Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Será que é possivel consolidar 2 creditos habitação?
  2.  # 2

    Será melhor perguntar a quem lhos concedeu.
  3.  # 3

    Colocado por: jokersmileSerá que é possivel consolidar 2 creditos habitação?


    Não, devido ao facto de a cada crédito estar associada uma hipoteca.
    Mas qual o motivo da pergunta? Pode ser possível libertar uma das hipotecas! Se a avaliação de um dos imóveis suportar a soma dos valores em dívida pode fazer um multifunções em cima de um imóvel e com esse valor liquidar o 2º crédito. Tem é um custo!
  4.  # 4

    O motivo da pergunta tem a ver com o seguinte:
    Tenho um credito habitação de um apartamento no montante de 60 mil euros no BPI e outro credito de multi-opções de terreno de 64 mil euros na CGD.
    Tenciono pedir um credito para construção no montante de 150 mil, mas gostaria de libertar a hipoteca ora do apartamento ou do terreno. Dai a minha pergunta.
  5.  # 5

    Não pode liquidar com o empréstimo novo um crédito existente
    •  
      luisDS
    • 29 maio 2019 editado

     # 6

    Claro que pode! Por exemplo...pede um multifunções, o dinheiro cai na conta. Pega nele e paga o crédito do terreno! Nada mais simples, desde que tenha margem (taxa de esforço) para isso
    A questão é se vale a pena e se é possível neste caso?
    Se a avaliação do apartamento for suficiente para pedir um multifunções de 64k em cima dos 60 actuais é uma solução.
    Qual pensa ser o valor actual do apartamento?
    Qual o spread do empréstimo do apartamento?
    Qual o spread e indexante desse multiopções? A garantia é a hipoteca do terreno?

    E já agora outra pergunta...É nesse terreno (que aparentemente tem uma hipoteca) que pretende construir?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jokersmile
  6.  # 7

    Apartamento em 2003 foi avaliado em 110 mil...hoje penso que rondará o mesmo...e tenho 25 mil disponível.O spread ė 0.5...O terreno tem spread 4...e é um multiopcoes... Euribor 3 meses...E sim, é nesse terreno que tenciono construir...
  7.  # 8

    Outra possibilidade seria, caso o apartamento seja para vender depois da construção, "suspender" o respectivo crédito durante algum tempo (provavelmente teriam de se continuar a pagar juros), depois com a mudança para a casa nova vendia-se o apartamento.

    Isto seria possível? Há algum banco a oferecer esta possibilidade?
    •  
      luisDS
    • 30 maio 2019 editado

     # 9

    Colocado por: jokersmileApartamento em 2003 foi avaliado em 110 mil...hoje penso que rondará o mesmo...e tenho 25 mil disponível.O spread ė 0.5...O terreno tem spread 4...e é um multiopcoes... Euribor 3 meses...E sim, é nesse terreno que tenciono construir...


    Quando comprou o terreno não falou com o BPI para ver se eles lhe faziam um multifunções em cima do apartamento em vez de um crédito a 4%?
    A hipotese que tem é transferir o crédito e acrescentar esse multifunções. Vai ficar tudo com um spread de 1,20-1,40%, mesmo o que actualmente tem 0,5%...mesmo assim se calhar compensa. Depende também dos prazos de ambos os empréstimos. Se quiser "testar" esta opção contacte-me, que eu posso ajudar.
    Para depois pedir um crédito à construção convém libertar a hipoteca do terreno, se houver, claro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jokersmile
  8.  # 10

    Sinceramente?
    Não faça mais engenharia financeira senão daqui a pouco a economia abana um bocado e voçe fica nas mãos dos bancos com tanta hipoteca e sem crédito ou liquidez.
    Venda o apartamento. paga o empréstimo e fica com o excedente.
    Como o mercado está em alta, aproveite já para vender e conseguir uma venda que no fim do ano já não consegue.
    Têm tempo e margem , portanto fazer um bom negócio está do seu lado.
    Com o excedente e com os 25k que têm , procure saber junto do banco como pode negociar uma solução de construção tendo em conta o terreno que possui.
    Fica com um crédito para construção, elimina ou dilui o do terreno no global do imóvel futuro.
    Desfaça-se de património para gerar mais património.
    Na minha opinião deve jogar com o dinheiro dos imoveis e com o que pretende.
    Não dilua as poupanças em créditos de longo prazo.
  9.  # 11

