Colocado por: vrap.pm
Bom dia caro FJPC,
Eu já tive uma parte da área exterior (alçado principal) da casa, com cerca de 50m2, com relva sintética aplicada.
Na altura instalei relva artificial, porque vivia numa casa geminada e como tinha e tenho dois cães, esse foi o principal motivo para a sua instalação. Queria que quando estivesse fora de casa, os cães tivessem um local no exterior para "esticar as patas" onde não se sujassem, uma vez que são cães de "interior", e também não pretendia dar-lhes banho todos os dias.
Foi a melhor decisão que tomei.
A relva artificial no meu ponto de vista apresentava várias vantagens em relação à relva natural, como vim a confirmar por experiência própria mais tarde:
1) baixa ou nula manutenção (também prefiro usar o meu tempo livre nos meus hobbies, e jardinagem, para já, não figura na minha lista);
2) redução do consumo de água (mais por razões económicas, mas também (menos) por ambientais - custa-me desperdiçar água que não seja a da chuva em regas) e custa-me ainda muito mais pagar faturas de água aos serviços municipalizados);
3) não tem hipótese de fazer lama, em dias de muita chuva;
A relva artificial não é mais bonita que a relva natural quando esta última está "no ponto", isto é, quando cortada e bem tratada, mas não tenho dúvidas que quando a natural não é tratada, uma boa relva artificial faz tanto ou mais boa figura que a natural, mas isto é a minha opinião.
O engraçado foi que a minha esposa insistiu em que a área do alçado tardoz da casa teria de ser em relva natural, e assim foi, desde que ela tomasse conta da sua manutenção.
Ao fim de um ano, gastos com jardineiro, regas, remendos, uma área apenas um pouco maior área que a da frente da casa, já ia mais cara que a relva artificial (mas isto é outra história).
eu tinha um terreno de consistência arenosa como base (onde tinha havido anteriormente relva plantada), que foi limpo do coberto vegetal e batido com um maço até apresentar uma compactação apropriada para se andar em cima.
Depois foi aplicada uma tela geotêxtil de 200g/m2 por cima(poderia ter aplicado antes do geotêxtil pó de pedra ou similar, mas saltei este passo).
Por cima coloquei o tapete de relva artificial, onde coloquei sílica (areia) branca por cima, para lhe conferir mais peso e evitar que esta levantasse com o vento (se fosse hoje não teria colocado a areia, uma vez que estava em local com pouca exposição ao vento), e para manter o pelo ereto, basta uma rápida passagem de uma vassoura de jardim de cerdas médias que o levanta num instante.
Também apliquei grampos a espaço para esta ficar presa.
Se estiver a falar da artificial, eu adquiri a minha (kit - geotêxtil, sílica, grampos), e depois de muito analisar, numa loja em Almada, onde achei a melhor relação preço/qualidade na altura. Não era a mais bonita que vi, nem a mais densa, mas por cerca de menos de €19/m2(já com IVA), foi uma escolha acertada.
Ao contrário das outras que vi numa grande superfície multinacional de Bricolage, Construção, Decoração e Jardim muito conhecida, em que as mais caras eram mais bonitas, mas custavam cerca do dobro do preço, e até mais caras. Na mesma gama de preço que paguei, nessa grande superfície não havia nada comparável, assim como nas pesquisas que fiz na net. A loja de Almada, se pesquisar por "relva artificial almada" encontra-a na primeira página das pesquisas (acaba em "ex"). Comprei a chamada topo de gama, na altura, que tem um pêlo com cerca de 40mm altura. E ao longe enganava bem, até parecendo relva natural.
Recomendo um mínimo de 40mm de altura, mas neste momento já se conseguem cerdas (pêlos) de maior altura. Eu acho que quanto mais alta (dentro do que existe no mercado), mais natural parece, para lá de outros requisitos, como pêlos de várias cores (tonalidades de verde, amarelos, castanhos) para lhe conferir um tom mais natural, densidade do tapete (pontos por m2), etc.
Na relva artificial, e das que vi, todas são furadas (as cerdas estão presas numa tela de base "aborrachada" drenante, isto é, a drenagem das águas da chuva, não consitui problema uma vez que passa o tapete e infiltra-se no terreno.
Volta e meia e a espaços iam aparecendo umas ervas daninhas na zona da relva artificial, que resolvia com a aplicação com um borrifador de um potente herbicida, a saber, (vinagre de vinho branco e sal, por cada litro de vinagre duas colheres de sopa de sal), em dias de maior calor duas horas depois as daninhas "já eram".
