Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: Pedro Barradas
    Num terreno de 300ms em que 120 é um a casa "isolada", normalmente tem hall formal.
    Tem mais a haver com a dinâmica interior/ exterior, relê lá o que eu escrevi.
    Sim ja reli algumas vezes, mas fiquei na duvida...
    Se por um lado o jardim sera virado para a zona onde se entra para o terreno tanto a pe como de carro e faz sentido quando se esta no jardim que as visitas entrem pelos vãos de vidro, por outro lado no dia a dia acho estranho entrar em casa todos os dias pelos vãos:S
    Ou neste caso Hal_9000 nondia a dia entrara pela porta da lavandaria?
  2.  # 322

Colocado por: DR1982Ou neste caso Hal_9000 nondia a dia entrara pela porta da lavandaria?

Da cozinha...
    Muitas destas casas, não há aquela coisa do dia a dia.... mesmo havendo, se a casa está aberta.... as outras janelas, tendo estores ou portadas, estando abertas, podem ter fechadura.. ou não estarão trancadas, ou esta sempre alguem em casa...entende.
    Ou a casa fica destrancada porque tem os caes...
    depdende.
    Concordam com este comentário: DR1982
  3.  # 323

Colocado por: NostradamusNem consigo perceber qual é a porta de entrada
    É uma casa de campo, não precisa de uma entrada formal. Quem entrar, entra para a cozinha/sala. Raras serão as visitas que exigiriam o formalismo de um hall de entrada. Como pode verificar a casa antes tinha-o,mas dado que estava mal implantada, só estava a roubar área e não seria usado.

Quanto ao isolamento exterior vai levar ETICS 6 cm.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  4.  # 324

Colocado por: zedasilva"suja" e a zona "limpa".
    Lavandarias e a sua localização passam a ter uma nova importância
    Neste caso e se voltarmaos a viver uma pandemia destas, a entrada em vez de ser pela porta cozinha, sala, passa a ser feita pela lavandaria. Põe logo a roupa a lavar. O wc social ali por acaso não vai levar chuveiro, porque se não, até tomava logo banho e tudo.
  5.  # 325

Sinceramente não sei o que entendem como hall formal. Mas para mim é fundamental no momento que entramos numa casa, seja ela qual fora, haver uma "quebra" em entre o exterior e interior. Eu chamo-lhe hall. Se há diferenças entre este "hall" e um "hall formal" expliquem-me

Isto é meramente um gosto pessoal. Cada um faz uma casa de acordo com as suas vivências pessoais.

No meu caso, detesto abrir uma porta exterior e ter acesso a 90% do espaço interior convivial.

Mesmo em zonas rurais, que é o meu caso, um vizinho bate à minha porta para me dar 2 kg de marmelos que apanhou no dia anterior, se não houver essa "quebra" entre este espaço exterior e interior, vai me apanhar a mulher de pijama a ver TV. Acho inadmissível e desconfortável para toda a gente.

Eu também tenho o habito de entrar e largar as sapatilhas e casacos por tudo quanto é canto. Um hall permite-me ter uma auto disciplina e pendurar os casacos e arrumar os sapatos devidamente… Admito que tenho uma falta de disciplina!
    Concordam com este comentário: DR1982, N Miguel Oliveira
  6.  # 326

Colocado por: NostradamusSinceramente não sei o que entendem como hall formal. Mas para mim é fundamental no momento que entramos numa casa, seja ela qual fora, haver uma "quebra" em entre o exterior e interior. Eu chamo-lhe hall. Se há diferenças entre este "hall" e um "hall formal" expliquem-me

Isto é meramente um gosto pessoal. Cada um faz uma casa de acordo com as suas vivências pessoais.

No meu caso, detesto abrir uma porta exterior e ter acesso a 90% do espaço interior convivial.

Mesmo em zonas rurais, que é o meu caso, um vizinho bate à minha porta para me dar 2 kg de marmelos que apanhou no dia anterior, se não houver essa "quebra" entre este espaço exterior e interior, vai me apanhar a mulher de pijama a ver TV. Acho inadmissível e desconfortável para toda a gente.