    Nos entretantos?Para onde vai viver durante a construção?Uma renda não está nada barata...
  10.  # 12

    Concordo uma renda não está barata.
    Mas não me parece que fazer mais engenharia financeira com 2 créditos já existentes, um multifunções.
    Com a ideia de um terceiro sobre um terreno que decerto têm hipoteca, para construção, onde os 25 k não vão chegar para nada.
    Mesmo que tudo corra bem e consegue fazer o empréstimo para construir.
    Os 25k vão ser "comidos" por papeis, projetos , licenças, etc.
    Admitindo que sobra, o crédito para construção vai libertar dinheiro após vistoria, que como já debatido aqui, pensas que vais receber 30 ou 40 e o banco liberta 15 ou 20 porque não está tudo completo ou a detalhe.
    Ora nisto, o construtor vai querer dinheiro na mão , não vai levar uma obra até aos 40 ou 50 % de conclusão sem ver um tusto e depende de vistorias.
    No meio disto, as poupanças estão a ir, o outro crédito a ser pago , e os problemas não ficam melhores.
    Na minha modesta opinião, para jogares com os créditos nestas operações ou tens muito capital ou tens um emprego muito estável a render dinheiro a sério por mês.
    Senão vais passar mal.
  11.  # 13

    Colocado por: PalhavaNos entretantos?Para onde vai viver durante a construção?Uma renda não está nada barata...

    Na minha opinião não é só a renda... É onde colocar toda a tralha nos entretantos, fazer 2 mudanças, etc.
    Também concordo que o ideal é passar directo de uma casa para a outra (até porque, em princípio, está a pagar menos do CH do que vai pagar de renda). Daí que o ideal seria a "suspensão temporária" do CH como sugeri acima, se é que isso é sequer possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jokersmile
  12.  # 14

    Acho uma jogada de altíssimo risco.
    E digo porque.
    Se a operação fosse para , tendo um apartamento e um terreno, adquirir mais um imóvel para viver.
    Um imóvel pronto, com licenças, com tudo direitinho.
    Credito habitação puro e duro.
    Eu ai ainda consigo entender o risco com a perspectiva do retorno.
    Agora , para construir?
    Só com 25k e com 2 créditos ou 1 credito consolidado as costas?
    Acho que o risco não compensa, e pode acabar com 2 créditos em cima e uma casa a meio.
    Atenção, aqui emito opiniões com base no que é apresentado. Não faço ideia se a pessoa ganha 3000 por mês, ou se têm pais ou familiares com dinheiro para ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jokersmile
  13.  # 15

    Colocado por: jokersmileO motivo da pergunta tem a ver com o seguinte:
    Tenho um credito habitação de um apartamento no montante de 60 mil euros no BPI e outro credito de multi-opções de terreno de 64 mil euros na CGD.
    Tenciono pedir um credito para construção no montante de 150 mil, mas gostaria de libertar a hipoteca ora do apartamento ou do terreno. Dai a minha pergunta.

    Se a avaliaçao do apartamento comportar uma segunda hipoteca no valor dos 64000€ que tem na cgd, libertava a hipoteca do terreno. A seguir começava a preparar o projecto e financiamento para a casa nova. Depois quando a casa estivesse pronta, vendia o apartamento e com o dinheiro da venda liquida os dois ch do apartamento. E se sobrar dinheiro ainda abate ao ch da construçao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jokersmile
  14.  # 16

    É esperar mais uns anos até o apartamento estar pago.
    Vender ou arrendar o apartamento e aí sim partir para a construção no lote.
    •  
      luisDS
    • 30 maio 2019 editado

     # 17

    Nelhas,

    Claro que Jokersmile deve estar consciente dos riscos de um endividamento excessivo. Mas atente a 2 pormenores:
    - Sabemos quais os rendimentos dele??? Eu não!
    - Se esses rendimentos forem baixos, e não respeitarem, pelo menos, os valores máximos do calculo da taxa de esforço, provavelmente nenhum banco lhe concederá depois o empréstimo à construção.