Também em dias de maior calor, nunca senti grande necessidade de regar o tapete, só o fiz volta e meia quando recebia visitas de amigos que levavam crianças e por uma questão de descanso mental dava uma "molhadela" ligeira no tapete para o arrefecer. Nunca tive queixas nem queimaduras de qualquer grau..... :))))
Deixo em anexo uma imagem da coisa instalada.
Se quiser mais informações, envie PM.
Espero ter ajudado e sido construtivo para este tópico.
cumprimentos
Colocado por: DVilar
Claro que sim. Toda a gente sabe que quem implica com a relva sintética, tem comportamentos altamente danosos para o ambiente.
É uma relação directa e exponencial.
Colocado por: DVilar
Claro que sim. Toda a gente sabe que quem implica com a relva sintética, tem comportamentos altamente danosos para o ambiente.
É uma relação directa e exponencial.
Colocado por: ANdieselNão existe nenhum ser humano 100% ecológico
Colocado por: enf.magalhaesÉ óbvio que infelizmente ainda não conseguimos ser 100% verdes , mas são pequenos gestos, rotinas ,pequenas opções de toda uma sociedade que podem conduzir a grandes ganhos !
Na Noruega reciclam mais de 97% de todas as garrafas de plastico , em média as garrafas são recicladas 50 vezes .
Não reconhecer o benefício das pequenas acções de todos os indivíduos isso é ser negligente convosco , com os vossos filhos , com os vossos netos !!!
Colocado por: CMartinAN, de qualquer forma, quando se abriu este tópico, entendi que era para obter opiniões para se tomar a decisão, e não que o AN por exemplo (não sei se os outros também), já teria comprado a relva sintética e que já tinha isso assim decidido.
Como não gosto de criticar gostos no sentido do que já está feito e de que não se tem como intuito mudar porque acho que é apenas magoar as pessoas sem qualquer interesse, e sem construção positiva, as minhas deculpas.
Colocado por: CMartinAN, de qualquer forma, quando se abriu este tópico, entendi que era para obter opiniões para se tomar a decisão, e não que o AN por exemplo (não sei se os outros também), já teria comprado a relva sintética e que já tinha isso assim decidido.
Como não gosto de criticar gostos no sentido do que já está feito e de que não se tem como intuito mudar porque acho que é apenas magoar as pessoas sem qualquer interesse, e sem construção positiva, as minhas deculpas.
Colocado por: FJPCVisto que o "debate" está mais calmo :) devo dizer que na minha opinião pessoal todos os que participam neste tópico fazem a sua parte nas questões ecológicas mais básicas como: por exemplo:
* separação do lixo
* gastar o menos possível de água e luz
* etc...
Nem acredito que haja quem não o faça, cabe-nos a todos ajudar o ambiente e mudar mentalidades, quanto ao tema deste tópico trata-se apenas de uma escolha e de um gosto pessoal... tenho serias duvidas em qual das opções sai o ambiente beneficiário... não sei para onde cai a balança mas... o que interessa é que temos de aceitar a opinião de cada um.
Colocado por: ANdieselCá está o resultado final. É irónico, mas passou uma vizinha (já com alguma idade, é certo) e comentou: que relva tão verdinha aí tem, tá muito bem tratada.
Colocado por: ANdieselgostos não se discutem
Colocado por: CMartin
Uhhmm..também nem tanto ao mar nem tanto à terra ;o) Nem poderia eu dizer o contrário, até porque trabalho a estética da casa.
Colocado por: andrecarrilho
Caro ANdiesel, ficou muito bem mesmo, parabéns. Por acaso pode indicar a referência da relva e empresa que instalou?
Colocado por: CMartin
Uhhmm..também nem tanto ao mar nem tanto à terra ;o) Nem poderia eu dizer o contrário, até porque trabalho a estética da casa.
Colocado por: CMartinTêm que ver que quem trabalha com estas áreas não pode ser tão sujectivo nos seus gostos quanto vocês são. Temos que trabalhar muitas casas para pessoas com "n" estilos, e para agradar a todos. Logo, é nosso dever trabalhá-las sempre dentro do bom gosto, seja qual for o estilo da pessoa, e também para que quem veja a casa, possa apreciar positivamente também.
Não se trata de abrir mentes, muito pelo contrário, é dentro do leque enormíssimo de possibilidades, quase infinitas, fazer sempre um bom trabalho que se possa apresentar com orgulho ao mundo.
Já pensaram o que era um designer de interiores ou um decorador com gosto discutível ? Seria quase uma antítese à profissão.
E existe, neste sentido - objectivo - dentro da profissão da estética, o certo e o errado.
Colocado por: ANdieselEntão está errado. Se eu como cliente quero um relvado mas não estou disposto a pagar água, a cortar, a adubar, etc, então parece-me que tem que me colocar a relva sintética sem qualquer questão.