos com objetivos diferentes. A comparação é sempre um pouco injusta.
  4.  # 5

Mas a rede elétrica vai pegar fogo por ter tomadas da EFAPEL?
  5.  # 6

Sofia,

Você têm noção que uma instalação elétrica é daquelas coisas que vai ter numa casa e que 99,9 por cento das pessoas nunca mais lhe vai tocar na vida?
    Ninguém quer saber. Liga, tá bom.
    A qualidade do material é essencial.
    Com o tempo os apertos de uma tomada vão perdendo força.
    O significa que caso o material não seja de qualidade e com revestimento de qualidade, pode de facto queimar a tomada e pegar-lhe fogo a casa.
    E garanto-lhe que caso não aja curto, o disjuntor nem vai querer saber. Ele fica quietinho a dormir.
    E como os famosos ligadores de aperto a antiga.
    Ou puxadas diretas sem proteção ao quadro.
    Ou 7 luzes e 10 tomadas na mesma fase.
    A questão é que existem regras de segurança. E é assim tão mais caro cumpri-las ?
    Antigamente as pessoas usavam o que tinham, o que havia, e faziam instalações para casas com 4 pontos de luz e 1 ou 2 eletrodomésticos e uma tv.
    Ai dava para tudo. Tudo a cabo de 1,5 mm , tudo numa fase só, caixas de parede carregadas de humidade, etc.
    Hoje em dia as pessoas querem 3 tv, 5 eletrodomésticos, led na parede, luz na rua, computadores, carregadores, aquecimento.
    Acha que ainda dá para andarmos a brincar, quando a necessidade em casas aumentou 200%?
  6.  # 7

Volto a perguntar Nelhas, a EFAPEL faz material elétrico que faz pegar fogo à rede da casa? Ou cumpre com essas regras de segurança apesar do material ser mais fraco? Não estou a falar de cablagem, tou a falar de interruptores como o user pergunta, é assim tão grave ter interruptores EFAPEL?

Eu acho que às vezes aqui no Fórum exageram um bocado, ou eu sou demasiado ingénua. Se a marca cumpre com as regras de segurança é suficientemente boa pra ser instalada, na minha humilde opinião. Secalhar daqui a uns anos e com mau uso menos ainda já está meio com folgas e a soltar-se por poder ter parafusos mais fracos ser mal instalado, whatever. Mas daí a escalar pra incêndios e etc...
    Concordam com este comentário: Diogo999, ricat, A. Madeira
  7.  # 8

Uma instalação bem feita, com material que cumpra os requisitos de segurança é a meu ver suficiente. De que me adianta ter Schneider se tiver tudo mal feito?? É igual ao litro.
  8.  # 9

Sofia,

Não. O material por si só não pega fogo a nada.
    Um balde de gasolina por si só não pega fogo a nada. Logo, a Galp também não faz produto para pegar fogo a nada.
    Então se for pelas normas e certificações de segurança, porque Efapel?
    Compra de várias marcas brancas em diversas superfícies comerciais mais barato ainda.
    Cumpre normas, têm certificação.
    Não é a questão de ser ingénua.
    Se cumpre , dá. È o que me diz. Então , já lhe dei a solução.
    Concordam com este comentário: Paulo_Santos, trap3d
  9.  # 10

Se não souber conduzir , ter um carro com 7 sistemas de segurança, ou um de 80 sem cintos é igual.
    Espete -se a 140 num sobreiro e morre na mesma.
    Se tiver mal feito, nada funciona.
    Nem bom nem mau.
    Mas ai que culpa têm o material?
  10.  # 11

Às vezes alguns comentários deixam-me com a sensação de que se não for topo de gama estamos lixados e vamos morrer. Parece o senhor que me vai fazer as obras a falar do material da cozinha que tinha que ser termolaminada porque diz ser o melhor actualmente quando lhe mostrei um orçamento de uma cozinha simples mas razoável e que ia de encontro ao que eu podia pagar que tinha obtido e ele virou-se pra mim e disse "ah mas isso é igual ao que você tem aqui mas embonecado"... eu disse-lhe logo olhe esta tá aqui há 33 anos e está intacta, secalhar é mesmo este material que eu quero!

