Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho um orçamento de um Engenheiro para uma vivenda de estilo tradicional na ordem dos 260m^2 (onde se consta 4 quartos e um escritório) com cave.
    O Engenheiro já tinha feito um projecto para esse terreno (e até está aprovado na câmara) mas o que eu pretendo é um pouco diferente (outras disposições e mais área). Ou seja, ele já conhece a realidade do terreno e sabe o que é que se pode construir ou não.

    O orçamento dado por ele é:
    cerca de 4000€ para o trabalho dele
    mais 1000€ para as especialidades e câmara
    75€ por mês para acompanhar/fiscalizar a obra.

    Em resumo, se a construção demorar 30 meses, ele custou-me 5000+30*75=7250€!!
    Admitindo que já são valores com IVA, não será um valor demasiado caro?
    Com estes valores quase que poderia contractar um Arquitecto ou não? ;-)

    Agradeço opiniões e, eventualmente propostas :-)
    A saber, concelho de Mafra, próximo da Malveira.
  2.  # 2

    E qual é o trabalho dele? Por esse valor também faço, e ainda ofereço um telemóvel e um fim de semana no camping da Costa, num avançado à sua escolha
  3.  # 3

    Eu cubro e ainda ofereço um Kilo de sardinhas para o fds
    : )))
  4.  # 4

    Bom, agora a sério. Suponho que as especialidades são o que ele não faz, electricidade, comunicações, eventualmente gás, RCCTE e acústico. O resto deve incluir arquitectura, estabilidade. PSS e águas e esgotos. Inclui projecto de execução? Todas as taxas?

    Não digo que não arranja mais barato, mas se tem a convicção de que fica bem servida e que o trabalho é de grande qualidade, avance.

    Continuando a vender o meu peixe:
    http://www.oasrs.org/conteudo/mailing/Trabalhar%20com%20um%20Arquitecto.pdf
  5.  # 5

    sem me alongar muito, meta uma clausula no contrato que diga "tudo incluido até á emissão da licença de utilização inclusivel" com excepção claro está de taxas camarárias e outros gastos com emissão de certificações.
    como é evidente não englobando o processo de licenciamento de alterações promovidas por si no decorrer da obra.
  6.  # 6

    De facto, as especialidades serão num gabinete à parte e serão trocos segundo o que ele me disse.
    Daí os 1000€ para as especialidades e câmara.....

    Fiquei sem perceber se acharam caro, muito caro ou justo :-)

    O que me "choca" é que, ele conhece o terreno, já que fez um projecto para lá, e vai "buscar" quase outro tanto para acompanhar a obra....
    Creio que, e fazendo crer na palavra dele, terei alguém que de facto vai garantir-me que a obra será feita de acordo com o projecto..... mas, nao estarei aqui a falar de valores de um arquitecto para as mesmas garantias?

    Não será 4000€ um valor demasiado alto para um projecto (sem as especialidades) de um Engenheiro?
    Se me dirigir a um arquitecto não obteria valores semelhantes?

    Só estou inclinado para este visto que ele tem conhecimento do terreno no passado... entretanto o proprietário colocou lá terra e o que se vê hoje é bem diferente do que estava no passado.... agora está "nivelado", percebem? ;-)
  7.  # 7

    Boas

    cerca de 4000€ para o trabalho dele mais 1000€ para as especialidades e câmara

    Aqui há gato e é fácil de desmascarar: diga-lhe que só está interessado nas especialidades (por este preço) e arranje um arquitecto para a arquitectura.

    75€ por mês para acompanhar/fiscalizar a obra.

    Para um trabalho bem feito considero muito barato. O que não entendo é:

    Em resumo, se a construção demorar 30 meses, ele custou-me 5000+30*75=7250€!!

    Porque haveria de demorar 30 meses? 12 meses chega bem (para não dizer menos).

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

    mafgod

    em relação ao projecto que está aprovado, voçê não gosta? ou seja visto estar a contactar o mesmo eng. isso é relevante e ainda já pos a hipotese de apenas meter um projecto de alterações a esse projecto.
    em relação aos preços se pesquisar aqui no forum vai ver que isso é muito relativo e apenas acho que se for para todas as especialidades está barato.
  9.  # 9

    Depende. Se está a falar de um projecto de arquitectura para licencimento, sem projecto de execução, arranja facilmente um arquitecto que o faça por metade, ou menos (eu não falo em caro ou barato, que é uma discussão estéril, prefiro falar da oferta do mercado). Se na rubrica "especialidades e câmara" estiverem incluídas todas as taxas e licenças, dificilmente arranja mais barato.
    A sua obra, se não se tratar de um Taj Mahal, dificilmente demora mais de um ano. 75€p/mês para acompanhamento é um valor dentro do que se pratica na zona, mas só para assinar o livro. Quem põe os pés na obra 1 vez/semana costuma levar mais.
  10.  # 10

    @marco1

    os preços dados seriam para todas as especialidades..... sendo assim, cerca de 5000€ para tudo é um preço justo?
    O "meu" projecto será muito parecido com o existente, apenas mais um quarto e um escritório, outra disposição e outras áreas.

    @J. Cardoso

    são 4000€ para o trabalho dele + 1000€ para as especialidades (electricidade, telefones....) que são dados a terceiros por ele.
    30 meses é o tempo máximo :-) previsto por mim.... a ideia é ser bem inferior se possivel :-)
    O valor de 75€, é por causa da concorrência que não deixa subir o preço ;-)
  11.  # 11

    @AugustHill

    Por projecto de execução posso entender por algo que indica tim por tim como se deve de construir (tipo memória descritiva), acabamentos e afins, certo?
    Se assim for, é uma garantia de que durante a construção o orçamento não derrape com facilidade, certo?