Eu também tenho o habito de entrar e largar as sapatilhas e casacos por tudo quanto é canto. Um hall permite-me ter uma auto disciplina e pendurar os casacos e arrumar os sapatos devidamente… Admito que tenho uma falta de disciplina!
    Concordam com este comentário:DR1982
    Sim, tem de haver um espaço resguardado para assinar a carta registada, receber uma encomenda, despachar um vendedor da Meo, por ai fora, pode ate ser so um cantinho na sala protegido por um ripado...
    Mas se o Hal_9000 nao sente necessidade disso, acho que a planta so ganhou em espaço util!
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  7.  # 327

Colocado por: N Miguel Oliveira
    O que poderia ser boa ideia... era encurtar um pouco a cozinha... para não levar com o cheiro dos fritos logo ao entrar... talvez seja boa ideia mudar o fogão de sitio... e deixar ali a península mais para zona de trabalho ou passa-pratos...
    A ideia do fogão ali é fomentar o convívio familiar, para que quem esteja a cozinhar, não esteja de castigo.Quanto ao cheiro a fritos,não temos por habito fazer, e ao fazer será na churrasqueira para não impregnar a casa. Mas percebo a a sua ideia. A cozinha tem sido a grande dor de cabeça.

Quanto ao armário que sugere a vermelho,se reparar consideramos esse espaço ali junto ao WC social,para não estar tão exposto à sala. Quanto à ideia de estante que sirva de apoio à sala nesse local, e ao aparador à entrada para servir de sapateira, já tínhamos pensado nisso, ainda que não visualmente não consiga ainda conceber os móveis que se enquadram alí.

Obrigado pelas sugestões
  8.  # 328

Colocado por: NostradamusMas para mim é fundamental no momento que entramos numa casa, seja ela qual fora, haver uma "quebra" em entre o exterior e interior.
    O nosso pressuposto inicial era esse também. Contudo a casa foi mal implantada, e o hall anterior nunca seria usado. Perante isso, depois de pensar bem na dinâmica de numa casa de campo, implantada num terreno com 10000m2, essa quebra pode ser dispensável. Com a ideia que temos para o jardim, o que nós queremos é criar uma continuidade do interior para o exterior. As visitas, das quais 95% serão de familiares e amigos próximos, portanto família, entram logo para a zona social, até se sentem logo mais à vontade. Quanto ás visitas formais, pois terão de ser recebidas assim também, não nos choca.

Falta aqui é conceber ali um local para deixar os sapatos de modo a não elamear tudo,e para a nossa concepção de casa de campo está perfeito.
  9.  # 329

Colocado por: NostradamusMesmo em zonas rurais, que é o meu caso, um vizinho bate à minha porta para me dar 2 kg de marmelos que apanhou no dia anterior, se não houver essa "quebra" entre este espaço exterior e interior, vai me apanhar a mulher de pijama a ver TV.
    No nosso caso o vizinho teria de tocar à campainha no portão de entrada que vai estar a uns bons 100 m da casa, logo essa situação não irá ocorrer. A entrada controlada no terreno, confere-nos essa quebra com o mundo exterior. Mas percebo as suas reservas, nós também tivemos de ultrapassar essa mudança de paradigma
  10.  # 330

Colocado por: NostradamusSinceramente não sei o que entendem como hall formal. Mas para mim é fundamental no momento que entramos numa casa, seja ela qual fora, haver uma "quebra" em entre o exterior e interior. Eu chamo-lhe hall. Se há diferenças entre este "hall" e um "hall formal" expliquem-me

Concordam com este comentário:DR1982

Não, o vizinho entrega os marmelos no portão do muro. Depois é convidado a entrar a ver a horta. Obrigado a levar uma abóbora e apanham-se ali duas alfaces. Não sai de mãos vazias! Não está interessado em entrar em casa nem na decoração do hall. Já em ver a mulher de pijama...
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Ecrecila Seguro, Sira
  11.  # 331

Colocado por: HAL_9000se reparar consideramos esse espaço ali junto ao WC social,para não estar tão exposto à sala.

Sim eu vi, e esse está bem para guardar o aspirador, tralhas, etc... só acho que quando chegar a esse armário para deixar o casaco ou as botas, já sujou metade da casa.
  12.  # 332

Colocado por: NostradamusMas para mim é fundamental no momento que entramos numa casa, seja ela qual fora, haver uma "quebra" em entre o exterior e interior. Eu chamo-lhe hall. Se há diferenças entre este "hall" e um "hall formal" expliquem-me

Os conceitos informal/formal são subjectivos, dependem da pessoa e da situação.
    Na minha opinião, um "hall formal" é quando 90% das vezes você entra em casa pelo portão da garagem ou por alguma porta de serviço, geralmente na cozinha. E o "hall" só se usa ao receber visitas.

Eu acho bem que exista um hall por tudo e mais alguma coisa, mas que deve ser pensado no conjunto da casa, por exemplo, para mim é fundamental que caso haja uma garagem que faz parte do volume da casa... a porta entre garagem e casa dê para esse hall, de modo a que seja usado de acordo com a sua função.

