Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros furandeiros,

    Estou a pensar em comprar uma casa já feita (construção de 2003) que tem de área útil cerca de 200m2 e de terreno cerca de 700m2.
    O valor pedido era 155.000,00€ negociei e chegamos a 142.500,00€.
    Contactei 2 engenheiros civil meus colegas que me fizeram uma avaliação da casa de 166k e 161K cada um (não me levaram dinheiro e nada têm a ver com o banco ou com ovendedor. São mesmo meus amigos).
    Pedi um crédito habitação ao banco Montepio e fizeram uma avaliação de 101.00,00€ e depois de reclamar subiram para 103.000,00€.
    Será que isto é normal? É uma discrepância brutal...
    Se formos a ver, em imobiliárias, sites e outros locais de venda, casas da tipologia que estou a pensar comprar na zona que é 142.500,00€ é um excelente negócio, até porque tem um monte de extras...
    (Esta é a pergunta principal)

    Pedi uma reavaliação e foi-me dito que é a custo zero e é outro avaliador.
    Caso a nova avaliação vá ao encontro com as avaliações feitas à partida (diferenças de cerca de 60.000,00€ ou seja 47%) este avaliador não terá qualquer consequência?
    Parecendo que não ele está a atrasar-me este processo...
    (Esta é a pergunta secundária)

    Cumps.
  2.  # 2

    já que tem dois amigos com conhecimentos, porque não pedir o relatorio de avaliação do banco para analisar e argumentar essa diferença de valores.
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosjá que tem dois amigos com conhecimentos, porque não pedir o relatorio de avaliação do banco para analisar e argumentar essa diferença de valores.


    Já pedi!
    Mas não deixo de ter ficado chocado com a discrepância dos valores.
    Aliás, conheço que tentou comprar a casa antes e fez avaliação à menos de 1 ano. A avaliação foi de 166.000,00€..
  4.  # 4

    Giotto,

    Não pode analisar as coisas dessa forma.
    Percebo que possa ter ficado um pouco desiludido com a avaliação, mas infelizmente o dono do dinheiro (banco) é que define quanto vale o imóvel.
    Se foi um erro, certamente irá ser corrigido por este 2º avaliador e tudo ficará bem.
    Mas pediu o relatório da avaliação?
    Os fatores que regem a avaliação do Banco não são os mesmo que regem a avaliação de uma imobiliária.
    Tudo o que a casa têm está conforme os projetos aprovados da mesma?
    Verifique isso, é que se calhar os seus amigos avaliaram uma casa com muitos extras e uma serie de quartos ( exemplo), etc, e depois as plantas aprovadas com licença de utilização só contêm 1 wc e 2 quartos.
    As vezes a diferença entre o que está feito na casa e o que é legal , leva a que o Banco não possa considerar coisas que existem e que não possuem registo legal.
    Para uma imobiliária é mais fácil jogar com isso.
  5.  # 5

    Peça o Relatório de Avaliação, ao abrigo da portabilidade do mesmo.
    Entregue o relatório a um técnico credenciado que o analise.

    As avaliações promovidas pelas entidades bancárias são entregue a empresas de avaliação e, por normal, são trabalhos bastante verificados. O erro grosseiro não é mesmo nada habitual.

    Os seus amigos fizeram contas e relatório?
    Peça um relatório de avaliação verdadeiramente independente, COM O FIM de crédito hipotecário.
    Os fim a que se destina a avaliação pode alterar alguns pressupostos, conduzindo assim a valores diferentes.
 
0.0109 seg. NEW