Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia pessoal,

    Estou na fase da cobertura e precisava da vossa ajuda para ficar um pouco mais elucidado!

    Tenho algumas dúvidas em relação à cobertura uma vez que as opiniões divergem muito entre as pessoas amigas e conhecidas que vou falando e que estão no ramo da construção (não propriamente pessoal especializado em coberturas). Alguns preferem sandwich, outros telhado tradicional, outros tela liquida outros tela pvc outros tela asfaltica. Já percebi que todas as soluções tem vantagens e desvantagens.

    A minha questão prende-se com a durabilidade em particular da solução que me foi proposta. Isto quando bem executada e por pessoal devidamente certificado. Já sei que a garantia é de 10 anos, e findo este prazo o melhor seria substituir, mas queria ter uma ideia de quanto pode durar a solução com alguma manutenção básica como limpeza de lixos (folhas e outros) que eventualmente podem ir acumulando em cima da cobertura e verificações periódicas da desobstrução dos tubos de escoamento! Solução abaixo:

    > Fornecimento e execução da impermeabilização da cobertura de acordo com a
    seguinte ordem de procedimento: (de cima para baixo)

    a) Camada seixo rolado até 7cm de espessura média;
    b) Manta geotêxtil de proteção de 200gr;
    c) Isolamento térmico XPS 80mm - de acordo com projeto térmico;
    d) Telas asfálticas cruzadas na composição: 3kg asfáltica + 4kg asfáltica com
    acabamento xisto no pavimento e 4kg asfáltica com acabamento xisto nas
    platibandas;
    e) Camada de regularização sobre pendentes com traço de areia e cimento 1:4
    f) Pendentes com betonilha leve do tipo "Argex 3/4".
  2.  # 2

    Colocado por: rfferreira4kg asfáltica com
    acabamento xisto no pavimento

    O acabamento xisto é uma proteção contra os UV, estando esta tela coberta por uma camada de 800 mm de xps mais o godo, não faz muito sentido usar aqui o xisto.
    Por outro lado, o xisto pode potenciar a retenção de eventuais "lamas" que por ali possam passar.

    Colocado por: rfferreiraJá sei que a garantia é de 10 anos

    Neste momento, creiom que já há marca a dar 20 e 30 anos de garantia.

    Colocado por: rfferreirafindo este prazo o melhor seria substituir,

    Não será assim, eventualmente necessita de proceder a uma ou outra reparação nos pontos críticos.
    As reparações, basicamente são colar uns pedaços de tela por cima.
    Nos pontos críticos, muitas vezes o vulgar DO está apto a efetuar pequenas reparações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfferreira
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    O acabamento xisto é uma proteção contra os UV, estando esta tela coberta por uma camada de 800 mm de xps mais o godo, não faz muito sentido usar aqui o xisto.
    Por outro lado, o xisto pode potenciar a retenção de eventuais "lamas" que por ali possam passar.


    Neste momento, creiom que já há marca a dar 20 e 30 anos de garantia.


    Não será assim, eventualmente necessita de proceder a uma ou outra reparação nos pontos críticos.
    As reparações, basicamente são colar uns pedaços de tela por cima.
    Nos pontos críticos, muitas vezes o vulgar DO está apto a efetuar pequenas reparações


    Obrigado pela ajuda e disponibilidade.

    Posso debater as suas opiniões com o eng. do construtor para perceber também a opinião dele.

    Em relação à durabilidade é da opinião que com as manutenções básicas consegue-se chegar a esses numeros 25/30 anos ou até mais sem problemas de maior?
  4.  # 4

    Colocado por: rfferreiram relação à durabilidade é da opinião que com as manutenções básicas consegue-se chegar a esses numeros 25/30 anos

    Contacte o user ATLAS, creio que foi ele que referiu haver marcas a dar garantia de 20 e 30 anos.
    As marcas "mais correntes" dão 10 sem qualquer problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfferreira
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    Contacte o user ATLAS, creio que foi ele que referiu haver marcas a dar garantia de 20 e 30 anos.
    As marcas "mais correntes" dão 10 sem qualquer problema


    A marca IZOHAN, do Grupo ATLAS, tem soluções de telas com garantia de 22 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, rfferreira
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Contacte o user ATLAS, creio que foi ele que referiu haver marcas a dar garantia de 20 e 30 anos.
    As marcas "mais correntes" dão 10 sem qualquer problema


    Ok. Obrigado.

    A garantia interessa-me pouco neste momento, eu quero perceber é mais ou menos o tempo de durabilidade desta solução de impermeabilização da cobertura independente da marca uma vez que todas as mais utilizadas no nosso mercado dão +/- 10 anos de garantia.

    Queria perceber é quanto tempo posso contar de durabilidade com a solução que descrevi no primeiro post. Pela sua experiencia e tendo sempre por base que a solução foi implementada por pessoas devidamente certeficadas posso contar com 20/30 anos sem ter de substituir todo o isolamento da cobertura?

