Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros utilizadores,

    Sou novo por aqui e começou logo por pedir ajuda.
    Estou a pensar em adquirir um imóvel na zona da Alta de Lisboa, no Lumiar, na nova zona a ser urbanizada, acontece que após pesquisar acerca da área encontrei que estão a planear instalar uma sala de consumo assistido (Sala de Chuto) fixa no Lumiar, para toxicodependentes poderem ir tomar as suas doses de droga mais tranquilamente.

    Isto para mim é uma decisão bastante importante e estes permenores contam bastante, até numa ótica de valorização futura do imóvel.

    Deixo um documento e noticias para ver se alguem me pode ajudar, descobrindo se isto n passa de um sonho de algumas pessoas ou se possa mesmo vir-se a materealizar e denegrir a boa imagem que a zona está a ganhar

    http://jf-lumiar.pt/JF-LUMIAR_wpsite/wp-content/uploads/2014/01/Mo%C3%A7%C3%A3o-n.%C2%BA-3-Sala-de-consumo-assistido-no-Lumiar.pdf (ver mapa na última página)

    https://www.publico.pt/2018/10/05/sociedade/noticia/em-lisboa-sala-de-chuto-movel-comeca-a-funcionar-ate-ao-final-do-ano-1846281

    http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/salas-de-consumo-assistido-abrem-em-lisboa-ate-ao-inicio-de-2019

    https://www.dn.pt/portugal/interior/salas-de-consumo-assistido-de-lisboa-vao-ter-valencias-de-enfermagem-e-cuidados-de-higiene-9218887.html

    Obrigado pela vossa ajuda
  2.  # 2

    Na Mouraria, é o que se sabe, e as casas subiram em flecha mesmo assim...
    Concordam com este comentário: Nelhas
    • Nelhas
    • 12 julho 2019 editado

     # 3

    Podemos sempre encontrar um sitio longe da vista de todos , fazer lá umas salas ao molho, com casas sociais e uns cafés e assim.
    Mas assim bem longe e num lugar qualquer a perder de vista.
    Aliás a seguir ao 25 de Abril fez-se a experiência com os Africanos e resultou lindamente.
    Sentiram-se integrados e parte da sociedade.
    Concordam com este comentário: SMBS
  3.  # 4

    Depende do ponto de vista, o apartamento pode valorizar pois terá mais procura por parte dos traficantes, que gostam de estar perto dos clientes. E pagam bem e em dinheiro...
    • SMBS
    • 12 julho 2019

     # 5

    Colocado por: NelhasPodemos sempre encontrar um sitio longe da vista de todos , fazer lá umas salas ao molho, com casas sociais e uns cafés e assim.
    Mas assim bem longe e num lugar qualquer a perder de vista.
    Aliás a seguir ao 25 de Abril fez-se a experiência com os Africanos e resultou lindamente.
    Sentiram-se integrados e parte da sociedade.
    Concordam com este comentário:SMBS


    Aliás todos os bairros sociais foram um sucesso. Só integração.

    Fora de brincadeira.
    Se tem uma sala de chuto é menos mau. Ao menos não é à vista de todos e não ficam seringas espalhadas pela rua
  4.  # 6

    Já há uma carrinha móvel da metadona ai perto, as galinheiras ai ao lado, camarate ai por trás, qual é o espanto?
  5.  # 7

    Colocado por: NelhasPodemos sempre encontrar um sitio longe da vista de todos , fazer lá umas salas ao molho, com casas sociais e uns cafés e assim.
    Mas assim bem longe e num lugar qualquer a perder de vista.
    Aliás a seguir ao 25 de Abril fez-se a experiência com os Africanos e resultou lindamente.
    Sentiram-se integrados e parte da sociedade.
    Concordam com este comentário:SMBS


    Parece-me melhor hipotese do que meter junto a um conjunto de escolas, sempre se evita crianças sejam aliciadas por fornecedores de droga que por norma circundam este tipo de locais.

    No entanto, se desejar posso ajuda lo a fazer um requerimento ao presidente da Câmera para meter uma sala de consumo assistido à sua porta.

    Obrigado
  6.  # 8

    Por acaso também não me sentiria nada confortável numa situação dessas, e à minha porta. É esperar demais. Salas de chuto não são propriamente um bem para a sociedade cívica, por muita compaixão que se tenha. É uma legítima preocupação a de RRRTorres, claro que sim.
    E se assim não fosse, pensemos só porque nem em todo o lado as fariam, ou fazem ou farão alguma vez.
  7.  # 9

    Obrigado a todos pelas respostas,

    Se alguem tiver mais informações agradeço!
  8.  # 10

    Colocado por: CMartinPor acaso também não me sentiria nada confortável numa situação dessas, e à minha porta. É esperar demais. Salas de chuto não são propriamente um bem para a sociedade cívica, por muita compaixão que se tenha. É uma legítima preocupação a de RRRTorres, claro que sim.
    E se assim não fosse, pensemos só porque nem em todo o lado as fariam, ou fazem ou farão alguma vez.

