Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O que se pode alterar??
    Local do lote
    area
    A orientação com a estrada:
    estrada
    Terreno:
      terreno.jpg
  2.  # 2

nandogonca em geral não pode ter a casa rodada da paralela da rua, ou seja a fachada da frente tem de ser paralela à via.
    coloque em maior a planta
  3.  # 3

Não liguem às janelas, portas, ainda estão para alterar.
    A casa tem cerca de 160m2, mas acho que a sala pode crescer mais um pouco, até 180, 190m2.
    Que dizem??? Aceito todas as criticas.
    Claro que essa orientação será para alterar (penso eu) mas isso será o trabalho do arquitecto.
    Só quero ter uns rascunhos para servir de base ao arquitecto para saber o que eu gostaria.
    CasaCasa
  4.  # 4

Mas e a orientação sul /norte???
  5.  # 5

Colocado por: Fernando Gabrielnandogonca em geral não pode ter a casa rodada da paralela da rua, ou seja a fachada da frente tem de ser paralela à via.
    coloque em maior a planta

Não podemos colocar a casa na disposição que queremos desde que se mantenha as distâncias mínimas para via publica e vizinhos?
  6.  # 6

Podemos. Mas a câmara também pode invocar o artº 121 do RGEU
  7.  # 7

Colocado por: AugstHillPodemos. Mas a câmara também pode invocar o artº 121 do RGEU

?
  8.  # 8

em regra devem ser mantidos alinhamentos, a vizinhos e via pública.

Artigo 121.º
    As construções em zonas urbanas ou rurais, seja qual for a sua natureza e o fim a
    que se destinem, deverão ser delineadas, executadas e mantidas de forma que
    contribuam para dignificação e valorização estética do conjunto em que venham a
    integrar-se. Não poderão erigir-se quaisquer construções susceptíveis de
    comprometerem, pela localização, aparência ou proporções, o aspecto das
    povoações ou dos conjuntos arquitectónicos, edifícios e locais de reconhecido
    interesse histórico ou artístico ou de prejudicar a beleza das paisagens.
  9.  # 9

Colocado por: Fernando Gabrielem regra devem ser mantidos alinhamentos, a vizinhos e via pública.

Artigo 121.º
    As construções em zonas urbanas ou rurais, seja qual for a sua natureza e o fim a
    que se destinem, deverão ser delineadas, executadas e mantidas de forma que
    contribuam para dignificação e valorização estética do conjunto em que venham a
    integrar-se. Não poderão erigir-se quaisquer construções susceptíveis de
    comprometerem, pela localização, aparência ou proporções, o aspecto das
    povoações ou dos conjuntos arquitectónicos, edifícios e locais de reconhecido
    interesse histórico ou artístico ou de prejudicar a beleza das paisagens.

Concordo que deva de haver algum controlo mas não me parece que este controlo seja bem aplicado...
  10.  # 10

claro que às vezes excepcionalmente, esse controlo escapa por várias razões.
  11.  # 11

Mas esse artigo são para todas as construções, ou há excepções???
    E a orientação sul/norte??? também não é importante???
    E a planta o que dizem????
  12.  # 12

e quanto a planta que foi a questão principal ninguem opina ?
    na minha opinião modesta claro, mal empregado terreno para fazer uma casa quadrada com uma quantidade de divisões que mais parece um apartamento. Desculpem mas para mim uma vivenda é outra coisa, tipo terraços, varandas , palas de protecção solar, estores modernos , salas e salas de jantar etc no entanto eu vi numa vivenda um sofa que fica no meio de uma sala pequena de um qualquer modesto apartamento. Epá desculpa mas se isso é casa de arquitecto acho que devias perguntar a ele de que planta de edificio tirou a ideia da porta do quarto de arrumos estar virada para o wall de entrada .
    • kami
    • 8 setembro 2009 editado

# 13

Boas

Assim de repente.... alterava a disposição de algumas divisões... nomeadamente a cozinha... que está a sul/poente... quando estaria melhor a norte... do tipo punha o escrtório no sitio da sala, a sala no sitio da cozinha e a cozinha no sitio do escritório. Normalmente as cozinhas querem-se mais frescas!

Também acho que as janelas estão muito pequenas... mas isto sou eu que adoro muita luz...

Cumps
  13.  # 14

Eu assim à primeira e à segunda vista alterava tudo.

Mas gostos são gostos.
    • Neon
    • 8 setembro 2009

# 15

O Boavida têm razão...
    o terreno tem potencialidades para muito mais...esta corriqueiro, não passa de um vulgar apartamento.

No entanto se este é o seu sonho, muita força e boa sorte.

Cumps do Neon
  14.  # 16

quanto ao projecto, parece-me muito compartimentado, muitas paredes.
    quanto à orientação solar ela não pode ser o primeiro factor para orientar uma casa, tem de se cumprir com alinhamentos primeiro.
  15.  # 17

nano, uma pergunta:

Porquê uma sala tão pequena?

Será por causa do custo por m2? Foi encolhendo... encolhendo... Ou gosta mesmo de salas pequenas?
  16.  # 18

Para boavida:
    Isto não é trabalho de arquitecto, são rascunhos meus.Vai ter bastantes varandas a sul, não csg passar ainda a ideia para o programa.
    Também quero uma sala de jantar entre a cozinha e a sala de estar, a cozinha quero-a pequena, tenho que ver se consigo alterar isso, mais uma vez lembro que isto não tem mão de nenhum arquitecto, só eu.
    O quarto que dizes de arrumação é para ser uma divisão onde se guarda os sapatos/casacos (eu sei como isso é importante).
    Eu percebo quando dizes que o terreno é mal aproveitado, mas já reparei que também está um pouco pequena a casa, vou ver se aumento mais uns 20 a 30m2.

Para o Kami:
    Alteravas a cozinha para norte??? mas assim ficaria com a cozinha virada para a estrada (fachada principal da casa), não seria um pouco "esquesito"??? As janelas é para não ligar ao tamanho nem disposição, isso é trabalho de arquitecto.
    Em relação a tirar a sala do sitio que está, eu gosto muito de entrar na porta principal da casa e ter um grande envidraçado à minha frente (neste caso a grande janela que está na sala).

Fernando Gabriel :
    Eu dou muito valor ao isolamento e tudo o que tenha a ver com cronstrução passiva, por isso é que tentei orientá-la mais a sul.
    Mas como já repeti aqui várias vezes isto é só uns rabiscos por isso é que tem muitos erros e aceito todas as criticas.

Vou ver se aumento um pouco mais, e se a oriento com a estrada, mas ao orientá-la com a estrada vou ter 2 fachadas orientada a norte e duas a sul...
  17.  # 19

o. martins tens razão, eu já vou mudar, não a estava a ver assim tão pequena, e ainda quero lá meter uma sala de jantar (só para veres o arquitecto que há em mim :) )
  18.  # 20

Colocado por: nandogoncaPara boavida:
    Alteravas a cozinha para norte??? mas assim ficaria com a cozinha virada para a estrada (fachada principal da casa), não seria um pouco "esquesito"???

Eu pessoalmente prefiro ter a casa "virada" para o Quintal :-)
    A minha parte mais importante da casa é a sala e prefiro estar na sala a ver o pomar ou o jardim do que ver carros e vizinhos a passar... mas isto é de cada um...

0.0214 seg. NEW