Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

    Colocado por: NTORIONEstá a construir em Sintra, não é? Parece que nesta câmara não é a mesma coisa, n sendo o sótão espaço habitável, obrigam a colocar na laje de esteira e não na do telhado.

    a legislação da térmica é igual em todo o país
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  2.  # 622

    Colocado por: BigmouseIsolamento cobertura
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna,NTORION
      IMG_20200520_192013.jpg


    se tiver orçamento para isso, meta também lã mineral por cima do tecto falso.
    a cobertura é por onde tem mais perdas.
    e no seu caso, as paredes que fizeram para suportar a estrutura do telhado, são zonas onde o isolamento fica interrompido (não existe). então reforçar por dentro é uma boa opção, e com baixo custo.
  3.  # 623

    Colocado por: NTORIONParece que nesta câmara não é a mesma coisa, n sendo o sótão espaço habitável, obrigam a colocar na laje de esteira e não na do telhado.

    A camara não quer saber onde se mete ou não o isolamento. Isso é definido pelo projecto de termica, que responde a legislação de âmbito nacional.

    Mais desinformação!?
  4.  # 624

    Colocado por: NTORIONParece que nesta câmara não é a mesma coisa, n sendo o sótão espaço habitável, obrigam a colocar na laje de esteira e não na do telhado.


    Sim estou, mas no meu caso tenho cobertura plana.. obrigam como, reprovaram a especialidade da térmica?


    Colocado por: Pedro Barradas
    sim é essa a ideia.


    Não é bem assim. Não é onde quiser.
    Pode ser sobre a laje de esteira, pode ser sob a mesma, pode ser sobre o tecto falso, mas aoi entram outros factires que são importantes, por exemplo a distancia do tecto falso á laje, se for superior a X, já tem obrigatoriamente de aplicar o isolamento termico no tecto falso...

    Não confundam é as coisas, com palpites... desinformação.


    Nimguem confundio nada nem fez desinformação, ao contrário da sua resposta muito vaga e pouco técnica.
  5.  # 625

    Colocado por: vulpesao contrário da sua resposta muito vaga e pouco técnica.

    Acha? Já se explicou onde deve andar o isolamento.
    Se não entende é porque não quer. È "vaga" porque pode o isolamento termico ser aplicado nos moldes que descrevi... tem aquelas hipoteses todas á disposição e a escolher conforme a especificidade da obra.
  6.  # 626

    Colocado por: vulpesSim estou, mas no meu caso tenho cobertura plana..

    Então não tem de se preocupar com isto. Do isolamento na laje inclinada... Até para um acobertura plana, há varias formas de aplicar o isolamento termico correctamente. Cada caso é um caso.
  7.  # 627

    Colocado por: Pedro Barradas
    Acha? Já se explicou onde deve andar o isolamento.
    Se não entende é porque não quer. È "vaga" porque pode o isolamento termico ser aplicado nos moldes que descrevi... tem aquelas hipoteses todas á disposição e a escolher conforme a especificidade da obra.


    A questão em causa foi colocar isolamento sob o telhado em vez de ser na laje de esteira, como o user NTORION referiu. Não se trata de identificar o sitio ideal para o isolamento, até porque o sitio ideal para colocar isolamento varia de caso para caso. Volto a frisar ninguem confundio nada nem fez desinformação.
  8.  # 628

    Eu continuo a preferir o sistema ISOTEC (ou equivalente) a ligar ao ETICS, faz de forma mais eficaz a "regra do lápis" no isolamento da envolvente.

    Desculpem a comparação, mas é como comparar o preservativo ao coito interrompido, ambos são métodos contraceptivos, mas um mais eficaz que outro :)

    O problema dos isolamentos na caixa de ar e sobre a laje de esteira, ou é muito bem feito (o que é raro) ou é constantemente interrompido... o ETICS + ISOTEC consegue-se mais facilmente uma continuidade.

    Mas o importante é isolar, de uma forma ou de outra...
  9.  # 629

    Colocado por: JoelMse é verdade nao faz sentido nenhum!

    Claro que faz, joel.
  10.  # 630

    Colocado por: JoelMEu continuo a preferir o sistema ISOTEC (ou equivalente) a ligar ao ETICS, faz de forma mais eficaz a "regra do lápis" no isolamento da envolvente.