    Então, se o orçamento dado de 4000€ não incluir o projecto de execução, é caro.
    Se o incluir, posso concluir ser um orçamento justo....?
  12.  # 12

    Boas

    são 4000€ para o trabalho dele + 1000€ para as especialidades (electricidade, telefones....) que são dados a terceiros por ele.

    Tinha percebido mal.

    30 meses é o tempo máximo :-) previsto por mim.... a ideia é ser bem inferior se possivel :-)

    Tem mesmo de ser muito inferior - já viu o que pagaria só em mão de obra de 30 meses?

    O valor de 75€, é por causa da concorrência que não deixa subir o preço ;-)

    Mas esse preço só pode mesmo ser para assinar o livro. Mesmo com uma só deslocação à obra por semana eu considero esse valor muito baixo, mas se apenas pretende que ele assine o livro...

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

    mafgod engenheiros não fazem projectos de arquitectura fazem de engenharia. é o que tenho para dizer.

    ironizando não para si mas para o engenheiro"", já agora o engenheiro"" podia-lhe construir a obra :)
  14.  # 14

    @J. Cardoso,

    deu-me garantias de que acompanharia a evolução da obra presencialmente e que era muito rigoroso.
    Do gabinete à obra serão cerca de 15Km.... e pode sempre conciliar com outras obras em curso....
    Deu até exemplos de no passado, ter "largado" esse acompanhamento durante a execução da obra por divergências com empreiteiros e/ou donos da obra.
    Mostrou-se ser muito profissional... num fim de contas, ele estará a garantir que se está a fazer o que ele projectou.
    Mas, nesta fase é tudo rosas :-)
    Disse também que, de todos os empreiteiros que conhece, só um lhe dá garantias.
    Ou tem mesmo razão ou então é conversa para me levar a escolher esse por outros interesses....

    Segundo os vossos comentários sou levado a crer que ele "esticou-se" um pouco no projecto para compensar as vistorias... ;-)

    Em resumo, o preço, admitindo que será tipo "tudo incluido", até está na média. Certo?
  15.  # 15

    @Fernando Gabriel


    Colocado por: Fernando Gabrielmafgod engenheiros não fazem projectos de arquitectura fazem de engenharia. é o que tenho para dizer.

    Îsso quer dizer o quê em concreto para alguém que quer construir - sem entrar em guerras Engenheiros vs Arquitectos?
    Para as Câmaras penso ser irrelevante, certo?
    Um bom projecto entregue por um Engenheiro terá o mesmo resultado para o cliente que um bom projecto de um Arquitecto, certo?

    ironizando não para si mas para o engenheiro"", já agora o engenheiro"" podia-lhe construir a obra :)

    Esta não percebi.... vêm em seguimento de quê?
  16.  # 16

    Boas

    deu-me garantias de que acompanharia a evolução da obra presencialmente e que era muito rigoroso.

    Longe de mim duvidar de alguém que nem sequer conheço, apenas acho muito barato. Talvez o mal seja meu que não consigo praticar esses preços (fiscalização).

    Disse também que, de todos os empreiteiros que conhece, só um lhe dá garantias.


    E você não conhece arranjar referências de outros empreiteiros que possa consultar? Na minha opinião a situação ideal é aquela em que o empreiteiro, fiscal da obra e autores de projecto não se conheçam previamente.

    Em resumo, o preço, admitindo que será tipo "tudo incluido", até está na média. Certo?

    Neste ponto vai ver que "cada cabeça sua sentença", ou seja, como em tudo na vida há preços para todas as carteiras

    cumps
    José Cardoso
  17.  # 17

    Colocado por: mafgod@Fernando Gabriel
    Um bom projecto entregue por um Engenheiro terá o mesmo resultado para o cliente que um bom projecto de um Arquitecto, certo?


    no geral em 90% dos casos não.
  18.  # 18

    Desculpe-me Fernando mas se um projecto é bom é bom e ponto final quer o seu autor seja engenheiro ou arquitecto

    O que provavelmente queria dizer é que em csa 100 projectos bons 90 são de arquitectos e só 10 de engenheiros.
  19.  # 19

    mafgod

    o que não deixa de ser estranho é que a 1ª fase, a arquitectura leva logo quase o orçamento todo, espero que isso não signifique que as especialidades serão para arrastar, tanto mais que hoje em dia as exigências são maiores, ( RCCTE, acustica, paineis solares etc...)
    Em todo o caso não fica muito bem estar aqui a comentar certas coisas pois no fundo o que conta é o profissionalismo da pessoa independentemente dos preços.
  20.  # 20

    Não entrem em guerras Engenheiros vs Arquitectos por favor....

    Eu não tenho preferência por nenhum.
    Desde que projectem as minha ideias tendo em conta o orçamento previsto para construção, tenham cuidados nos pormenores, o resultado seja o esperado, e que acompanhem a obra, por mim é indiferente.

    Seja como for, este foi o meu primeiro contacto com alguém.
    E porquê ele? Porque já tinha feito um projecto para aquele terreno.... nada mais.
    Pode ser que ele faça parte dos 10% :-)

    Mas estou aberto a propostas :-)
 
0.0217 seg. NEW