    Eu quando respondo aos users do fórum, faço-o utilizando a informação disponivel, e a minha opinião está condicionada por isso. Se depois o user me contactar, e me fornecer mais informação, obviamente que eu vou fazer uma avaliação mais exaustiva e depois aconselhar sobre o caminho a seguir. O user colocou uma questão/problema, eu e nós aqui no fórum tentamos ajudar com soluções, pelo que também não vejo nada de mal no seu conselho, tirando que desconhece o património e rendimentos do jokersmile.

    Ps. Os juros estão outra vez a descer. Qualquer dia quem começa a dormir mal é quem contratou taxas fixas, tal a quantidade de dinheiro que está a perder!

    Abraço

    Abraço
    Concordam com este comentário: Nelhas
  15.  # 18

    Luis,

    Concordo com tudo o quer disseste.
    O risco eu vejo é na forma como se processa o desenvolvimento de um crédito para construção.
    Para mim o verdadeiro risco está ai.
    Só isso
    Concordam com este comentário: luisDS
  16.  # 19

    Existe um tema que não foi referido (por enquanto), a maravilhosa taxa de esforço.
    O user terá que ver se lhe é possível ter (no pior dos cenários) os 3 empréstimos em simultâneo :
    1 - apartamento
    2 - terreno
    3 - construção

    É que ao fazer o pedido de crédito, o banco cruza com informação do banco de Portugal para avaliar a 'qualidade' e a taxa de esforço 'disponível'.
    Para a calcular, normalmente o banco vai buscar o pior (mais alta) taxa dos últimos 20 anos consoante o indexante usado, e é esse valor que usa para verificar a capacidade do cliente.
    Ou seja, mesmo que a taxa de esforço esteja (teoricamente) no limite, as 'contas' do banco poderá não premitir o acesso ao crédito.

    Um conselho de amigo, antes de iniciar o projecto de construção liquide, pelo menos o multi opções. De preferência liquide também o do apartamento. Poderá vender o mesmo com um inclino (você) com contacto de arrendamento a termo certo (3 anos).

    Há investidores que procuram este tipo de negócio
  17.  # 20

    Antes de mais,muito obrigado por todos os vossos conselhos! Há aqui pessoas com muito conhecimento e eu sœ nesta conversa já aprendi muito!
    Eu vou aguardar uma resposta da CGD ao meu pedido de crédito para construir e se a resposta for negativa terei então de procurar uma solução!Sim, já tenho projeto aprovado, só falta a grana!
    E agora com a recomendação do Banco de Portugal - DSTI...tudo se complica, ainda mais quando já temos 55 de idade. Se necessário entrarei em contato com o Luís...mas, vou aguardar.
    Posso dizer que o apartamento está alugado a 425 por mês...paga a prestação e o seguro...tenho rendimento líquido ou seja já com descontos ä volta de 2800 mês...Ao calcular a taxa de esforço de acordo com o recomendado pelo Banco de Portugal...e simulando que não tenho qualquer crédito...tenho como resultado a capacidade de obter crédito no montante de 250 mil euros e uma prestação máxima de 1158 euros...num prazo de 20 anos (note se for na CGD vai até 24 anos e logo...a margem ainda é maior!)...Ou seja seria a quantia exata para comportar terreno, apartamento e construção...Mas, se calcularmos esta mesma taxa de esforço tendo em conta os respectivos créditos...a aprovação aî já será mais difícil!E ė exatamente por isto que já procuro outra solução para a eventualidade de a proposta apresentada na CGD não ser aprovada!
    O ideal seria ter um único crédito para terreno, apartamento e construção...mas, isto já seria pedir muito e julgo que neste momento... não conseguiria...ou isto não é permitido... não sei...digo eu!
    E quanto a rendas... não estou a pagar...vivo em casa de familiares que emigraram... portanto, não pago rendas...
    Mais uma vez .. obrigado a todos!
 
0.0193 seg. NEW