    Houve uma cascaense que teve algum destaque na televisão ao dar o seu testemunho sobre a sua tóxico-dependência e HIV.
    Ela dizia que quando ia de combóio para Cascais que tinha que voltar imediatamente para Lisboa, tal era o impulso para consumir.



    http://www.sermais.pt/content/default.asp?idcat=mulheresAtivistasEmPortugal&idCatM=mulheres&idContent=2B6E8907-A4F8-4498-9BA8-76000B06C792
  9.  # 11

    Acho estúpido não se acabar de uma vez com a venda de produtos estupefacientes...

    Sabe-se muito bem os pontos onde se vende.
    Só não acabam com isso porque não querem.

    E a Cannabis?
    Pode-se consumir mas vender, não se pode.Que hipocrisia...Devia era ser tudo proibido.


    Para não se ser dependente é não dar o primeiro passo.


    A vida é tão bela que não é preciso mascará-la com porcarias...
  10.  # 12

    Os estupefacientes dão muito dinheiro a muita gente, por isso não acabam... E não só, os fármacos também... O álcool... Tabaco...
  11.  # 13

    Colocado por: Lupanos fármacos também.


    As " Framácias" já não são o que eram...

    E infeliz é aquele que tem necessidade de tomar medicação crónica desde jovem...

    Quem cria problemas de saúde a si próprio devido à adição não devia ter comparticipações nem tratamentos gratuitos.
  12.  # 14

    Haviam de fazer análises ao nosso políticos...
    Como será em Portugal?

    https://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/deputados-italianos-apanhados-em-teste-de-droga
  13.  # 15

    Colocado por: Palhava

    As " Framácias" já não são o que eram...

    E infeliz é aquele que tem necessidade de tomar medicação crónica desde jovem...

    Quem cria problemas de saúde a si próprio devido à adição não devia ter comparticipações nem tratamentos gratuitos.

    Quando é um problema social a coisa é mais grave...
    Quanto às adições concordo, mas é complicado ter mão nisso, dado a que o estado é conivente com as mesmas e enche o bolso à bruta, a esfera da sociedade tem muitos quês de vai e vem que são propositados, mas claro cado 1 segue o seu caminho e deve arcar com as suas escolhas quando verificar que foram mal feitas...
    É o tal ditado, se eu soubesse o que sei hoje...
  14.  # 16

    Colocado por: LupanOs estupefacientes dão muito dinheiro a muita gente, por isso não acabam...


    Já não há toxicodependentes como os dos anos 80/90.
    As drogas hoje consumidas mudaram.
    Ainda há vidas destruídas pela droga?

    Aquilo que eu vejo é um consumo generalizado de "Ganza" mas que permite a vida "normal" de quem consome.

    Também acho que outras coisas mais pesadas são usadas por consumidores de fim-de semana.


    Heroína está em queda?E as salas de chuto são para esse tipo de consumo ou há outros?

    Estarei enganado?
    • Lupan
    • 14 julho 2019 editado

     # 17

    Não estou certo das percentagens e nem estou em meio próximo para saber com certeza qual o universo existente, mas continuam a haver carrinhas de metadona e alguns deles ainda devem estar no mundo da droga... O que reparo bastante é que continua a haver muitas pessoas, nas unidades de desabituação e a entrarem em programas de recuperação, mas pode ser álcool e drogas...
    Mas a Branca isso contínua a haver à grande...
  15.  # 18

    Colocado por: RRRTorresObrigado a todos pelas respostas,

    Se alguem tiver mais informações agradeço!

    "Salas “de chuto” em Lisboa: as respostas às suas dúvidas"
    https://www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/sociedade/toxicodependentes/salas-de-chuto-em-lisboa-as-respostas-as-suas-duvidas
    E
    "“Sala de chuto” móvel já arrancou no Beato, mas ainda não há data para a abertura das salas fixas de Lisboa"
    https://ocorvo.pt/sala-de-chuto-movel-ja-arrancou-no-beato-mas-ainda-nao-ha-data-para-a-abertura-das-salas-fixas-de-lisboa/
  16.  # 19

    Colocado por: Palhava

    As " Framácias" já não são o que eram...

    E infeliz é aquele que tem necessidade de tomar medicação crónica desde jovem...

    Quem cria problemas de saúde a si próprio devido à adição não devia ter comparticipações nem tratamentos gratuitos.

    Esses é que deveriam ter ainda mais apoio para a sua recuperação e reinserção na sociedade . Esse é o único caminho !
    O mais fácil é desistir das pessoas e excluídas...mas esse é um caminho errado e perigoso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  17.  # 20

    Colocado por: enf.magalhaesO mais fácil é desistir das pessoas e excluídas...mas esse é um caminho errado e perigoso.


    Como técnico de saúde como está o panorama das toxicodependências actual?
 
0.0228 seg. NEW