Não digo que não tenha razão Nelhas e ainda mais quando falamos da rede elétrica de uma casa que como disse e muito bem não se pode brincar, concordo plenamente nesse aspeto, mas às vezes parece que se exagera um bocado.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  11.  # 12

Sofia,

Isto é simples.
    Há material onde se pode poupar e outro não.
    Porque?
    Pelas implicações que têm a sua escolha.
    Se escolher uma cozinha de 800 euros , material barato. Qual é a implicação?
    Estragar depressa, maus acabamentos, etc. Que implicação têm?
    Tirando a chatice, nenhum. Não pega fogoa a nada, não mata, não faz cair a casa, etc.
    O mesmo com ladrilho de 3,99. Presta? não. Mas não têm implicação nenhuma. Assim como flutuante a 4,99.
    Isso é uma coisa.
    Agora quando falamos de gás, eletricidade, aquecimento, canalização, etc.
    Estamos a falar de coisas que se derem chatice, dão um prejuízo descomunal, e ainda podem estragar tudo a volta.
    O impacto é gigante.
    Essa é a diferença.
  12.  # 13

Não estou a dizer que não e eu percebo bem essa diferença e já disse também que concordo. Mas mais uma vez repito, face ao exposto pelo user mesmo sendo EFAPEL, desde que bem instalados, não creio que vá ser um desastre. É a minha opinião e vale o que vale. Se o user tiver manobra pra escolher topo de gama, melhor ainda, DESDE QUE bem instalado, senão até podia pôr da candonga.
    Concordam com este comentário: BrunoFranco
  13.  # 14

Sofia,
    Em promoção , encontra conjuntos de 5 tomadas ou 5 interruptores Schneider a 9,99.
    Acha caro?
    Só peço que pela diferença de preço , analise os produtos das 3 marcas, e diga-me se vale mesmo a pena comprar efapel?
    O mesmo com os disjuntores.
    50 ligadores de 3\ cerâmicos de 32A de mola custam em casas da especialidade a volta de 15\18 sem desconto.
    Compensa andar a por ligadores de aperto do chinês?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14.  # 15

Mas afinal qual é mesmo o problema do material efapel? Uma coisa é a qualidade dos plásticos e assim. Outra é das ligações... Você está a afirmar que ao colocar efapel que vai dar asneiras. Essa afirmação é baseada em quê? Em que sentido são os contactos piores na efapel comparado com as outras marcas que falou?
  15.  # 16

Bem,
    Ou o meu português é mau , o que posso admitir, ou não me expliquei bem.
    Foi perguntado a qualidade do material.
    Se os apertos, os plásticos, o revestimento , as garras laterais, forem de má qualidade , acha que para uma coisa onde nunca mais ninguém se quer chatear, e pela diferença de preços compensa?
    Compare.
    Compre uma tomada das 3 marcas.
    E veja por si.
  16.  # 17

O homem perguntou qual era o melhor, o Nelhas respondeu.

Não percebi a bronca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  17.  # 18

Tenho Efapel, português e pronto.
    Claro comparado com Legrand não tem nada a ver.
    Basta pegar numa tomada efapel que pesa quase metade de uma tomada da Legrand.
    Por isso... Chegue à conclusão
    Concordam com este comentário: Nelhas
  18.  # 19

Efapel tem bom produto e é nacional. Cada um sabe de si, mas se podermos dinamizar a nossa economia...

6 anos de aparelhagem efapel logus 90 com uso diário e tudo impecável...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
    • -t1t0
    • 28 maio 2019 editado

# 20

É uma remodelação, a instalação eléctrica já tem 30 anos. Nunca pegou fogo mas às vezes vai abaixo 😛. Mas também digo se na legrand daqui a 10 partir um botão e ter que meter o interruptor todo novo,prefiro efapel. Logo aí é uma grande vantagem.

0.0215 seg. NEW