Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Os meus pais tem moradia geminadas, recentemente fizemos partilhas, eu ficava com a moradia 1 andar, o meu irmão R/Chao, a questão e que, o projecto está caducado 1993 a licença também no ano 1995, o terreno está em lote e as casas estão particamente prontas, não temos projectos de electricidade, nem gás etc,e nos pretendíamos a licença de habitação (eu não percebo nada disto, queria que alguém da área pode se me dar uma ajuda, sou de Vila Nova de Gaia.
  2.  # 2

    Se me poderem ajudar, agradecia

    PS: se quiserem posso deixar o meu contacto para uma melhor compreensão
  3.  # 3

    Tem que consultar um arquitecto.
    Consulte os antecedentes do processo.

    Pegue nessa informação e submete um novo projecto que irá conduzir à obtenção da Licença de Utilização.
  4.  # 4

    Tem de submeter um projeto de legalização. É exatamente como um licenciamento, só que mais aborrecido.
    Pode acontecer ter construções anexas ilegais que terá de demolir. Terá de se fazer um processo de pripriedade horizontal, garantindo o acesso a ambas as frações. (no fundo vai criar um condomínio)
    Pode ainda ter de refazer parte das redes prediais caso estejam feitas para uma só propriedade, etc, etc.
    É moroso maschega-se lá. O problema é que um gabinete lhe vai cobrar quase tanto como para um licenciamento de raíz, já que as horas de trabalho arriscam-se a serem idênticas, ou mais. Normalmente, os donos de obra acham sempre muito caro.
    Concordam com este comentário: magia
  5.  # 5

    Mas moradias tem entradas dependentes e sao dependentes. Em relação aos projectos de electricidade e gás, eu não tenho, o que devo fazer? As instalações já estou feitas.
    Será que alguém trata deste assunto de maneira fácil sem complicações?
  6.  # 6

    Colocado por: AndreSilvaMas moradias tem entradas dependentes e sao dependentes. Em relação aos projectos de electricidade e gás, eu não tenho, o que devo fazer? As instalações já estou feitas.
    Será que alguém trata deste assunto de maneira fácil sem complicações?


    No assunto que quer procurar ver resolvido penso não
    existir:

    Nem fácil, nem sem complicações.
  7.  # 7

    Pode haver sempre alguém com conhecimento :p
  8.  # 8

    Dependentes ou independentes?
  9.  # 9

    Independentes.

    Eu necessito a licença de habitação por vários motivos, para meter no meu nome é principalmente para pedir crédito de habitação. O meu pai vendia me a casa e eu fazia crédito de habitação para acabar resto que falta, não vejo outra maneira.
  10.  # 10

    Colocado por: AndreSilvaSerá que alguém trata deste assunto de maneira fácil sem complicações?


    não existe uma maneira fácil e sem complicações de resolver isso.

    repare o projecto é de 1993, sendo que a licença, deduzo que seja a de construção é de 1995, o projecto tem 26 anos.

    as casas mesmo estando acabadas e habitáveis do ponto de vista legal não estão terminadas. Após a construção é necessario pedir a licença de utilização, para a qual a camara vai comprovar que o está construido, foi o que foi aprovado e assim sendo passa a licença de utilização.

    Não é possivel passar uma licença de utilização de algo aprovado à 26 anos, pelos simples facto que as leis mudaram todas, os requisitos de uma construção nova, são outros e já está a bater em dois deles, o projecto de gás e de electricidade. Provavelmente à 26 anos não eram pedidos e agora são.

    os passos passam por contactar um gabinte de projectos que lhe trate de tudo e prepare a nota, porque da parte deles é como se fosse uma coisa nova. começa logo pelo facto dos projectos que tem muito provavelmente estarem em papel e ser preciso passar isso tudo para computador. hoje em dia nenhuma camara aceita projectos em papel.
  11.  # 11

    Vou tentar contactar o arquitecto, nem sei se e vivo.
  12.  # 12

    Caro André,
    Não precisa de ser esse arquitecto.
    O procedimento é o mesmo, seja lá qual for o técnico. Se obteve licença de construção, tem um bom precedente.
    Agora tem que fazer a legalização. Não há como contornar.


    Colocado por: AndreSilvaVou tentar contactar o arquitecto, nem sei se e vivo.
  13.  # 13

    Mas a minha grande dúvida, e obrigatório legalizar as duas moradias ou posso legalizar só uma casa vez?
  14.  # 14

    Alguém me pode dar uma ajuda sff
  15.  # 15

    Colocado por: AndreSilvaMas a minha grande dúvida, e obrigatório legalizar as duas moradias ou posso legalizar só uma casa vez?

    Claro que é o edifício todo!
  16.  # 16

    Marque reunião com o departamento urbanismo da câmara municipal para expor a situação.

    Eu sei que deve estar em "stress" mas a resolução da situação é trabalhosa e requerer a contratação de um arquiteto ou engenheiro civil para lhe fazer os projetos.


    P.S.

    Se não tem dinheiro, vá para a casa mesmo assim e invista só em torná-la habitável.

    Tem água e luz?

    Por que motivo não legalizaram logo há 26anos?
    Concordam com este comentário: magia
  17.  # 17

    Tenho luz neste momento, agora estou a tratar da agua.

    O motivo é falta de verbas, agora só deu continuidade, porque são os filhos. Na situação que está não conseguimos pedir crédito. Ainda por cima as coisas ainda não estou prontas habitar.

    E uma situação complicada, que não estou a ver solução. Está semana vai vir o arquitecto com processo a ver o que pode fazer.
    Ainda por cima em saber que só se pode legalizar as duas em conjunto mais complicado e.
  18.  # 18

    Colocado por: AndreSilvasó se pode legalizar as duas em conjunto


    É mesmo assim?
    Parece-me que é o que tem lógica...
  19.  # 19

    Vá passo a passo.
    Ás vezes situações aparentemente complicadas, ficam mais fáceis quando simplificamos o problema maior ou "pedaços mais pequenos".
    Fale com o arquitecto que referiu, certamente que o mesmo lhe dará um ponto de situação e mostrará quais os passos a dar para alcançar a solução.
  20.  # 20

    Já falei com o arquiteto, neste momento está levar o processo,a ver que situação está.
    Já me adiantou que loteamento está aprovado, não sei muito bem o que significa, mas ele disse que era muito bom, estou a espera que passe aqui em casa.
 
0.0225 seg. NEW