Há quem ache desnecessário, e o "corte" é feito por um mero ripado ou alguma estante, ou sapateira... e pode funcionar muito bem também.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  13.  # 333

Colocado por: N Miguel Oliveirasó acho que quando chegar a esse armário para deixar o casaco ou as botas, já sujou metade da casa.
    Daí a necessidade de nós conseguirmos conceber um móvel que fique bem entre a porta da cozinha e o vão ao lado, e que funcione como sapateira. Os casacos depois iriam para o tal armário junto ao wc, já nós de chinelos
  14.  # 334

Boa noite Hal. Como vai a obra? Gostava de ver umas fotos caso assim entenda.
    Cumprimentos
  15.  # 335

Boa noite,

Fez uma observação bastante importante no decorrer da exposição do seu caso.

A habitação deve ser desenhada à imagem de cada interveniente. Acima de tudo, devemos de pensar o espaço para que se enquadre numa realidade objectiva e pessoal.

Ao longo desta discussão terá oportunidade de ler várias opiniões enquadradas no contexto pessoal e não, no seu contexto.

O que nós aconselhamos é que, em primeira instância, defina o que a habitação tem que lhe oferecer consoante o seu estilo de vida. Só a partir daí, pode criar o espaço para essas necessidades.

Uma habitação deve ser enquadrada à imagem de cada pessoa e estilo de vida. Para isso, tanto quem compra como quem vende, tem que estar perfeitamente ciente dessa sua realidade.

Achamos que a sua cozinha tem um desaproveitamento bastante considerável ao centro e que a questão da bancada para refeições rápidas pode ser facilmente resolvida, no entanto, trata-se de uma opinião sem estudo prévio do estilo de vida, do gosto pessoal e necessidades do cliente tal como referimos anteriormente.
  16.  # 336

Colocado por: HAL_9000Aproveito também para agradecer ao arq. Marco1 pelas sugestões que teve o trabalho de desenvolver e sugerir para a zona social, porque foram adoptadas (naturalmente adaptadas à selva de pilares). Fico-lhe a dever um jantar :)

apenas para referir que não foi na parte social mas na parte intima
    na parte social estava a haver entretanto várias reflexões interessantes de outros intervenientes aqui no forum.
  17.  # 337

Colocado por: Casa da HortaBoa noite Hal. Como vai a obra? Gostava de ver umas fotos caso assim entenda.
    Cumprimentos
    Boas Casa da Horta,
    Ainda não me entendi com a minha esposa em colocar aqui fotos da casa porque existem vários users da nossa zona e ela nao se sente confortável com a exposição.

Indique-me um contacto seu de email e terei todo o gosto em enviar-lhe fotos do estado actual, uma vez que tenho acompanhado a sua obra com interesse também.
  18.  # 338

Colocado por: VIIWAAchamos que a sua cozinha tem um desaproveitamento bastante considerável ao centro e que a questão da bancada para refeições rápidas pode ser facilmente resolvida, no entanto, trata-se de uma opinião sem estudo prévio do estilo de vida, do gosto pessoal e necessidades do cliente tal como referimos anteriormente.
    A nossa ideia foi definir bem o espaço destinado à cozinha (daí a cozinha em G) sem abandonarmos o conceito de openspace. O espaço interior da cozinha foi o que julgamos necessário para 2 pessoas se movimentarem sem andarem aos encontrões.
    Relativamente à bancada de refeições rápidas, refere-se à localização do fogão, não concordam que seja ali, não está funcional? Naturalmente estamos abertos ao contraditório e a discussão de ideias, pois como qualquer outras pessoa podemos cometer erros e persistir nos mesmos por conhecimento de causa.
  19.  # 339

Colocado por: marco1apenas para referir que não foi na parte social mas na parte intima
    Tem toda a razão caro Marco1, a sua sugestão foi para a parte íntima. Eu é que fiz o comentário no seguimento da discussão da parte social e enganei-me, mas reitero o agradecimento.
  20.  # 340

Colocado por: HAL_9000Boas Casa da Horta,
    Ainda não me entendi com a minha esposa em colocar aqui fotos da casa porque existem vários users da nossa zona e ela nao se sente confortável com a exposição.

Indique-me um contacto seu de email e terei todo o gosto em enviar-lhe fotos do estado actual, uma vez que tenho acompanhado a sua obra com interesse também.

Não é preciso Hal, compreendo perfeitamente as questões de privacidade. Desde que esteja a correr bem é o que interessa. Manda-me depois por mail uma foto quando tiver o telhado e a pintura exterior pronta ;-)
    Boa sorte

0.0646 seg. NEW