    Garantia é uma coisa durabilidade é outra. E eu neste momento quero perceber é a durabilidade, sei que depende sempre de muitos factores mas não procuro um prazo em concreto para a minha situação mas sim uma média de durabilidade deste tipo de solução para além da garantia.
  7.  # 7

    Hoje, quase a grande maioria das telas transacionadas é de boa qualidade.
    A grande maioria das aplicações é feita por empresas da especialidade.
    Em diria que, com alguns cuidados na fiscalização da aplicação, alguns cuidados numa inspeção periódicas das zonas criticas, durante 10 15 anos não terá qualquer tipo de problema.
    Para ter garantia de períodos maiores é optar por marcas que deem maiores períodos de garantia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfferreira
  8.  # 8

    que empresas recomendam para este tipo de trabalho'

    tenho orçamento da Lousatelas recomendas?
  9.  # 9

    Colocado por: gasparov1tenho orçamento da Lousatelas recomendas?

    Quem faz os trabalhos de base e acessórios à aplicação das telas.
    O sucesso da impermeabilização é resultado de um conjunto de trabalhos. Não basta colar bem umas telas
  10.  # 10

    Aproveito o tópico para questionar... Justifica-se a colocação de godo por cima de telas com acabamento xisto? Qual é a vantagem se é que existe?
    Obrigada
  11.  # 11

    Colocado por: AnaaQual é a vantagem se é que existe?

    Diminuir o calor e os UV a que vão estar sujeitas as telas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    Diminuir o calor e os UV a que vão estar sujeitas as telas.



    Sendo assim terá de ser tela + xps + manta + godo?

    Depois na manutenção? Tem de se retirar isso tudo para verificar as telas?

    Valerá a pena deixar só as telas e perceber como se comporta a casa em termos de temperaturas e depois então se necessário aplicar as restantes camadas?
  13.  # 13

    Colocado por: AnaaSendo assim terá de ser tela + xps + manta + godo?

    Na sua solução não tem xps ou outro tipo de isolamento?

    Colocado por: AnaaDepois na manutenção? Tem de se retirar isso tudo para verificar as telas?

    Não! A manutenção/inspeção é feitas nas zonas criticas, essa quase sempre estão a descoberto. É tb por isso que são criticas.

    Colocado por: AnaaValerá a pena deixar só as telas e perceber como se comporta a casa em termos de temperaturas

    Sem qualquer tipo de isolamento térmico na cobertura?
    Concordam com este comentário: O.Martins
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    Na sua solução não tem xps ou outro tipo de isolamento?


    Não! A manutenção/inspeção é feitas nas zonas criticas, essa quase sempre estão a descoberto. É tb por isso que são criticas.


    Sem qualquer tipo de isolamento térmico na cobertura?


    Tenho mas o construtor diz que as telas xisto não precisam de godo por cima.

    Para isolamento térmico propõe lã de rocha entre o teto falso e a lage.
  15.  # 15

    Colocado por: AnaaTenho mas o construtor diz que as telas xisto não precisam de godo por cima.

    Em teoria sim, aliás até as marcas dizem o mesmo. Na prática, se eu posso perlongar a vida útil das telas a custos reduzidos, acho que o devo fazer.

    Colocado por: AnaaPara isolamento térmico propõe lã de rocha entre o teto falso e a lage.

    A obra não tem projeto?
  16.  # 16

    Um sistema tela + ... + proteção mecânica como godo, etc é muito mais durável do que um sistema acabado com tela "de xisto"

    Um sistema com isolamento exterior é mais eficiente termicamente do que um sistema com isolamento interior (como lã entre um tecto falso e uma laje, no que diz respeito à condensação. (Comparando isolamentos semelhantes)
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilva
    Em teoria sim, aliás até as marcas dizem o mesmo. Na prática, se eu posso perlongar a vida útil das telas a custos reduzidos, acho que o devo fazer.


    A obra não tem projeto?


    Tem projecto claro :) a questão é perceber se o que diz o construtor faz algum sentido face ao que diz o técnico do projecto. É claro que posso sempre exigir que seja feito de acordo com o projecto mas tb quero perceber se a solução proposta pelo construtor pode ser mais económica sem comprometer a durabilidade da solução, a componente térmica, etc...
    Nada como uma 2a opinião :)
  18.  # 18

    Colocado por: Anaa

    Tem projecto claro :) a questão é perceber se o que diz o construtor faz algum sentido face ao que diz o técnico do projecto. É claro que posso sempre exigir que seja feito de acordo com o projecto mas tb quero perceber se a solução proposta pelo construtor pode ser mais económica sem comprometer a durabilidade da solução, a componente térmica, etc...
    Nada como uma 2a opinião :)
    No seu caso, só teria sentido o que o seu construtor diz, se for para isolamento acústico. No que diz respeito há térmica terá de isolar pelo exterior. Pesquise um pouco sobre poliureias, já que não é uma opção muito debatida neste fórum mas também não quer dizer que não seja um sistema fiável
  19.  # 19

    Colocado por: PolskiNo seu caso, só teria sentido o que o seu construtor diz, se for para isolamento acústico. No que diz respeito há térmica terá de isolar pelo exterior. Pesquise um pouco sobre poliureias, já que não é uma opção muito debatida neste fórum mas também não quer dizer que não seja um sistema fiável


    Tenho de ver melhor no orçamento, estou a dizer de cabeça mas acho que me falta aqui uma camada qualquer :) vou confirmar.
  20.  # 20

    Colocado por: Anaa

    Tenho mas o construtor diz que as telas xisto não precisam de godo por cima.

    Para isolamento térmico propõe lã de rocha entre o teto falso e a lage.

    É não precisa, as telas de xisto podem ficar á vista sem proteção, no entanto se as proteger ainda fica melhor
 
0.0156 seg. NEW