    Pois, estudei essa opção, mas a colocar isso teria de duplicar sistemas, pois tinha de manter o EPS na laje de esteira.
  11.  # 631

    Colocado por: NTORION

    Isto é verdade ou não?

    Achas que o fiscal ia te enganar? 😂
  12.  # 632

    Colocado por: JoelM

    a afirmacao nao é minha, mas eu concordo com ela. Nao consigo entender a base legal para a CM obrigar a isso.

    A meu ver as duas versoes sao uma opcao tecnica, tal como usar ETICS ou parede dupla, nao entendo que que a CM tem a ver com isso... mas ja vi de tudo...

    A câmara não obriga a nada. O que obriga é o regulamento da termica em desvaos sem acesso (escada regulamentar no projeto de arquitetura) a colocar o isolamento na laje de esteira
  13.  # 633

    Mesmo com o tecto falso 35 cm abaixo da laje esteira?

    Colocado por: JoelMvai ficar com pontes térmicas no topo das paredes, e pior, no encontro da laje de esteira com a parede exterior.
  14.  # 634

    Se no Projeto de térmica com o pré certificado energético por exemplo de A ou A+ não estivesse isolamento na laje de esteira e estivesse noutros locais da moradia, a camara ia chumbar o projeto de térmica com que base legal?!
    normalmente como o técnico assume a responsabilidade e a camara nem contesta muito, muito menos se não houver base legal..
  15.  # 635

    A câmara nao chumba nada. O projetista da termica é que pode se recusar a emitir o certificado final se não cumprirem o preconizado no pré certificado.
  16.  # 636

    Colocado por: fernandoFerreiraa legislação da térmica é igual em todo o país
  17.  # 637

    Colocado por: riscosA câmara nao chumba nada. O projetista da termica é que pode se recusar a emitir o certificado final se não cumprirem o preconizado no pré certificado.

    Não, ele pode recusar emitir o CE se não for cumprido o regulamento. Que eu saiba os peritos nem olham para o pré certificado.
  18.  # 638

    Colocado por: riscosAchas que o fiscal ia te enganar? 😂


    Esse sacana nunca se sabe :P , o problema é que não foi o único a avisar-me disso anteriormente.

    A questão colocou-se pq o Eng. da telha (cobert) disse q podia aplicar a solução deles tectum pro (https://www.bmigroup.com/pt/produtos-e-sistemas-para-telhados/sistemas-para-coberturas/tectum-pro) que respeitava a térmica.

    Agora hoje como voltaram a falar disso neste tópico como sendo possível isolar junto à telha...
  19.  # 639

    Colocado por: JoelMvai ficar com pontes térmicas no topo das paredes, e pior, no encontro da laje de esteira com a parede exterior.


    Exatamente!

    Em Portugal o que não falta são regulamentos altamente prescritivos cujas soluções prescritivas contrariam os objetivos regulamentares, e depois querem que os técnicos sigam os regulamentos que nem carneirinhos (alguns não têm massa critica para mais)... Temos de olhar às soluções pelo seu desempenho, há software (não são folhas de cálculo) para estudar estas situações e escolher a melhor.

    Aqui no pais vizinho, o projeto (pelo menos em alguns que participo) está a decorrer e está lá um técnico a fazer simulações dinâmicas e a fazer projeções do custo de instalação, manutenção e energia, o cenário que tiver um melhor desempenho a 10 anos é o que avança.

    Imagino que um dos objetivos do regulamento é não ter (ou reduzir ao máximo quando tecnicamente possível) pontes térmicas, atendendo a este objetivo, qual o sistema que tem um melhor desempenho? fazer uma envolvente exterior de isolamento perfeitamente continua ou ter n interrupções de isolamento...

    E atenção, no caso do Bigmouse até há uma preocupação em fazer o melhor possível, noutras obras...
  20.  # 640

    Colocado por: Picareta
    Não, ele pode recusar emitir o CE se não for cumprido o regulamento. Que eu saiba os peritos nem olham para o pré certificado.
    normalmente o perito que emite o certificado final é quem emitiu o pré certificado
 
0.0353 seg. NEW